Lendas

SÃO PAULO (existem) – Por enquanto, é tudo que posso falar, e os Matuzas que contem aos mais jovens detalhes da epopéia. Lembram os Simca Abarth, três deles, que a Simca trouxe para correr no Brasil nos anos 60? E que teriam sido atiradas no Mediterrâneo porque o processo de reentrada na Itália era muito caro e complicado, depois de esgotado o prazo de importação temporária?

Pois é…

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
16 anos atrás

Desculpem, saiu truncado..
Continuando, ninguém nunca soube “de vero” de onde veio a denúncia, mas a verdade é que os Simca Abarth foram retirados das pistas e aguardaram meses no Porto de Santos, até serem repatriados. O resto é história (ou estória)..
Amigo Ney, bom saber que você foi testemunha ocular da história. Abs.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Aos amigos Romeu e Ney…
O imbroglio das Simca Abarth no Rio começou já no sábado, depois das provas de classificação quando agentes da Receita Federal , atendendo a denúncia anônima, interpelaram Chico Landi sobre a papelada dos carros. Ali começou o quiproquó, com muito bate boca até liberarem os carros para a corrida, sob o compromisso de apresentarem os tais documentos posteriormente. Tem gente que acusa Luis Antonio Greco, chefe da equipe Willys pela denúnica. Outros, o Lodo do canindé,

Leon
Leon
16 anos atrás
Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Teria dedo de Indiana Gomes na área?

Mas tá bonito demais para ter eventualmente sido “resgatado do mar”… acho que tinha algum porão escondido por aí… quem sabe não apareça lá por Interlagos ao lado dos nossos clássicos carrinhos…

Tomara… mais um clássico para conhecer de pertinho…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Vi a estréia destes carros em Interlagos.
Eram muito bonitos e os vi do barranco da curva da Junção e depois na Curva do Café.
Não tinha para ninguém.
Quem mais reclamou das baratas foi a equipe Willys.
A história de jogá-los ao mar ainda me parece a mais verídica.
A belezura aí da foto deve ter sido importada dos EUA, como disse o Romeu. Infelizmente não é um daqueles que por aqui competiram.

vitão
vitão
16 anos atrás

esqueci de acrescentar : pela aparência (palets, etc) parece um aramzem de despacho auduaneiro; espero não que não estejamos perdendo mais um pedaço da nossa memória.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

O local esta bem parecido com deposito que pode ate ser aduaneiro.Eu chutaria dizer que alguem usando o beneficio de importar veiculos com mais de 30 anos,teve a brilhante ideia de trazer este exemplar de algum lugar da Europa,não acho que deve ser dos EUA.Fora esta hipotese a historia deve ser muito curiosa mesmo!

vitão
vitão
16 anos atrás

a versão do VHP deve ser a correta. Fui ao porto embarcar num dos “linea C” , e ao reencontrar um aigo do meu pai que trabalhava lá, ele nos levou num armazém , onde os carros estavam, cobertos por uma lona, bem empoeirada. A melhor pessoa para responder é o Paulão Aidar, mas acho que a prescrição para o crime de descaminho (contrabando) prescreve em uns 10 anos, então não precisavam ter esperado tanto. Vai ver estava em uma certa fazenda chamada Capuava racing ….

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Estamos realmente diante de mais um mistério, envolvendo esses carros.
Desde a importação desses bólidos as histórias são nebulosas.
Os saudosos Simca Abarth foram “oficialmente” devolvidos.
Não se sabe em que condições, pois eram tres,(?) mas um já havia se tornado um prototipo Simca, sem o motor e o cambio original, etc.
Usavam os numerais 26, 44 e 62.
( 62 tambem usado pelo Perereca ou Tempestade)
Na época só se soube que os carros teriam voltado para a Europa, porem não se tem imagens, documentos, detalhes de embarque etc.
Nesse imbrólio todo, vai saber o que foi embarcado de volta e nada impede que alguem tenha “esquecido” por aqui algumas pecinhas que juntadas ao longo desses anos todos,se transformaram em algo parecido com um Simca Abarth.
Outra hipótese:
Na minha opinião, analisando bem essa foto, achei o carro “bonitinho” demais para ser um daqueles tres.
Retrovisores nos paralamas, frisos emoldurando parabrisas, bolhas de foróis…Sei não…
Deixam tambem uma desconfiança de tratar-se de um réplica.
Mestre Joa: O episódio Chico Landi X Camilo realmente aconteceu, mas a pressão de verdade que culminou com a devolução dos carros, partiu de gente bem mais poderosa e interessada em resultados do que o “pequeno e inofensivo Lobo do Canindé”.
Como dizia o velho Guereiro, eu vim para confundir, não para explicar…

Ney
Ney
16 anos atrás

Gozado, pelo que sabia, os cambios dos tres Abarth eram, dois com seis marchas, e outro com quatro. De cinco, nunca tinha ouvido falar.
Quanto ao acidente do Toco, sou obrigado a discordar do amigo Joaquim: Não foi grave, apenas uma alargada de curva, na saída do “S”, que, infelizmente, não tinha acostamento (a pista era de rua, na realidade, uma estrada), e havia um pequeno barranco, com desnível de uns dois metros de altura. Com isso, o Toco capotou ao sair da pista, quase caindo sobre umas vinte pessoas inconsequentes, que se deliciavam, exatamente naquele local. O bobo aqui, entre elas, e, se não fossem meus atléticos vinte anos, teria virado recheio de um pastel de Simca. Mas o carro pouco sofreu, e o Toco, nada. Saiu xingando, e se mandou pr’o box, puto da vida.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Lindo carro !!
Eu gostaria de saber mais histórias sobre ele… Tinha ouvido falar dessa lenda, mas não tinha levado nada a sério…(rs)

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
16 anos atrás

Intelagos, primeira prova, Ciro Cayres e Jaime Silva.

Eu estava no Templo, minha primeira corrida(!!!!)largaram em último, sem tomada de tempo. Vitória retumbante!!!

Maravilhosas!!! Tomara que estejam no Brasil!!!

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

Que conversa misteriosa essa do ressurgimento do Simca Abarth? É um dos esportivos mais lindos fabricados até hoje e andava muito ! Tem um absurdo conceito a nível internacional. Se aparecer algum sem o câmbio de 5M, ele está comigo (infelizmente só isso).

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Devagar com o andor, pessoal…
As Simca Abarth foram trazidas para cá (duas motores 2.000 cc e uma 1600 cc) em 1965 pela Equipe Simca (leia-se engenheiro Pasteur) para fazer frente às então imbatíveis Berlinetas Interlagos (entenda-se Alpine) da equipe Willys.Venceram quase tudo em que participaram, um verdadeiro vexame para a concorrência. No GP do 4o. Centenário no Rio de Janeiro, (1965) começou o imbróglio: as Simca Abarth perderam para a ferrari 250 GTo – que alguns afirmaram ser uma TestaRossa camuflada – de Camilo Christófaro, sobrinho de Chico Landi, este chefe de equipe da Simca. Tio Chico não gostou de perder e botou a boca no trombone, denunciando a maracutaia da Ferrari do Camilão. Este respondeu á altura, junto com outros descontentes, e veio à baila a história que a licença de importação temporária de um ano estava vencida. A confusão acabou na Federação Paulista que exigiu a deportação das máquinas de volta à Itália. Depois de um tempo enorme em deliberações jurídicas, os três carros foram “oficialmente” embarcados de volta à Europa. Reza a história – ou lenda – que foram jogadas ao mar pois não compensava pagar as taxas alfandegárias devidas na época. Ainda no Brasil, uma dessas Simca Abarth (a de motor 1600) foi transformada no protótipo Tufão, equipada com motor Simca V-8 do mesmo nome. Foi várias vezes pilotada por Tôco Martins que, inclusive, sofreu sério acidente com o carro neste GP do 4o. Centenário, quase inutilizando o carro.
Com todo o respeito devido ao Comendattore Ceregatti e à memória de Ciro Cayres, mas o Jaime Silva despontou ao volante desses carros, “vestindo” várias vezes o multicampeão Ciro Cayres. O resto é história…

Lucca Furquim
Lucca Furquim
16 anos atrás

Que belezura de carro hein……quando vai estrear na Classic????????/

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

De onde surgiu esse fantasma materializado?
Se tem foto, se tem fonte, o FG sabe tudo que aconteceu…
Por osmose, ressussito Ciro Cayres. Sento nessa maquina sem pensar, e saio andando ate me prenderem…
Conta os detales pra gente, FG…
Mais um mito desenterrado por voce…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Num país em que só se ouve falar em escândalos, tramóias e trambiques, a maioria partindo de quem deveria zelar pela ordem das coisas, esta pelo menos nos traz alguma alegria. Estes carros haviam deixado saudade.

D.Pierotti
D.Pierotti
16 anos atrás

FG, ou vc vai trocar o 96 pelo Simca ou o Comendatore vai sentar nela.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Assisti muitas corridas com a participação dos Abarth. Eles tinham um motor de 2 litros, duplo comando de válvulas, 2 velas por cilindro e incríveis 192 HP girando a 9000 RPM. O berro do motor era sensacional.

1GT
1GT
16 anos atrás

Como diriam amigos meus: nuuuuuussa!
Reapareceu um fantasma notório do nosso automobilismo…
Quem escondeu?
Hehe…
Como diria certo personagem novelístico:
Mistééérioooooo…

amaral
amaral
16 anos atrás

uau
q notícia sensacional, seu Gomes.
a barata é linda, e cheia de história. perfeito.

pô: se não foram pro mar, que é das outras duas?

Adriano SBC
Adriano SBC
16 anos atrás

Pelo que vejo la no fundo parece um jet sky do lado esquerdo. Se for mesmo eu acredito. POderiam ter tirado a foto com um jornal do dia ao lado…so para ter certeza….rsss

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Que bom que existem lendas assim que nos divertem até a realidade aparecer!
:-)))))
E em uma delas o pessoal da Equipe Simca chegou a meter um motor de Tufão… no rabo, é claro.
:-)))))))

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

Boa essa história… Quem será que deu o tombo na burocracia?

Querem saber? Melhor ilegalmente conservados do que legalmente deteriorados ou destruídos (na Itália ou no Brasil)…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Lendas, pois sim…
Esses carros ficaram no pátio do porto de Santos por muitos anos e de repente, numa noite, sumiram.
Disse-se à época que teriam sido jogados ao mar…(ah, ah, ah, rimos todos).
Agora apareceram pois, caducaram os processos legais de importação, estadia, etc, etc.
Meu Brasil brasileiro.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Nossa, esses carros eram o bicho em Interlagos quando vieram. Eu me lembro que a gente não acreditava no tamanho dos pneus traseiros da máquina. Falando sinceramente, eu nunca acreditei nessa história de que os carros foram jogados na água. Isso é conversa fiada. Se fosse galpão da Receita Federal o carro não estaria assim inteiro e limpo. Difícil de saber.

Jason
Jason
16 anos atrás

CARACA!!!!

Tava malocada há 40 anos?

CARACA!!!!

iven
iven
16 anos atrás

Não tem cara de galpão da RF!
Vem notícia boa por aí…

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

essas simca – Abarth são lindas !

e na época aqui no Brasil não tinha para ninguem, quando elas estavam nas pistas.

oque sei desse embroglio foi que por problemas na papelada os carros ficaram numa espécie de “limbo” não podendo voltar ao brasil e nem entrar na Itália, daí conta-se que foram atiradas ao mar.

abs

Filipe W

wrnicius
wrnicius
16 anos atrás

Esse FG gosta de um mistério!

Aguardem os próximos capítulos

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Ficou alguma escondida no Brasil?

Devolveram e reentraram no Brasil na época?

Coleção do Trevisan?

Foto de alguma na Europa? Ou será que estão trazendo alguma de lá?

Mistério…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Lembro vagamente dessa história e a indignação causada, quando da informação de que haviam sido jogados ao mar.
Será que a verdade é outra?
Mais um caso pro Ed Mort resolver…
FG: o que vc sabe que não nos conta hein ? hein ?

Roberto PE
Roberto PE
16 anos atrás

Que lindeza,hein ??? Parece que as águas do Mediterrâneo fizeram bem à ela….

Campes
Campes
16 anos atrás

Pelo jeito, estão esqucidos, apreendidos em algum galpão da Receita Federal…

RC*

Jonny'O
16 anos atrás

Meu Deus!Vou ter um treco!!

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Preciso ver esse carro……eles eram demais, tenho algumas fotos, preciso recuperá-las e postar.
Aonde está a máquina ?

Arthur Lustosa
Arthur Lustosa
16 anos atrás

Confessa Gomes,
Essa jóinha vai estar engrandecendo ainda mais a Classic. É isso mesmo??