Gotinhas de Brasília (7)
SÃO PAULO (Finados, entendi) – E para encerrar a minissérie de Brasília, estas quatro fotos de uma perua Volvo. Perua Volvo? Num evento de carros brasileiros?
Às explicações, de Jason Vôngoli:
Um dos mais raros veículos nacionalizados, essa camioneta vinha da Suécia só como dianteira e parede de fogo com pára-brisas. O resto da carroceria era feita aqui pela Carbrasa, ou Carrocerias Brasileiras, uma empresa do Mario Slerca que foi uma das maiores fábricas de carrocerias e ônibus no Brasil, usando principlamente chassis Volvo. Era ele que também importava os todos os Volvo nessa época, e tinha a primeira grande fábrica de lanchas no Brasil, a Carbrasmar. Quando deixou de importar os Volvo e o movimento de peças caiu, ele mandou todo o estoque para o lixo… Só existe uma carroceria sueca original no Rio, que foi da Embaixada e veio montada, levemente diferente dessa.
Deleitem-se.
Acabo de aquirir a camionete Volvo sueca DUET, que se encontrava no interior do Rio de Janeiro. O mecânica está em ótimo estado, funcionando perfeitamente porém a carroceria precisa de uma completa restauração.
Assim como a maioria, ignorava solenemente, como diria minha tia Lourdes já falecida, que algum Volvo pudesse ser brasileiro.
Fantástica descoberta, Dr. FG!
Paulo Franco
Não, Sergio…
É mesmo uma legítima Carbrasa. Coisa rara.
Acompanho a história dessa caminhonete à distância, desde que ela foi achada em Minas, quatro anos atrás. Não estava restaurada, mas era muito original.
Já achei outra Carbrasa num ferro-velho de Nova Iguaçu e ajudei a evitar que ela fosse picada no machado…
Essa perua está parecendo nota de tres reais.
Ops, aqui o link correto:
scandcar.nl/volvo/public/img-1168697433.jpg
E quem quiser ver no Wikipédia:
wikipedia.org/wiki/Volvo_Duett
Olhem a versão sueca, as diferenças:
scandcar.nl/volvo/public/img-1168697433.jpg
O carro já tinha 3a luz de freio elevada, nessa época? Bacana, o rabecão!
Faltou foto do interior que, tomara, seja bonito como o exterior.
Abs.
Olha, perdi o fôlego ao ver, que carro lindo…
P.S.: A própria Volvo fazia uma station wagon na Suécia com esse mesmo chassi PV445. O nome do modelo era Duett, mas a carroceria era bem diferente desta Carbrasa.
A sueca tinha três janelinhas em cada lateral e o compartimento de bagagem tinha porta “tipo armário”, dividida em duas, com abertura vertical.
A carroceria da Carbrasa parecia mais inspirada nas caminhonetes (perua, para os paulistas) Dodge de 1951, que eram bem comuns por aqui.
Faltou dizer: a produção foi entre 1957 e 1958, mas ninguém sabe dizer os números exatos. Eu chutaria algumas poucas dezenas.
o chassi era do modelo PV445, importado da Suécia. O “clip” dianteiro (todas as peças até a parede de fogo) também.
Era um chassi de verdade, com longarinas – enquanto os Volvo de passeio PV444 eram monobloco (e tinham essa mesma frente).
Muito interessante a história . A perua é linda e já tinha o charme das Volvo SW atuais . Sou fã .
Os Volvos sedãs eram importados, apenas umas poucas peruas eram feitas aqui, pela empresa brasileira Carbrasa.
Peruinha muito legal, por sinal.
Puxa vida,essa parte da história eu desconhecia…Nem mesmo sabia que a Carbrasmar chegou a fazer carrocerias para automóveis !!! Muito obrigado pelas informações e as belíssimas fotos !!!! Valeu FG e o sábio mestre Nasser,que conhece TUDO em se tratando de história do carro nacional !!!!
Muito bonita.
Coisa linda!
Quer dizer que os Volvo que vez ou outra ainda aparecem nos eventos são todos nacionalizados?
É simplesmente linda!!!!
FG
Reparou nas dobradiças da tampa traseira? Não lembram (para não dizer que são idênticas) as um outro carro?
Muuuuuuuuuuuuuuuuito interessante, eu jamais tinha visto/ouvido falar/lido a respeito desta perua Volvo!
Parabéns pela “descoberta”!
[ ]s
Jason, voce é o meu herói!!!!!
:-))