Arqueologia automobilística
SÃO PAULO (remexam os baús) – O blogueiro de primeira hora Pedro Guilherme Jungbluth dá uma sugestão, imediatamente acatada aqui. Vamos dar uma pausa dos carros antigos de corrida, anos 70/80, para levantar fotos antigas de autódromos brasileiros. Quem tiver no baú retratos dos circuitos nacionais em seus tenros anos pode mandar. É legal comparar com seu estado atual. Podem mandar as fotos para mim, [email protected]. Aos poucos, vou publicando aqui.
Meu caro Gomes, é uma surpresa e uma deliciosa sensação de poder, aliás, totalmente indevida, ser confundido com o Mário César.
Na realidade, quando postei, pela primeira vez, com esse codinome, queria dar-lhe uma gozada, que repeti outras mais, sobre sua pilotagem. Quem melhor para criticar um piloto de DKW, que o suprasumo dos 2T?
Em tempo, desculpe as brincadeiras, vc não é tão ruinzinho assim, não. Só um pouco…
Quanto às informações que postei, são fruto de experiencias daquela época, mesmo. Muito boa, por sinal…
Lago e FG valeu mesmo heim..
Ricardo:
Valeu pela dica. Já perguntei para os caras do site se eles têm idéia de onde encontrar este carrinho.
Abraço,
Fábio Edo, esse clipe talvez possa ser o filme “Roberto Carlos a 200 Km por hora”, em que ele treinava com o dodge do patrão, personagem encenado pelo Raul Cortes, com o Erasmo de mecânico e guru incentivador? O FG, post´s atrás disse que achou o filme em DVD pela net e até passou o link. Deve ter por lá os créditos do teu corôa. Abs, boa sorte!
para o Luciano Balarotti.
Tente o site http:www.brinquedosraros.com.br
Talvez voce ache lá o que procura mas prepare o bolso por que os preços são sul realistas. Eu nunca consegui comprar nada lá…
um abraço,
Ricardo Bifulco
Gente, eu conheço bem o Marinho da Vemag, e acho que não é ele que está mandando esses comentários. Que, diga-se, são muito bem embasados e com informações precisas. Blogueiro Marinho, identifique-se! Se for outro Marinho (o nome não é tão incomum assim), avise a macacada. Se for você, meu caro número 10, fico muito feliz. Mas até onde eu sei, você não é muito de internet…
ooooops… escorregou !
Mau tempo faz BMW finalizar testes em Imola
Warm Up
24/02/2006 – 13:43
Em função das más condições climáticas em Imola, na Itália, a BMW Sauber decidiu finalizar os testes mais cedo. Nesta sexta-feira (24) Jacques Villeneuve e Robert Kubica sequer completaram voltas para registro de tempos.
Mesmo assim, os pilotos do time “INGLÊS” ficaram satisfeitos com os resultados obtidos nos outros dias. “Apesar do tempo ruim em Imola, os testes foram bons, pois realizarmos muitas voltas e não tivemos muitos problemas mecânicos”, disse Villneuve.
Para Kubica, os testes foram importantes para a adaptação ao carro. “Como não tenho muito experiência, esses dias foram importantes para eu aprender mais. Agora, entendo muito melhor o funcionamento de um Fórmula 1.”
Envie esta matéria a um amigo
© Copyright Warm Up Motorsport Coverage
Realmente F.G,,não sabia que a BMW era inglesa
Lucas, O torneio de formula que voce se refere em Tarumã deve ter sido de Formula 3, pois eu assisti as provas em Interlagos. O piloto italiano que morreu se não me engano se chamava Giovanni Salvatti.
Com base no que eu lia na época (4Rodas / Autoesporte e depois Grand Prix) , acredito que o circuito antigo do Rio era mais antigo que o de Curitiba.
Aê blogueirada, é uma honra e uma satisfação para todos nós podemos ter um interlocutor como o Grande Marinho.
Meu caro, quando foi que você parou de correr ? Quais foram seus carros ?
Valeu.
FG,
Seguem informacoes a respeito do autodromo de Brasilia.
http://www.racecontrol.com.br/1000km/page7.html .
[]’s
RL.
(O(==v==)O)
Pedro, ao que me consta, o autódromo do Rio é mais antigo que o de Curitiba. Quando do tornei “Bua”, de fórmula Ford, isso em sessenta e alguma coisa, (foi o primeiro torneio internacional no Brasil, depois das corridas da Gávea), vieram vários pilotos estrangeiros, e correram alguns brasileiros, inclusive Emerson (foi o campeão), Môco,o Tigrão e o Luizinho, que já corriam lá fora, mais alguns daqui. As corridas seriam em várias pistas, Interlagos, Rio, Curitiba, Tarumã e no Nordeste.
A pista de Curitiba era só um oval (mais ou menos), sem infra- estrutura nenhuma, boxes improvisados, e nem equipe de comissários/sinalizadores tinha, esse pessoal foi do Rio, que era uma equipe muito bem treinada e competente. Por isso acho que Curitiba nasceu depois. Abs.
Flavio:
já que é para falar de coisas antigas, gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a encontrar um antigo brinquedo que eu tive no começo dos anos 80.
Era uma Ferrari, imagino que a 312T2 , do Niki Lauda, que tinha um motor elétrico acionado pela tomada de ar do motor. As rodas dianteiras viraram, mas eram acionadas pela mão mesmo e o carrinho não tinha controle remoto.
Era muito bem feito e devia ter uns 30 cm de comprimento (esta escala é difícil lembra porque eu tinha uns 5/6 anos).
Se alguém tiver alguma pista…
Tarumã tinha corridas de fórmula há mais de 30 anos, não sei qual, era um tipo de torneio Brasil-Argentina…
Lembro que morreu um piloto numa dessas. Vi essas fotos numa 4 rodas antiga faz tempo, mas alguém vai achá-las, for sure.
Inesquecível a visão que tive das 2 Tyrrell P34 fazendo lado a lado a ferradura da velha Interlagos, com as 4 rodas da frente orientadas na curva, e o resto do carro de lado…
Coisa do outro mundo !!!
Eram Peterson e Depailler os artistas.
Mandem fotos, muitas fotos !!
Bom carnaval a todos.
Posso até estar falando besteira… mas acho que exuste um clipe do Roberto Carlos que foi feito no autodromo de Interlagos lá pelo ano de ???? Não sei, o que me faz lembrar disso é que ele andava num Dodge (acho) e meu pai fez parte da gravação deste clipe na técnica para ajustar o carro para o digamos baixinho (nada pessoal heim FG) Roberto Carlos
Eu li uma matéria no GPTOTAL, onde eles comentam que o Autódromo de Curitiba foi o segundo construído no Brasil, só perdendo para Interlagos, isso em 1967.
Vivo a 10 minutos do Autódromo e não sabia disso. Nem sei se é o mesmo, ou no mesmo lugar.
Fiquei me sentindo meio idiota, e ai pedi pro Gomes falar disso aqui. Espero que apareçam imagens ou histórias antigas do Autódromo da minha cidade.
Teve até o dia que o Gomes publicou uma foto de um Grid cheio de FIAT 147, antigão, e alguns falaram que podia ser em Curitiba…
Mas a idéia ficou que não, afinal o Autódromo aqui era “muito recente”, e disseram que podia ser o de Brasília (que foi construído logo depois, segundo o GPTOTAL)
Se quiserem ler a matéria, aqui vai o link:
http://www.gptotal.com.br/2005/
colunas/luisfernando/20060222.asp
*Lembrem-se de tirar o espaço depois de “2005” para o link funcionar.*
ex – ce – len – te a idéia deste post.
Tenho 32 anos de idade, interesse razoavelmente recente em F1 (aficionado mesmo de uns 10 anos pra cá), e minha natureza desnaturada só me fez mover o meu traseiro de Campinas pra Interlagos pra ver um GP em 2004. Nesta primeira experiência, me arrepiei em 2 momentos apenas, que vou relatar.
O primeiro foi quando escutei o ronco do V10, ainda do lado de fora do autódromo na manhã de sábado. Na hora pensei: 30 a zero nos NASCAR bunda-mole de Daytona, que tinha visto em 2002. Juro que me decepcionei quando vi um deles de capô aberto, aquela coisa velhusca, seu filtros de ar que parecia o da Caravan do meu velho. Tá certo que andam, mas F1 é que é carro de corrida. Uow.
O 2o momento foi quando eu já tava dentro do autódromo, no intervalo entre os treinos, e tinha ido comer um hot dog ali atrás da arquibancada do setor G. Num dado momento me toquei que o asfalto em que eu estava pisando era provavelmente a descida do retão do traçado antigo. Corri ver o programa do GP, que tinha um artigo sobre Interlagos e um mapinha do traçado velho comparado com o novo.
Voltei pra arquibancada e fui tentando acompanhar com o olho, imaginando na minha cabeça como era a pista antigamente. O setor G é bem tosco como experiência civilizada de entretenimento, mas o bom é que de lá dá pra ver praticamente a pista inteira, então fui seguindo mentalmente o traçado. Caaaaara que pista devia ser aquilo. Os caras vindo ao contrário no que hoje é a reta oposta e emendando na curva do Sol devia ser uma coisa de DOIDO.
Nesse momento eu entendi porque todo mundo chora tanto o fato de terem destruído o traçado antigo. Aquilo é que era pista.
em tempo: o traçado antigo de interlagos tem no filme o “o fabuloso fitipaldi” nele na parte finaçl tem o rato arrepiando em interlagos,a bordo de um maveco v8,fazendo as curvas de lado.aqui em goiâni tem na CARA VÍDEO,perto da catedral,na rua 10,os dois filmes
Fabio Bandini eu já assisti um filme sobre histórias de corridas,um documentário,quem apresentava era o JACKIE STEWART(maiúsculo mesmo) no filme falava do início dos grand prix do pré guerra até até a dinastia da mclarem do final dos anos 80,agora não me lembro o nome do filme,tem numa locadora aqui perto de casa,amanhã postarei no tópico mais recente desse blog o nome domesmo.
abraços
Boa ideia, Flavio. É preciso, mesmo, resgatar a história do automobilismo nacional, e muito se fala em carros, pilotos e quase nunca se lembra das pistas. Quando estive no Rio, e percorri o que era o circuito da Gávea, fiquei imaginando como aqueles caras eram loucos para andar a 250 por hora na beira mar…Realmente aqueles pilotos eram especiais
FG, grande idéia! Pertinente invocar dos blogueiros se teriam tbm fotos das corridas/circuitos de rua dos anos 60/70?
hahaha vou dar uma olhada aqui, tenho uma porrado de foto do meu pai quando corrida de kart nos anos 80, e ele tbm tbm umas revistas antigas vou ver se scaneio e envio.
ABS flavio
Sergio
Enviei para o Flavio algumas fotos do circuito antigo de Intelagos. Eram sensacionais as curvas 1 e 2.
olá flávio
sobre o tema, de fotos de autódromos pelo Brasil, sei que vão surgir todos, mas gostaria de ver fotos de Interlagos com o traçado antigo, que acho que poucos ainda tem isso documentado.
abraço
Ai Gomes!
Valeu pela dica do Speed Channel!
Instalaram hoje e é o paraíso: Corridas 24 horas por dia!
Abraço
Ótima idéia Pedro e garnde aproveitamento da mesma Gomes.
Assim além de conhecermos alguns autodromos, podemos comparar os que já conhecemos.
Gomes com a sua permissão eu gostaria de deixar uma frase importante:
SEM O CONHECIMENTO DE SUA HISTÓRIA, UM POVO NUNCA FARÁ UM GRANDE FUTURO.
Eu Flavio, é uma boa botar uma foto antiga do circuito ao lado de uma nova, pra gente comparar melhor!!
Fábio,
Será que você é parente do Lorenzo Bandini?
Putz… mais nostalgia… viva a modernidade!!!
Gostei.
Será que tem algum vídeo com os traçados antigos de Interlagos ? E aquela parede em Monza, que os carros decolavam antigamente ? Existe algum vídeo disso ?