Pequenos brinquedos – VIII
SÃO PAULO (demorou, mas chegou) – Fechando a série Vemag, esse 67 (é assim que nós vemagueiros chamamos o último Belcar: simplesmente “67”) foi comprado em 2000 de um amigo de Brasília, o Jorge Paulo (único bandeirinha brasileiro na Copa de 2002).
Esse carro ficou 20 anos parado, em inventário. Foi duro liberar a documentação e só fui buscá-lo um ano depois. Tinha o manual, e quando fui folheá-lo, a surpresa: lá dentro estava a sua primeira apólice de seguro, batida à máquina, de janeiro de 1968.
Carro interessante, posto que a Vemag fechou em 67 e esse aí saiu da concessionária em 4 de dezembro daquele ano. É um dos últimos que deixaram o pátio da fábrica do Ipiranga.
Curioso que tem buzina de Fusca, eu queria trocar, mas um amigo me contou que no fim da Vemag já não havia peças para concluir os carros, e a VW enfiou buzina de Fusca naqueles que ainda não estavam prontos para entregar aos compradores.
Ficou a buzina de Fusca, claro.
Grande Joaquim.
Barbaridade tchê, moçoilas ?
Andaste lendo Machado de Assis ?
Por coincidência fui hoje na pharmácia e não tinha mais emulsão de Scoth e nem pílulas Wakamoto porque um bonde camarão quebrou na Via Pública obstruindo o tráphego e a Força Pública não conteve os arroubos iconoclásticos do vil metal sobre rodas calçadas com pneus faixa branca “Campeão Supremo”.
Olá Flavinho
Esse Belcar é de olhar e chorar….parabéns
Ou seja, o Dexavê, nos proporcionava prazer, mesmo sem precisar dirigi-lo…
Os DKW de portas suicidas, no início da dácada de 60, coincidiram também com o fenômeno de moçoilas e jovens senhoras ao volante com mais assiduidade, o que gerou o infame trocadilho de DEXAVÊ para o modelo quando as mesmas se esforçavam para deixar os veículos. Tempos de saias godê, tubinhos e associados….
oh … essa foto foi em interlagos…. meu filho de 6 anos que esta dizendo , e ele te chama de FRACO GOMES….´depois que ele te viu correndo na última etapa ele passu a chamá-lo assim.
abraços
20 anos em inventário??? E eu reclamo dos 3 anos que o meu está completando… :-O
Amigo Porta, vamos esclarecer:
O DKW -Vemag foi produzido aqui no Brasil de 1958 até meados de 1964 com as chamadas portas suicidas (abrindo para a frente).
O DKW 1964 chamado de 2ª série ou 1001 teve as suas portas invertidas abrindo de maniera convencional.
Sendo produzido assim até Dezembro de 1967 (Ex.o “67” do FG)
Sujeito de muito bom gosto esse bandeirinha Jorge Paulo.
Tinha um lindo DKW e TEM um MP Lafer.
Que eu saiba apenas os primeiros abriam a porta ao contrário. É uma questão de ano de fabricação.
maneiríssimo, sempre gostei muito dos Belcar 67, embora muitos digam que o acham o mais feio dos Dekas, acho um dos melhores ainda mais neste tom de bege, fora o motor de fissore que fazia ele ficar mais esperto.
O Gomes, são todos seus da foto, tem um passat esse 67, não sei não esse monza aí…
Ah, e esse pátio não é minha casa, não, é Interlagos. Bem, de certa forma minha casa…
Até 64, primeira série, eram portas suicidas.
Para o Porta,
Os DKWs foram fabricados até 1963 com as chamadas portas suicidas e depois de 1964 em diante passou a abrir normalmente, como conhecemos hoje.
Não gosta desta frente, e foi uma frustração muito grande para mim que sou um apreciador dos DKWs quando em 67 a Vemag lançou o carro com esta frente. Matou o carrinho.
Pedro
Gostaria de saber porque alguns tem a porta que abre ao contrário(trás) e outros tem a porta que abre pra frente. è diferença de ano ou outra característica, como importado/nacional?
Note o passat atrás da perua escolar
Raridade mesmo… e são duas na mesma foto… observem o monza hacht ao lado… como diz o povo de SP… mosca branca!!!
No mínimo este é o pátio de carros da casa do Gomes.