o sucessor

SÃO PAULO (não foi) – Um achado esse vídeo enviado pelo Carlos Bragatto. Matéria enorme na Globo, em 1981, com Emerson elegendo Chico Serra como seu sucessor. E a curiosidade do repórter, na Inglaterra. Hoje, é um famoso editor. Alguém arrisca?

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jean Russio
Jean Russio
13 anos atrás

O Jornalista é Robert Feith, correspondente na época da Globo em Londres, hoje editor dos melhores livros do país, tem na Editora Objetiva os melhores autores: Veríssimo, Jabor, Nelson Motta, Marcelo Rubens Paiva, João Ubaldo Ribeiro….

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

O Emerson como piloto é insuperável, mas pra escolher piloto… Tá aí a A1GP, que não deixa mentir. A história da mãe do Serra foi engraçada: o Piquet correu o europeu de F3 e não teve nenhuma divulgação aqui. No ano seguinte foi para o Inglês de F3, já sabendo que o Serra correria lá e teria a “assessoria” da mãe. O problema é que eles corriam nos finais de semana e na segunda-feira a matéria saía aqui falando que o “brasileiro Chico Serra conseguiu o segundo lugar na etapa tal da F3 inglesa”, com foto do carro, que tinha patrocínio dos perfumes Rastro. Na última linha vinha a informação: “o vencedor da etapa foi o outro brasileiro Nelson Piquet”.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Bem, acho que vale destacar que o repórter pergunta sobre a capacidade do carro vencer, como se fosse obrigação de um time de F1 vencer todas as provas.
E a Resposta do Chico Serra é clássica, é o piloto que se rende à pressão da mídia e sai fazendo promessas “com certeza ano que vem vamos vencer”.
Muita coisa não muda. Falta apoio, sobra pressão por parte da mídia, e todo mundo embarca.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
15 anos atrás

Dois detalhes em relação à enrevista: Primeiro, o tempo que se dava a uma reportagem (bem feita) na TV naquela época…Hoje seria de uma pressa enorme e perguntas óbvias… Segundo, falando das propostas de Chico para a temporada (Arrows, Tyrrell e March), a Fittipaldi era, na época, a mais bem estruturada…só não contavam, ainda, com a falta de patrocínio que aconteceu depois, com a retirada da cervejaria que à patrocinava. E, para finalizar, o Chico era bom piloto sim, para aqueles que pensavam (e pensam) ao contrário.

Shrek
Shrek
15 anos atrás

O repórter é Roberto Feith, correspondente da Globo em Londres! Tempos bons que se faziam reportagens decentes!
Abraços

Victor
Victor
15 anos atrás

O Chico devia sua exposição à sua incansável mamãe, Dna. Baby Pacheco Jordão, grande dama da sociedade paulistana.
Dna Baby fazia muito bem a tarefa. O Piquet falava de inveja, o Chico tinha todo o direito de usar e abusar de uma estrutura de relações públicas. Piloto precisa de grana e grana se arruma com divulgação e conhecimento.
Além disso, o próprio Piquet foi adotado por um grande empresário paulista que arrumou os contatos para ele. Sem esse senhor não teria chegado em lugar algum. O Lua que conte.

jackson
jackson
15 anos atrás

Mee… A formula 1 chove no molhado.. vai ser enjoativa assim lá longe..

Destaque a frase do Serra: “Destaca mais habilidade do piloto do que o carro que era o que estava acontecendo até agora..” como os tempos mudaram né ? hehehe

joao niemeyer
joao niemeyer
15 anos atrás

Bob Feith

Jose Castilho
Jose Castilho
15 anos atrás

Acabo de assistir a Stock Car Brasil – Trabalho muito bem feito pelos organizadores da prova e da transmissão da rede Globo. Porém um ponto que gostaria de comentar – Ao sair do Carro ( quebrado na saida do Box ) o piloto Caca Bueno chutou o carro e ainda levantou o dedo medio para a torcida. Se fosse outro piloto como por exemplo o Lewis o Sr. Galvão estaria fazendo um discursso interminavel sobre etica.

Belair
Belair
15 anos atrás

Roberto Feith , hoje milionário editor, e Renato Machado , são dois “faróis” de cultura mostrados pela Globo. O Renatão continua lá , trazendo junto nas manhãs aquela coisa maravilhosa, chamada Renata, para alegrar os dias que começam. A Globo tambem tem suas coisas boas, há de se reconhecer,né não ?

Farragut
Farragut
15 anos atrás

Robert Feith.

Esta não precisa censurar…

Victor
Victor
15 anos atrás

O mundo realmente não muda. Desde aquela época essa historinha de voltar ao passado…

Conde
Conde
15 anos atrás

Fácil : Roberto Feith / Editora Objetiva. Parecia um clone da Marília Gabriela .

Tito Neto
Tito Neto
15 anos atrás

Coitado do Chico!!! Não sabia a roubada que estava se metendo!!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

Putz, matéria imensa mesmo… E até bem montada, com perguntas mais bem preparadas…

Bom, é claro que o Emerson falaria que o Serra seria seu sucessor, claro que ele daria moral pro piloto escolhido pela equipe, né?

Bem que o Piquet sempre disse que o piloto escolhido pela mídia brasileira naquela época era o Serra. Lembro que o Piquet já disse mais de uma vez “eu ganhando tudo lá fora nas categorias de base e a imprensa só fazendo reportagens com o Serra!”

O que nos leva de novo à coluna dessa semana do Jung. A F1 é bem diferente hoje em dia, mas muita coisa ainda continua igual…

Quando eu era moleque um primo meu tinha uma teoria: O Chico Serra não ganhava corrida por causa do sobrenome dele: “Fittipaldi, Piquet… isso é sobrenome legal… Mas Chico Serra? esse sobrenome é muito normal…” hehehe… teorias de moleque de 10 anos…

Fátima
Fátima
15 anos atrás

É o Roberto Feith, hoje da Editora Objetiva.

José Angelo
José Angelo
15 anos atrás

Engraçado é perceber que o tempo passa e mesmo assim todas as questões e aspectos da época ainda são pertinentes hoje. Por exemplo quando o repórter indaga o Serra sobre as mudanças no regulamento, ao que o piloto responde que o carro ficará mais lento (como hoje), dificultará a pilotagem (como hoje), mas será benéfico para os pilotos (como hoje). Além disso, vemos que a “mania” da imprensa em “eleger” um substituto não é nova, assim como as apostas erradas. Isso serve também para os que hoje critcam o desempenho do Nelsinho na Renault. E até mesmo para o próprio Piquet que criticava o Rubinho, mesmo que nesse caso eu concorde em alguns aspectos com o que o Piquet dizia. E por fim uma constatação do que o Piquet sempre alegou de que a imprensa não dava a ele o tratamento e reconhecimento que merecia, colocando um novato que se provou um fracasso em um patamar superior ao dele que já havia conquistado os mesmo feitos do Chico nas categorias de base e que na fórmula 1 já havia sido vice campeão.

Fazer o quê, né? Como dizia aquela propaganda antiga do Bamerindus, “o tempo passa, o tempo voa…”

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Roberto Feith

Róvere
Róvere
15 anos atrás

Feith, roberto eu acho. Não lembro de qual editora, mas sei que deu uma mexida no mercado.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

O Emerson está para o automobilismo o que o Pelé está para o futebol. Fora das linhas e das pistas só fala besteira.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
15 anos atrás

O repórter que entrevistou Chico Serra é Roberto Feith, hoje dono da editora Objetiva.

Caca
Caca
15 anos atrás

Renato Machado.

Italo
Italo
15 anos atrás

Roberto Feith, ex-correspondente da Globo, e hoje chefão da Editora Objetiva.

O Chico corre na F-Truck. hehehe

Jorge
Jorge
15 anos atrás

O repórter é Roberto Feith.

Márcio Montechese
Márcio Montechese
15 anos atrás

Roberto Feith.

Barbosa
Barbosa
15 anos atrás

Roberto Feith ?