O SELVAGEM DA MOTOCICLETA

SÃO PAULO (imbatível) – Terminou hoje em Interlagos, com bom público, o Brasileiro de Motovelocidade. E Gilson Scudeler, o maior papa-títulos das duas rodas do país, ganhou uma das baterias na principal categoria, a Superbike. Pierre Chofard venceu a outra, porque Scudeler queimou a largada.

Gilson é figura rara, batalhador das motos há anos e ninguém ganha dele no Brasil há anos. Fechou a temporada com 11 vitórias em 12 corridas (foram seis rodadas duplas no ano) e 286 pontos (275 com o descarte), contra 183 do vice-campeão, Danilo Andric.

Scudeler tem equipe própria com apoio da Petrobras. Chofard, que venceu a única prova que Gilson não ganhou, faz parte do time. É um desequilíbrio indesejável, mas às vezes acontece. Não acompanho de perto o motociclismo brasileiro, mas sempre que posso vejo as corridas na TV. Noto que há apoios importantes de empresas e muito mais gente nas arquibancadas do que no automobilismo (com as exceções de sempre, Stock, Truck e F-1).

Quem daqui acompanha com frequência o mundo das duas rodas, favor contar tudo! Só não me venham defender o indefensável, aqueles meninos de 8 ou 9 anos que já andam de 80 cc ou 125 cc, uma irresponsabilidade total de pais e autoridades. Sim, eu sei que tem um garoto desses na Espanha, Eric Granado, 12 anos, arrebentando a boca do balão. Talentosíssimo, tem um projeto de chegar à MotoGP e é bem possível que isso aconteça. Mas não me conformo com tamanha precocidade. Tenho filhos dessa idade. Mais novinhos, até. Não consigo imaginar um pai largando um moleque de 9 anos andando numa moto a 100 km/h numa pista de corrida. E ninguém vai me convencer que não tem nada de mais.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcog Oliveira
15 anos atrás

Mas, no kart pode ?

O menino que comentaram de 12 anos era colega do Pizzonia, quando este era menino. Um colega me contou na época. O mesmo que avisava que vinha uma fera lá de cima (do País).

Aliás, esse acidente passou no Fantástico.

Christian S
15 anos atrás

Jovino, acabo de reler meu post (que lástima de digitação… nem sei como o FG aprovou).

Não sou de Brasília e também não corria de Kart.

Ah o link para vc ver se consegue um capacete é: http://www.webracing.com.br/ (não tem no site, mas se encomendar eles decolam eu acho).

Sérgio Laurentys
Sérgio Laurentys
15 anos atrás

Aqui vai um elogio ao Gilson Scudeler…… O cara merece todos os louros por ter atingido mais este título, dentre tantos de sua carreira. Indubitavelmente, ele é o melhor piloto autando em solo nacional, mas ele tem uma qualidade que o torna IMBATÍVEL! Respira motociclismo, e está ensinando todos os outros chefes de equipe como montar uma estrutura extremamente profissional, visando resultados, ou seja, eficiente. É um verdadeiro EMPRESÁRIO da motovelocidade. Tem uma equipe profissional, que por ser tão competente é patrocinado pela HONDA, pela PETROBRÁS, e com estes recursos, fora o conhecimento que só o Gilson tem, por ter sido um piloto que já correu na Europa, conquistando importantes títulos por lá, tem a capacidade e a sensibilidade de acertar as suas motos a quaisquer pistas, sejam elas de alta, média ou de baixa velocidade. o cara é COMPLETO! Por isso, se torna IMBATÍVEL. Fora o projeto que ele está tocando, a escola de campeões…. Tive oportunidade de analisar a moto que ele construiu….. e a moto é um espetáculo…. Um motor de 150cc, mas com um desenho RACE, parecido com uma RS de mundial….. De extremo bom gosto!!!!! PARABÉNS AMIGO GILSON!!!!! Vce é nota 10!

NF
NF
15 anos atrás

A categoria Cadete, no kart, é para pilotos a partir de 8 anos e os karts alcançam cerca de 100km/h.

Jovino
Jovino
15 anos atrás

Du, obrigado pela dica do link.
Christhian S, também obrigado pelos esclarecimentos.
Você é de Brasília e corria de kart?
Jovino

Dú
15 anos atrás

Sergio, bota pilha, que o FG num post bota duas TWO STROKE que vão fazer vc. rever seus conceitos se ele gosta de Motociclismo.
RR, o que são aquelas fotos da passarela!!
Para quem nunca viu Interlagos deste ângulo,
http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=518&pos=1

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

Fala Dú.. tá certo.. só confundi as motos… é Pop 100.. kkkkkk

Bom, consegui colocar no ar hoje… e devido ao probleminha de cartões de memória que tive e ao pouco tempo de pista disponível, (não fiz os treinos)… me limitei nos pontos próximos aos boxes….

mas estão no site..

Abs..

Christian S
15 anos atrás

Jovino, o capacete dos garotos do kart não são os mesmos que os de motocicletas. Aliás capacete de automobilimo/kartismo são bem diferentes dos utilizados em motocicletas. São mais fechados tento lateralmente quanto na “altura” da viseira. Por favor avise seu amigo disto.
Uma dica eu procurei capacete infantil, mas não achei talvez ligando lá vc consiga encomendar um. Mas atenção capacete para uso urbano não podem ser os de off road. Nests a frente é muito aberta e não protegem direto a face. E segundo um médico que costuma atender casos de acidentes com motos no ps do hc em sp a maior causa de mortes é por fratura da face e não das “outrsa partes da cabeça. E também muito importante capacete aberto: NUNCA!

Sérgio Laurentys
Sérgio Laurentys
15 anos atrás

HAHAHHA!!!! Acho que o FG está começando a gostar de motociclismo!!!!! E do Eric também……… Afinal, como diria o grande lobo Zagalo….. “vocês vão ter que me engolir….”……. Achei legal, mesmo discordando, o FG dar a notícia sobre o brasileiro de motovelocidade, e eu como um piloto “privado”……. Já deixo aqui o meu convite para que o FG visite o evento, ano que vem!!! No meu BOXE tem refri…… salgadinhos…… Vai estar bem na fita….. será um prazer!

Dú
15 anos atrás

Jovino, é isso.
O FG conhece o Moleque, mas tem o conceito dele oras.
Opinião é uma coisa, o Blig no meu conceito, é uma porta aberta para nós jogarmos nossas opiniões.
Cabe a nós, falarmos, respeitando o perfil.
Putz, tenho toda certeza que o FG torce para o Eric.
Como o Marco sabe da opinião do FG, numa puta boa.
Qualquer dia levo o FG para Mont Mór, ver o Ratinho e o Dudú treinarem, batendo papo com o Gui.
E aqui vai um link, para sacarem o que é o Motocross hj. no Brasil.
RRuiz, ainda bem que vc. não bateu foto, pois o Gui e a Soraya são a Família do Esporte. O Rato e o Dudú são resultado.
Guí, é nos na fita!
Jovino, o link by Angela.
http://www.equipehonda.com.br/videos.asp?id=72

jovino
15 anos atrás

Vendo a entrevista do Eric para o Edgar melo Filho dá a impressão desse menino já ser um piloto experiente pela idade que tem e pela mentalidade e o objetivo que tem em sua mente. Continuo achando que 8, 9 anos de idade é muito cedo para iniciar no motociclismo, mas só me resta desejar muito boa sorte para ele e torcer muito para que seja realmente um novo fenômeno que está surgindo no motociclismo, já que ele vive e respira o motociclismo e tem todo o apoio dos pais.
Jovino

Dú
15 anos atrás

RRuiz, trate de colocar as fotos.
E para encerrar a participação.
A nova filosofia da CBM, na administração do Caravana, junto ao sempre presente Wilson Yasuda, é que fizeram este ano o Motociclismo de Velocidade voltar a ativa.
Ontem, com um irmão de coração, Gui, cujos filhos correm pela Honda, e ele me dizendo: Dú, e nada de público.
No Cross, são 30 mil por etapa do Brasileiro, mas pelo trabalho implantado, como transmissão ao vivo pelo site da CBM, ESPN, e Race TV, categorias de base, e não vai ser POP, a coisa vai virar.
Como disseram acima, riscos existem em todas modalidades de esporte, e do esporte.
Existem regras, equipamentos de segurança e a fatalidade.
Crianças morrem por drogas.
Crianças são vítimas de pedófilos e mortas guardadas em malas.
No ritmo de vida hj., em frações de segundo, uma Família perde o contrôle da situação, quando descobre que o filho está no caminho errado, seja numa escola de periferia, ou na Barra ou Jardins. O risco é igual.
Crianças partipando do Esporte junto aos Pais, é sensacional, estudando, aprendendo a conviver junto a sociedade, se dedicando.
Falar do Yasuda e do Ronny é covardia. Ontem o Gilberto quase chorando ao falar do Salvatore Balestrieri. No mesmo Box que o Ronny deu a maior força para o Dú Saçaki.
Na Velocidade, o Eric seguiu o caminho do Marco, pois cresceu no meio.
Como o Alex, por vias “indiretas” veio a começar de Mobilete.
FG, o Gualtiero. A Cetemo que fazia os motores do Adú e montou a primeira do Alex, era ali na Ferreira de Araújo, do Bird…….!
Mas acreditem, que no esporte, seja futebol, basquete, ou natação, fatalidades acontecem.
Para quem não sabe.
Um moleque que via o Pai organizar Mundiais de Motovelocidade, cresceu no meio, começando a correr com 6 anos no Cross.
Era disciplinado e dormia cedo.
Seu nome, Daniel Guelman.
Para quem não sabe, filho do atual Presidente da CBM, que em 2007 sofreu uma queda em Carlos Barbosa no Warm Up e faleceu.
O que o Alexandre Guelman, presidente da CBM está fazendo, é coisa de quem “Sabe como acontece”.
RRuiz, a sorte foi que na virada do esporte, não divulgaram a parada no sábado, pois se hj. domingo, Interlagos teria sem sombra de dúvida, 40 mil pessoas.

bruno
bruno
15 anos atrás

roney,parabens pela iniciativa com as motos pop 100 da honda pois vc e um lutador e com seu jeito irreverente e objetivo vc sempre pensou na renovaçao do motociclismo pois vc e realista estamos no brasil e sabemos de nossas dificuldades vc peita muita gente grande para agora sim este projeto de crianças sair de seu coraçao e ir para as pistas,parabens tambem para o sr yassuda da honda que acreditou em seu trabalho e com certeza nao se arrependeu pois vc respira honda .abs bruno

Dú
15 anos atrás

Roberto, e quase na bandeirada da Pop o motociclismo Brasileiro acaba hahaah. O Kenji ficou parado como poste e a negada raspando ele. Foi assustador na hora e o Japa ria depois, hilária a cena.

Sérgio Laurentys
Sérgio Laurentys
15 anos atrás

…… faz, e não cobrando títulos, vitórias…….. e sim sorriso, alegria de viver…… AUTOCONHECIMENTO……….. Este é o verdadeiro fator de sucesso do Eric……..Mesmo que com apenas 12 anos!!!

Sérgio Laurentys
Sérgio Laurentys
15 anos atrás

Amigos…. Álem de defender veementemente a carreira que o Eric vem traçando em solo espanhol, MECA do motociclismo mundial, e mesmo ele tendo apenas doze anos de idade, eu sou muito próximo da família Granado e deste projeto, e posso afirmar com tranquilidade…… Mais importante do que TODOS os resultados que o Eric vem atingindo na Espanha, é saber que este garoto faz o que AMA!!!!! O Eric é um TARADO por motocicletas, ele vive e respira velocidade……. E para atingir todo este sucesso, o menimo estuda muito, tem boas notas escolares, não tem nota menor do que 7 no colégio, nunca repetiu de ano, e é super EDUCADO…….. Nos dias de hoje, temos garotos de 12 anos acessando internet, consumindo drogas, assistindo novela das 8 com casais de gays e lésbicas, praticando crimes, o mundo está muito errado……. Portanto, apoiar o Eric, que com 12 anos come e dorme pensando em moto, a realizar o seu sonho de ser um piloto profissional, não tem nada de mais…….. É arriscado???? Claro que sim!!!! Como é arriscado colocarmos nossos filhos em escolas onde a droga rola solta, onde alunos de primário e ginásio depredarm as salas de aula, onde os professores são acuados por estes mesmos alunos, da idade do Eric, a se trancarem na sala dos professores, com medo de APANHAR!!!!!! Sei que estou sendo radical nos exemplos, mas é a pura verdade. Nossos filhos com 12 anos curtem coisas que a nossa geração só descobria com 20!!!! Os garotos de hoje são precosses!!!!!! E tenho certeza que se o Eric decidisse ser “bailarino” no futuro, o Marquinho (pai), e a Rose (mãe) o apoiariam!!!!! Além do Eric ser um grande TALENTO, tem uma grande família por traz dele, que dá condições para que o menino desenvolva tanto como pessoa, como piloto………. Todo o sucesso que o Eric vem obtendo nas pistas é fruto do TALENTO e da VONTADE do Eric, mas sem a base FAMILIAR, sem a EDUCAÇÃO e principalmente, sem a força tremanda que o pai e a mãe depositam no sonho do menino, acreditando na capacidade do Eric de se sentir ALEGRE, FELIZ, SATISFEITO em fazer o

roberto
roberto
15 anos atrás

maravilhosa a corrida do brasileiro de motovelocidade,e parabens ao roney da rf racing e honda pelo lançamento da categoria pop 100 para nossos futuros pilotos de motovelocidade pois o roney/yassuda disponibilizaram 24 motos pop 100 para os novos talentos foi show

Dú
15 anos atrás

Jonny’O, matou. Andando em pistas e com equipamento a coisa muda. Tem uma entrevista com o Eric, a 80tinha bate 181 Km em Valencia!
http://www.racetv.com.br/index.cfm?pagina=programa&programa_id=3

Jorge Lima
Jorge Lima
15 anos atrás

Ate que fim alguem teve coragem, de tocar neste assunto. acontece que muito pais que queriam ser pilotos e não poderão, pelos mais variados problemas, (liseira), hoje tem condição financeira e transferem seu sonhos, para meninos de 8 ou 9 anos que, são altamente influenciaveis. tenho um filho de 12 qanos que vive me pedindo um kart. só vou dar quando ele tiver 14 anos, pois ai ele ja terá mais maturidade, temos que lembrar que este esporte MATA. PS se não me negano no amazonas um menino de 12 anos morreu numa corrida de kart alguns anos atrás.

Alex
Alex
15 anos atrás

Acompanho a Motovelocidade em Interlagos desde 2004, e o público sempre me deixou impressionado. Mesmo com a baixissima divulgação, as arquibancadas ficam bem cheias em dias de prova.

Além da Honda, a Suzuki e a Yamaha também participam oficialmente da competição.

Em 2005, as etapadas das 500cc em Interlagos costumavam ter mais de 50 motos, era uma barulheira enorme e também deliciosa. Hoje, com a adoção da Superbike, esse numero diminuiu um pouco, mas as corridas continuam sendo divertidas.

o Brasileiro de Superbike é a prova de que é possível fazer de uma categoria um sucesso de público sem precisar do apoio da Globo…

carlos pimenta
carlos pimenta
15 anos atrás

Flávio, ja falei aqui, e falo de novo, aqui em Brasília em 1981 por aí um pai colocou o moleque no MINI-INTER, um Kart da época, novinho, num estacionamento de uma faculdade aqui CEUB, acho que ninguem manjava nada e o acelerador tava travado. Eu Quando o Kart bateu no chão saiu em trajetória de colisão, imagina, um kart acelerando motor 125 na época afinado, bateu feio num poste, nem preciso de contar o resto. Eu vi esse kart uns anos depois. Do banco pra frente era só ferro retorcido. Ja vi mais coisa feia. Não acho a menor graça, criança acelerando brabo, Em goiania em 1983 na reta do kartodromo uma pastilha de freio caiu mal colocada o cara passou reto no final, quebrou costela quando bateu numa pedra. Sem comentários

Jonny'O
15 anos atrás

É uma questão complicada ,não dá pra generalizar !!

Quem é do meio ,acha normal ,tá no sangue ,geralmente essas crianças aprendem a andar com duas rodas antes de dar os primeiros passos .

Dú
15 anos atrás

RR, não é bizz, é Honda POP, a categoria do rubinho.
RR, posta só a cara que acertou o guard rail kkkkkkkkkkk

Victor
Victor
15 anos atrás

Também acho um absurdo deixarem crianças escolherem uma profissão, na realidade quem escolhe são os pais.
Além disso, é ridículo, é só ir em uma pista de kart e ver pais se estapeando por causa de alguma coisa que aconteceu na pista entre as crianças. Patético.

jovino
15 anos atrás

Ruiz, motos sempre levaram um grande público em qualquer autódromo do Brasil. Aqui em Brasília, teve uma época em que a Federação de Automobilismo do DF, muito esperta, colocou as categorias de turismo e outras para serem disputadas no mesmo dia das motos e assim o autódromo ficava lotado. Isto deveria ser seguido aí em São Paulo para as provas de carros. Jovino

jovino
15 anos atrás

Du, esta informação eu obtive de um vendedor da maior loja de equipamentos para motos aqui no DF e ele me disse que não existe selo do inmetro para motos para crianças e não me informou a partir de que idade, pois não tinha capacetes de tamanho algum para crianças, mas sei que eles são fabricados, pois a molecada que começa no kart os usam normalmente.
Jovino

Rodrigo Ruiz
15 anos atrás

Meu negócio é automobilismo, mas o que a CBM faz é um show e a as Federações de Automobilismo deveriam utilizar como exemplo.

Resumo: boxes lotados a ponto de acabar tudo no bar, que agora ocupa o box nº 11. Não tinha mais salgados, refrigerante light e outras coisas.
Arquibancada coberta em frente aos boxes lotada, mas a antiga pois as novas estavam fechadas. O setor A estava com bastante gente também. No laranjinha e no S, as estruturas tubulares que estavam sendo desmontadas, acabaram servindo de arquibancada com cobertura. O povo se enfiava embaixo delas do jeito que dava e não havia a interferência de ninguém pra dizer que não podia ficar aqui ou ali. O Paddock novo também tinha bastante gente….

Prestígio do público – dez…. isso não tem o que falar.. foi show!!!! e ficaram até o final para ver o show de motos que rolou antes do passeio….

Na pista, outro show… grid cheio em todas as categorias.. Superbike com 42 motos, outra com 40.. e teve corrida até de Honda Bizz..

Bom… fotos só amanhã se der tempo, pq o final de semana teve que ser dividido com a família, então amanhã é dia dela, se sobrar tempo as fotos vão pro site, senão só na segunda…

Abs

Dú
15 anos atrás

Antonio José, sem radicalismo, não confunda por exemplo a Família do Alex, que o incentivou desde criança, a Família do Eric que trata num boa.
Por causa da Dona Juzi, que deu umas vassouradas no Émerson, ele parou aos 15 anos de correr de moto escondido e foi andar de kart anos mais tarde…………
Pais medíocres são aqueles que transferem traumas para os filhos. Garanto que se um dia o Eric Granado quiser passar de moto para Ping Pong, vai ter o mesmo up grade da Família.
Jovino, a molecada corre na pista e não na rua! E quanto a capacete homologado para crianças, engano seu. Sabia que existe no Motocross Brasileiro a categoria 50 cc. com idade a partir de 5 anos? Usam AGV, Nolam, e outras marcas.
Vc. lógico que não achou capacete para crianças de 4 anos para uso na garupa em transito urbano, pois pelo Código só depois dos 7 anos que crianças podem ser conduzidas em motocicletas.

Dú
15 anos atrás

FG, a coisa pegou! De manhã havia levado uma camiseta da despedida do 96 para o Edgard Mello Filho, pois havia prometido. ele quem narrou hj. pela Race TV.
Nesse meio tempo, encontro o Sr. Lambe Lambe Mór, que havia “esquecido as memórias das máquinas…….”
Daí, vejo o Paulo “Paulé” Salvalaggio, de bem com a vida e feliz!!
Subimos para a cabine da Race TV, pois o Edgard vive falando dos ícones do Motociclismo, e assistimos a queimada de largada do Scudeler. Bem, após acompanharmos o Edgard narrar a prova, e o cara “alicata o monitor”, muda as marchas e dá um show, no fechamento acaba a energia do Autódromo….
Pancas normais, atendimento de primeira quando da bandeira vermelha na primeira bateria, com socorro na pista e resgate de helicóptero, mas só pulmão perfurado, tudo bem.
O Eric com o Marco, seu Pai, numa boa, pois ano que vem vai no Espanhol de 125, e só aguarda completar 15 anos para estrear no Mundial. O trabalho que o Marco, junto com o Aurélio Barros fazem com o moleque é show.
Papos com os amigos do cross, a chegada das 3 voltas da corrida de Honda POP, onde o Yasuda na bandeirada ficou encaixotado!
Mas o triste, foi após o passeio com umas 2.000 motos na pista, e o RRuiz e Eu no heliponto fotografando.
Saimos para virmos embora, sem antes descer ao estacionamento interno para ver o Hospital, e as obras que foram realizadas em Interlagos………..

Ricardo Montesano
Ricardo Montesano
15 anos atrás

Desde que retornou ao Brasil, Gilson disputou oito temporadas. Veja só, tem sete títulos e um vice-campeonato no currículo! Tá bom ou quer mais?

Este ano foi o melhor de toda a carreira deste piloto de Mauá, que tem 42 anos e que pode estar se depedindo das pistas do Brasil. Tudo pelo projeto de jovens talentos…

jovino
15 anos atrás

Flávio,
Eu gosto de motos, mas vendi a única que tinha, pois fiquei um pouco medroso de continuar acelerando uma com um problema de vista que tenho. Mas eu concordo com você e nem sabia que existia categoria para meninos desta idade e eu apesar de gostar delas, não daria uma para um filho, mas de jeito algum, daria um kart, um carro, mas moto não, pois acho muito perigoso e com o trânsito de hoje então!!!
Um dia destes, um amigo me pediu para ver se conseguia comprar para ele um capacete para criança ( o filho dele tem 4 anos) e ele queria um e aí eu descobri que não exise capacete para crianças para serem vendidos, pois não existe homologação para isto, pois o inmetro não aprova este tipo de capacete, se alguém encontrar algum poraí, não tem o selo e a aprovação do inmetro.
Mas não estou querendo aqui polemizar nada, apenas esta é a minha opinião.
Jovino

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Essa coisa de se explorar a precocidade das crianças em qualquer atividade é muito feia.
Geralmente são pais medíocres que pretendem se projetar no brilho de seus filhos e acabam desprezando a evolução normal e necessária contida na infância.
Já vi muitos “talentos virtuoses” guardarem marcas dessa pretensão pelo resto de suas vidas.
Colher um fruto antes do tempo é contra a lei da Natureza.

sassa posto 1
sassa posto 1
15 anos atrás

estava trab de bandeirinha lá hoje o cara toca muito mesmo ele vem pra fazer a freada da reta dos boxes que vc acha que ele nao vai parar e ele contorna o “s” com maior tranquilidade.
obs: ele apresentou uma nova categoria para as crianças com motos honda 150 cc e disse que quer criar mais jovens no motociclismo.