FOTO DO DIA
SÃO PAULO (faz tempo, faz tempo…) – O blogueiro Silvio Vieira dos Santos Neto me mandou algumas fotos do autódromo de Goiânia, quando ele ainda existia (o que restou por lá hoje é uma brincadeira de mau gosto). São muitas, e selecionei apenas essa, a título de curiosidade. Notem a pintura “à Ligier”. É de 1981, o retrato. Vamos ver quem mata piloto, carro, categoria e tudo mais…
Aqui e o jose luis pimenta.
Estou hoje com 66 anos.
Mas vou no proximo ano voltar a correr. Muito provavelmente de f1600. Estou ja em contato com alguns proprietarios.
Espero ve-los de novo.
Abraco a todos
FLÁVIO, MUITO PRAZER! MEU NOME É ADRIANO E SOU FILHO DE ARMANDO ANTUNES SCARTEZINI, ARQUITETO AUTOR DO PROJETO DO AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE GOIÂNIA. ATUALMENTE SOU COORDENADOR DO VOLKS CLUBE DE GOIÁS E ATÉ ARRISCO UMAS PALAVRAS NO BLOG DE UM AMIGO (WWW.GARAGEM DO MARDEL.COM.BR). BOM, O QUE EU GOSTARIA É QUE SE PUDESSE ME MANDAR FOTOS DE ÉPOCA DO AUTÓDROMO DE GOIÂNIA. (AQUI EM GOIÂNIA É TUDO MUITO DIFÍCIL) PRA UMA MATÉRIA FUTURA EM QUE VAMOS VALORIZAR NOSSO AUTÓDROMO UM POUCO MAIS! ANTECIPADAMNETE AGRADECIDO, ADRIANO ÁVILA SCARTEZINI .
“Querida encolhi a Ligier JS11”
Grande “Pimentinha”, era piloto de avião também só que no garimpo!!
Esse é o carro do José Luiz Mattos Pimenta – o “Pimentinha”. Ele tinha, segundo relatos da época, menos de 1,55 metro de altura e o Gigante não só fazia os motores como também reajustou o cockpit do Polar pra alturinha do piloto. O Pimentinha andou bem com essa bagaça em 81 e depois no ano seguinte, com um Muffatão todo mexido, chegou até a ganhar prova em Brasília. Depois deu uma porrada em Tarumã e precisou parar pra operar, colocar pino de platina, essas coisas.
Ao fundo da imagem, está o carro de outra lenda da F-2 Brasil: Chico Feoli.
O pessoal tem razão, até 1980 a categoria chamava-se formula VW 1600, oriunda da Fórmula Super V. Com a saida da VW em 1981, criaram a tal Fórmula 2 Brasil. Foi a transição dos motores a ar para água e algumas modificações de carenagem. Depois juntaram com os Argentinos, Maldonado e Cia, o Pedro Muffato criou (ou copiou) o Muffatão e isso foi a base da Fórmula 3 Sudam.
Heitor , Pimentinha andava muito forrte ????
Jonny’O, suspenso por 382 post’s de matar a charada.
FG, sábado ele adrenou e foi para o S ver a largada.
O resto ele fala, mas tem de tomar um gancho.
Estive neste domingo de velocidade em 1981 – Goiania. Ficamos no final da reta principal, Lembro de duas corridas perfeitamente: a Stock Dodge e a Formula 2 – Brasil. A Stock Dodge era regional com pilotos e corridas de/em Brasília e Goiania; realmente uma verdadeira “Stock” – ótimas disputas A F-2 BR estava substituindo a Super Vê e ainda usavam motor VW (ar); acho que 90% eram Polar modificados, muito bonitos, mas a competividade não foi boa. Várias carenagens se perderam e os carros se espalharam pela pista.
José Luis Pimenta que andava muito forte. Era um Muffatão ( lindo carro ) transformado para melhor pelo Gigante; este carro voou na freiada da curva 9 em Tarumã despencando em um barranco de mais de 4 metros de altura e ficou totalmente destruído, o carro e o piloto, que sofreu fratura nas duas pernas e não lembro se voltou a pilotar depois disto.
Um dos melhores autódromos do Brasil e o mais adequado para corridas de motos, sem dúvida.
Não pode morrer de JEITO NENHUM!!
Já temos muito poucos autódromos aqui no Brasil e devemos SEMPRE lutar por eles.
Não importa se estão acabados, mal conservados, se são inseguros…
O que importa é que, enquanto não forem demolidos, sempre teremos esperança de que um dia poderão ser reformados e adaptados ao uso de alguma categoria que exija menos no quesito segurança ou que sirvam para testes, talvez.
Mas, se nós dermos mole, todos vão ter o mesmo triste destino de Jacarepaguá.
Por falar nisso, e o projeto que surgiu por aqui de reviver a curva 3, emendando com Laranjinha?
Vai ficar só no blá-blá-blá, ou dá para ter alguma esperança?
Paulo Franco
Eu me lembro deste bólido…mas o que dá saudade é do tempo em que tínhamos corridas nacionais em Goiânia.Hoje faço parte dos pilotos apaixonados por este autódromo onde só tem corridas de marcas reginal a custas de pessoas abnegadas que lutam para o automobilismo goiano não acabar.Corro com um Speed Fusca com motor 1.8 a alcool com injeção original.Nossa esperança é que o proximo governador(acho que vai ser o Iris Rezende) tenha um pouco de pena do nosso autódromo e faça uma reforma geral.Até lá vamos torcer e rezar para não virar condomínio fechado.
F2 Brasil, a categoria que mais curti, até hoje.
O Polar do Gigante.
O Heve que sucedeu o Polar também teve uma pintura inspirada na Ligier, mais linda ainda.
O Luiz Guima já matou a brincadeira!
E a categoria é a Formula 2 Brasil.
Mas é interessante notar uma modificação que o Gigante fez nesse Polar , notem que a posição do piloto está mais para a frente , o preparador modificou o chassi colocando o tanque de combustivel atrás do piloto.
O Gigante fez a mesma modificação depois em um Mufatão além de fazer uma nova carenagem , este Mufatão tinha a pintura igual a Ligier de 1981 .
Como eu queria que esse país fosse sério, que dirigentes fossem sérios, que ouvesse iniciativas sérias…..
Esse autódromo é uma pérola.
Se um dia ele virar um condominio fechado eu me mudo daqui!
Ah, o carro de trás, lá no fundo, era do Chico Feoli, patrocínio da Toshiba. Também tenho uma foto dele.
Já mataram. É o Polar preparado pelo Gigante (Amandio Ferreira) imitando a Ligier-Gitanes.
Fórmula VW-1600 ou a antiga Fórmula Super “V”.
Tenho uma foto desse carro no “Templo” em 1980.
Super V com certeza! O piloto, nem que a vaca tussa!!! Não lembrava desta decoração estilo LIGIER, bem pensada!!
Foto boa demais.
valeu
Ahhh….fácil!!!!É do gigante…..dãããããã…….deixo pros matuzas….hehehehehe
Desculpe, esqueci de dizer que o carro é um Polar…
Super Vê, José Luiz Pimenta.
Preparação de Amandio Ferreira (o Gigante) que aproveitou o mote do patrocínio das Ligier da´época – Gitanes – para decorar o carro de sua equipe. ATé que ficou parecido… rsrsrsrsrs.