NOVA FRANÇA
SÃO PAULO (a conferir) – Deu no “The Guardian”, notícia enviada pelo blogueiro Fernando Amaral. A França pode voltar a receber seu GP em 2011. Um autódromo em Flins Les Mureaux começará a ser construído em breve, a um custo de 112 milhões de euros, para substituir Magny-Cours.
O projeto — ufa! — não é de Hermann Tilke, e sim do arquiteto francês Jean-Michel Wilmotte. A pista terá 4,5 km de extensão e ficará num subúrbio de Paris, a 25 km da capital. A notícia também saiu no Grande Prêmio na semana passada, mas nestes dias meio agitados para o blogueiro aqui, muita coisa passou batida.
A França não pode ficar fora da F-1. Tomara que esse projeto seja bem diferente dos projetos de autódromos brasileiros que aparecem todos os anos e nunca saem do papel.
Eu sempre ganhava na França no jogo de Mega Drive, Super Monaco GP, aliás, minha 1° vitória foi nesse circuito, só que no jogo, o circuito é como se fosse a parte de baixo dessa foto postada.
FLW!!
Copiaram legal o tarçado de Interlagos, tem s no senna, parte mista, junção. Tá tudo lá. Coloquemm o mapa de Interlagos sobre esse desenho e vejam como é parecido
Ao LBM:
Adaptar o traçado no terreno é o que fizemos, mas mesmo assim é preciso fazer a concordância dos planos, ter escapes seguros e principalmente “tirar a água do morro”. Ficamos em quase 3 milhões de m³ de movimentação total (“tira e põe”). Uma grandeza.
Em Cabreúva teremos 4 planos ou degraus encaixados no morro. Mas valeu a dica.
Com tanto autódromo na França, para que construir esse?
Vão gastar um monte de dinheiro, para daqui a algum tempo o Bernie Esclerosado dizer que para a F1 só dá prejuízo, igual a Silverstone.
Nossa!
Quando vi a chamada da matéria, imaginei que os franceses estavam copiando os projetistas brasileiros (devido a semelhança com Interlagos). Como alguém falou, o circuito é ainda mais semelhante ao de Buenos Aires.
Embora não seja um circuito feito pelo seu Hermann, tá a cara de um circuito dele.
Falta criatividade! Corrida em Paul ricard seria muito mais interessante. Porque esse povo não reforma os circuitos antigos e tradicionais?
abraços
Lembra em alguns pontos o GP da China.
Juntaram interlagos com Fuji e deu nisso!
Parece mais um “cartodromo” frances assim como Magny-Cours.
Hum…
Primo rico de Interlagos???
O traçado lembra Paul Ricard.
total falta de criatividade…. o cara foi sobrepondo retas e curvas de outros circuitos….
com a maior cópia sendo da própria magny-course….
nunca fui muito fã dela, e éssa nova também não me agradou….
Ao luisroberto2002 ( acima)
Não seria o caso de se adaptar o traçado do circuito ao terreno e não o contrário? Vejam o que foi feito no circuito de BATHURST, MOUNT PANORAMA, na Austália. A pista sobe a montanha e desce do outro lado … : http://www.gdecarli.it/php/index.php?var1=2&var2=2
Como piloto (bem amador) achei o circuito muito interessante. Tem algumas curvas que sempre imagino no meu “circuito ideal”. O final da longa reta oposta, considerando anti-horário, com aqueles dois raios, fechando de repente, sempre fez parte dos meus sonhos. Imaginem como são técnicos o approach e freiada!
povo brasileiro é ufanista mesmo, nada de Interlagos nessa pista
taí, o faria foi o único que enxergou alguma coisa nesse circuito. Olha só
embaixo – Paul Ricard (o curto, depois do acidente do De Angelis)
emcima – parte de Magny-Cours com a curva Estoril até a Adelaide
ligando uma parte a outra a curva Texaco de Österreichring.
Pelo jeito a falta de criatividade continua…
Salve Flavio,
Faço coro com a galera que citou Paul Ricard!
Era incrível como a Leyton House do Mauricio Gugelmim voava baixo nesse autódromo, enquanto se arrastava em todos os outros… Teve um ano em que na largada ele até voou de dorso!!!! hehehe
Saudações – André.
Os caras tem Le Mans e Paul Ricard. Não precisam de mais nada.
Flavinho,
Era eu e agora não sou mais o responsável por Cabreúva. Ainda depende do licenciamento ambiental e bla-bla-bla.
Mas sabendo hoje o que aprendi em 3 anos e meio de projeto, é preciso uma área de 2 milhões de metros quadrados, mas que seja uma mesa de bilhar. A terraplanagem é uma cilada; tanto é inviável pelo aspecto ambiental como pelo econômico.
Interlagos não é necessariamente plano, mas tem ao menos 2 níveis bem definidos, o que facilita muito:
1- A reta atual favoreceu o túnel e o box “in-field”, comum na maioria dos circuitos, e é o primeiro plano, aí incluídas as arquibancadas fixas, torre e paddock novo, além do “lajão”;
2- O segundo plano é longo, e começa no fim do Senna, desce até o lago e, a grosso modo, inclui tudo até a junção (embora esteja em desnível, o miolo é praticamente no mesmo plano). Este segundo plano inclui todos os estacionamento internos, quadras, etc.).
Cabreúva tinha até um traçado divertido que cheguei a construir para um simulador, mas o encaixe da terraplanagem será (ou seria, não sei) um troço maluco.
Fico à sua disposição para estas e outras histórias.
Um Abração,
Luis Roberto Souza
Ex-CEO da SRO-GT3
Ex-Diretor de Projeto do SP Races
Aleluia! Uma pista sem Hermann Tilke!
Deus ouviu nossas preces!
A parte de baixo é, sem duvida, baseada em Paul Ricard 1988.
Google aí: Paul Ricard 88 > Imagens
FRAQUINHO, FRAQUINHO
Interlagos francesa ?
É impressão minha, ou esse desenho tem um que de interlagos?
notem a semelhança, pode ser mero acaso ou plágio do famoso “S” do senna.
Não entendo porque a F1 não volta a correr em Paul Ricard, já que a pista é segura e continua sendo utilizada para testes.
Que saudades da reta Mistral e da curva Sings no final dela!
Que coisa heim. Agente aqui precisando de um no RIo… Magny-Cours era tao legal, com curvas de alta, longos trechos com o pé no fundo no fundo…
É a inveja do europeu para o asiatico moderno.
Dijon é chato. Le Mans Bugatti é chato pra cacete. Le Mans Sarthe é inviável. Paul Ricard sem a Mistral não é a mesma coisa. Magnycours já deu o que tinha que dar.
E esse traçado é o de Buenos Aires escarrado!
Se tomarmos que a reta principal é a de cima (embora o desenho indique que é a de baixo) e o sentido horário, reparem que o traçado fica uma Magny-Cours meio deformada…..
Talvez a altimetria do terreno ajude, mas assim no papel plano é úm traçado bem sem graça…
Impressionante ! Também achei a cara de Interlagos … Mas as duas “retas opostas” devem dar um toque diferente (e veloz) ao circuito.
Não é do Tilke, mas ta na mesma escola…
Precisa outro? Só em Paul Ricard daria para fazer um campeonato, que tantas opções de traçado que ele tem.
Só lembrando, alguma noticia da “reforma” em Interlagos?
Acho um desperdício. Áutódromo é o que não falta na frança. Dijon, Paul Ricard, Magny-cours…
Só por não ter Tilke no meio, já está valendo muito!
Meu, muito parecido com Interlagos.
Tem água, tem reta oposta depois do S,…
Se eu fosse o projetista de Interlagos, pensaria em plágio.
Mas tem um outro lado da moeda: acho que os franceses estão montando um autódromo novo talvez pensando que em 2011 não teremos Max Mosley e Bernie Ecclestone.
Será?
( em tempo – o sistema para subir o comentário para avaliação está em pane )
Se tivesse uns 6 ou 7 km de extensão poderia ser interessante.
Por que não voltam com Paul Ricard??
Eu também me confundi, quando bati o olho rapidamente. Parece muito com Interlagos, mesmo, mas a pista parece ser muito interessante. Rezar pra ter relevo, também!
E que a França volte ao calendário do “Bérne”. Assim como podia voltar aquela prova de rua em Detroit. Valia pela curiosidade. Não me se as corridas lá eram emocionantes ou “carreata”, mas era bom ver F1 “na rua”
Para não ficar para trás, a grande capital dos mineiros também vai ganhar seu autódromo, onde era o aeródromo de Carlos Prates – http://vivaoseven.blogspot.com/2009/03/autodromo-carlos-prates.html.
Inclua no rol dos autódromos fantasmas o de Foz do Iguaçu, que possui verba para a compra do terreno, que é renovada a cada planejamento orçamentário há uns 3 anos (eu acho) mas nunca sai!!
Concordo com o colega acima, por que construir mais um autódromo, ainda mais na França?
E a crise? E Le Mans? E Paul Ricard?
Na hora que bati o olho tambem achei que fosse Interlagos!
Como disseram acima, se for no sentido anti horario, vai ser muita cópia…
Com tanto circuito bom na França, precisam construir um novo? Não dá para reformar os já existentes?
E a crise?
Milagre não ter sido desenhado pelo Tilke… O circuito provavelmente deve ser no sentido horário, então reparem as últimas curvas. Lembra muito a sequencia final de curvas de Istambul (que até hoje lembro quando o Gp estreou, acho que 2005(?), que o Galvão disse: “uma curva que separa os homens dos meninos”.)
Se o circuito for no sentido anti-horário, eles terão a curva do café, reta dos boxes, S do Senna, curva do sol e reta oposta.
Copiaram Interlagos na cara de pau.
Eu tinha olhado rapidamente, depois vi mais atentamente. O desenho da pista é bem familiar, não parece com Interlagos?
Putz! Legal o trajeto, bastante trechos de alta, mais duas ou três variáveis possiveis no miolo, bom tamanho, boa area de escape, enfim, se sair do papel e gastarem mesmo aquela quantia de Euros, vai ficar dúka!!!!
Muito parecido com Lauzitsring, o Euro Speedway da Alemanha.