OLHO EM MAX
SÃO PAULO (vem bomba) – A essa altura, se tem alguém que sabe exatamente o que será de Adrian Newey é Max Verstappen. Correm na imprensa alemã rumores de que o holandês agendou uma reunião com Toto Wolff para depois do GP de Miami.
A Red Bull está implodindo.

ATUALIZANDO…
Mais detalhes sobre a reunião Verstappen-Mercedes emergem aos poucos. O encontro vai acontecer em qualquer momento nas duas semanas que separam os GPs de Miami e da Emilia-Romagna, em Ímola. Raymond Vermeulen, manager de Max, e seu pai Jos estarão presentes. Do lado dos interessados, além de Toto, estarão o CEO da Daimler e chefe da Mercedes Ola Källenius, além de sir James Ratcliffe, dono das indústrias químicas Ineos — o homem mais rico da Inglaterra, que patrocina a equipe e também é dono do Manchester United.
Verstappen vai informar aos mercêdicos que tem uma cláusula em seu contrato, previsto para terminar em 2028, que permite a rescisão no caso de uma saída de Helmut Marko da Red Bull. O veterano ex-piloto, que exerce uma função não executiva na equipe e é uma espécie de guru em Milton Keynes, já avisou ao pupilo que apoia qualquer decisão que ele tomar.
Max quer saber da Mercedes, também, quais são os planos de curto e médio prazo para a equipe sair do atoleiro em que se afundou desde 2022, quando mudou o regulamento da F-1 e os alemães não acertaram a mão em nenhum carro. Ouvirá, como resposta: “Serve o Adrian Newey?”.
O piloto ficará animado com a possibilidade e, então, vão falar de dinheiro. Será precisamente nesse momento que Ratcliffe vai dar uma piscadela para Toto para colocar na mesa uma proposta que pode chegar, entre salários, publicidade e bônus diversos, a 150 milhões de euros por ano. A Mercedes e seu patrocinador têm bala. Além da verba que hoje é destinada ao ordenado de Hamilton, que está indo para a Ferrari, a equipe apresentou lucro no ano passado e ainda tem a ajudinha do bilionário inglês. A Verstappen também será oferecido um longo e lucrativo acordo para que ele se torne embaixador da marca até o fim dos tempos.
Minha nova aposta: tchau, Red Bull.
Tá. Mas o título de 2025 ainda será da Red Bull. A dúvida é: Quem o Horner vai escolher pra ficar com esse trofeu ? Perez? (seria lindo), Traz o Vettel para fazer como fez o Prost? Sainz? Norris?.. é o título mais de graça da história da F1.
É difícil imaginar que o boca de tilápia irá para a Mercedes já no ano que vem. Ainda que Adrian vá para a Ferrari, o carro de 2025 da RBR deve estar quase pronto, e ptovavelmente continuará a ser o melhor. Mudar para a Mercedes, que não acerta a mão faz três anos, seria um risco muito grande. Se bem que, por ser ainda muito novo, ele poderia até abdicar do penta com a atual equipe, cujo futuro a médio prazo parece incerto, para já se juntar a outra que certamente trabalha já pensando na próxima mudança de regras, a fim de voltar a ser dominante.
oh lord w’ont you buy me a Mercedes Benz ?
ja to ate vendo o Marko falando pro Russel ou vc se explica ou coloco o Kimi no seu lugar
FG,
nao tenho bola de cristal nem nada, mas já faz um tempo que tenho dito que a Red Bull vai sair da F1. Todo esse rolão é o ápice do desmonte. Não é uma fabrica de carros, é uma empresa que se beneficiou com patrocínio ao esporte em geral… a F1 foi uma jogada que deu certo, mas custa uma fortuna. O chefão (o entusiasta da velocidade talvez) morreu e os caras vão parar de gastar dinheiro com a brincadeira.
Agora Max e Marko vão buscar um bom lugar que pague muito bem e pronto. Newey é a gde incógnita.
Abração
Acho improvável demais a Mercedes permitir o Marko na equipe. Eles querem o Max e apenas ele. Não creio que sem o velho o Max deixe de assinar. Mas vai saber.
Não é por acaso que o austríaco optou agora por reacender sua amarga rixa. Wolff sente fraqueza. Vulnerabilidade. Uma barriga exposta. E não se trata tanto de ganhar a assinatura de Verstappen, mas de um esforço concentrado para desestabilizar a Red Bull.
No filme The Ides of March, ambientado durante as primárias democratas de uma eleição presidencial, o personagem de Paul Giamatti usa o estrategista político em ascensão Ryan Gosling como peão em uma tentativa de vencer as primárias do estado de Ohio para seu candidato.
Sabendo que não poderia ter Gosling – que trabalhava para seu oponente – em sua equipe, ele projetou Gosling sendo demitido da outra campanha, a fim de prejudicar seu lado e ganhar a nomeação. Em suma, o filme é um curso intensivo de política suja, e há paralelos a serem traçados com a situação em questão.
Na versão de Wolff do jogo político 101, há um nível de: “Se eu não puder ter Verstappen, vou fazer com que a Red Bull também não possa tê-lo”. Mas não é só isso.
Ele está tentando tirar a oposição do jogo, semear o descontentamento e criar cunhas entre as estruturas de poder na Red Bull. Se Verstappen realmente sair, é um bônus. Se Verstappen sair e se juntar à Mercedes, ainda mais.
Todo essas noticias tem um ponto em comum, a demolição da Red Bull! Muitos interessados em derrubar a equipe que nas pistas é imbatível, inclusive a Liberty Media. O que falar da Mercedes e Ferrari nesse imbroglio, só que são interessadíssimas em destruir a concorrente que atualmente é inalcançável. Max na Mercedes é achar que o piloto é um idiota completo, Adrian Newey em outra equipe antes de 2027 é outra coisa absurda, quem liberaria um elemento cheio de informações estratégicas para a concorrência, afinal são milhões em jogo, e o jogo é muito maior que salários, ele também é baseado na visibilidade do carro vencedor com seus logos mostrados no mundo todo as marcas de patrocínios. A equipe de advogados da Red Bull vai fazer valer o contrato até a última virgula e tem a gardening que diretores tem que cumprir, então o Newey estará livre para desenhar outro carro só em 2027 e com 68 anos, todas as equipes estarão bem adiantadas em seus bólidos e o cara será uma peça de decoração, aliás na atual estrutura da Red Bull ele já não se debruça mais em cima dos projetos, apenas da pitacos, pitacos de gênio mas ele já não é o cara, talvez por isso ele pensa em sair da Red Bull, não quer ser escanteado.
Newey não tem vontade de se juntar à Ferrari e fazer História ?
Tambem pensei no Sainz, mas acho que eh muito risco, pode ser bom para 2025, o carro atual eh bom e o motor atual tambem, mas ja para 206, na minha opiniao ele faz mais negocio fechando com a Audi. Acho que RedBull vai de Perez e vai atrair mais alguem para la… soh espero que nao seja o Sainz, ele merece coisa melhor.
Uma questão é o novo regulamento de 2026. Pode ser que a Red Bull não esteja se saindo bem com desenvolvimento dos novos motores e a Mercedes está a alguns passos na frente. Uma jogada para garantir mais um período de domínio e muitos títulos.
Seria bombástico Max na Mercedes, uma mega blaster master reviravolta.
Mas e se ele for pra Mercedes e o carro continuar uma draga?
Hmmm. Newey na Mercedes, acho que não. Max na Mercedes, acho que sim.
Calma com andor!
Dinheiro não falta! Tem o da Mercedes, em Maranello tem também. E não devemos esquecer que a Aramco tem café no bule também. Todos tem condições de levar Newey. Condicionar a presença de Verstappen na mesma equipe que ele parece uma condição estranha. Todos querem andar com o melhor equipamento (até Senna , e o regulamento sofreu uma sutil modificação na época e deu no que esta nos livros de História). O problema maior parece ser a disputa entre Marko e Horner.
Horner parece ter uma capacidade de organização um pouco melhor. Como acreditava Ron Dennis que a estrutura como um todo era superiora ao lampejo do gênio individual.
Mas quem deve estar amando este zum zum zum todo é a Liberty…
a condição não é na msm equipe mas sim, fora de red bull. Marko saindo, Max fica livre pra ir pra mercedes.. n precisam irem juntos
Isso é realmente bombástico!
Pode ser que ele esteja indo pra Mercedes porque Adrian vai pra Ferrari…e pra lá ele não vai. Tudo é…pode ser. Esses caras que foram campeões, eles precisam de desafios…já vi gente comentando, o mesmo que comentaram de Lewis…dinheiro…não vou ignorar o caminhão de dinheiro…mas o fato de querer algo que os estimule e traga o apetite e a possibilidade de ganhar corridas e ser campeão….enfim…
Queria ter oportunidade de ler um dia um desses contratos. Deve ter tantas cláusulas e imaginar um milhão de coisas para poder romper contrato.
Imaginando aqui, acho que estava lá no contrato: troca de fornecedor de motor, gasolina, fabricante de sapatilha de corrida, troca de lanchinho da tarde. Troca de assinatura de streaming.
E substituição da cúpula, saída de Horner, Newey e/ou Marko. E aí foi o “e/ou” a brecha que encontrou pra sair sem multa.
Se me pagarem a metade do que Verstappen receberá eu já me disponho a pilotar na Mercedes, VER está muito mimado no momento ele mesmo deve se cuidar é só lembrar o finado Airton Senna do Brasil. O Toto Wolf sonha todas as noites com MaX a mulher dele já tá com ciúmes ele fala nos sonhos Max , Max, Max max max….
Não deve ser coincidência mas os “desmoronamento” da RedBull começou após o fuxico sobre Adrian …
Se as corridas não dão muito expectativa a emoção do momento é o mercado de pilotos…
2024 já está resolvido, 2025 encaminhado e se pensa em 2.026 em diante , eu achava que Max iria negociar para 2.026 mas depois do que o Flávio falou aqui não duvido de mais nada… Tem Mercedes, Honda, Inglaterra, Alemanha, Tot, Adrian, o caolho, o pai Jos, os pai-trocinadores, a namorada do Max, etc… falando mas vamos Ver o que Max vai decidir, Max tá casado com a Red mas só pensa na Mercedes. Flávio tem razão deve ser bye bye Red foi bom enquanto durou e Hello Mercedes meu pix é tal e aí já moldaram meu assento?
É, jornalismo de qualidade transbordando!
E a F1 está ajudando bastante, fornecendo assunto atrás de assunto. Cabe ressaltar que as notícias não brotam de graça, todos por aqui sabem que bons jornalistas é que garimpam essas coisas. Mas certamente encontraram uma mina de ouro!
Sem dúvida o ano está muito mais animado fora das pistas.
Mas que espalha m…. sem tamanho !
Uma maravilha de texto
Chii, parece que o pai de Max tinha razão. A equipe está desmoronando mesmo. O que menos interessa agora é o próximo GP .
Então o NEWEY vai pra MERCEDES? Poderia ser. MAs parece certo com a Ferrari.
Max ir pra Mercedes agora é equivalente ao que fez o Schumacher indo pra Ferrari.
Altos riscos trazem altos ganhos….ou perdas.
Os Mercedicos vão ficar muito BRABUS se isso não performar….
Caraio quanta notícia!!! Mas ainda acho que em 2025 ele fica onde tá…
O problema é que o Hamilton sai da Mercedes ao final desta temporada. Cavalo encilhado não passa duas vezes…
Torço para as coisas se acertarem na RBR, e que Newey e Verstappen fiquem por lá
E pega fogo no parquinho.
A vaga de primeiro piloto da Red Bull em 25 pode significar título mundial.
Acho que por isso o Sainz não fechou com a Audi ainda.
Exatamente, a Red Bull só não foi o melhor carro qdo o motor não prestava.
Parabéns pelo jornalismo de qualidade na superquinta 5! Como não sou jornalista só posso acompanhar as informações e me divertir. Que dia animado!
Obrigado
Eu ainda acho blefe de Max, seria largar o melhor carro… já aconteceu isso antes?
Piquet saiu do que parecia ser o melhor carro…a Williams…e foi pra Lotus…
Saiu porque Frank não pagava os melhores salários.
Mas saiu…
Ja que não é derrotada nas pistas, que seja desestabilizada fora delas.
Será?
Imaginem a situação, Max, Adrian e Marko na Mercedes, isso seria muito legal de ver, mas ainda prefiro que ele (Adrian) vá para Maranello mesmo!!!
Sainz só não assinou com a Audi , suponho, pra esperar esse desfecho aí. Ainda acho que Sainz vai volta pra RedBull em 2025 ou 2026.