MENU

domingo, 19 de abril de 2009 - 6:57F-1

SPRING ROLLS (7)

RIO DE JANEIRO (da janela vê-se o Corcovado, e vê-se mesmo) – Em 11 de outubro de 2007, quando Sebastian Vettel terminou o GP da China em quarto lugar com a Toro Rosso, escrevi que aquela era proeza que significava mais do que tudo Hamilton vinha fazendo em seu ano de estreia na F-1. Sim, para este doido aqui, um quarto lugar de Toro Rosso era mais do que um título de McLaren. Quiseram me mandar para o hospício, mas fugi da ambulância.

Ano passado, depois que ele levou a Toro Rosso a sua primeira vitória na categoria, em Monza, ousei compará-lo com Senna. Sendo mais preciso: disse que aquele resultado era mais expressivo que o segundo lugar de Ayrton em Mônaco, com a Toleman. O processo de excomunhão está em andamento.

Hoje em Xangai, Vettel colocou no currículo mais uma vitória inédita para o time que defende, agora a Red Bull. De novo na chuva, em condições muito complicadas de aderência e visibilidade, mas com a segurança de um veterano de muitos carnavais — embora seja um fedelho que disputou sua primeira temporada completa no ano passado, daqueles que nem sabem direito passar espuma de barbear no rosto.

O primeiro a ganhar pela Toro Rosso (a antiga Minardi), o primeiro a ganhar pela Red Bull (a velha Jaguar, por sua vez sucessora da Stewart), duas vitórias depois de 29 GPs, ambas a serviço de equipes pequenas que nunca tinham vencido.

Como não lembrar de Senna ao olhar para o início da carreira desse menino? Ayrton, com 29 GPs nas costas, também já tinha faturado dois, ambos pela Lotus, em Portugal e na Bélgica. Os dois no seu segundo ano de F-1, 1985, e curiosamente, como Vettel, com chuva — na Toleman o brasileiro não venceu. Seu cartel, no entanto, era melhor que o do pequeno alemão com os mesmos 29 GPs, com nove pódios e seis poles, o que fazia dele um fenômeno anunciado, o que realmente foi.

Sebastian segue no mesmo caminho. É um talento precoce que ainda comete os erros da adolescência (como na Austrália, onde poderia ter terminado em terceiro, o que faria dele vice-líder do Mundial agora), mas que tem a rara capacidade de mudar o status das equipes que pagam seus salários. Graças a ele a Toro Rosso, no ano passado, deixou de ser a coitadinha da antiga Minardi. A Red Bull, a partir de agora, é muito mais do que um motorhome bonitinho no paddock.

Estamos testemunhando o nascimento de um novo fenômeno. A propósito, maior que Hamilton. Com pinta de Alonso, Schumacher. Ou Senna.

94 comentários

  1. Jeff Gordon disse:

    Flavio,

    O Paul di Resta assina embaixo: Vettel o novo fenomeno!! ahaha

    Se o Vettel é gênio, chama o Di Resta e poe pra correr logo,
    porque ele deve ser o Yoda, depois do vareio que deu no “genio” na Euroseries!

  2. Mário Campos disse:

    Os resultados atuais e os comentários fazem ver que todos concordam com o que eu dizia, não gritava tanto por medo de apanhar. Os pilotos atuais fazem lembrar muito os dos “anos dourados”. Entre aspas, mesmo, porque nunca acreditei que Schumacher não tivesse adversários qualificados. Mas, num comparativo entre tipo de pilotagem e maturidade, realmente, Alonso parece Prost, Hamilton parece Mansell, Vettel parece Senna. Kubica é bom e Massa, bonzinho… fazer o quê. Declaro que, apesar de torcer pelo Barrichello, gostar da pilotagem dele, e achar que ele já está velho demais para a chuva, minha torcida número dois é pelo Vettel. Gosto da pilotagem dele. Se ele tiver disputando algum dos títulos dele com o Massa, certamente torcerei por ele.

  3. F1Slick disse:

    FG,

    Acho o Vettel um bom piloto, mas não um fenomeno!
    De todo modo, a gente volta pra cobrar isso depois, ok? rs

  4. MArcelo disse:

    Se Vettel tá pilotando como um Senna (ou Alonso, Schummi), o Hamilton anda bem Mansell…

  5. Vinícius disse:

    Já vi muita gente fazer esse tipo de previsão e queimar a língua. O glorioso Galvão fez a mesma coisa com o Kubica e deu no que deu. Vamos aguardar. Só o tempo dirá.

  6. Roberto Barsottini disse:

    Bom dia a todos:
    O que eu acho é que a cada resultado, a F1 encontra suas ” bestas ou seus bestiais “, ou seja se perde é uma besta se vence é bestial.
    Há uma preciptação muito grande em avaliar e julgar os pilotos.
    Quando Hamilton surgiu foi um furor, mas pergunto e se Hamilton tivesse iniciado sua saga na F1 com esta McLaren, coitado !!!!!!!, será que todos hoje não estariam questionando seus resultados em funçao do que ele havia feito na GP2, com certeza sim.
    Vejamos o caso do Nelsinho, além de estar na equipe junto com o panaca do Briattorem guia uma carroça, coitado!!!!!, só que na GP2 ele competiu de igual para igual com o Hamilton, e olha que o ingles guiava a McLaren Junior que dava a ele uma baita estrutura e que foi o fator decisivo que o levou à vitoria do campeonato, só que quem fez mais pole foi o Nelsinho, gozado né !!!!!!!!!!!!!!
    Domingo tivemos o Vettel, que mais uma vez guiou na chuva e venceu, é um bom piloto ?????, sem dúvida, mas fazendo outro comparativo, não diziam que o Hamilton era um fenômeno na chuva, não foi o que se viu na China.
    Eu sempre achei que chuva foge à regra, são poucos os GPs disputados na chuva se comparar-mos com toda a temporada.
    Para mim não resta mais dúvida alguma, o carro representa 80% da performace do piloto, todos os pilotos das consideradas grandes equipes estão literalmente se ferrando por falta de equipamento, por outro lado, os considerados enterrados Button e Barrichelo, respectivamenete lideram o campeonato com equipes como Toyata, Red Bull e Willians tentando chegar junto.
    Será que na F1 há mais bestas ou há mais bestiais ???????????

  7. alberto disse:

    o erro que eles cometeram com o hino na premiação é mais uma prova da falta de cuidado e ética com que a China trata as coisas no mundo: pirataria, produtos de qualidade lixenta (vide os carros e as motos que mandam prá cá), fora o desrespeito com direitos humanos. Como a Fórmula 1 se tornou uma caixinha de coleta de dinheiro, igual àquelas que tem nas igrejas, o Sir Bernie Eclestone abaixa as calças pra qualquer republiqueta que queira patrocinar as corridas. Só não sei ainda como não temos o Grande Prêmio da Colômbia ou da Venezuela. E falando no Nelsinho, já deu o que tinha que dar, não é mesmo? Da mesma forma que o Christian Fittipaldi que se valia do sobrenome da família, está demonstrando a cada corrida que não tem vocação pra coisa. Só espero que se um dia o Bruno Senna chegar na Fórmula 1, não manche a imagem do nosso Ayrton Senna, fazendo bobagens e sendo medíocre como o Nelsinho, que já envergonhou demais o pai e o Brasil.

  8. Sidinei disse:

    Vocês tem um problema sério de interpretação de texto! O texto do Flávio Gomes faz um paralelo entre o inicio da Carreira de Senna e Vettel. E nenhum momento ele diz que o Alemão é comparável a carreira de Senna, com 29 Gps Senna ainda não era tri-campeão caso vocês não saibam. Eu acho o inicio de carreira do Vettel idêntico ao de Senna, não por essa vitória na China mas pela vitória no ano passado em Monza. Venceu com uma Toro Rosso que não chegava a ser nem a 4° força do campeonato, exatamente como Senna e sua Toleman em Monaco 1984, Senna não venceu por cartolagem, certamente a vitória seria dele, caso o carro resistisse, algo que nunca vamos saber.

  9. Bronca disse:

    Concordo, o Vettel é soda! Muito se fala no Hamilton, mas também penso que o alemãozinho é melhor do que ele.

    A tua comparação, apesar de soar herética, tem muito fundamento. Estamos assistindo, sim, ao nascimento de uma novo tempo, a Era Vettel.

    Cá pra nós, perfeita a tua lista tríplice: Senna, Schumacher e Alonso. Nelson Piquet, com muita sabedoria, ficou fora dela (sempre o achei superstimado por uma pequena parte da torcida brasileira).

    Abração.

  10. Luiz Augusto disse:

    E cá estou eu me acabando de rir com os lokos desse blog !! Tem até um sujeito pregando !!! kkkk
    E será que é tão difícil entender que o Vettel é um bom piloto que pode, veja bem, pode vir a ser um grande campeão como foi o Senna ?!? KCT, tem cada xiita aqui !!!
    Acho que o Nelsinho não chega no meio da temporada e esse blá blá blá em torno do Senna deve ter fundamento, o Bordé que se cuide !!

  11. Ivan Tadeu disse:

    Flávio.
    Se vc continuar a falar mal do São Senna de Monaco, as viúvas sacerdotisas vão te mandar pilotar no inferno, cheio de ‘ases’ ao estilo De Cesaris, Schiaterella e Deletraz.

  12. Leo Couto disse:

    O Lucas,
    Bem observado , mas você esqueceu de olhar o cenário todo.
    Os 3 primeiros no qualifying – Vettel, Alonso e Webber tinham gasolina apenas para umas 10-12 voltas e largariam de pneus macios que só aguentam as mesmas 10 voltas. Depois teriam que fazer os outros 2/3 com pneus duros e carros mais pesados.

    Os carros da Brawn largariam com pneus duros e gasolina para mais ou menos uma 17-18 voltas, segundo o Reginaldo Leme. Isso garantiria a Branw umas 6 voltas a mais baixando 0.5-0.7 por volta e ganhariam a posição nos boxes.

    No último terço os carros da Brawn fariam umas 18 voltas com pneus macios e a pista mais emborrachada o que consome menos os macios.

    Então eu acho que em condições normais no seco o resultado mais provável seria : 1-2 Brawn , 3-4 RBR …. e o resto.

    Sem chute nem torcida … é apenas uma análise.

    Abraços,

  13. Gustavo disse:

    Tolice! Se Mark Webber não tivesse chegado em segundo, mas em décimo lugar sem grandes erros, até dava para considerar…mas não desse modo. O alemão é bom sim, mas pode não ser tão bom semana que vem, é só ver o ressuscitado Button que até ontem não valia mais do que meia dúzia de pitombas.

  14. Leandro disse:

    Sou mais o polonês.
    Vettel ainda tem muito o que provar. Não dá para comparar ainda com o Senna. Assim como não dá para comparar nem com o Schumacher. Nem com Prost, nem com Piquet. Nem com Lauda, Villeneuves, Fittipaldi.
    O nível hoje é baixo…Nakajima, Piquet Jr, Raikkonen, Rosberg, Bourdais, Barrichello…as corridas hoje tem muito menos audiência por causa desses cabeças de bagre.
    Qualquer um + ou – como Massa, Alonso, Button ou Hamilton Need for Speed parece grande corredor. São imaturos, instáveis, inseguros e inconstantes, assim não dá.

  15. Julio disse:

    Flávio, pra variar assino embaixo seu post. Um abraço, Júlio

  16. Henrique Marcelo disse:

    Alguém me explica como Super Mario e a BMW liberaram esse prodígio? Deveriam ter dispensado o veterano compatriota Heidfeld.

  17. Viscondi disse:

    Caro Gomes,

    Eu concordo plenamente com você. Venho observando o Vettel e vejo nele a habilidade de um campeão.

    O Braço, por incrível que pareça, ainda é importante nestes carrinhos.

  18. Concordo com tudo que foi dito. Acho que o Kubica e ele fariam um grande duelo na F-1, mas não tem como haver disputa entre os dois enquanto o Pato da Cracóvia andar naquela carroça chamada F1.09. Vamos ver o que a versão “peso pena” deste modelo oferece.

    Mas quando houver disputa entre ambos… ahhh, vai ser bonito de ver, ao contrário do ocorrido em Melbourne.

    RESPOSTA DO LUCAS

    Leo disse: Porra , perai o cara ganhou duas corridas de forma maravilhosa mas foi NA CHUVA …. quero ver ele ganhar uma corrida em condições normais de temperatura e pressão, no seco !

    Lucas diz: a pole dele no sábado e o terceiro lugar do Webber foi em pista seca.

  19. Pedro Costa disse:

    Pilotos que não correm mais (alguns nem vivem mais) têm sua glória, sua “imortalidade” na medida em que são referência.
    Há fâs de pilotos que p são de forma “egoísta”. São e isto já basta, não importa o que os outros digam.
    Há fãs de pilotos que(vão além) empunham a tarefa de glorificá-los.
    Há fãs de pilotos que os elegem deuses intocáveis.
    Estou mais no time dos primeiros, respeito muito os segundos, e acho os terceiros bobos.
    Umas das razões é pelo seguinte: A glória de um piloto está justamente em tornar-se referência.
    Sobre o Vettel, concordo com o você Flávio! É grandissíssimo talento!
    Aliás, tenho gostado muito das coisas que escreve, mas acho que vc deveria libertar-se deste desejo que “provocar os bobos”
    abraços!

  20. Squa disse:

    Melhor que Hamilton, tá fácil. Com um foguete que anda mais que tudo, até o Damon Hill conseguiu título. E olha que quase escapa em 08, como em 07 o orelhudo jogou no ralo.

  21. beto santos disse:

    Onde eu assino?

  22. Seu Mário disse:

    Pequeno Grande Indiana, concordo plenamente com vc qto ao alemão, mas, coloco Hamilton no mesmo nível dos grandes. O inglês é dono de uma habilidade comparável a de gênios. Ultrapassa e disputa posições como se os outros não existissem. E diferente de muitos, sabe fazer a diferença mesmo qdo o carro não presta. Muitos falam que o mérito de sua estréia se deve ao apoio da equipe e carro que tinha, concordo, mas, mesmo assim, é preciso ter talento para transformar o que é bom em ótimo, ou o ótimo em excelente. Como vem fazendo o garoto bem humorado Sebastian Vettel. E pensar que eles estão apenas começando.

  23. Leo disse:

    E mais … não me atrevo a falar de Pelé jogando bola pq infelizmente não o vi e acho que tem muito moleque aqui dando palpite sem ter visto outros pilotos maravilhosos como Lauda, Prost, Senna, Keke, Villeneuve (O Gilles), Piquet, Pace, Mansell, Emerson … vi todos e esse menino ainda precisa provar muito …
    Duvida ? Peguem no Youtube o video do Gilles Villeneuve em Pau – França e vocês vão entender o que eu estou falando … ou , peguem o video do Senna e Alesi em Phoenix , ou vejam o video do Senna em Donnington Park ou Massa vs Kubica no Japão …. perai … muita calma pra elevar esse moleque a Deus

  24. Leo disse:

    E mais … tem muita gente comparando o Vettel com o “Sena” e com o “Airtom” …. eu não sei vocês mas eu vi o Ayrton Senna – sim … com y , n e dois n – correr o que me parece que a maioria não viu. Também vi Emerson ao final de carreira na Copersucar e peguei Piquet … e Vettel pra ser comparado a algum deles precisa ganhar muita coisa ainda !

  25. Leo disse:

    Puta merda , quanta besteira !

    Então vamos lá … muitos estão falando aqui que o Vettel é melhor que o Senna , então tá bom …

    O Vettel é melhor que o Piquet
    O Vettel é melhor que o Emerson
    O Vettel é melhor que o Pace
    O Vettel é melhor que o Prost

    Quem mais ?

    Porra , perai o cara ganhou duas corridas de forma maravilhosa mas foi NA CHUVA …. quero ver ele ganhar uma corrida em condições normais de temperatura e pressão, no seco !

    Posso até me ferrar , mas escreve aí … no seco esse menino apesar de um excelente piloto não ganha sem ter o melhor carro e hoje ele não tem !

  26. célio disse:

    O Vettel é um baita de um piloto, mas sou mais o Hamilton.

  27. MSM disse:

    Surgiu como futuro campeão e conseguiu ganhar 2 corridas em somente 2 anos e em 2 equipes diferentes. Já mostrou a muito que será um campeão, e poderia estar na ponta da tabela, se tivesse terminado em 3º na Austrália (por um vacilo dele e do Kubica) e não ter sido punido (injustamente) e rodado na MAlásia. MAs ainda tem muito gp pela frente e é um dos fortes candidatos ao título, pois o carro é muito bom.

  28. Penelope Charmosa disse:

    Onde é que eu assino ? Concordo plenamente….
    Que venha o novo Schumacher…

  29. Carlos Tavares "Lars" disse:

    Assino embaixo. Escreveu muito bem, FG.

    Tenho 30 anos, e não me deslumbrei tanto com a chegada devastadora do Senna. Em 1984, tinha 6 anos, quando dei por mim, era comum ele ser o fenômeno que é, era o Senna, porra!

    Mas, aos meu 13 anos, vi Schumacher estrear, e tive certeza, que ele era diferente dos outros, igual o Senna. Sabia o que estava testemunhando, apesar de infantilmente torcer para estar errado. (Eu era Piquetista e via ele botar o Nelsão no bolso…)

    Depois de Schumacher, Alonso é grande piloto, grande bicampeão. Hamilton, o mesmo, campeão.
    São, e continuarão sendo grandes, e já entraram para a história.

    Mas, diferente, igual Senna era e como Schumacher foi, é Sebastian Vettel.

  30. Alexandre Gomes disse:

    “hype pré fabricado”

    Se não fosse estes movimentos escusos, que não tem explicaçõ clara, nem de um lado nem de outro, e nem é a primeira vez que o esporte usou de algum destes,direi, recursos. O braço-duro do afobado do Lewis teria pontuado em todas as corridas deste ano, com a banheira do ano nos testes…

    O cara foi vice e campeão em um pouco mais de 35 corridas, e é burro e fabricado. O cara ganhou em duas corridas na chuva em condições adversas para as outras equipes, considerando as explicaçõs das mesmas, e a mudança total do regulamento, e é gênio!!

    Como já disseram, parem com isso deixa disso, menos, menos mesmo! vamos pelo menos deixar o cara ser campeão este ano…

    De quem estou falando? Em quem vc vende seus bens e aposta?

    Eu, sinceramente, nem sei…

    !

  31. Alexandre Gome disse:

    Notável?

    O cara é bom, tem um início de altos e baixos que devo a equipe que iniciou, mas a Toleman não era nenhuma “Tropa”, mas andadno entre os grandes… Não tem como comparar, não mesmo.

    Tando os virtuosos, Lewis, Felipe e Vettel, tem que comer muita borracha e gasolina para s comparar ao Alonso, quanto mais para chegar no patamar do grandes, e quanto mais dos gigantes, Prost, Schummy e Senna. Senhores, eu vi, e não tinha nem mtade do que eles tem hoje…

    Bem, mais para acirrar ânimos… Mais do mesmo…

  32. Gerson disse:

    Quanta besteira. A formula 1 teve que retroceder para ser competitiva. Quando se falava em economia aparecem com inovações que demandam custo elevado em seus desenvolvimentos. O que me parece é que estão tentando deixar a fórmula 1 mais competitiva. Só quero ver quando as condições das pistas forem favoráveis, aí então vão destacar os verdadeiros pilotos. Querer comparar Vettel a Senna é um absurdo.

  33. flavio ailon disse:

    Oi Flavio

    concordo com o vc. E qto ao piquet ele nao era so acima da media . O nelsão era genio.

  34. Pedro Araújo disse:

    Também acho.

  35. Marilia Compagnoni Martins disse:

    “Sim, para este doido aqui, um quarto lugar de Toro Rosso era mais do que um título de McLaren. Quiseram me mandar para o hospício, mas fugi da ambulância.”

    “Toro Rosso a sua primeira vitória na categoria,…O processo de excomunhão está em andamento.”

    sendo assim, o hospício vai ficar super-lotado, e muita gente vai ser ex-comungado, eu me incluo nas duas categorias.

    Há muito tempo não via uma estratégia de corrida prejudicada, pq o Vettel estava com pouca gasolina, o cara conseguiu fazer o pit na hora certa, levou uma chapuletada na traseira, não lembro de quem, e mesmo assim ganhou a corrida, e a alegria dele pelo rádio “Wonderful race”.

    meu, não se via nada na pista, guiaram no faro, e os aclamados “reis da chuva” pela globo e sportv, que seriam o Barrica e o Luiz Mintão, não fizeram nada.

    Piloto de chuva é o Vettel, só quem domina o carro no aguaceiro saí tão feliz da prova como ele!

  36. Sebastião Machado disse:

    Sempre fui fã incondicional do Senna.

    Mas concordo plenamente com o FG, notável o que Vettel vem realizando.

  37. Eric disse:

    O bando de recalcados do cacete…..isso eh pura inveja.Eu sou Senna,e dai,mas sei definir bem quando existe um cara de quilate na F1.Schummi,Vettel,Alonso….e ai vai……

    A minha dedicacao de “viuva” eh somente rir dos fas do aposentado comedor…..aquele que comeu todas as mulheres da F1,aquele que trocava cabecote de kombi na estrada a noite…….ah vao se fud…..alguem tava la para ver??????

    Acreditam mesmo…..o Forrest Gump,contador de historias,para os outros rirem, claro.

  38. ALEX B. disse:

    Prezado Gomov, MENOS né? MENOS!!! Deve ser o efeito da madrugada mal dormida, de tantos rolinhos primavera, sei lá, mas comparo ele somente com o Hamilton, com os outros não dá!!!

  39. R/T disse:

    mesmo um Grande piloto o Vettel, está muito acima de hamilton, que é um hype pré fabricado que so anda em supercarros (sempre foi assim, desde o kart onde tinha uma equipe inteira a disposição)

    Quanto ao Massa, vinha numa corrida excepcional, quarta melhor volta da pista com um carro pesado e com penus mais rodados, mas a porcaria “made in italy” novamente o deixou, assim como aconteceu com Raikkonen que nunca deve ter tomado tantas ultrapassagens na carreira

  40. R/T disse:

    É mesmo um Grande piloto o Vettel, está muito acima de hamilton, que é um hype pré fabricado que so anda em supercarros (sempre foi assim, desde o kart onde tinha uma equipe inteira a disposição)

    Quanto ao Massa, vinha numa corrida expecional, quarta melhor volta da pista com um carro pesado e com penus mais rodados, mas a porcaria “made in italy” novamente o deixou, assim como aconteceu com raikkonen que nunca deve ter tomado tantas ultrapassagens na carreira

  41. Leonardo Mattos disse:

    Concordo em gênero, número e grau. Vi isso em sua estreia nos EUA pela BMW. Preparem-se para a volta do hino alemão ao final dos GPs…

  42. Francisco M disse:

    Concordo, mais um alemão pra ficar pra história…. mas parecia um menino chupando dedo no pódio… Acho que tá na hora de RBR e STR serem promovidas a Red Bull e Toro Roso nas transmissões…

  43. Francisco M disse:

    Concordo, mas um alemão pra ficar pra história…. mas parecia um menino chupando dedo no pódio… Acho que tá na hora de RBR e STR serem promovidas a Red Bull e Toro Roso nas transmissões…

  44. Juarez Cordeiro da Silva disse:

    Se não posso,expressa o que penso,e meus sentimento,só lamento !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>