20 ANOS ESTA TARDE

SÃO PAULO (o cara) – Hoje faz 20 anos que Emerson Fittipaldi venceu pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis. Lembrar dessas coisas faz um bem danado. Eu tive a sorte de ver a segunda “in loco”, em 1993, cobrindo para a “Folha”. Mas essa aí foi especial.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos eduardo
carlos eduardo
14 anos atrás

para o Gilles, de 29 de maio de 09 , segue a foto do Emerson e o milhão de US$.

Nadson
Nadson
14 anos atrás

Me lembro muito bem deste dia. Histórico. Grande Emmo!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Uma das corridas mais emocionantes da historia do automobilismo
Inesquecível o final.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

O final dessa corrida foi sensacional.
O Emerson dominou a corrida toda e no final quase perde, porque a equipe encheu o tanque deixando seu carro mais pesado que os outros. A sorte foi o tráfego atrapalhar o Al Unser Jr. e o Emerson aproveitar o momento.

O Emerson sempre andou muito bem em Indianápolis. Poderia até ter ganho outras 500 milhas.

Em 1990, dominou a corrida toda, desde a largada e no final, teve um problema com pneu e teve que fazer uma troca a mais e acabou em terceiro.

Em 1991, teve que largar bem atrás, por uma bobeira do Roger Penske no pole day e veio passando todo mundo até assumir a liderança, mas o carro quebrou.

Em 1992, não lembro como foi.

Em 1993, venceu com um bote em cima do Mansell na relargada de uma bandeira amarela no final.

Em 1994, dominou completamente a corrida e no final, quando ia colocar uma volta no Al Unser Jr. que estava em segundo, acabou batendo no muro, ao passar em parte suja da pista.

Interessante, a observação do Daniel: Todas as vitórias de brasileiros na Indy foram com carros Penske.
Só que em 1989, o carro era Penske, mas a equipe era Patrick.

Douglas Willians
14 anos atrás

O melhor de tudo foi o belo comentário do Al Junior após se espatifar no muro. “Emerson iria ganhar sua primeira Indy 500…”, pensou. Demais, sem palavras. Pela gana do Emerson, e pelo cavalheirismo de Unser Jr….

Chatão Bueno
Chatão Bueno
14 anos atrás

Linda corrida. O engraçado é que naquela época o chassi penske era melhor do que o da lola. Lembro que o motor do Emmo era chevrolet. Lembro da mulher do
EMMO com os brincos da sorte em forma de cavalos do mar. Tempos bons aqueles… A formula INDY estava começando a rivalizar com a F1. Al Anser Jr. foi o melhor piloto americano que já vi dirigindo!!!!

Sylas
Sylas
14 anos atrás

Tinha trinta anos,casamento desfeito,numa pindaiba danada,filando o rango na casa da velha,e o Emerson acelerando e eu pensando o que ia fazer daquela vidinha,e o Emerson acelerando e eu roendo as unhas,desesperado com o que ia ser daquela vidinha,e o Emerson acelerando e eu começo a gritar,pqp!!!,pqp!!! o que é que esse cara fez?Minha mãe chega correndo na sala ,talvez achando que tivesse resolvido o que fazer daquela vidinha:o que foi menino,que aconteceu?Pô mãe,esse fdp do Emerson ganhou a corrida,impressionante e tal,ela volta pra cozinha terminar o cafezinho,inesquecivel,até hoje me emociono,grato pela lembrança,abs.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

podia até ser outra equipe, mas o nome penske tava lah!
Curiosidade, os brasileiros só venceram nas 500 milhas de penske, 2 com emerson, 1 com gil e 3 com helinho?
ou não?

João Samuel Batista
João Samuel Batista
14 anos atrás

Deixe-me desabafar. até porque comentário de blog também é isso, pá-pum.

Que coisa tem esse layout da marlboro hein?? sempre me dando alegrias. Torci pelo senna na f1 pro emerson na indy e agora pelo helio, quantas vitórias. Vou comprar um carro braco e pintar as bandeirolas vermelhas transversais.

Elton
Elton
14 anos atrás

Sem comentários… esse cara é um mito. Tenho essa fita gravada até hj!

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Ver o próprio Al Unser Jr. aplaudindo não tem preço.
Ele também foi um ótimo piloto!
Eu vi essa corrida, realmente foi demais na época!
E o Luciano do Vale ficou super emocionado!
Emerson trocou leite pelo suco de laranja na comemoração!
Já o Tricampeão (mas já) o spider man 3 (Podem comparar a vontade) Helio Castroneves deu a volta por cima. Tanto na justiça, quanto na pista. Superou o Emerson. E tomou leitinho! rsrsrs

Taffa 2CV
Taffa 2CV
14 anos atrás

Sublime…

Acho que esse é o melhor comentário para o que houve naquele dia em Indianapolis.
Dois gentlemen brigando por uma vitórias nas 500 milhas… Que lição de desportividade!

Me recordo até hoje, eu com 7 anos de idade, ouvindo os gritos insandecidos do Bolacha…. Estava vendo a corrida na casa do meu avo, grudado na tela da TV… Que Domingo!

É impressionante como as cenas se cristalizam em nossos olhos… E como as lágrimas tambem chegam a eles!!

Flávio, valeu cara!

Paulo Torres
14 anos atrás

E o terceiro colocado nessa corrida foi o grande Raul Boesel, vale lembrar. Com um carro muito inferior, e patrocinado pela Domino’s Pizza.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Como eram (e ainda são) lindos os carros da F-Indy. O final dos anos 80 e começo dos 90 foram fasntásticos para a categoria, quando praticamente rivalizava com a F-1, especialmente em 1993, com a chegada do leão.

PS: o Emerson, além de pioneiro na F-1 e na Indy, ainda foi o primeiro “emo” da história?

Nossa, péssima…

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
14 anos atrás

DUCARAÍ…

Pena que a FOM não cria séries como estas!!!

JR
JR
14 anos atrás

Grande vitória… lembro como fiquei nervoso no final…
E ainda mais com o grande Emerson na pista… grande pitolo, grande pessoa, cara simples e simpático.. quantas saudades…valeu mesmo pela lembrança.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Do alto dos meus 13 anos, vi a corrida inteira… que final foi aquele! Eletrizante demais aquele final, o toque e tal… pensar que já se passaram 20 anos, o tempo passa rápido demais…

E o mais louco foi ver o Rato recusando o tal do leitinho das crianças para tomar um legítimo suco de laranja de sua lavra! Quebrou protocolo geral, hahahahaha…

Duca, duca!!

JP
JP
14 anos atrás

É uma pena a F-Indy não ter vingado aqui no Brasil, diante de tanta glória. Mas fazer o quê? Pro povão, o que não passa na Globo não existe.
Quanto aos carros não terem mudado nada nesss 20 anos, que ótimo! Os carros da Indy há muito são mais bonitos que os da F-1.

Eric
Eric
14 anos atrás

Vc é um cara de sorte FG….iluminado.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Breno Peixoto:
Realmente o Emerson não estava na equipe Penske, apenas usava um chassi Penske, na equipe Patrick Racing.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Como sempre, o Rato arrepia. Sempre pioneiro. Foi especial.
Pena que o locutor bolacha com seu parceiro prodígio “Arrelia” Jr , não conseguiram sacar que abasteceram o Penske do Rato além do necessário para terminar a prova e por isso perdeu um pouco de rendimento no final.
Salve o tráfego ! Salve o Rato que mostrou (novamente) quem ele era, aos 41 anos.

evandro garcia
evandro garcia
14 anos atrás

os americanos lembraram uma data,que os brasileiros(e seria dever da midia ajudar a lembrar e só aqui é que eu vi isso).o que realmente penso,é que não damos valor para quem realmente nos representou lá fora com tanta grandeza igual ao Emerson Fittipaldi,damos mais valor a tipos como o Rubinho que só nos dão motivos para não sentar na frente da televisão para ver a formula 1,vale lembrar que o Emerson foi o cara que abriu as portas da formula 1 para os brasileiros,e abriu também para os homens que ai estão nos representando na indy,
Fantastico esse cara chamado Emerson Fittipaldi

OBS:em vez do LULA,convidar o Corintians para ir ao palacio do planalto, para puxar o saco do Ronaldo,ele deveria convidar o Emerson para receber uma homenagem,este realmente merece.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Acompanho automobilismo de forma sistemática desde 1978, e essa corrida, junto com a primeira vitória do Rubinho na Alemanha foram as mais emocionantes pra mim.

Apesar do patrocínio sugerir, o Rato ainda não estava na Penske, e seu carro era bem inferior ao carro do Al Unser Jr.

Aliás, que gentleman o americano, bem diferente destes marrentos dos dias de hoje…

Jeferson
Jeferson
14 anos atrás

Impressionante a corrigida que o Emerson faz no momento do toque, eu só percebí em câmera lenta.

gilles
gilles
14 anos atrás

vcs lembram de uma foto do emerson no dia seguinte com o carro e em volta dele um milhão de dolares em dimheiro, procurei na net e não achei , se alguem conseguir coloca o link aí

Pedro Araújo
Pedro Araújo
14 anos atrás

… E o “Bolacha” gritando: bateu Al Unser! Bateu Al Unser!

Caramba, como fiquei feliz pelo Emersom naquele dia. Um dos finais de corrida mais legais que já vi.

Emerson, mais um esportista e pioneiro que o torcedor brasileiro, desmemoriado e ingrato, desacreditou e deu como morto…

Caramba, o cara foi bi campeão de F1 e mesmo assim teve que conviver com a falta de paciência e de respeito do Brasil com a Copersucar/Fittipaldi.

Pois é, Castro Neves, esse ano foi sua volta por cima e tal, mas a do Emerson foi uma verdadeira volta por cima…

Muito obrigado pela lembrança, Gomes!

Lucius
Lucius
14 anos atrás

O Al ainda foi o segundo colocado na prova porque só os dois estavam na mesma volta.

Paulo Torres
14 anos atrás

Essa ultrapassagem do Emmo é uma das cenas mais marcantes que eu já vi na TV. Pena que não achei no youtube a narração ensandecida do Luciano do Valle.

Arlei Suzukeiro
Arlei Suzukeiro
14 anos atrás

De arrepiar…………….como se fosse um túnel do tempo, voltei a ter 18a anos agora, e me lembro exatamente da euforia, das sensações de ver o eterno idolo Emerson levando as “5-hundred-miles” na raça, no braço………….
Voltei 20 anos e lembrei que naquele domingo especial, troquei a tarde na companhia da namorada que depois virou minha eterna paixão e companheira, pela televisão da sala………..torcendo, vibrando, sofrendo com cada volta completada pelo grande Emerson……………..
É………………não tem muito o que falar……………ele é O CARA !!!!!!!!!
Senna e Piquet são tri campeões, Senna é venerado por todos………..mas só o Emerson foi herói dos dois lados do oceano. Só ele teve coragem de trocar uma equipe de ponta _McLaren_ pelo sonho de vencer pilotando um carro projetado e feito por brasileiros.

E se Helinho é o que é………………….3 vezes campeão desta prova isolada e maravilhosa que é a “Indy 500-hundred”…………..bom, ele deve muito ao velho herói Fittipaldi

Alaor Jr.
Alaor Jr.
14 anos atrás

Se eu me lembro bem o Emerson vinha na liderança e voando e levaria facil precisando só de meio tanque no ultimo pit pra vencer a corrida, mas o Pat Patrick que era o dono da equipe mandou encher o tanque pq anos antes ele havia perdido uma 500 milhas por erro nas contas do combustivel e não queria passar por aquilo de novo. Quando o Emmo voltou o Al Jr. veio e passou como quiz e foi embora, mas quando o tanque baixou depois de algumas voltas ele foi pra cima e deu no enrosco que acabou de tirar o Al Jr. da prova.
O motor era Chevrolet e se não me engano o chassi era da Penske. Sobre a Patrick ter conseguido o chassi da Penske tem alguma historinha mas agora não me lembro.

abraços

André
André
14 anos atrás

Caramba! Essas imagens tem quase a minha idade! E como elas são parecidas com as da ultima corrida, no fim de semana passado. Muito legal! Os carros da Indy não mudaram quase nada nesses 20 anos!

MSM
MSM
14 anos atrás

Infelizmente não tive a chance de ver o Emerson na F1, mas tive a sorte de vê-lo em ação na Indy. Era muita emoção naqueles tempos e torcia muito por ele. Fiquei triste quando ele parou, mas naquele momento era a atitude mais acertada. Pelo menos pude vê-lo aqui em Jacarépaguá no ano passado pela GT3 e fazendo um corridão, chegou em 2º com o Porsche.

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Neste dia meu coração foi parar na boca! Quase morri aos 26 anos de tanta emoção! Valeu FG!

lupahp
lupahp
14 anos atrás

se bem me lembro, no dia dessa corrida, pela manhã, passou a formula 1, com o senna ganhando uma corrida que não tinha por onde ser mais besta. pole, sumiu na frente e ganhou. a tarde começou as 500 milhas, corrida sensacional, com muitas alternativas, trocas de posições, diversas ultrapassagens. e o final, não é por ser brasileiro e reconhecer o emerson como um grandessissimo piloto, foi um dos mais sensacionais, tanto da indy quanto de todas as corridas que assisti, muitissimo valorizado pela grande forma que o al unser jr apresentava nesse ano, como tbem do seu bólido. Grande corrida. Talvez, a melhor que ja tive o prazer de ver.

jose
jose
14 anos atrás

Eu tive a sorte de ver essa aí “in loco”,inesquecível.

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Uma coisa é certa, o Al “Cachaça” Unser Jr tomava muito mais e é o Kimi Bébis que leva a fama.

Ronaldo Nazar
Ronaldo Nazar
14 anos atrás

Como o tempo é implacável né. Vinte anos. Parece que foi ontem. O Luciano do Valle (Bolacha) não pode reclamar.É iluminado. Andou pelo ostracismo, voltou agora e no domingo passado narrou outra vitória brasileira com o Helinho . Que legal. Me emocionei demais com essa vitória foi literalmente na raça.Na vontade. E depois dessa corrida maravilhosa teve a F1 com outra vitória brazuca no Mexico com o Ayrton. Maravilhoso. Pra variar a vitória do Emerson não teve a repercurssão da F1. Foi a mesma coisa no domingo. Ainda bem que vc Flavio lembra dessas coisas maravilhosas. Valeu Rapá…….

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Porra Flavinho, me lembro ate onde eu estava e dos gritos do seu bolacha!!! Foi demais…

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Essa eu lembro bem. Estava fazendo a cronometragem de uma prova de Velocidade na Terra aqui no Paraná e escutando pelo rádio a narração da prova. Quando deu a porrada e o locutor avisou que o Emerson ia ganhar, confesso que faltou muito pouco para eu estragar todo o trabalho de cronometragem que fazia, tal era a euforia. Emerson, nosso eterno pioneiro.

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Err, anh, unff, quer dizer, eu não sei bem como dizer isso, o Emerson é um ídolo para um monte de gente incluindo eu, mas bem, vejamos, eu não posso deixar de reparar. O Fitti e a Gretchen foram separados no nascimento. :P

Rodrigo Rosa
Rodrigo Rosa
14 anos atrás

Realmente ainda temos muito a aprender com os americanos…
Essa série da Indianápolis Motor Speedway é fantástica.

calloni
calloni
14 anos atrás

sim essa prova foi historica!
agora que tive a chance de conhecer indy no domingo passado da pra entender um pouquinho do que isso significa aqui nos eua
e ser o desbravador disso tudo soh podia ser o emmo

Glauco Martins
Glauco Martins
14 anos atrás

O mais legal desse pega do final foi a cobertura da TV, focalizando ora a esposa do Al Jr., ora a esposa do Emerson.

Eduardo Gouvea
Eduardo Gouvea
14 anos atrás

Acho que foi o Téo José (me corrijam se eu estiver errado) que disse uma vez que o Emerson só não foi para o muro também porque estava de tanque cheio e o peso ajudou a segurar o carro.

sergio
sergio
14 anos atrás

O Jornal da Tarde da segunda seguinte,tinha a capa de pagina inteira a foto do lindo trofeu do vencedor; o trofeu é muito bonito;mas ao que parece nos jornais não foi dado muito destaque.

Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
14 anos atrás

Tenho pena do Al Unser Jr., muito bom piloto, acho ele o melhor piloto americano que já vi, mas se afundou com aquela M. de carro bico de tubarão da Penske, na qual a própria equipe se afundou e demorou muito tempo para se levantar, somente fez isso quando resolveu usar os chassis Lola, que todo mundo já usava. Mas o cara era cobra esse sim, parece que teve até uns convites para ir para a F1, na Ferrari, mas… naquela época ninguém queria ir pra lá.

Renatov
Renatov
14 anos atrás

Fantástico…

Dú
14 anos atrás

Até que o Al Unser está menos inchado!
O Émerson deu o pulo do gato.