DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 11 de maio de 2009 - 20:17Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (deu final?) – Um dos pilotos que devem vir ao Brasil para a prova de F-1 Históricos em agosto se chama Abba Kogan, e ele corre com a bandeira brasileira no cockpit. Muita gente se pergunta: quem é esse cara, afinal? Há alguns anos, quando vi um de seus carros numa corrida dessas em algum lugar, não sei se no Bahrein, ou em Silverstone, ou em Magny-Cours, fui atrás de algumas informações e descobri que ele era o herdeiro da Taito, aquela empresa que fabricava máquinas de fliperama que muito sucesso fizeram por aqui nos anos 70 e 80. Ah, eu era bom nisso… O que gastei em fichinhas naqueles tenros anos…

Kogan é também, li em algum lugar, o dono de um Auto Union Type D que estava sendo leiloado em Paris como sendo o carro mais caro do mundo. Não foi vendido, entre outras coisas porque colocaram em dúvida a autenticidade de algumas referências que o acompanhavam. 

Semana passada, o blogueiro Marcelo Ribeiro mandou este link com a história do fliperama no Brasil, e o texto menciona Kogan várias vezes, jogando um pouco mais de luz na trajetória desse misterioso personagem que não nasceu aqui, mas adotou o Brasil como pátria durante algum tempo e hoje, parece, vive em Mônaco e tem uma das maiores coleções do mundo de carros de corrida.

Não sei com qual ele virá a Interlagos. Pode ser essa Matra. Pode ser uma Williams, ou uma Lotus, ou uma McLaren. Opções não faltam. Deve ser um ótimo personagem para uma entrevista. Quando vier, vamos atrás dele para ouvir suas histórias.

62 comentários

  1. Pedro Alex disse:

    Ai galera,já que falaram em pinball,fliper e Taito para quem curte acessem o site http://www.pinballclube.com.br

    Abraços a todos e parabéns ao FG pelo blog e a todos q participam!

  2. Marcos disse:

    olha o vídeo oficial da prova de F-1 Históricos aqui: http://www.youtube.com/watch?v=HAgBMo8uD_o

  3. ALEX B. disse:

    Barata bela esta! Bons tempos da F1 aqueles! O senhor Abba (significa pai em hebraico!) dirige um motorão da hora, V12, credo!!!

  4. jose claudio disse:

    sim a taito era japonesa porem em 1996 ela foi comprada pelo grupo american willians gotilble e juke box .

    sim pode ser aquele que conheci mas se for ,tem mais de 60 anois

  5. Fabio Mantovani disse:

    Só parei de jogar depois da rehab.

  6. Roberto disse:

    Têm brasileiro que têm vergonha do país e brasileiro que sente o maior orgulho do país. Mas, estrangeiros que admiram e amam o Brasil têm de montão! Viva o nosso Brasil. Terra acolhedora. Independentemente da região de origem. Seja Africa, Asia, Europa, Oceania e Américas.

  7. Roberto Martinez disse:

    Quem já assistiu “O Fabuloso Fittipaldi” ouviu essa Matra em Monza. V12 de arrepiar.
    O da foto é V12, mas não sei se hoje colocam todo giro que é capaz de berrar.

  8. Caíque Pescarolo disse:

    Para os que querem ouvir o som do melhor e mais bonito ronco de motor de carro de competição, clique no lik abaixo e quando entrar na página, clique novamente em “Mortefonaine1997 – The M650 races past (on the banked circuit)”. Ouçam o que era um MATRA berrando. Este estava a menos de 10.000 rpm, então imaginem o bicho a 12.000…

    http://www.matrasport.dk/Gallery1/Sounds/index.html

  9. Antonio Cesar disse:

    Li a notícia e me lembrei de você. Será que o nome “Abba Kogan” lhe é familiar? Dê uma lida na notícia. Acho que você se lembrará dos tempos de Taito…
    Abraço,
    Toínho.

  10. Tohmé disse:

    eu era fera na “fire action”.

  11. Edson disse:

    Caros amigos da velocidade. Vejam esses filmes, com imagens da década de 1950, sobre o automobilismo no Brasil. Muito legal. Num deles, feito em 1952, S.Paulo contava com 2,5 milhões de habitantes e já se debatia com o problema dos transportes coletivos. Se o Brasil fosse um país sério, já naquela época se faria alguma coisa. Demagogia, Corrupção, total falta de Ética, Populismo e dirigentes totalmente despreparados e equivocados (até hoje),resultaram nesse produto que encontramos hoje em todas as grandes cidades.
    Mas vamos deixar de blá, blá, blá… e vamos curtir esses filmes que são muito bacanas.
    Os mais “maduros” irão reconhecer, em alguns desses filmes, antigos professores e chefes. Os pioneiros do automobilismo no Brasil. Num deles é mostrado como foi desenhado, prototipado e construído o Aero-Willys 1963. Época romântica mesmo…
    Divirtam-se.
    Site: http://www.dana.com.br/historia/
    Abraços e continuem com DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>