CRIME | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 - 16:45Antigos em geral

CRIME

SÃO PAULO (salvem-no) – É claro que como enamorado de carros antigos, sempre que estou circulando por qualquer lugar fico de olho em ruas tranquilas, garagens, estacionamentos, terrenos, galpões, atrás de coisas que me falem ao coração. Há meses, na minha rua, essa Alfa 2300 está abandonada. Várias vezes pensei em tirar fotos, mas por alguma razão nunca parei para levar o intento a cabo. E eis que ela aparece no genial blog Carros Órfãos, dos irmãos Rocha, que já foi “Dica do Dia” aqui tempos atrás (aliás, vale uma dica para a dica: a navegação é penosa, um carro por página; então, se quiser procurar o que te interessa, clique em “archive”, do lado direito superior da home).

O que é incrível é que ela está absolutamente impecável por dentro, com painel completo (e conservado), bancos de couro caramelo impecáveis, todos os emblemas no lugar, tudo no jeito. Os pneus se recusam a murchar. Um polimento, um tapinha no motor, e está ressuscitado um carro espetacular.

Tenho ganas de esganar o dono dele. Não está batido, amassado, estragado. Mas o proprietário largou na rua (deve morar ali perto) e não quer saber.

No meu país, se um dia eu tiver um, por muito menos o indigitado já estaria levando um trato do delegado.

alfabandoned

46 comentários

  1. JORGE GIROLDO disse:

    Flavio

    Pergunto ao amigo ai de cima, que deixou comentário no dia 25/jan, Mario Mesquita, a descrição do seu Le Baron. Foi também uma jóia da indústria brasileira. Tenho dois Simcas Chambord, um Tufão 66 em fase final de restauração e outro 3 Andorinhas 62 no início.

    Grato

    Jorge

  2. Marcelo disse:

    Cada louco com sua mania.. A maioria de nós daria um jeito de preservar ou vender um carro desses, e não abandoná-lo para que apodreça ao léu…

    Tem um morador aqui do meu bairro que tem uma propriedade enorme, com um galpão ao fundo. Meu Deus, quando entrei lá, só vendo mesmo para crer… O costume desse senhor já há muitos anos (é um militar aposentado) é simplesmente usar um carro durante um tempo, e não gastar com mecânico de jeito nenhum. Quando o carro apresenta algum problema que ele não consiga resolver com facilidade, ele o ABANDONA nesse galpão e compra outro. Nesse galpão, já em estados avançados de decomposição e com placas amarelas ainda, eu vi: Dodge Polara da primeira série, um Corcel 75 ou 76, Rural Willys, Lada 2105, um caminhão Dodge daqueles semelhantes à F4000, um Fusca 1500 azul diamante e mais outros veículos com aparência ainda original, mas castigados por fezes de pombos e muita, muita poeira. Qualquer pessoa que fale em comprar qualquer um deles é solenemente ignorada… Atualmente ele está usando um Gol GIV e se conclui que a trajetória dele será curta e triste também!

  3. Orlando Salomone disse:

    Cara, não é possível! Alguém, por favor, salve o coitadinho da extinção! O carro tá perfeito!

  4. Belíssimo carro! Meu pai teve um verde quadrifoglio 78, o melhor de uma época! Se eu iniciasse uma coleção ele seria uma das minhas primeiras aquisições com certeza! Pelos retrovisores, maçanetas e a dianteira este deve ser um 74,75 ou 76. Uma pena uma jóia destas estar ao relento, deveria estar em uma redoma. Abraços.

  5. Belíssimo carro! Meu pai teve um verde quadrifoglio 78, o melhor de uma época! Se eu iniciasse uma coleção ele seria uma das minhas primeiras aquisições com certeza! Pelos retrovisores, maçanetas e a dianteira este deve ser um 74,75 ou 76. Uma pena uma jóia destas estar ao relento, deveria estar em uma redoma. Abraços.

  6. JFO disse:

    Realmente é uma pena ver um carro maravilhoso como este acabando . Se eu morasse perto desta região , eu já tinha tentado procurar o dono para tentar negociar .

  7. Irmão Rocha disse:

    Ô Flávio, pára de ser chato e reclamar da navegação do blog! Toda vez, será possível?? rs…

    Sério: o blog é daquele jeito pois o seu intuito é mostrar, ora bolas, os carros órfãos. A forma com que o blog é construído reforça, justamente, o tamanho e a qualidade das imagens. Fora a surpresa: clicas na seta e… tan-nan!! Lá está mais um. Qual será o próximo? Tan-nan… hehehe. É um blog para ser visto com calma e paciência, um órfão por vez mesmo. Deixa de ser paulistano apressado!! :D

    E, como a atualização é diária, normalmente o pessoal só vê o primeiro, pois já conhece os outros.

    Abraços e obrigado por citar o blog mais uma vez.

  8. Edilson Vieira disse:

    Perco as contas de quantos carros abandonados eu cruzo por semana. Dá uma vontade danada de adotar alguns. Eu tentei uma vez. Faz uns dois anos, bati na porta do “dono” de um Peugeot 106 com 4 anos de IPVA atrasado e multas (pesquisei a placa no site do Detran). O carro estava desparecendo sob uma camada de poeira e folhas secas. Perguntei se ele não queria me “doar” o carro. Eu o livraria de um estorvo e ainda varreria a calçada. Ele me disse: – É seu, por 5 mil reais. Eu argumentei que, se ele quisesse realmente vender o carro, teria tratado melhor dele, posto na garagem e colocado uma placa de vende-se. Que, do jeito que o 106 estava, daqui a pouco nem pro fero-velho serviria. O sujeito, num enfado só, me respondeu: – não é problema seu.
    Por quê existe gente assim no mundo?

  9. Alexandre Barbosa disse:

    Boas lembranças, meu avô tinha um igual, inclusive a cor e estava restaurando. Infelizmente sofreu um AVC e nunca mais voltou. O meu tio vendeu as peças, Sim as peças e o que não conseguiu, virou sucata. Logo depois foi um corcel 73 amarelo, lembro o som dele até hoje. Tambem virou sucata. E por fim um caminhão Ford, acho que o 14000, de 1953 todo original. Ficou largado rua e prefeitura de Niterói recolheu ao depósito, soube mais de um ano depois e ficou inviavel recuperá-lo. Tenho dúvidas se ele é realmente meu parente, não deve ser.

  10. Lucas Martin disse:

    sim sim, ele não quer saber mais do carro, mas aposto que se alguém se oferecer para comprar e cuidar do carro ele vai demonstrar um apego incalculável pelo velho companheiro, que levará o preço para bem longe do real… e daí vai apodrecer como tantos.

  11. Raphael disse:

    Aqui próximo ao bairro da casa verde tinha (ou ainda tem) um maverick GT V8 se deteriorando no tempo, dentro de um estacionamento, o carro encontra-se ou encontrava-se não sei ao certo pois faz mais de 1 ano que não vou lá, jogado ao tempo e se acabando. Muita gente já fez oferta por aquele carro, inclusive eu já deixei meu telefone com uma oferta para a compra do carro. Ao meu modo de ver o maior prazer do proprietário do carro é ver o desespero das pessoas com a situação do carro.

  12. Alexandre - Minas disse:

    Essa belezura foi postada lá no Órfãos no dia 7. Foi um dos carros que mais chamou a atenção dos blogueiros: pela raridade, pelo ótimo estado de conservação e, pricipalmente, por estar na rua!

  13. Vantoil Lima Jr. disse:

    Caraca, acho que trabalhei na sua rua então… esse carro não é de uns gêmeos (não sei se dos dois ou de um deles) que tem uma loja de motos e junto um estacionamento??? Não vou falar mais para não expor os caras, mas acho que era esse carro que eu via todo o dia… Isso se for o carro que eu estou pensando…

  14. tomitão disse:

    Tem um decreto antigo em S. Paulo que diz que esses carros, abandonados pelos proprietários em vias publicas, devem ser removidos pelas subprefeituras. Foi pauta inclusive de uma matéria do CQC (http://www.youtube.com/watch?v=-9rwMhguCSw), que apesar do tom de humor, foi bem séria e objetiva.

  15. Carlo Germani disse:

    Por R$ 4.000,00 será que dá negócio?

  16. Flavio Bragatto disse:

    Parece até que está lá ha pouco mais de um mes.

  17. sandro disse:

    FG o que tá esperando pra tirá-lo de lá, vc é o cara pra esses tipos de resgate. Veja onde foi parar o Malzoni.

  18. Mario Mesquita disse:

    Maldade mesmo. Já tive Alfa. Carrão… Mas nem posso falar muito. Tenho um Le Baron acabando no condominio… Melhor vender antes que vire farofa.

  19. Bianchini disse:

    Definitivamente, apenas duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas há dúvidas a respeito do primeiro ítem…

  20. Joel_RS disse:

    Pergunto:

    Digamos que o pobre Alfa esteja há mais de um ano parado, não dá pra “furta-lo”?

  21. Japoneis disse:

    Alguem poderia recolher antes da prefeiturra noa pode???

  22. Japoneis disse:

    Se a historia que o Márcio diz for verdade, é uma pena o carro acabar assim…
    Ainda mais dessa cor!!!

  23. Sérgio Balbino disse:

    Vendo meu Classe A 2001! Quem quiser comprar, me fale pois pego a grana e vou atrás do dono da Alfa! Carro está lindo e eu acho Alfa´s nacionais simplesmente do caralho!

  24. vinicius machado afonso disse:

    AI, eu denovo, o cara ainda e gozador mostrou treis “ladas” e aida teve a pachorra de tirar sarro do Favio ” HOmenagem ao Flavio Gomes “kkkkkk, So se fo homenagem POSTUMA,
    Quero ver oque o Flavio vai dizer pra mulhe4r dele ao adquirir tais RELIQUIAS RUSSAS.

  25. Incrível… De fato, um carro íntegro e fácil de deixar espetacular. Como alguém larga um carro desses assim? Nem pra pagar um estacionamento e cobrir com uma capa?

    Tenho mania de andar olhando pra dentro das garagens e o que mais puder abrigar um carro, de preferência antigo (e ainda consegui passar essa mania para a patroa). Entre outras coisas, a algum tempo atrás encontrei um Alfa branco na garagem subterrânea de um prédio.

    Da rua, só dá pra ver a frente do carro. Pneus murchos, muita poeira. Fica a poucas quadras da praia, não deve estar com a carroceria muito íntegra, mas fico curioso pra conferir. Pena que não dá pra ver de perto.

  26. vinicius machado afonso disse:

    Ai, Flavião achei no blog por vc indicado, Carros Orfãos um raridade para vc, Postado { nov/ 2009 } uma Pasmem ” DKW ”

    Em Juis de fora ? MG parada ao deus dara, e de dar dó no quintal. O pior de tudo ao ler comentarios , Agora vc cai da cadeira “Mandarão o cara leva-la ao LATA VEIA ‘ .
    “EU OUVI ELA DIZENDO” ME SOCORRE AVISA O FLAVIO QUER ESTOU PRONTA PRA SER RESTAURADA.
    obs- ESPERO TER CONCEGUIDO SOCORRE-LA

  27. Marcelo Giacomin disse:

    Ainda não parei pra pensar no assunto, mas achei isso aqui:
    “Na cidade de São Paulo, existem 15 mil quilômetros de vias públicas. De acordo com a Lei Municipal 10.315, de 30 de abril de 1987, que estabelece regras sobre a limpeza pública, os veículos não podem ficar estacionados no mesmo lugar por mais de cinco dias consecutivos, sob pena de apreensão e pagamento das despesas de remoção.”

    Seria uma forma de obrigar o cara a manter o carro dele, ao menos, em dia com seus impostos e com condições de rodar?

    Abraços

  28. Luis Fernando disse:

    Porque nós temos essa mania, não é mesmo. Ficar procurando antiguidades por aí. Sei de um lugar que tem um primo vermelho do Meianov, estou tentando falar com o dono faz tempo, mas o cara tá dificíl. Belo Alfa Romeo, realmente, que dó que dá.

  29. José Brabham disse:

    Putz! Esse era “o carro” durante minha adolescência!! E com essa cor! É crime, e inafiançável!

  30. juliano disse:

    fui no site “carros órfãos”
    deu vontade de adotar o Karmann Guia

  31. alberto disse:

    Flávio, por favor, passa pra mim o endereço que eu vou me empenhar em buscar a criança. costumo recolher essas crianças abandonadas, para dar à elas uma velhice mais digna e se ela está do jeito que tá na foto, faço ela rodar impecável rapidinho…

  32. chico rigo disse:

    por favor FG!! não me deixe angustiado!!!!
    descubra o dono e dê-lhe uma bela surra, ou compre o carro!!!!

  33. vinicius machado afonso disse:

    Estou aceitando “DOAÇOES ‘ caso ele tenha enterece e so mandar um email- viniciusmac@bol.com.br
    vinicius_macv8@hotmaisl.com

    Se por vias da duvidas quiserem doar ” DKW ” tambem estou aceitando.

  34. marcio felomeno disse:

    o dono ( herdeiros ) estão esperando a prefeitura levar para o pátio, veiculo abandonado em via pública, depois, será leiloada como sucata, sem direito a documentos, uma pena.

    • Luciano disse:

      Será que então os (m)herdeiros aceitam que algúem faça o favor de retirar o carro para eles e jurar que não vai importuná-los com documentos? Faria isso numa boa, colocaria até uma placa amarela nele, pos não tem porque ficar com ilusões de mil viagens com um carro heroi como esse que tanto sofre e ainda se mantem digno.

    • Isso é sério?

      Largar um Alfa em tão bom estado assim por causa de multas? Mesmo que sejam muitas e fique inviável legalizar, que seja mantido impecável em alguma garagem. Sei que carro é pra andar, mas antes ficar intocado em uma garagem do que apodrecendo na rua ou em um depósito.

    • Lio disse:

      E quem sai ganhando é a Maldita Prefeitura sempre…Agora a Familia esta mau informada para variar…MULTAS não precisa pagar conheço JUIZ DA LIMINAR para licenciar e andar…E VENDER SE QUIZER pega bom preço em vez de DAR PARA PREFEITURA…

  35. marcio felomeno disse:

    Conheço a história deste carro, o dono ( faleceu ) e é fiel depositário e tem uma pá de multas.

  36. Marcos Reis disse:

    Se por acaso descobrir o dono diga que eu faço uma proposta…

  37. Velhão disse:

    Se abandonasse na minha garagem, essa Alfa seria tratada com o maior carinho. Devia haver algum tipo de instituição com poder para resgatar esses órfãos e encaminhar para quem se importa.

  38. Luis Albertyn disse:

    Maravilhoso! Das vantagens de se morar em uma cidade sem praia, fosse aqui no Rio, o Alfa teria virado farinha há muito. Ô maresia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>