NA ÁGUA
SÃO PAULO (mais fresca) – Eu tenho uma dessas. Na verdade, a versão soviética, alguns anos mais nova, mas no fundo é a mesma. Essa aí, em foto enviada pela Jackie Della Barba, é uma perua Fiat 124, modelo 1972/74. A minha é um pouco mais nova, tem faróis quadrados e um ou outro detalhe de acabamento mais, digamos, austero.
Ontem chouveu em SP e, novidade, começou a alagar tudo. Ali em frente ao antigo Detran, na Av. 23 de Maio, debaixo de um viaduto, enche sempre de água. Eu vinha pela pista lateral para pegar a “23” e quando embiquei na rampa de acesso, vi que já tinha enchido. Os carros estavam todos parando. Pajeros, Tucsons, Ecosports, esses mais altos, além da frota de descartáveis de sempre. Medo d’água, compreensível.
A rampa de que estou falando fica no alto, onde tem uma escultura que homenageia Ayrton Senna. Acendi o pisca-alerta para avaliar a situação, aprumei o carro, primeira, segunda, terceira, entrei no alagamento acelerando sem dó, ela nem engasgou, passou tal qual uma lancha, deixando para trás espantados motoristas que não arriscaram colocar seus carros prateados naquele aguaceiro todo.
E a peruinha, de batismo Elena Isinbaeva, seguiu seu caminho lamentando, apenas, que tinha sido lavada de tarde, ainda sob o sol do verão.
Não querendo ensinar reza ao vigário, mas o professor pela narrativa de passagem pelo alagado, errou, deu sorte, pois passou em terceira e rápido, sendo que o certo seria em segunda com motor cheio, “empurrando a onda”, espirrando menos água possível no motor e seu componentes. Mas que o carro ajudou, não resta dúvida…
Lenda urbana, essa de que só se passa por enchente em segunda.
Lenda urbana, essa de que só se passa em enchente em segunda.
Na boa. Sem querer tirar os méritos da Isinbaeva (que são muitos, como se sabe) fez diferença também a peça entre o volante e o banco. O que eu percebo nas enchetes ( e Recife enche prá caralho quando chove) é que a grande maioria do rebanho motorizado se arrepia de ver uma simples poça dágua pela frente. Não aprenderam a dirigir nas adversidades, os coitados. Eu, raliseiro e jipeiro juramentado, aproveito esses momentos para me exibir para a turba, é claro.
Niva ,Laika e Samara
Pode encarar de cara
Lombada e agua profunda,
porque M* NAO AFUNDA
posso falar de cadeira
poque ja fiz a besteira
de ter até tres Laikas
e um Niva branco zerado
mas estou quase curado
porque ainda tenho uma dessas
Helio Marques ( de medico e louco a fama já tinha;
e agora poetinha
bricaderinha FG (RSRSRS)
Canalha, invejoso! Vive querendo comprar meu Laika!
Esse emblema da Fiat é disparado bem mais bonito que os dois que vieram depois
Ri demais das respostas dos comentários do FG, alias concordo com o fato dos proprietários de carrões terem medo até das pequenas valetinhas, mas faz sentido afinal muitos compraram em 60 vezes.
Se a Fiat vendesse essa perua ainda hoje, e aqui no Brasil, eu correria para a concessionaria para compra-la. Ela é muito estilosa. Deixa a tal da Palio Weekend no chinelo.
Parabéns pelo seu blog Flavio!!
Um abraço.
Flávio, gostaria de saber mais à respeito de sua coleção de antigos (fotos de preferência), se é que já não há tenha postado aqui, tendo em vista eu estar à pouco tempo acompanhando seu blog.
Boas FG
Apesar de vc criticar as vezes o meu clion- tadinho dele, uso e abuso deste sedanzinho….passo por lombadas…sem diminuir muito…e as tais suvs brecam antes…eu as ignoro e quando estes cautelosos donos de suvs pratas percebem o cliozinho ja esta longe…e nas poças tbm ignoro…o ultimo problema que tive..ao passar fazendo leque…rsrs foi ficar sem buzina uns 10 dias ate a danada secar….rs
ah e sem falar que o danado tem air bag de fabrica entre outros trecos no volante…pra que eu brinque com meu cd player
Pronto desabafei….a minha releitura do dauphine vai dormir com os brios cheios qdo eu contar desta missiva…rsrsr
Vou ser obrigado a fazer o mesmo comentário: Mais uma vez o mundo se curva ante a Mãe Rússia.
Ja fiz isso a noite ali atras do CEASA uma vez a noite, com uma Fiorino, a merda foi ter perdido a placa dianteira, mas o carro foi de boa.
Realmente em 3ª correu sério risco.
em 2ª é melhor, acelerando forte e segurando um pouco na embreagem.
Tesão puro e grande diversão.
Pra quem sabe e tem culhão.
Com qualquer carro ou utilitário.
Na velocidade em que eu estava, terceira era a boa. Conheço Lada. E passou, não passou?
Gomes
vc aida procura um galpão no interior para guardar seus carros?
Sim.
Respondendo ao blogueiro Roberto Cruz, os carros automáticos , em geral, tem as marchas 1a e 2a, alguns tem a 3a. e a LO. Coloque seu carro em uma 2a. e vá direto que ele não troca as marchas sozinho. Não tenho certeza , mas creio que todos os carros automáticos, mesmo os mais antigos tem essas marchas que podem ser trocadas só manualmente. Tenho um Mercury 53 que é assim, um Phoenix 87 que é assim (Opala) e um Pajero Sport que também é assim.
E depois a Perua Lada virou um jato MiG e vc saiu voando até sua casa? Vai ver a maioria lá não tem dinheiro pra arriscar e enfiar o meio de transporte na água só pra ver se são valentes.
O Logotipo da FIAT estraga o carro.
Era uma sucata, a Autovaz melhorou muito o danado.
Dúvida :
Dá para cruzar um trecho alagado com carro auotmático?
Só fiz com carros manuais , acelerando constante e sem mudar a marcha, então como ficaria um automático em um trecho alagado?
Abraço
Deixa o cambio em 1ª e acelera pra valer e segura um pouco no freio pra não ir muito rápido.
mais que isso, melhor esperar a água baixar…
Já que falaram dos Gurgel aí. Conheço um cara que entrava com uma mangueira dentro do Gurgel dele e lavava tudo.
Me mandaram isso aqui e lembrei de vc…
http://www.diariomotor.com/2010/01/04/lada-2105-con-motor-de-nissan-skyline-tuning-de-altos-vuelos/
Brincalhão.
Aliás, me intriga muito os donos de Tucsons/ Pajeros/ Frontiers/ X5s e afins (vou excluir a EcoSport da lista pq é um Fiesta levantado) sempre diminuem antes de valetas e lombadas e não se arriscam por poças d’água.
Carro alto é pra isso, pra passar acelerando. Os motoristas são muito cagões.
Fora as madames que dirigem SUVs pelos Jardins e Moema vagarosamente, olhando as vitrines…
Se o Ecosport é um Fiesta levantado, o CRV é um Civic levantado e o Tucson é um Cerato levantado.
O eco é um fiesta levantado sim.
Já o resto, não da pra concordar. E mesmo que sejam, já são mais carro que um fiesta.
Se pra passar em enchente, prefiro um fusca. Fiz uma vez com um Alfa Romeo e passou, mas um pedaço de pau boiando furou o radiador…
visito muito seu blog, mas nunca comentei.vc me fez sentir muita saudades da minha *margarida*.minha mulher detestava,mas quando precisava fazer força, mudar coisas pros visinhos, levar cargas, ir ao sitio, ou maresias quando não tinha estrada rio santos, lá ia a margarida. a unica coisa ruim, era a parte eletrica, que teimosamente, deixava original.se não funcionar a buzina, a ventoinha não funciona, e dai pra frente. dura, rustica, mas valente. que saudades.
isso aí é uma geladeira com rodas…
Burro é vc que não sabe dirigir em condições que não sejam as de um autôdromo! Eu sou pedestre e ando na 23 de maio, burrão, e sei como é chato qnd tô caminhando e um mala dirigindo joga água por todos lados!! De qual marcha é melhor pra descer o S vc pode entender, mas para andar no alagado…qnd vc ficar parado com água na cintura, pode me chamar que eu tiro vc desta com meu jipinho…
Barbeiro!
Cai fora, mala. A pé ou de jipe.
O Flavio Gomes na encarnação passada era russo gente, se ele fizer aquela viajem para a Rússia, com certeza vai encontrar parentes, mas peraí, com esse sobrenome ” Gomes”, será que consegue?
Qual era o nome de Flavio Gomes,naquela época?
Ja que ele ainda vive na encarnação passada?
O Flavio Gomes disse que tem 350 carros, ele deve ser um marajá do automobilismo por que só de licenciamento ele deve pagar uma fortuna, acho que ele deveria abrir um museu com esses seus carritos pra ajudar nas despesas e cobrar vintão de entrada!!!!!
Quase fiquei preso numa inundação com um celta da auto escola. Se eu fosse mais cabeça dura teria ficado com trauma da situação.
Só Lada salva !
não sei se são os Tucsons e Ecosports que não conseguem passar, ou se os seus donos é que não querem molhar as rodas e estribos.
tá cheio de gente que acha que entender e cuidar de carro é lavar o carro toda semana, sempre pisar no freio antes de puxar o freio de mão, passar grafite nas fechaduras todo mês, encher um tanque com gasolina a cada 3 de álcool nos carros flex, e trocar o óleo na quilometragem indicada pelo frentista do posto da esquina.
esses motoristas funcionais (como os chamo) são os mesmos para os quais a VW e outras fábricas encurtaram absurdamente as relações de transmissão, de forma que os ditos-cujos pudessem reduzir menos marchas e assim achar que os seus carros “puxam muito”.
O medo dos donos de Tucson e Ecocôsport de passar no alagamento é que, como não estão vendo o chão, periga caírem no mata-burros (tem hífen?)… por isso esse povinho não sai do asfalto!
Acho que o FG não quis insinuar que os SUVs crossovers não resistem a uma enchente. Quis mostrar como é idiota ter um carro desses e não saber (e/ou ter medo de) atravessar um alagamento de enxurrada.
Agora, bonito mesmo foi ver os Discovery 3 cruzando as ruas menos alagadas em Blumenau na enchente de 2008.
Se botar uma dessas SUV’s modernas na água desse jeito, é capaz de desmanchar.
Meu Uno também não refuga pra alagamento. Não se fazem mais carros como antigamente. Com o clima ficando cada vez ais bagunçado, talvez seria bom as montadoras reverem seus conceitos e voltarem a fazer carros de verdade.
FG, vc chama sua perua Laika de Elena Isinbaeva?? Caramba… e seu sedan?? Vc chama de q?? Kasparov, Putin, Yashin, Smirnoff?? Ou mantem nomes femininos para tds modelos??? Afff… vc eh foda heim hehehe…
Veja lá pra qual carro vc vai dar o nome de Anna Kournikova, pq este tem q honrar tal musa!!
Abração!!!
Meu pai conta uma história parecida. Só que a proeza dele sobre as águas foi com um DKW Belcar.
Aqui em BH fiz isso com a Pampa do meu pai no alagamento na avenida bias fortes… o tanto de tucsons e santa fés e eco sports que ficaram por lá indignados foi muito bom
O FG tem 350 carros, está de olho em mais uns 70 e quer chegar nos 500 !!!!!!!!!!!!!!!
Uma vez estavamos parados na ponte do Rio Ribeira do Iguape, no vale do Ribeira….o rio estava 0,5 metro acima das pistas da ponte. Ninguem ia e ninguem vinha. De repente apareceu uma Brasilia escorrendo agua de todos os buracos, com cara de quem tinha travessado a ponte. Como estava devagar, fiz sinal p/ parar e perguntei se ele tinha conseguido atravessar a dita ponte………..a resposta………olha seu moço, é só não ter dó do estofamento, abra todas as portas do carro, deixa o rio passar por dentro. Assim, sem brigar com o rio sempre deu certo comigo !!!!!!!!!!!
meu pai teve uma Belina II 77/78 que foi companheira de peripéciais tão grandes quanto ou maiores do que essa, na água e no barro.
peripécias.
Oi Flavio. Leio seu blog frequentemente… uma curiosidade: quantos carros você tem?
Um abraço!
350.
Ele tem aprox. 20 antigos, entre eles um lada daquele sedã, um niva, essa perua ai vermelha, karman (?) guia, fusca, saab, candango, dkws entre outros. Mas, apesar de ele só falar desses, eu só vejo ele andando num Audi A3 Turbo.
Abs
Henrique
Não, não vê. Não tenho Audi A3 turbo.
Pena não ter fotografado nem filmado!
Mas é lógico que essas peruas são boas a água, pois, não afundam. Porque será?? há, há, há
Uma vez fiz isso com um Uno, e bichinho passou na boa também! O cara que estava comigo não acreditou.
Tem que seguir as técnicas de jipeiros para passar…velocidade constante, não trocar de marcha e nem tirar o pé do acelerador, pq se entrar água no escapamento já era!
Quando era moleque, depois de uma chuvarada saia com meu pai de Gurgel para procurar alagamentos!rs
Será que a FIAT vai te procurar.
a troller quer saber quem foi motorista que enfrentou alagamento em sp.
A TROLLER QUER SABER ..
E não boiou ???????? Brincadeirinha !!!!!!! FG, fiquei em dúvida se a sua é uma Fiat ou Lada, acredito ser uma Lada, outra coisa que acontece muito: Pisca alerta só quando parado para analisar a situação, depois andando (navegando) o alerta deve permanecer desligado.
Hummm, terceira marcha dentro d’água…pra que tudo isso? Medão, heim? Se tava fundo, primeira marcha, segunda, no máximo, passava do mesmo jeito e não jogava água pra dentro de tudo (incluindo pedestres).
Abs
Este blog está infestado de malas hoje. Tem cara querendo dizer que marcha eu devo usar. Pedestres? Na 23 de Maio? Mala e burro.
Será que FIAT vai te procurar..
A TROLLER QUE SABER QUEM E O MOTORISTA QUE ENFRENTOU ALAGAMENTO EM SP .
Mandou arrumar a porta traseira? Já pensou se ela para e a porta abre?
vc , não viu mas eu vinha de fusca logo atras e passei tbm !
EM 1983 EU PASSEI 6 MESES EM ASUNCION PELA PIRELLI (QUASE VIREI XIRÚ), DEIXARAM À MINHA DISPOSIÇÃO UMA DESSAS DE COR BRANCA. NÃO ERA LÁ MUITO RESISTENTE A LONGAS VIAGENS (FERVIA) E OS FREIOS NÃO “SEGURAVAM” MUITO BEM PORÉM, ERA ESPAÇOSA E CONFORTÁVEL.
Engraçado que andando numa estrada de terra de onde esses “mais altos” deviam andar é bem fácil passa-los usando um dos os “descartáveis”
Já fiz algo parecido com um corsa hatch 1.0 2 pts ano 93. Os caras das SUV´s ficam putos … Rssss…..
Flávio, desculpe-me se alguma mensagem minha pareceu pra você ofensiva, ou te azucrinou. Acompanho seu trabalho desde quando você era repórter na bandeirantes, ao lado fo fábio seixas. Se você não achar conveniente, entenderei, mas se possível, gostaria que você me desbloqueasse no twitter (@igor8787), para que possamos manter uma comunicação sadia. Reitero minhas desculpas. Obrigado.
Desculpe, mas o twitter é implacável. Se você foi bloqueado, motivo houve. Portanto, não houve comunicação sadia.