T127

SÃO PAULO (British Green is back) – E apareceu a margarida, agora oficialmente. A Lotus mostrou agora há pouco em Londres o carro que será pilotado pela dupla mais sem sal do grid em 2010, Trulli e Kovalainen. Tony Fernandes é o dono da nova equipe, que usa o nome da antiga graças à compra, anos atrás, dos direitos de uso da marca Lotus pela Proton da Malásia — é o governo do país que está entrando com a maior parte da grana necessária para a empreitada, e a Proton, fabricante de carros de passeio, é estatal.

Semana passada a “Autosport” inglesa já havia flagrado o carro fazendo o shakedown em Silverstone. É bonito. O grid estará bem colorido neste ano, com a volta do British Green que marcou o início da era de glórias da Lotus nos anos 60. O time carrega uma herança e tanto. O nome de batismo foi T127 (eu tinha visto errado, T172, corrijo agora). Vou chutar. T de Tony Fernandes? 1 de primeiro carro da nova equipe? Se fosse 72, como eu achei que era, poderia ser uma homenagem ao modelo mais marcante da história da Lotus, a preta do Emerson… Mas 27, juro que não sei.

O projeto é assinado por Mike Gascoyne, que teve bons momentos na categoria no final da década de 90 e início do anos 2000, mas acabou queimando o filme com uma péssima passagem pela Toyota, não conseguindo mais se firmar em equipes importantes.

Assim, são 11 as equipes que mostraram seus carros para 2010. Faltam a Campos e a USF1, que ainda não têm o que mostrar. Na pior das hipóteses, a primeira corrida do ano, no Bahrein, terá 22 pilotos na largada. É melhor que os 20 dos últimos anos. Mas é pior do que os 26 que se esperava.

lotus

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Leite
Fábio Leite
14 anos atrás

O bólido foi batizado como T127, como se a produção anual de chassis tivesse continuado ininterrupta desde o 112 – que nem chegou a ser concluído, já que o time deixou as pistas ao fim de 1994.

Neanderthal
Neanderthal
14 anos atrás

se a pior das hipóteses se confirmar – 22 carros no grid – a nova pontuação não terá muito sentido.

David
David
14 anos atrás

bonito o carro (;
o verde me lembrou a Jaguar

Marcelo Scarpel
Marcelo Scarpel
14 anos atrás

Flaio, estou para te falar que esse e o carro mais bonito da temporada, se vai andar ja e outra coisa , mas que e o mais bonito e.

Zé Graça
Zé Graça
14 anos atrás

Bonito é, mas tem uma cara de frequentador assíduo da ultima fila…

MSM
MSM
14 anos atrás

Belo carro, pena que os dois pilotos são muito fracos, mas pelo menos, mostram que estarão na pista daqui a 30 dias para o início da temporada.

Gafanhoto
Gafanhoto
14 anos atrás

Tem algo da Force India ai pelo design do spoiler dianteiro que sao bem parecidos (serao as equipes asiaticas na F1, depois da saida da Honda e Toyota). Melhor que a Virgin com certeza, pena que vao ficar la atras do pelotao. Espero sorte a equipe que ja tem minha simpatia.

Gafanhoto
Gafanhoto
Reply to  Gafanhoto
14 anos atrás

Ah e o resto da carro principalmente o bico fino parece com a Toyota do ano passado :-)

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Lindo carro, sem dúvida. O entre-eixos me parece um pouco curto, deve andar bem em pistas travadas, com curvas de raio fechado. Se for bom de tração, vai dar trabalho.

Rodrigo Bernardes
Rodrigo Bernardes
14 anos atrás

A partir das fotos postadas no Grande Prêmio, percebi algumas coisas interessantes no belo carro da Lotus;
1) O bico é estreito e as asas dianteiras bem elaboradas, bastante diferentes das da Virgin, que na minha opinião são simplórias;
2) A traseira do carro é bem estreita, o que deve favorecer o fluxo aerodinâmico da asa traseira e do difusor;
3) O difusor traseiro é praticamente uma cópia do difusor da Brawn campeã do ano passado.
Não sei ainda se a rigidez estrutural do carro ou as soluções mecânicas proporcionarão uma boa aderência e tração nas curvas mais lentas, mas parece que Mike Gascoyne escolheu soluções que já se mostraram eficientes em outros modelos. Só faltou a barbatana de tubarão na tampa do motor.
Mas, ao menos aparentemente, me pareceu um bom projeto. E a pintura ficou linda.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

As equipes estreantes com recursos e dinheiro são as mais preparadas a ter um bom desempenho neste mundial.

A Brawn que foi vendida para Mercedes. Ótimo negócio.
A Manor que foi vendida para Virgin. Ótimo negócio.
A Lotus que entrou com capital Malaio. Ótimo negócio

A Campos sem recursos que pode ser vendida para VW.
Mal negócio para Campos, boa para a VW

A USF1 que não mostrou sequer o cockpit!
Estes ainda estão escondendo o jogo.

A Stefan GP pode surpreender! É ver pra crer!

Abay
Abay
14 anos atrás

Se eu não fosse Ferrarista diria que este é o carro mais lindo do grid!

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Gostei, ficou lindo o carro. tem a pintura mais bonita

Vou torcer por eles. Espero que andem direitinho

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
14 anos atrás

Não deverá ser o mais rápido, mesmo porque os pilotos não ajudam, mas que, pra mim, já é o carro mais bonito, com certeza!

Alex Sales
Alex Sales
14 anos atrás

Lindo carro.Agora ficou dificil escolher qual a pintura mais bonita.Vamos fazer uma votacao Flavio?

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
14 anos atrás

Não sei, mas acho que ao invés de colocar T10, ou T2010, ele colocou T127 porque somar os três números dá 10…
Que besteira tremenda…

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
14 anos atrás

Linda cor.
Ficaria ainda mais bela se o carro fosse da Prodrive e ostentasse as asas da Aston Martin.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
14 anos atrás

Ficou bonito mesmo!

Luis Albertyn
Luis Albertyn
14 anos atrás

Essa Proton é a mesma que financiou uma equipe de MotoGP anos atrás, capitaneada pelo ex-campeão mundial Kenny Roberts, a Proton-KR. Gastaram mundos e fundos primeiro em um protótipo 2 tempos de 3 cilindros (opa!) de 175cv (imagina isso num DKW, hein, Flávio?) e quando as 500cc viraram 990cc 4 tempos, gastaram uma fortuna maior ainda em um protótipo V-5 que igualmente deu com os burros n’água. Tomara que tenham mais sorte agora…

Luis Albertyn
Luis Albertyn
14 anos atrás

Flávio, hoje a coluna do Ancelmo Gois do Globo fala sobre a possibilidade de a Petrobras tornar-se fornecedora da Lotus. Você sabe algo a respeito?

Eis a nota:

“A Petrobras já tinha até desistido de participar da Fórmula-1 este ano. Mas chegou uma proposta da inglesa Lotus que pode fazer a estatal voltar às pistas. A escuderia propõe até pintar os carros de verde e amarelo.”

Só esqueceram de avisar ao Ancelmo que a Lotus não é mais inglesa e que o carro JA É verde e amarelo…

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
14 anos atrás

Realmente simples e bonito………. Como ja havia dito é a tradiçao britanica.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Achei legal a cor… o carro não impressiona pelas formas…

Interessante que ao entrar no site deles existe uma menção ao Time Classico da Lotus… não sei se é em tom de homenagem ou se os caras querem induzir o pessoal que uma coisa esta ligada na outra… que eles tomem cuidado pois senão os credores da antiga Lotus vão aparecer na porta deles.

Abraços

Imperador

Luciano Santos
Luciano Santos
14 anos atrás

Este carro é muito parecido com o Arrows de 2002. O bico então é identico. Procurem no google image e verifiquem. Será que não estão aplicando? Vamos ver os tempos…

José Carlos Reuts
José Carlos Reuts
14 anos atrás

Qual o último brasuca que correu na Lotus? Nelsão em 1988? ou teve alguém depois???????

ucá
ucá
14 anos atrás

Vejo com receio a quantidade de carros mal-paridos que pode alinhar no grid durante 2010. A FIA se mostra muito temerária em aceitar que um protótipo, como aquele brinquedo da Virgin, participe de treinos sem ter passado por túnel de vento. Ah, foi testado no computador? Então dá um joystick (como é que se chama o controle do wii?) pra cada um dos pilotos e larga os autoramas sozinhos na pista…
Asa dianteira solta… que medo!!!
Onde vai parar isso? Ratzenberger II?

Leo Couto
Leo Couto
14 anos atrás

Muito bonito o carro.
E o vídeo que colocaram no Youtube também é muito legal.
E o nome , não tem o que falar …
Vou torcer esse ano para as novatas … que todas as outras quebrem na 2a volta.

Andre
Andre
14 anos atrás

O projetista é muito bom.Levou a Jordan á disputar o título em 1999, a Renault á se firmar em sua volta á fórmula 1 em 2003 e a Toyota á perseguir a liderança do campeonato no início de 2005,com o meia-boca Jarno Trulli.

Renato
Renato
14 anos atrás

O nome do novo Lotus, T127, é porque, há exatos 15 anos, Chris Murphy projetou a Lotus 112 para a temporada de 1995. Usaria motor Mugen Honda, etc e tal… A Lotus acabou acabando e não correu mais desde então. Continuando a nomenclatura sequencial, 112+15 = 127!!

Agora, o “T” ou é de Tony ou é de ‘Type’

É so conferir no link abaixo sobre o Lotus 112.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lotus_112

um abraço

Jean Rul
Jean Rul
Reply to  Renato
14 anos atrás

Foi a melhor explicação que vi para o nome até agora.
Valeu!

Jean

Luis Antonio
Luis Antonio
14 anos atrás

“… 27 deve ser a posição no grid !!!…”

Formiga
Formiga
14 anos atrás

24 FLávio. Os piratas sérvios estarão lá….

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Lindo carro. Mas beleza não põe mesa, como diz “o outro”.

caetano
14 anos atrás

“Heikki estreou na F1 em 2007, pela Renault, terminando o Mundial em sétimo em um ano que SEU COMPANHEIRO, Fernando Alonso, disputou o título. Dispensado, trocou o time pela McLaren, e mais uma vez foi sétimo, vendo o parceiro Lewis Hamilton conquistar a taça. No ano passado, foi apenas o 11º colocado.”

Quem escreveu isto?!
Ninguém mais lembra do Fisichella?! Tá bom que ele não era lá essas coisas… Mas ele existiu e foi companheiro do Heikki um dia!

caetano
14 anos atrás

“Heikki estreou na F1 em 2007, pela Renault, terminando o Mundial em sétimo em um ano que SEU COMPANHEIRO, Fernando Alonso, disputou o título. Dispensado, trocou o time pela McLaren, e mais uma vez foi sétimo, vendo o parceiro Lewis Hamilton conquistar a taça. No ano passado, foi apenas o 11º colocado.”

Quem escreveu isto?!
Ninguém mais lembra do Fisichella?! Tá bom que ele não era lá essas coisas… Mas ele existiu e foi companheiro do Heikki um dia!

Carlos Lins
Carlos Lins
14 anos atrás

Fico muito bonita a pintura..mas acho que vai ficar só por isso mesmo…
Nessa onda de nostalgia.. bem que podiam reviver a Tyrrel tambem! Com um carro azul e de preferencia com mais do que 4 rodas

Alesantabarbara
Alesantabarbara
14 anos atrás

Eu não tenho competencia técnica como nossos colegas para avaliar o potencial da máquina. o carro é sem sombra de duvidas muito bonito, mas isso, todos os outros também são. Apesar de os tempos dos testes realizados até aqui serem pouco conclusivos, face as configurações distintas de cada equipe, o apresentado até então mostrou um abismo entre as equipes ja existentes e as novas, vide o desempenho da Virgn Manor no check down (inclusive sem peças de reposição). Me agrada o grid com as estreantes mas acho que pelo menos nesta temporada estaremos vendo dentro de um campeonato duas categorias).
Abraço Gominho!!! Tá chegando a hora de você rasgar a fantasia!!!

Verde
Verde
14 anos atrás

Os aloprados da Stefan querem entrar e, se alguém desertar, entram.

E acho que aos 48 do segundo tempo, entram Campos e USF1. No fim, teremos ao menos 26 carros. Assim falou eu.

No mais, belíssimo carro, esse da Lotus.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Ah, e ia me esquecendo: 22 carros no grid nada! Talvez sejam 24, ou vai se deixar de fora a perspectiva da presença dos piratas sérvios? hehehehe…

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

lindão!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Olha que só faltava um brasileiro como um dos pilotos para se tornar o carro verdadeiramente brasuca do grid, ia casar bem com esse verde-amarelo, hehehehehehe…

Mas ficou bem louca a pintura mesmo, muito bacana… até pela carga histórica dessa pintura… pelo menos nisso não dá para se queixar do malaio com nome de portuga, de falta de respeito com a tradição e a história… precisa só ver se o carro fará jus na pista à essa tradição construída pelo histórico Chapman…

Ao lado do carro da Virgin, certamente dos carros mais bonitos nas pistas este ano, visualmente falando…

Marcelo Witt
Marcelo Witt
14 anos atrás

Talvez, 127 km/h de velocidade máxima ???

José Carlos Reuts
José Carlos Reuts
Reply to  Marcelo Witt
14 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
14 anos atrás

Ficou lindo! Essas rodas com bordas amarela achei demais! Tomara que não botem aquelas calotas aerodinamicas nojentas.

José Carlos Reuts
José Carlos Reuts
Reply to  Bruno Oliveira
14 anos atrás

De novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah neim………………..

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

127 – 1+2+7 = 10 Só pra ficar diferente do 10 da Ferrari..

T eu não faço idéia nenhuma… rs… mas tenho certeza que é da tradição da Lotus, assim como até ja foi comentado aqui.

Se bem que o 1+2+7 também é um chute !!!

Lembrei do HAL-9000 de “2001 uma odisséia no espaço” que HAL são todas as letras que vem antes de IBM

Devaneios…

Renato RRE
Renato RRE
14 anos atrás

Fazia tempo que não tinhamos carros tão bonitos no grid como teremos este ano. Essa Lotus está linda, assim com a Renault com pintura tradicional, mesmo a Virgin tem um carro bonito.
Abs

Joao Jungmann
Joao Jungmann
14 anos atrás

Uau! Lindona! Boa sorte à Lotus, mesmo com pilotos sem sal.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

É bonito! Se anda ninguém sabe, me parece meio quadradão e, a asa dianteira notem, tem o centro bem estreito, é alta, e logo após o eixo dianteiro me parece que tem duas aletas formando um túnel, que não vi nos outros carros, será que o Gascoyne tem coelho na cartola? Aco difícil, mas quem imaginaria o resto da Honda fazer o que fez ano passado.

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Bem,

bem e bem de novo… o que dizer, ou mesmo o que esperar da Lotus?

É uma das novatas, e parece ter um bom nível de organização e uma boa situação financeira (de acordo com os novos patamares da F-1) e por isso é uma equipe promissora. Acho bacana a homenagem a antiga Lotus usando o verde, mas se bem que isso é puro efeito, já que a fase mais famosa é do preto e dourado. Os pilotos, como escreveu o Flávio, são mesmo sem sal, dois caras que tiveram boa chance de mostrar serviço e não o fizeram, mas também não são estreantes, sabem fazer o troço andar e, em um primeiro momento, servem.

A Virgin, outra estreante, tem um carro bonito, uma dupla que promete, um site bacana, mas acho que lançaram o carro cedo demais e lá em Jerez estão só gastando dinheiro, esse negócio de quebrar e não poder consertar não combina com a F1, a impressão que passa é que a Lotus está mais estruturada, só precisamos confirmar isso na pista.

Se as 4 novas equipes alinharem no Bahrein, serão 8 carros querendo mostrar quem é melhor, e com tantos carros na pista, o pelotão intermediário vai voltar a ser disputado e vai ser interessante acompanhar as brigas nos “três blocos”.

Vamos torcer pelas novatas, boa sorte pra Lotus Malasiana.

Vinicius SS
Vinicius SS
14 anos atrás

Ok, as cores são bonitas. Mas só de olhar pra esse carro eu sinto que há algo muito errado nele. Estou com a sensação de que esse carro vai tomar no mínimo 3 segundos do pole-position e vai terminar a primeira corrida pelo menos duas voltas atrás.
Abraço,
Vinicius

deschamps
deschamps
Reply to  Vinicius SS
14 anos atrás

Mãe Dinah II, a saga continua!!!!

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Um dos mais bonitos dos últimos anos , tomara que as cores tragam sorte !

douglas
douglas
14 anos atrás

Último carro da Lotus foi o 109. Não tinha o “T” mas o número era 109. Pode existir alguma relação nisto. O ano foi 1994. Vários pilotos, uma temporada melancólica. São 16 anos. Na sequencia seria o modelo 125 (se for um número por ano de ausência). Dai para 127 não sei mesmo.

Claudinei
Claudinei
14 anos atrás

A pintura é muito bonita, agora temos que ver se vai acompanhar a turma…

Thales Toledo
Thales Toledo
14 anos atrás

Pintura clássica, carro muito reto…. será que vai a algum lugar?