ENCRUZILHADA

SÃO PAULO (sem opções) – A julgar pela corrida do Bahrein, o novo regulamento da F-1 não melhorou muito as coisas. E agora não há muito o que fazer. É o tema da coluna Warm Up de hoje, à vossa disposição para leitura aqui e para comentários aqui.

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Neto Guido
Neto Guido
14 anos atrás

Flávio, quanto as emoções da primeira prova, ou a falta delas, é um conjunto de fatores, mas como disseram acima, equipes conservadoras e pilotos fracos, principalmente de personalidade, é o grande problema da monotomia, mas sou fiel e nunca vou deixar de assisitr uma porva de F1, pois como todos, sou apaixonado e sempre fico na torcida que uma hora a FIA vai acertar, tenho esperança..
Referente a Indy e Senna, foi perfeito seu comentário!

Moncho
Moncho
14 anos atrás

Quem acha “chato” corrida de F1 tem a mentalidade exata para continuar somente roçando ombros e cheirando CC no meio de alguma torcida organizada na galera do Pacaembú. Isso sim é que é emoção!…

roxxon valdez
roxxon valdez
14 anos atrás

ASFALTO ONDULADO?????eu hein… achei que isso era exclusividade de Belo Horizonte e sua prefeitura mentirosa…

Mário Campos
14 anos atrás

Concordo com a questão dos pneus. Acabe-se coma a obrigatoriedade de usar os dois compostos. Quem quiser correr de duro, corra de duro, não pare, e ainda classifique com o mole. O resto que se vire. Proibir o difusor duplo já está a caminho. Os pneus precisam ser mais moles, mas isso só vai acontecer quando voltar a concorrência. E limitar alguma coisa na refrigeração dos freios, por exemplo, ou em materiais, pode garantir que a freada se prolongue por alguns metros, o que ajudaria a ter freada.

Carlos Manoel
Carlos Manoel
14 anos atrás

O problema maior foi a briga entre o presidente e as equipes ano passado que acabou com a liberação do difusor duplo para quebrar a cara de ferrari e cia. O difusor anulou todo o progresso que havia sido feito para os carros andarem mais juntos, como a asa da frente grande, a de trás pequena e etc.

Duas medidas urgentes:

1 – Acabar com o difusor

2 – Mudar o regulamento sobre pneus, permitindo que usem o pneu que quiserem quando quiserem, e se possível fazer algo pra reduzir o tempo perdido nos boxes (aumento da velocidade permitida?), para termos na pista pilotos com pneus em diferentes condições de desgaste dos pneus, o que ajudaria nas brigas!

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Sugestão: encharcar a pista antes da largada , bandeira amarela no meio da prova pra encharcar d enovo …. unico modo de colocar emoção na prova, regra invalida para corridas em chuva …. memso assim é capaz q as equipes façam pre tmeporada em são paulo e fique chato mesmo assim

Miguel
Miguel
14 anos atrás

Primeira parte é a aerodinamica. Como sitado nos comentários acima, algo revolucionário tem que surgir. Outra São as pistas, são poucas q ajudam o espetáculo, principalmente os circuitos mais novos, são chatos demais. O resto……

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Duas trocas de pneus não vai ajudar em nada. As equipes são conservadoras, não arriscam nada, continuara a mesma procissão. Deviam liberar, usariam o composto que quisessem e quantas trocas acharem por bem. Quem sabe as equipes menores se aventuram em estrategias audaciosas para chegarem junto das top.

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
14 anos atrás

Flávio, quanto à monotonia dou créditos grandes à pista do Bahrain (piorou muito em relação aos aos anteriores). Basta lembrar como vinha sendo a 1a corrida do ano: na Austrália, naquela loucura de Melbourne.
Acontecia de tudo, principalmente acidentes, e todo mundo ficava empolgado achando que viriam grandes temporadas pela frente…e nem sempre isso aconteceu!
Se a tradição for mantida, creio que o GP da Austrália será tão divertido quanto em anos anteriores e muita gente que reclamou da chatice barenita vai voltar a elogiar a adrenalina da F1…

Filipe Augustus
14 anos atrás

Penso eu que um pouco da “Chatice” da F1 atual se deve as muitas regras que foram criadas, é mais ou menos como um colégio rígido, os alunos nunca podem se divertir com nada que sempre tem alguém encima os punindo.
E poderia dar uma bonificação financeira por ponto aos pilotos, assim eles ficariam mais motivados a andar na frente sempre dando o máximo deles.
E quanto aos pitstops acho que eles não deveriam ser obrigatórios, parava quem queria.
E o limite eletrônico nos boxes deveria existir só pra entrada dos boxes.

abay
abay
14 anos atrás

não adianta nada mudar regras ano após ano e correr nas mesmas pistas sem graça. Por que raios só o tal Tilke faz os novos traçados da F1??? Que o circo esta cada vez mais na Asía é até compreensível mas podiam fazer pistas melhores. Tudo mundo vê que as provas em Monza, Spa, Suzuka e etc. são sempre movimentadas e com ultrapassagens. É tão óbvio!

Proibir o desenvolvimento de motores também é uma coisa besta na categoria que sempre foi a vanguarda do mundo das 4 rodas. Hoje a aerodinâmica é prioridade, acho que devia haver equilíbrio entre ambas.

Dav
Dav
14 anos atrás

Ainda acredito que vá melhorar o Campeonato deste ano de Formula 1 tem pistas que sao chatas mesmo

E sobre o Ayrton Senna que seja conhecido mais pela sua historia no automobilismo que e rica em detalhes e situaçoes

Incomodo-me de somente mostrarem o dia do acidente, cenas da batida etc. e chato aquele acontecimento poderia mostrar isto que estamos vendo nos Blog do Flavio Gomes alias nem vou ligar a TV Domingo(não tenho TV a Cabo) prefiro ficar no You Tube

Conrado Andrade
Conrado Andrade
14 anos atrás

Olha… vamos com calma:
Sou da opinião de que os pilotos são os principais responsáveis pela falta de ultrapassagens. Os pilotos e as equipes. Certamente a sessão nova do Bahrein tambem tem sua parcela de culpa.
As equipes por um lado, não querem arriscar a perda desnecessária de pontos; não querem ver uma briga entre companheiros de equipes pq o risco de termos um acidente, um incidente, perda de pontos, etc, é bem grande. Os pilotos, estando no comecinho da temporada, precisam marcar o maior número de pontos possível e tambem não querem arriscar brigas inúteis (Webber pra cima de Button, pra cima de Schumacher, como exemplo) neste começo de temporada. Tanto que as ultrapassagens que teve na corrida, se deu do décimo pra trás. Se Massa se envolvesse em um incidente com Alonso, uma mancha ficaria sobre o culpado – pela perda dos pontos – e isso seria cobrado no futuro – só a título de exemplo. Portanto, Massa foi muito bem ao chegar logo atrás de Alonso, dado a situação final da primeira volta e com o desenrolar da corrida.
Além disso tudo, a primeira corrida no Bahrein foi disputada sobre um calor infernal e seco. As equipes não sabiam o que aconteceria ao fim da corrida, com os pneus e com a parte mecânica de seus carros. “Cautela” é a palavra-chave aqui. Ainda. E vale pros pilotos que tb precisam dosar e saber até onde o carro pode ir.
HOJE, sabem que o pneu resistiu a um asfalto abrasivo e quente. Hoje eles sabem que podem tentar tirar mais de seus bólidos e a próxima corrida, na Austrália, tende a ser bem diferente. Os pilotos sabem que podem “agredir” mais seus carros e o risco, depende sempre deles. Por isso, acho que a culpa da falta de ultrapassagem, é basicamente dos pilotos que não sabem, ou não podem mais (por questões políticas ou por coragem), arriscar como antigamente.
Abraços.

Douglas Amorim
Douglas Amorim
14 anos atrás

Gostei do artigo porque mostrou aspectos que ninguém prestou muita atenção. A começar que de fato a pista Barenita é muito ruim. Não consigo lembrar de uma boa corrida naquele asfalto. Quanto aos pneus, sou do timeco daqueles que pensam que deveriam ter contiuado com a versão com ranhuras…
A despeito da discutível redução dos custos (afinal, a F-1 é e deve ser A categoria, A referência em tecnologia e performance), com certeza a proibição do reabastecimento é um elemento que vai diminuir a emoção das corridas nesta temporada. Achei que finalmente haviam chegado numa boa fórmula.
Pior ainda vai ficar quando uma equipe despontar e começar a meter 0,5 s no resto em todas as classificações. Com a regra do ano passado, alguém poderia tentar algo relacionado ao abastecimento e tentar tirar a vantagem na estratégia. Agora, vamos ficar assistindo.
Eu classifico isto como uma verdadeira cabeçada. Mais que isso, uma verdadeira burrada.
Bem feito!!!!

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Douglas Amorim
14 anos atrás

2006 e 2007
Bahrein apresentou BAITAS ultrapassagens nesses anos. Uma, pra mim, ficou pra história, que foi uma passada por fora do Nick Heidfeld em cima do Alonso. Aquilo foi LINDO.

O fim do reabastecimento, na minha opinião, foi uma ótima cartada. Acho que não tem haver com o problema das ultrapassagens. Até pq 2009 foi ridiculo nesse ambito e tinham as paradas da mesma forma. O Webber diz que parte dos problemas são atribuidos aos pneus da frente mais estreitos… bom… ele não fazia lá grandes coisas com os slicks do ano passado… então…

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Quanto mais tentam controlar e restringir o desenvolvimento tecnológico dos carros da F1, pior a categoria fica. O ideal seria esquecerem todas estas limitações aerodinâmicas e mecânicas, retirar a prancha de madeira do assoalho do carro, aumentando assim o efeito solo, tornar os pneus mais largos (mais ou menos como eram até 92) e, sobretudo, demitir Herman Tilke do cargo de projetista oficial de circuitos da FIA ( o cara só faz circuitos mediocres, tirando Turquia que foi um aborto). A única restrição que deve ser mantida é aquela relacionada ao uso de dispositivos eletrônicos para auxiliar a pilotagem, pois, com um carro todo automático qualquer piloto mediano se tornará imbatível. E que se dane este negócio de corte de gastos, uma vez que o marketing da F1 sempre foi pautado na tecnologia de ponta e, convenhamos, corte de gastos aliados a congelamento de motor não rimam com inovação tecnológica.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

Só pode ser muita incompetência. Os anos vão passando e nunca conseguem resolver essa questão. Na verdade,o cenário só vai piorando. Pobres fãs da F1.

jorge machado
jorge machado
14 anos atrás

o fg esta correto, mas acho que o grande problema é que as equipes que antigamente eram de competição, hoje dão a impressão que são apenas formas caras e avansadas prum dando de marqueteiros ,parece que esta proibido disputa arranca rabo . acompanho a f1 a 39 anos , duro ouvir ” tragam os meninos para casa” ,piquit ou senna diriam que o radio estava com defeito.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Adorei a cutucada nas viúvas no final, esse endeusamento é ridículo mesmo. Se ela ainda fosse um Schumacher, vá lá! Abraço!

Leandro de Paula
Leandro de Paula
14 anos atrás

Concordo com o Leandro, tinham que fazer pneus mais macios ao mesmo tempo em que tiram a obrigatoriedade de usar os 2 compostos. desse modo haveria diferentes estratégias entre as equipes.
Outro ponto é que ano que vem os difusores serão banidos, o que diminuirá a turbulência atrás dos carros e facilitará as ultrapassagens (vale lembrar que se a FIA tivesse proibido os difusores, os problemas hoje seriam menores, além de que as equipes teriam gastado menos). Portanto, ano q vem a FIA tinha que diminuir a carga aerodinâmica e aumentar a aderência mecânica dos carros

Leandro Neves
Leandro Neves
14 anos atrás

Acredito que a única coisa que pode fazer a coisa funcionar é diminuir a resistência dos pneus.
Eu tiraria esta obrigatoriedade de utilização de pelo menos um jogo de pneus macios e outro de pneus duros, e obrigaria a Bridgestone (ou seja lá quem for a partir do ano que vem) a construir pneus mais macios.
Quem quisesse arriscar a fazer corridas sem paradas, poderia.
Nas temporadas dos anos 80 e 90 era assim, lembro que em 1990 a Benetton, por possuir um carro que desgastava menos os pneus, utilizava-se disso várias vezes para fazer com que seus carros pudessem brigar pela ponta (e quase sempre conseguia).
O final das corridas era bom porque carros que haviam feito paradas e outros que não haviam parado se misturavam na briga por posições.

Junior
Junior
14 anos atrás

Não acho que o fim da bandeira azul seja um risco. Para um carro rápido é fácil ultrapassar um lento (retardatário). O piloto que está em segundo se arriscaria muito mais para ultrapassar o primeiro do que para ultrapassar um retardatário. Se fosse assim teriam que se proibir todas as ultrapassagens nas corridas.

A Indy não tem bandeira azul e não me recordo de nenhum acidente muito grave devido a retardatários que não dão espaço para os líderes.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Enquanto no fizerem uma mudança radical na aerodinamica e não liberarem o desenvolvimento de motores a F1 vai continuar chata em 2010, 2011, 2012…

Na aerodinamica precisaria ser algo revolucionário. Talvez não tão exagerado quanto o delta wing da Indy, mas teria que ser realmente novo mesmo.

Sobre o motor, comentei em outro post de que acho incompatível com a F1 que carros de rua já tenham motores mais modernos. Essa proibição do desenvolvimento de motores é uma das coisas mais anti-F1 que a FIA já fez.

O resto é paliativo…

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Mark Kweirotz
14 anos atrás

Existe algum coeficiente de vácuo? De arrasto ou algo parecido?
Podiam simplesmente forçar o fim da turbulência… se é que dá pra fazer isso…