ESTOCADAS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 28 de março de 2010 - 17:07Stock Car

ESTOCADAS

SÃO PAULO (vai, Lusa!) – Não vi a prova da Stock hoje em Interlagos. Digo: vi apenas aquilo que a Globo mostrou. A saber: papagaiada sobre uma novela que terá um personagem-piloto, a explicação de que haveria uma largada falsa com o carro da novela, as primeiras voltas, e depois a parte final, quando o pneu de Cacá Bueno explodiu e ele já tinha sido ultrapassado por Max Wilson. Entre uma e outra parte, parece que passaram uma reportagem sobre exploradores de cavernas ou alpinistas heróicos e sofridos.

Cacá malhou a Goodyear, afirmando que seus pneus tinham problemas de fabricação. Tanto que o outro traseiro, segundo ele, também estava para estourar. Não citou a marca, ao menos nas entrevistas que vi e li, mas falou claramente em defeito de fabricação.

É difícil entrar nessa seara, porque eram 34 carros no grid e só os pneus dele e um de Thiago Camilo, salvo engano, tiveram problemas. Claro que o ideal é que nenhum estoure. Questão de segurança. Mas pode ter a ver com acerto de carro, com estilo de pilotagem, um monte de coisas. Falo apenas em teoria. Cacá é bom piloto e não tem histórico de judiar da borracha. O mesmo vale para Camilo.

Assim, a Goodyear que responda e, sobretudo, que analise o que aconteceu. Porque é perigoso demais pneu dechapar daquele jeito. Uma explicação se faz necessária.

Sobre a corrida, pouco a dizer, porque não vi quase nada. A Globo, afinal, não mostrou quase nada. Então, vamos à sessão de malhação do Judas. Que, no caso, não é só a emissora oficial. Escolher o que vai colocar no ar é prerrogativa dela. O problema é fazer chamada na linha “veja amanhã a Stock no Esporte Espetacular” e mostrar flashes superficiais e em tom infanto-juvenil. Um desrespeito ao público que gosta de corridas.

Mas a culpa disso tudo, no fundo, é da Stock e de seus marqueteiros da Vila Olímpia (atenção: é só uma expressão, piada interna, não precisam ficar ofendidos todos os marqueteiros que têm escritórios na Vila Olímpia!) que cuidam de pilotos e equipes dessa categoria que, para mim, é mequetrefe, fraca, desinteressante. Dessa gente que acha que anexar o carimbo “Globo” é suficiente para vender qualquer evento e arrancar dinheiro de incautos que aceitam empadinhas, bonés e camisetas como recompensa, em camarotes cafonas com TVs de plasma. Dessa gente que engana patrocinadores com a promessa da “transmissão pela Globo”, sabendo que é tudo cascata, omitindo aquilo que a emissora efetivamente promete mostrar ao longo da temporada.

Me digam: qual patrocinador de equipe/piloto teve retorno na Globo hoje, com aquelas migalhas de transmissão? Como é que a Caixa, um banco estatal, cola seu nome num campeonato desses, sabe-se lá a que preço? Sinceramente, não entendo.

Vivo dizendo que o meu igualmente mequetrefe Meianov tem mais visibilidade que qualquer carro da Stock que ande de terceiro para trás. Pelo menos aparece aqui, para 40 mil visitantes por dia, ou no Twitter, nas minhas palhaçadas para dez mil seguidores, ou no Grande Prêmio e suas seis milhões de páginas vistas por mês. E na Stock? O que pilotos e equipes dizem aos seus patrocinadores depois dessa papagaiada global? Como explicar que isso que foi feito é o que eles chamam de “transmissão da temporada pela Globo”? Porque essa é a expressão que consta em todos os projetos de patrocínios apresentados a empresas dispostas a torrar grana nessa coisa, e eles gastam, é isso que compram, e para mim são um bando de otários.

175 comentários

  1. marcão disse:

    O que vou dizer aqui não é piada de primeiro de abril!!!

    É que a tv da stock tentou até os minutos finais antes da transmissão cobrar da cervejaria uma grana..

    A cerva não topou e proibiu a TV de censsurar as imagens gravadas nas areas de escape do Templo….

    A tv tentou e se deu mal, como no ano passado com o carro do Rubinho!!!

    O mais legal é que a cerva fechou o setor “A”..
    A coisa tá mudando, desespero de causa, é o nome!

    Só quero ver na truck como a tv da indy vai fazer,,

  2. fredy disse:

    Tudo bem que a corrida da stock ocupa muito tempo de tv, mas eles poderiam transmitir a corrida em um dos canais do sportv. Quanto as criticas a categoria nao concordo flavio. geralmene concordo com suas opinioes mas nao entendo o porque de vc malhar tanto a stock. Sem duvida e uma categoria interessante e a globo, apesar dessa papagaiada de so mostrar a largada e a chegada da sim visibilidade a categoria. Minhas criticas a stock nao se referem a parte de marketing, mas aos carros que considero muito lentos. Vcs acompanham a stock car australiana? A velocidade e muito maior. Os carros da stock brasil parecem que andam em camera lenta. Pra mim culpa dos pneus de fabricacao nacional e principalmente do limitador de rotacao dos motores. Pelo amor de deus. 6000 RPM e rotacao de carro de rua e nao de carro de corrida. No mais acho interessante a categoria.

  3. vanderlei disse:

    E podia ser pior a transmissao, se tivesse o galvao bueno narrando e falando das qualidades do kaka e do popo.

  4. Rodrigo Lyrio disse:

    posso falar uma coisa? até parece que vcs não conhecem a globo e suas ideias marqueteiras… ainda bem que eu nem perdi tempo de continuar acordado..

    galvão bueno disse que quem é amante de corridas.. poderia ficar acordado direto.. pra emendar a F1 com stock e “F1 dos mares”.. maior balela.. bom que não perdi meu escasso sono com isso… :)

  5. bnvhghtgj disse:

    vao tds se lascar

  6. Lucas Pedrozo disse:

    Como pode a “Maior Categoria do Brasil”, não levar torcedores ao autódromo de Interlagos. Tem uma explicação nem mesmo a globo confia e acredita naquilo que transmite. A Stock não foi vencida por Max e sim por uma caverna e algumas aventuras…

  7. Andre Peragine disse:

    Pois é, a Globo faz isso até com a Fórmula 1 quando te jogo da seleção, que dirá para a Stock Car! Aliás, não sei porque a Glob faz questão de ter estes direito de transmissão se eles preferem passar aquelas reportagens “fantásticas” que só servem para divertir o repórter que está fazendo…

  8. realmente e comeco de um fim
    esperem

  9. Guedes disse:

    Ainda bem que fiquei dormindo e nao vi essa esse compacto da stock…. fraca msm

  10. Flávio Gonçalves da Silva disse:

    Caro Flávio (xará), fiquei indignado com a “Toda Poderosa”! Estou até agora me perguntando o pq da não transmissão da corrida na íntegra. Agora, se fosse pra mostrar beijo gay, traição, crianças rebeldes e coisas afins em novelas e BBB’s da vida, com certeza seria transmitido. Meus filhos ainda continuam dominados por essa emissora, mas vou conseguir tirar eles desse transe. Pago TV por assinatura só pra não ver certas caras e programas. Abraços!

    Flávio Gonçalves, sargento da marinha, Ladário-MS.

  11. Roberto disse:

    Cala a boca Galvão, cacála a boca Cacá !!!!!!!!

  12. Mauricio disse:

    Fazer isso com Stock é fácil, a globo já tirou do ar a F1 e passou os Trapalhões, é ridiculo mas é verdade.

    Acordem mende para Rede Record transmitir, garanto que sai muito melhor, eles estão com vontade de fazer.

    Acorda Stock Chata.

  13. Fabio Carreira disse:

    Olha concordo plenamente com o que você mencionou dizendo sobre GLOBO VS STOCKCAR corri 4 anos na categoria principal e não me lembro um ano que a coisa foi diferente, no começo são promessas e promessas ai basta iniciar a temporada que as promessas ficam de lado e vai se levando a grande porcaria de transmissão no inicio do ano até chegar no meio da temporada e eles mudam da forma e maneira que querem … Acho ridículo uma categoria deste nível se sujeitar a isso, ridículo ter um custo absurdo sendo que mau se tem transmissão de TV… enquanto os pilotos não se unirem e buscarem uma alternativa e não assinarem com as equipes antes de saber a realidade de transmissão e etc isso tudo não vai mudar, para quem não sabe a Stock Car é uma das categorias mais caras do mundo em relação ao que se treina e ao numero de corridas que se tem ( alias treino praticamente não existe já que não se pode treinar fora dos treinos oficiais) Fica aqui meu comentário e espanto mais um ano por ver a GLOBO fazer o que quer e os dirigentes não acordarem que isso vai arrancando pedaços da categoria para os patrocinadores, depois quando você for em uma empresa tentar captar patrocínio para correr e ver o presidente da stock junto com a pessoa de marketing dizer que não tem interesse na stockcar vc passa a entender o porque !!!

  14. Willian disse:

    O único jeito de salvar a categoria é o Grande Prêmio se unir a uma produtora ou emissora concorrente da RGT (aberta ou fechada) e transmitir decentemente a Stock.

  15. Nichollas disse:

    _para informa~cao de todos, a promotora paga mais de 30milhoes de reais ;ano para esta palha~cada.
    Sera que o automobilismo ~e tao ruim assim!!!
    Substituem a corrida por, balonismo, explora~cao de cavernas, passeios de jogadores de futebol, etc…etc…

  16. RODRIGO disse:

    CONCORDO PLENAMENTE, E FAÇO DAS MINHAS SUA PALAVRAS, PQ VI A CHAMADA DA STOCK E COMO ADORO CORRIDA ESPEREI DAR HORÁRIO PARA PODER ASSISTIR, E QUE VI UMA PALHAÇADA DA GLOBO NÃO MOSTRANDO INTEGRALMENTE A CORRIDA, DEVERIAMOS PROCESSAR A GLOBO EM NOME DE TODOS QUE GOSTAM DE CORRIDA E NÃO TEM CONDIÇÕES DE ACOMPANHAR TODAS ETAPAS POR PROPAGANDA ENGANOSA, REALMENTE ISSO UM TOTAL DESREPEITO A TODOS.
    NÃO É ATOA QUE GLOBO TÁ PERDENDO AUDIENCIA PARA OUTRAS EMISSORAS, POIS AS OUTRAS TEM COMPROMISSO COM TELEPECTADOR, E ENQUANTO A GLOBO TEM COMPROMISSO COM SEU PRÓPRIO EGO É GRANDE DEMAIS PARA CABER NO PARQUE PUBLICO QUE ELES TAVAM ACUPANDO EM SÃO PAULO E PRICINPALMENTE COMPROMISSO COM EMPRESÁRIOS QUE DEVE GANHAR UMA FORTUNA COM COM ESSA TRASMISSÃO MEQUECREFE DELES.
    MORRA GLOBO, VIVA A LIBERDADE DE MUDAR CANAL RSS
    OBRIGADO A TODOS
    RODRIGO FURTADO

  17. PAULO GUERRA disse:

    Vamos boicotar a stock car,até quanda seremos fantoches na mão dessa tal de rede globo nesse PAIS!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Alexandre disse:

    Concordo plenamente Flávio!!! Infelizmente quem não é assinante de alguma tv a cabo ou uma sky da vida é obrigado a assistir no máximo a F-1!! A Indy pela Band nunca se tem certeza, e a Stock o melhor a fazermos é esquecermos de uma vez por todas!! Quando pararmos de assistir e a ir a autódromos para ver uma categoria madíocre e que é totalmente dominada pela Globo, acho que a CBA vai começar a rever algumas coisas!!! E o Galvão ainda vai dizer que a Australian V8 é uma stock australiana??? Isso é sacanagem!!!! Querem assistir a boa corridas e de qualidade? Só canal pago mesmo, Speed é o nome, com campeonatos da Australian V8 e Nascar!! Muitos falam mal da Nascar, mas o Miguel Paludo largou tudo aqui e foi pra lá investir na categoria!! Esqueçam a Stock, pra mim já morreu!!!

  19. Putz, ninguém falou, nem o Flávio, daquela horrível música de fundo que colocam durante a transmissão. Eu aguentei exatos 30 segundos.

  20. Christiane disse:

    Concordo plenamente com o que os colegas dizem, e mas há algum tempo deixe de tentar entender a Stock, são regulamentos sem pé nem cabeça, horários piores ainda, enfim, mas parece o campeonato pernambucano, que a globo passa o que quer e quando quer. Agora parece que essa praga, da baixissíma qualidade nas transmissões da Stock, esta se estendeno para a F1, parece que o Galvão e o Reginaldo Leme, ñ tem o q falar mais, a corrida todia falando dos 41 anos do Schumi, do duelo de nacionalidades entre pilotos da mesma equipe, enfim.
    Na corrida passada ficou parecendo que o Schumacher nunca tinha corrido na 10 posicção, que nunca tinha tido um carro avariado, que a o tempo todo ele foi campeão na F1, que nunca teve q ralar p/ poder conquistar 7 títulos mundiais. Tá falatando assunto p/ esse povo, e a transmissão só passa o que ela quer, até pq a parada de box multiplas p/ troca de pneu intermediário para, o di pista seca q foi algo importante para a corrida não foi comentada, se fosse explicaria, o pq do schumi ficar tanto tempo atr´s do Alguessuari, a perca de posição do Massa, a grande Diferença de Button p/ os demais.

  21. Bruno Brambila disse:

    Parece que a Globo tem a Stock Car simplesmente para enterrá-la, não oferecendo concorrência a F1.
    Não concordo com vc Flávio que a categoria é fraca, não é!
    O Nível dos pilotos é muito melhor que várias categorias no mundo.
    Agora não podermos assistir nem na SPORTV é o fim do mundo.
    Pra quem é viciado como eu e minha família, então existe a CRONOMAP com seu live timing muito bom, EPA !
    Não tem mais ! e a atual cronometragem mal funciona!
    Tem de ter dedo da Globo aí também!

  22. fabiano disse:

    Concordo que a transmiçao da corrida foi ridicula e a globo so faz palhaçada no esporte quando nao e futebol.
    So nao entendo porque sempre que se fala em Stock se fala no caca .
    Eu estava no autodromo e tenho ate amigos la e vi com meus olhos os carros de xandinho , caca, thiago camilo, ricci , constantino e se nao me engano helmaster.com pneu furado constantino 2 vezes. mais declaraçao dos carros do jorginho com problema, do daniel serra e do sonderman que falaram que perderam pedassos do pneu e mais algumas voltas nao chegariam e tambem alguns na classificaçao como o campeao de 2008 ricardo mauricio falando que teve problema no sabado.
    nas minhas contas entao foram sete furos e mais 5 com problemas.
    nao so especialista mais me parece muito 12 carros com problema em 34 .
    adimiro muito o sr flavio gomes sempre acompanho sua coluna e adorava a coluna do lance que infelizmente nao poderemos mais ter o prazer de acompanhar .
    porem como jornalista renomado deveria apurar os fatos nao aguento mais ouvir falar do caca , ele e usado como referencia pra tudo ate pra dar conteudo a materia mesmo quando fala coisa boa e importante como criticar um patrocinador global e fornecedor oficial da categoria .
    suas palavras sao postas como coisa ruim e levando o publico a ter uma mal imagem dele.

  23. Gustaavo disse:

    eu fui ver esta corrida….vi que alem d pneu do caca e do thiago o do xandinho e de mais um piloto ESTOYRARAM tb….esra mt estranho o pneu parecia feito em camada….
    Sei la a goodeyar tem que se responsabilizar se esta errada.
    Achei mt estranho o caca ter trocado o pneu e em 8 voltas ele estourar….
    Essa categoria esta cada dia pior.
    Acho ridiculo os pilotos da frente largarem com pneus usados….acho aa mesma coisa que: Na copa d mundo ja que o Brasil eh melhor do que outros times quando ele for jogar eh so come’car com o aplacar 3×0 apara o time inferior….Neh? Afinal quem Gasta Mais para ter uma equipe competente tem o mesmo direito de quem gasta 1/3 do valor.
    Valeu galera,

  24. Eu disse:

    Veja o lado bom da coisa: Não fomos obrigados a ouvir o Sr. Luiz Roberto dizer um monte de asneiras como é bem comum acontecer em todas as provas !!!
    Também quem foi o professor da criança …

  25. Silva jR. disse:

    E antes de tudo, estavamos ‘todos’ nós metendo o pau na Bandeirantes que iria transmitir a Indy só 15 minutos……! E a Globo cortou a corrida para passar um lixo de reportagem…nossa, realmente o automobilismo no Brasil é um lixo mesmo e isso resulta nos péssimos pilotos que temos aqui, devido a esse tipo de mkt, insentivo, trabalho de bastidores…que coisa horrivel.

    • Kaká Ambrósio disse:

      Péssimos pilotos? Acho melhor você se informar sobre os azes que temos nas pistas nacionais e internacionais antes de falar um @@##++# dessas. Criticar o evento, os carros, a Globo, tudo bem, mas os pilotos, aí não porque temos um time de primeirissima correndo nos quatro cantos do país e do planeta.

  26. Gustavo disse:

    Pois é.. e nem na Sportv passam.. e nós, otários assinantes (acho que é como nos sintimos) que assinamos aquela !@#@#!# ainda temos que assistir, ao invés da Stock, que passava pelo menos lá antigamente, futebol françes em vt.. pqp.. a globo é uma farça mesmo!!!!!

  27. João Dalmina disse:

    É, no mínimo, revoltante você ter a espectativa de ver uma corrida, porque você viu a chamada na TV e, depois, você ter ridículos minutos de transmissão. É um total e completo desrespeito e falta de consideração com o público. Me senti enganado. Parabéns pela sua coluna, A verdade sempre é o melhor texto.

  28. Tulyo Cruz disse:

    Ontem, através do twitter protestei com um “vou processar a globo por propaganda enganosa”, tudo bem, foi só um desabafo, mas que dá vontade dá!

  29. Paulo disse:

    Muitas empresas que patrocinam a categoria não estão nem aí para a transmissão da Globo. O que elas querem é um espaço para encontrar com os seus clientes, que são convidados a asistirem as corridas nos seus camarotes. O marketing interno também é uma justificativa para o patrocínio, uma vez que as empresas enchem as suas arquibancadas com os funcionários. Se a Globo transmitir, tudo bem, mas a maior parte das empresas nem conta com isso, basta ver que grande parte dos patrocinadores não depende de marketing voltado para o consumidor final.

  30. claudio aun disse:

    Todos nós aceitamos as migalhas oferecidas pela GLOBO.
    Nós como consumidores que estamos nas estatisticas na hora vender o merchan ,os pilotos da Stock que aceitam qualquer minuto de transmissão e se masturbam em frenesi se seus veiculos foram televisionados.
    Eles estão vendendo novela em cima da stock
    E nós no proxima etapa afinal a globo diz que vai transmitir toda temporada 2010), estaremos na prioridade da programação.
    Envie seu descontentamento para a http://www.redeglobo.com ,quem sabe assim na proxima etapa (afinal a globo diz que vai transmitir toda temporada 2010), a transmissão seja completa e não trocada por uma reportagem pré gravada.

  31. Geraldo Gomide disse:

    Parabéns Flávio, me senti um grande “otário” esperando a transmissão da corrida na “toda poderosa”. Mas como vemos em outros esportes que ela é “detentora dos direitos de transmissão”, haja vista, o futebol as 22:30 hs. e você viu quantos mudaram de opinião na segunda audiência pública, devemos imaginar a quantidade de grana que já rolou para as campanhas políticas. Parabéns e até o LIMITE. Abços.

  32. Acarloz disse:

    Pois é, e ainda assim continuam enfiando grana na dita cuja, eita lavanderia…

  33. ALEXANDRE LOURENÇO disse:

    Esse é o ” globismo ” que impera nos grandes eventos globais!!!!

  34. Nelson Fernandes disse:

    Caro Flavio …

    A solução é vc para de escrever sobre a categoria,assim como todas as midias.
    Só sei o que acontede de verdade na Stock, pq leio o que sua coluna escreve.
    Dá um gelo neles ….

    • Brandão disse:

      Acho que é por aí mesmo. Se a RGT e a CBA não fazem questão de mostrar seu produto, o melhor é esquecer deles mesmo. Aí talvez, quando a grana da lavagem de dinheiro rarear, a categoria se reencontre. Se não for tarde demais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>