REPROVADO

SÃO PAULO (dura, a vida) – Fiz minha estreia na Inspeção Veicular. Descobri que os carros com placas pretas realmente estão isentos, o que é uma ótima notícia, porque o sistema, incrível, reconhece isso. O Sistema. Chamá-lo-ei a partir de agora, o Sistema, assim, como entidade superior: começando com maiúscula.

Tenho alguns carros cuja placa termina em 1 e o prazo expirou, ou está expirando. Sei que recebi uma intimada para levar meu Gol 82/83 a ar para a Inspeção, igualmente outra entidade, maiúscula.

Levei. Agendei, só tinha data disponível lá na puta-que-o-pariu-sem-número, onde os terrenos são mais baratos e a empresa que faz isso gasta menos em aluguel. Peguei o carro do jeito que ele é. Um carro que nos últimos três anos rodou 1.500 km, mas está com óleo novinho, todas as luzes funcionando, freio em dia, cinto de segurança e rádio que pega até AM. Nada de errado com meu Golzinho, por isso não fiz uma “pré-inspeção”, como muita gente faz, porque essa merda virou outra indústria de tomar dinheiro dos trouxas, nós.

Paguei a guia pela internet, fui à  puta-que-o-pariu-sem-número e percebi que estamos, mesmos, fodidos por causa do Sistema. Na entrada, um cara me disse uma frase de  sete palavras: “Escolha uma linha e espere na fila”. Nem bom-dia, boa-tarde, seja-bem-vindo. Escolhi uma fila. Um outro cara se aproximou, de máscara, e disse apenas: “Retire seus objetos pessoais, abra o capô e espere na faixa amarela”. Foi o que fiz, retirei meus objetos pessoais, abri o capô e fui esperar na linha amarela. Mas devo dizer que deixei alguns objetos pessoais no porta-luvas. E desliguei o motor. Não sei se podia.

Enquanto esperava na faixa amarela, outro robô de máscara pegou meu carro e o levou até o box, ou sejá lá que nome tem essa merda. Abriu o capô que quase arrancou a tampa, o desgraçado. Começou a procurar alguma coisa no motor para conectar uns cabos. Não encontrou, provavelmente porque nunca viu um Gol com motor a ar e dois carburadores na vida. Depois, passou um espelho por baixo do carro. Como fazia a Stasi em Checkpoint Charlie, para ver se tinha alguém pendurado no assoalho para fugir para Berlim Ocidental.

Aí enfiou um tubo no escapamento, ligou o carro e ficou acelerando feito um alucinado. E eu na linha amarela com meus objetos pessoais.

Isso feito, desligou o carro, fechou o capô como se fosse a geladeira velha da casa dele, tirou um papel de uma impressora, entregou a outro robô de máscara, que tirou o carro do box e me chamou com um gesto. Fui até ele, com meus objetos pessoais, e recebi um papel e uma explicação. Não entendi porra nenhuma. Mostrou que o HCc (ppm vol.) estava muito alto e me mandou levar o carro numa oficina.

No papel, o veredito: VEÍCULO REPROVADO – ANO EXERCÍCIO 2010.

O Sistema reprovou meu Gol para o Ano Exercício 2010 e acabou. O Sistema tem valores de referência para emissão de poluentes. O Sistema não tem na sua memória, porém, dados sobre emissão de poluentes permitidos em 82, modelo 83. Meu carro não é obrigado a se comportar como um Corolla ou uma Tucson. Meu carro tem carburadores. O Sistema é burro, e não me dá chance de argumentar com os robôs. Argumentar que meu carro não pode emitir os mesmos poluentes que um Corolla ou uma Tucson. Argumentar que meu carro rodou 1.500 km em três anos e poluiu menos o planeta do que o inspetor do meu carro depois de comer uma feijoada. Argumentar que é um carro de coleção. A gente não pode mais falar com ninguém, porque o Sistema não fala. Ele te fode e pronto.

Saí sem saber o que fazer e cantei os pneus como forma de ridículo protesto. E caí na Marginal do Rio Pinheiros me sentindo um pária, reprovado pelo prefeito, pelo governador, pelo secretário do Meio-Ambiente. E fui refletindo sobre esta minha nova condição, de cidadão reprovado, que terá seu nome incluído na dívida ativa do Estado, porque no ano que vem não conseguirei licenciar meu carro que roda 1.500 km a cada três anos.

Foi quando me vi neste aprazível local abaixo.

Marginal do Rio Pinheiros, circa uma da tarde. Trânsito parado. Não é horário de pico, não houve nenhum terremoto, mas o trânsito estava parado, claro. Carros demais, transporte público de menos, caminhões enormes em perímetro urbano, motoqueiros nos “corredores” entre as faixas…

Quer saber? Decidi reprovar o trânsito. Reprovado, pelo meu Sistema, pela minha Inspeção Veicular. Reprovei o prefeito, o governador e o secretário. Não dá para aguentar um trânsito assim, gasta-se muito dinheiro, perde-se muito tempo, polui-se demais o ar. Mais do que meu Gol 82 modelo 83. Bem mais. Reprovado.

Quando olhei para a esquerda, oh, que bela paisagem. Parei numa baia apropriada e fiz o seguinte retrato:

Eis o rio Pinheiros, que corta a cidade e que deveria, como em qualquer cidade civilizada, ser um núcleo de vida, beleza, natureza. É um puta esgoto do caralho. Urubus, garrafas pet, lixo e merda por todos os lados. Um cheiro de vomitar. É um espaço público.

Quer saber? Decidi reprovar o rio Pinheiros. Está reprovado, monte de merda que não é tratada, que infecta o ambiente e as pessoas, criadouro de doenças, gosma nauseante para a qual o prefeito, o governador e o secretário que reprovaram meu Gol 82 modelo 83 estão cagando e andando. Vou-me embora. Mas, ôpa, o que é isso aqui?

Ora, ora, ora… Lixo na baia, muito lixo. Tem até um pneu lá na frente, estão vendo? Água parada ali é dengue na certa. Quem seria o responsável pela manutenção dessa avenida? Por recolher o lixo, carpir o mato? O Sistema? Não sei, é impossível conversar com o Sistema. Mas é feio, uma sujeira da porra, coisa mais nojenta, desleixo absoluto.

Quer saber? Decidi reprovar a Marginal do Rio Pinheiros e aqueles que são os responsáveis por sua limpeza, pelo asseio, pelos bons costumes em logradouro público. Está reprovada, Marginal. E nem venha falar comigo, meu Sistema está inoperante. Fale com o prefeito, com o governador ou com o secretário.

Vamos seguindo. Mas… Êpa, o que é isso?

Esse prédio enorme não é aquele cuja construção foi embargada séculos atrás? Porque o prefeito aprovou a planta e a construtora fez mais alto do que devia? Porque prejudica os aviões que vão pousar em Congonhas, colocando a segurança dos voos em risco? O que é que está fazendo aí, ainda? A Justiça não mandou derrubar, ou desmontar os últimos andares? Sim, mandou. E aí, prefeito? E aí, governador? E aí, secretário?

Quer saber? Reprovei o prédio. Está reprovado, inapelavelmente. Nem adianta reclamar, meu Sistema não conversa com ninguém. Mas, pelo jeito, andaram falando com outros Sistemas, não com aquele que transformou meu Gol 82 modelo 83 num risco à população, mas com outros mais maleáveis, afinal o prédio ainda está aí, pintadinho da silva, alguma coisa está acontecendo com esse Sistema que, para alguns, é mais maleável do que aquele que condenou meu Gol 82 modelo 83.

Mas vamos trabalhar, o dia segue. Rua Tabapuã, Itaim-Bibi, chiquérrimo. Ei, o que é isso aí?

Me parece uma rua com faixa exclusiva de ônibus, mas tem um ali que está na outra faixa. Concessão municipal, o serviço de ônibus, não é mesmo? Esse ônibus não pode estar aí. Atrapalha o trânsito, espreme todo mundo. Onde estão os agentes de trânsito? Os caras que deveriam multar esse motorista mal-educado? Ou orientar o coitado atravessando a rua no meio das motos, dos carros, dos ônibus?

Quer saber? Decidi reprovar o ônibus, o sistema municipal de transportes e os agentes de trânsito. Estão todos reprovados no meu Sistema, se quiserem se queixar, que procurem o bispo. Meu Gol 82 modelo 83, convertido em vilão nacional pelo prefeito, pelo governador e pelo secretário, trafega pela faixa correta. Respeita as leis. Mas é um cão-danado, aos olhos do Sistema.

Estava ficando irritado, disposto a não pensar mais nessas coisas, quando…

Um saco de lixo não recolhido? No meio da calçada? Onde estão as lixeiras? Onde está o serviço municipal que recolhe os sacos de lixo? Se começar a chover e uma enxurrada levar esse saco até uma boca-de-lobo, vai ter enchente. E se meu Gol 82 modelo 83 estiver passando pelo local alagado, pode pifar. Pode submergir. Posso perder meu Gol 82 modelo 83. Será que é isso que querem o prefeito, o governador e o secretário? Eliminar meu Gol 82 modelo 83 porque ele foi reprovado pelo Sistema?

Quer saber? Decidi reprovar o serviço de coleta de lixo da cidade. É ruim, porco, deficiente, superfaturado, uma merda. Meu Sistema, hoje, estava rigoroso. Reprovando tudo. Mas, felizmente, estava chegando ao meu destino, onde poderia pensar com um pouco mais de calma sobre o que fazer com meu Gol 82 modelo 83. Foi quando vi isso aí.

Sim, é um homem estendido no gramado. Um morador de rua. Que não tem onde viver, onde dormir, o que comer. Derrotado pelo Sistema, jogou-se na grama com seus objetos pessoais, um cobertor velho, alguns sacos plásticos de supermercado, trapos imundos cobrindo seu corpo sujo e maltratado, talvez tenha uma caneca, um maço de cigarros, uma garrafa de cachaça.

A ele, nem o prefeito, nem o governador, nem o secretário deram atenção hoje. Preocuparam-se com o HCc (ppm vol.) acima da média do meu Gol 82 modelo 83.

E decidi reprovar os três mais uma vez, e nem quero nada de nenhum de vocês três, prefeito, governador e secretário, com relação ao meu carro e aos meus problemas mundanos como o trânsito, o rio fétido, o pneu largado na avenida, o prédio que derruba aviões, o ônibus na faixa errada, o lixo na calçada.

Tirem esse homem da rua. Se o fizerem, eu juro que farei de tudo para reduzir o HCc (ppm vol.) do meu Gol 82 modelo 83.

Subscribe
Notify of
guest

1.6K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
5 anos atrás

Realmente é uma enorme palhaçada toda essa preocupação do governo com carros antigos e nem se quer tem a cara de pau de olhar para problemas muito maiores como mostrados por você nessas imagens….

luiz antonio
6 anos atrás

Gostaria de saber como vai ficar essa palhaçada de inspeção veicular para carros antigos, hots e modificados. Se puderem nos informar!!! Mais uma maneira de extorquir nosso dinheiro suado!!!

Douglas
Douglas
6 anos atrás

Perfeito o texto, e os comentários, sou de Curitiba PR, aqui tb existe essa palhaçada, possuo um comodoro 89 6c, carro perfeito, manutenção em dia, GNV, na inspeção adivinha, esta mesmo emissão Hc acima no combustível líquido, fiz 2 vezes e reprovei, e o pior que a corja da Inspeção Veícular onde realizei me disse que não posso fazer em outro lugar por no mínimo 6 meses, além de tudo fico preso nesta empresa, isto é uma conduta que fere o código de defesa do consumidor, pq atribui uma “preferência” a determinada empresa, e não te dá escolha de escolher outro estabelecimento para realizar a vistoria. Resumo – estou com os docs atrasados por conta disto, mas nada.

Mateus
Mateus
7 anos atrás

Vamos mudar o endereço e licenciar o carro no interior.. acaba com essa palhaçada e ainda tira impostos da cidade…

gabriel
gabriel
9 anos atrás

ola flavio moro no rio estou passando pelo mesmo problema que voce levei o meu golf 96 para inspeçao e fui reprovado pera segunda vez ja gastei o que nao tenho pois sou posentado e voce sabe que nos como cidadoes deste pais chamado brasil e governado por esses politicos que so cuidam deles nos so tem0s dereito de pagar nossos inpostos e ficarmos quitos . devemos nos unirmos e fazermos uma campanha en todo o pais para darmos a resposta nas proxima eleçoes pois o povo tem esse poder e so uzar nas urnas estou indiginado a mesma coisa esta acontecendo com o estintor o governo estabelece lei que nao pode cunprire esta en falta.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Fui fazer a vistoria anual aqui no Rio de Janeiro, meu carro é uma Fiat Premio 89 a Alcool. Passou em tudo, menos no HCc(ppm). O vistoriador informou que os níveis eram altos e reprovou o carro, mas não foi só isso. O carro foi reprovado porque antes de vistoriar os gases poluentes a vareta do óleo com um sensor que eles colocam no lugar da vareta original do carro se soltou, inundando todo o local do motor de óleo quente, sujou tudo: carburador, filtro de ar, distribuidor. eles disseram que a culpa era minha porque o motor tinha muita pressão (motor de carro não pode ter muita pressão segundo o Detran do RJ). Agora estou com o prejuízo do motor sujo, falta de óleo, porque vazou tudo e sem a aprovação do Detran para emitir o documento 2014.

ALEXANDRE PEIXOTO
ALEXANDRE PEIXOTO
10 anos atrás

CARA MEUS PARABÉNS PA TI CORA VC FALOU TUDO E A PLENA VERDADE E REALIDADE ESSE SISTEMA DE FILHOS DA P*$### Q PENSA Q A GENTE É OTÁRIO BURROS PENA Q N PODEMOS RESPONDER NA HORA PQ N SOMOS BURROS SE FIZER ALGO A GENTE SE FO**¨#### i PERDE A RAZÃO NOS PROCEDIMENTOS É UMA MAFIA DO CARA#¨####¨¨**O RAÇA DE ATRASA LADO….(TENHO UM PALIO 97 3 ANOS NUNCA DEU ESSA MERDA DE HCC ALTO E ESSE ANO DE 2013 E EU COM O MEU OBJETIVOS PESSOAIS RECEBI O COMUNICADO Q REPROVOU AO LADO TINHA UM S.R DE IDADE COM UM UNO 98 INTEIRO E N PASSOU TB…) MAIS AI GOSTEI DO QUE ESCREVEU PARABÉNS FALEU FICA C DEUS….

Jerri
Jerri
10 anos atrás

Bom pessoal, no meu entender, devemos dar um basta nisso, que tal ninguém passar por essa tal de Controlar e tb não efetuar o licenciamento dos veículos até acabar com essa patifaria, se todos aderirem isso acaba, pode ter certeza!

Katya
Katya
10 anos atrás

Tenho um fusca 79 que era de minha mãe e desde que ela faleceu, estou com ele. O trouxe para SP para poder usá-lo. Fiz motor em 2010 e faço todas as revisões para que possa trafegar com tranquilidade. Hoje, voltei da inspeção veicular revoltada! Meu carro passou por todas as análises exigidas pela Controlar e foi aprovado. O decalque não saiu por falta de um tampão do respiro do óleo. Perdi meu dinheiro e ainda terei que voltar naquele lugar que me dá arrepios por causa de um tampão? Será que isso é justo?

César
César
10 anos atrás

Eu só não entendo, prezado Gomes, como é que pode uma inspeção veicular exigir que um Dodge, um Camaro, qualquer merda dessas com motor V8 emita a mesma quantidade de poluentes que um Fiat 147 com motor 1050 ou um Fusca, ou qualquer outro como o seu Gol 82 modelo 83. Não me entra na cabeça.
Quero ver em 2014 quando essa coisa começar aqui no Rio Grande do Sul, como é que nós que trabalhamos com venda de carros usados, vamos sobreviver. Todo dia vai ter gente na porta devolvendo carro e exigindo a grana de volta porque não passou na inspeção.

paulo cesar
paulo cesar
10 anos atrás

o meu carro tambem foi repravado ontem dia 22/05 /2013 que merda é está controlar que porra é essa inspeção.

hiromi kaneko junior
10 anos atrás

Prezado Flávio, essa tal inspeção veicular é um projeto que demorou algumas décadas para sair do papel e quando saiu veio pelas cochas, na base do improviso, não treinaram direito o pessoal do operacional, não fizeram adequações para o combustível que é vendido hoje e que não é padronizado dependendo muito da marca “dono do posto”, os valores que os fabricantes forneceram correspondem ao tipo de combustível utilizado na época em que foram fabricados os veículos e que são completamente diferentes do que são utilizados hoje , gasolina da década de 70, era a gasolina, ardia os olhos, como é difícil regular um carro com carburador e platinado com a merda que os caras vendem como gasolina. Eu tenho um oficina que existe desde 1954 e no meu dia a dia presencio cada absurdo, que só cabe no Brasil – uma cliente minha perdeu a linha com o “inspetor” meteu a mão no cara : foi a primeira vez e reprovaram pelo escape, trocou o escape e reprovaram pela falta do suporte da vareta do capo, trocou o suporte e foi reprovada pela mangueira do filtro de ar, ai ela trouxe até a oficina, trocamos a mangueira, velas , limpamos os bicos, fizemos uma boa revisão ( o carro estava com 45.000km ) , fizemos as medições com o nosso aparelho que é o mesmo utilizado pela controlar, tudo OK , ela retornou e o cara queria reprova- la no teste de fumaça ? Não tenho duvida que o sujeito se arrependeu por ter enxergado uma fumaça mais cinza do que a normal.
O problema do Brasil não são os governantes, o povo que é muito passivo .

tchellinho
tchellinho
12 anos atrás

muito bom! sua visão é igual a minha.classifico os serviços comunitários desta cidade/estado/pais um lixo em relação ao que nós já pagamos e recebemos em troca. por esses e outros motivos REPROVO TB a maioria dos nossos governantes mal intencionados e despreparados para tais responsabilidades. Na minha visão, para demonstrar tal reprovação, basta VOTAR NO ZÉ NINGUÉM NAS ELEIÇOES! abração.

Antonio Franco
Antonio Franco
12 anos atrás

Acabei de levar o meu Uno Fire, ano 2004, mas com apenas 22.000km rodados. Tem até cheiro de carro novo! Pois bem, ele foi reprovado! Ao meu lado havia umas ambulâncias do SUS, Blazer caindo aos pedaços, e foram todas aprovadas! Também uma viatura (por que “viatura” e não carro?) da Policia Militar e outra do Corpo de Bombeiros, ambas aprovadas, rapidamente! Mas o meu carrinho, com 22.000km, exuto, reprovado! À seguir, levei-o à uma oficina, quase vizinha da Controlar. O idiota do mecânico me apresentou uma lista que quase caí de costas, de peças para trocar! E acabei quase batendo nele, pois e,mbora eu tenha cara de bobo, não sou assim, tão idiota quanto pareço! E esse ladrão nem funcionou o carro, para apresentar-me a lista! Inquerindo-o sobre os seus conhecimentos de mecânica, percebi que ele entende disso menos do que a minha avó! Dei-lhe uma explicação, na marra, pois ele não queria ouvir, e fui embora! Quanto será que a Controlar leva dessas oficinas?

Leandro
Leandro
12 anos atrás

Tenho um Honda Fit Ex 2007 CVT. Trata-se de um carro de unico dono, utiliza somente oleos, filtros e demais pecas originais, todas as revisões em concessionária na garantia, após, apenas manutenção em centro automotivo especializado. No ano de 2009 fui levar pela primeira o carro para inspeção, aprovado com meritos, logico, os indices eram \”interessantes\” para implantação do tal sistema. No ano de 2010 começaram meus problemas, sempre na epoca da inspeção, pois no resto, problema é uma palavra que não combina com o carro. No referido ano, levei o veículo e para minha surpresa foi reprovado, questionei se tinha feito a manutenção certa, se o carro era tão bom assim, enfim, um cara que paga todos os seus impostos foi reprovado perante o estado. Mas fui me informar, justamente o indice que reprovou o veiculo, o tal de HCc, que era de 700 HCc, simplesmente caiu para 100 HCc, e o mais interessante, meu veiculo teve um desempenho melhor. Nem preciso escrever que em 2011, novamente o veículo foi reprovado. Prestei atenção nos robos que fazem a inspeção, me chamou atencao o fato de desligar meu veiculo no momento do teste, fato que aumenta a quantidade de particulas da queima de combustivel, e que me gera duvidas quanto ao protocolo a ser seguido pelo tal sistema. Questionei o robo que me trouxe o papel e um \”infelizmente seu carro foi reprovado Sr\”, o porque de desligar meu carro, apenas o meu carro, pois os demais permaneceram ligados, e lógico não sabe me responder, tem a função apenas de entregar um papel, com todo o respeito aqueles que o fazem. Neste relato, até gostaria de xingar, de mudar de estado, talvez de país, mas não, quero deixar meu descontentamento com aqueles que nos fazem de idiota, que levam nosso dinheiro, que nos \”reprovam\” nas mais diversas situações e, quando vejo este tipo de nota, tenho a nitida impressão que o caminho será cada vez mais nebuloso.

sidney almeida
sidney almeida
12 anos atrás

o safado do secretário que criou este roubo nos nossos bolsos mora próximo de casa, no final de semana o vagabundo até anda de bicicleta, mas durante a semana tem um cara que vem buscá-lo de carro (prefeitura) na porta da casa dele. somos idiotas mesmo. somos burros. somos assaltados diariamente e não fazemos nada. o kassab sab como meter a mão no seu bolso.

rogerio
rogerio
12 anos atrás
willian
willian
12 anos atrás

meu carro e corrola 2004 reprovei tres vesses na ultima coloquei casoina podiun o carro pasou para todos coloquem casolina podiun que seu carro passa

Max
Max
12 anos atrás

Eu tenho um Fusca 83 a ÁLCOOL, e ele acabou de ser reprovado pela 2a vez. A primeira o motivo foi a marcha lenta, e agora pq os filtros de ar não são os originais do carro.

Estou sinceramente pensando em instituir o FODA-SE e não inspecionar, nem licenciar nem merda nenhuma mais esse carro, que uso somente em dias de rodizio e/ou para me divertir.

Paulo Ventura
Paulo Ventura
12 anos atrás

Pois é Flávio Gomes, bem vindo ao clube dos reprovados pela Controlar. O problema é que parece que a coisa não vai ter fim, não. O grande gargalo nessa situação não é que o óleo fica velho ou novo, se o combustível tem validade ou não. O grande problema é que essa inspeção não tem coerência alguma, nem se você tiver um laudo da oficina que você fez a “pré-inspeção” (outra máfia, pois essa pré-inspeção deveria ser oferecida pelo prórpio governo, e de graça), e apresentar “aprovado” e questionar, eles dizem que não tem autorização para refazer as medições no mesmo dia. Isso acontece por que é capaz de você fazer a medição e apresentar valores completamente diferentes e aí a cara deles vai cair no chão. É isso. Experimentem fazer os ajustes numa oficina, sair, colocar um litro de combustível no tanque, voltar e refazer os testes, no mesmo dia e no mesmo equipamento. Vai dar valores diferentes.
É isso, mais um caça níqueis inventado pelos governantes.
Pelo memos nossa LUSA resolveu ganhar um pouco pra gente não ficars tão nervoso.
Abraço.

Alberto
Alberto
12 anos atrás

Parabéns pela matéria.
Meu carro reprovou por duas vezes agora decidi que vou andar com ele sem inspeção e se vier multa não vou pagar e vou ficar com este carro até que aprendam.
Revoltado com o governo só quer tirar dinheiro do povo. Se tivesse um protesto contra isso certamente eu seria o primeiro da fila!
Abraços

Julio Fialho
Julio Fialho
12 anos atrás

É revoltante, saber que esse “S”istema, nos ferra, amigos temos que nos juntar, para acabar com esse “S”istema, medíocre…

Tanta gente, passando fome, sistema escolar deficiente e defasado, e o “S”, preocupado com o seu Gol 82/83…

É uma barbaridade…

diody shigaki
diody shigaki
12 anos atrás

Não esquenta nao que o meu tambem deu HCc alto…isso porque é um celta 2004…tudo que tinha quer ser trocado, foi trocado… resultado: REPROVADO 4X

Antonio Martins
Antonio Martins
12 anos atrás

Flávio, parabéns pela forma com que colocou seu problema. Independente do ano de fabricação do seu carro, da sua profissão, do seu entendimento em mecânica…. O que vale é o protesto, o sentimento de pequenês com o qual somos vistos quanto cidadãos de uma megalópole e ainda vem a Rede Globo com um aparelho estranho às pessoas comuns, chamado de respirômetro, para dizer que a poluição da cidade está acima dos níveis recomendados pela OMS. Dizer que temos de andar de bicicletas e transporte público. Por quê a tal Globo não enfrenta os ” órgãos superiores ” e sugere uma campanha para que os motores de ônibus sejam trocados por combustão verde (álcool) ou elétricos (como desenvolvido dentro de Itaipu). Veio o Governo Federal através de seu tecnocrata Mór (Lula) e landa o Biodiesel. Ora, colocar óleo de mamona ou de soja no diesel reduz alguma coisa???? Na proporção usada??? Quem mora em uma cidade como São Paulo, não pode querer respirar ar de montanha. Quem quer esse tipo de ar, muda para Atibaia, Campos de Jordão, mas fica lá. Não venha trabalhar ou se divertir em São Paulo. Gente…..estamos todos nas mãos de governantes que querem se dar bem. Todos os dias, vemos pessoas desmascardas por má conduta administrativa, dolar na cueca, super faturamento de obras, fraude em licitações, abuso de autoridade, não cumprimento das leis para “Otoridades” e não fazemos nada!!!! As coisas estão dessa forma, porque somo omissos e não temos coragem de fazer nada. Nenhuma manifestaçãozinha sequer.
Acabo de receber uma multa da CET. “Trafegar falando ao celular” dia 08/06/2011 às 7:50hs. Chego ao escritório no Centro de São Paulo, todos os dias às 7:00hs. Como poderia estar nessa hora e local mencionado? A quem recorrer? É a famigerada Industria das Multas. Paga primeiro, recorre depois. Se recorrer primeiro, seu recurso não chega a tempo e depois vc. ainda paga multa por atraso…. é brincadeira???????

JOAO TOCCHIO
JOAO TOCCHIO
12 anos atrás

OLA FLAVIO NAO NOS VEMOS A MUITOS ANOS MAIS GOSTARIA DE DIZER QUE NO QUE SE REFERE A CONTROLAR ( A IDEIA ) VC ESTA ERRADO POIS A ‘IDEIA ” E ÓTIMA TANTO PARA O MEIO AMBIENTE COMO PARA OS DONOS DE VEÍCULOS OS QUE TEM E CUIDAM DIREITO DE SEUS VEÍCULOS NO CASO DO SEU CARRO TENHO CERTEZA QUE E BEM CUIDADO TUDO FUNCIONA TODO LIMPO, MAS VC JA PEGOU UMA FRUTA LINDA POR FORA E ELA ESTAVA ESTRAGADA POR DENTRO DEVIDO AO TEMPO ? NAO E PORQUE SEU CARRO RODOU APENAS 1500KM NOS ÚLTIMOS 3 ANOS QUE ELE NAO SE DETERIOROU COMO OLEO, FILTROS ETC VC SABIA QUE ESTES E OUTROS ITENS TEM VALIDADE SENDO USADOS OU NÃO ?QUANTO AO ATENDIMENTO DA CONTROLAR TE DOU TODA A RAZAO POIS VOU A ESTES CENTROS PELO MENOS DUAS VEZES AO DIA E NAO CONSIGO NEM UM BOM DIA AS VEZES UM OI, MAIS TODA A SEMENA UMA BRIGA POIS TENHO UMA OFICINA MECANICA DE MOTOS A ALGUNS ANOS E VC COMO ,A MAIORIA DAS PESSOAS NAO SABE COMO E DIFICIL PASSAR UMA MOTO GRAnde ou pequena JA MINHA FILHA QUE TEM 1,80 DE ALTURA LOIRA DE OLHOS VERDES ATE CAFE CONSEGUIU SE QUIZER MAIS QUANTO AO RESTO CONCORDO
ME PONHO A SEU INTEIRO DISPOR PARA TIRAR QUALQUER DUVIDA SUA SOBRE ESTE ASSUNTO

ROBINSON
ROBINSON
12 anos atrás

Caro Flávio, também gosto de ser tratado como pessoa, bom dia, boa tarde, como vai, etc… e tal, eu tenho um fusca 1972 e igualmente ao seu Gol, não anda nem 500 Kms. por ano, fica numa garagem coberta e também com capa protetora, regularmente ligo ele, dou uma volta no quarteirão e guardo de volta, está literalmente impecável. Está na família desde 0 km, e aos meus cuidados exatos 25 anos , meu primeiro carro, dado pelo meu pai e que faço questão de conservá-lo e não espero vendê-lo nunca.
No primeiro ano fui com a cara e a coragem, bum!!! reprovado, fiz uma manutenção gastei quase R$ 600,00 e reprovou novamente, voltei ao mecânico e na 3.ª vez passou, ótimo 2010 estou livre. Em 2011 fui direto pois como fiz a vistoria atrasada faziam apenas 5 meses, pensei vou direto e Bum!!! Reprovado, levei ao mecânico regulou levei novamente e Bum!! uns idiotas medíocres nem deram atenção, pois no momento em que eu estava fazendo minha vistoria um funcionário estava limpando o equipamento, desligou computador, puxou a mangueira do ar e o inspetor disse que não teria problemas ( deve ser esse metido do Cesar), e foi reporvado, gastei mais R$ 580,00 mecanica e escapamento e inclusive coloquei catalizador e hoje novamente foi reprovado, estamos perdidos mesmo e não há ninguem para nos salvar, vamos lembrar no dia de votar. E nossos carros não poluem pois não são utilizados e mesmo assim pagamos licenciamento, seguro obrigatório e CONTROLAR.
PARABÉNS sua matéria é excepcional se quiser organizar um buzinasso com nossos veículos estou dentro. Forte abraço.

ROBINSON
ROBINSON
12 anos atrás

Caro Flávio, também gosto de ser tratado como pessoa, bom dia, boa tarde, como vai, etc… e tal, eu tenho um fusca 1972 e igualmente ao seu Gol, não anda nem 500 Kms. por ano, fica numa garagem coberta e também com capa protetora, regularmente ligo ele, dou uma volta no quarteirão e guardo de volta, está literalmente impecável. Está na família desde 0 km, e aos meus cuidados exatos 25 anos , meu primeiro carro, dado pelo meu pai e que faço questão de conservá-lo e não espero vendê-lo nunca.
No primeiro ano fui com a cara e a coragem, bum!!! reprovado, fiz uma manutenção gastei quase R$ 600,00 e reprovou novamente, voltei ao mecânico e na 3.ª vez passou, ótimo 2010 estou livre. Em 2011 fui direto pois como fiz a vistoria atrasada faziam apenas 5 meses, pensei vou direto e Bum!!! Reprovado, levei ao mecânico regulou levei novamente e Bum!! uns idiotas medíocres nem deram atenção, pois no momento em que eu estava fazendo minha vistoria um funcionário estava limpando o equipamento, desligou computador, puxou a mangueira do ar e o inspetor disse que não teria problemas ( deve ser esse corno do Cesar), e foi reporvado, gastei mais R$ 580,00 mecanica e escapamento e inclusive coloquei catalizador e hoje novamente foi reprovado, estamos perdidos mesmo e não há ninguem para nos salvar, vamos lembrar no dia de votar. E nossos carros não poluem pois não são utilizados e mesmo assim pagamos licenciamento, seguro obrigatório e CONTROLAR.
PARABÉNS sua matéria é excepcional se quiser organizar um buzinasso com nossos veículos estou dentro. Forte abraço.

Davi Rodrigues
Davi Rodrigues
12 anos atrás

Flávio, concordo plenamente, como cidadão me senti muito mal, porque somos obrigados a passar por essa situação ridícula.
Tantas coisas erradas acontecem em relação a Meio Ambiente e Direitos do Cidadão, como você bem mencionou, RIO PINHEIROS, RIO TIETÊ, ESGOTO A CÉU ABERTO, LIXO NAS RUAS E AVENIDAS, CRACOLANDIAS, MENDIGOS ( SEM ASSISTÊNCIA DO ESTADO OU PREFEITURA), ESCANDALOS, ETC…
Mas podemos dar nossa resposta, nas eleições, não colocando no poder políticos profissionais ou oportunistas.
A RESPOSTA DEVE SER NAS URNAS, E NÃO SE CALAR!!!

JOSÉ CARDOZO
JOSÉ CARDOZO
12 anos atrás

se todos nós abrissemos nossa boca,creio que muita coisa nesse País seria mudada e não teriamos essa pouca vergonha no qual vemos todos os dias,adorei o seu protesto,fui fazer agora a vistoria do meu carro e ficou reprovado por causa dessa nova forma de tirar no suado dinheirinho a tal EMISSÃO DE POLUENTES ,tenho certeza que o carro de quem faz essas leis ridiculas onde temos que pagar para fazer essas vistorias sempre passam na vistoria ,sendo valida apenas para classe menos favorecida
ISSO É UM ABSURDO

Lucas Silva
Lucas Silva
12 anos atrás

“Peguei o carro do jeito que ele é. Um carro que nos últimos três anos rodou 1.500 km, mas está com óleo novinho”,

está ai o seu erro, não existe carro com “oléo novinho” de 3 anos atrás, e mesmo que você tivesse trocado ele antes de ir para a inspeção, a gasolina também tem prazo de validade, igualmente como o do óleo, de 6 meses no maximo! como você afirma que em 3 anos só rodou 1.500 km, o óleo ficou pra lá de velho. carro parado da mais trabalho que carro que você roda todo dia.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Faça como a maioria ,caso tenha uma casa de campo ou de praia ,vc tem o direito de registrar o veiculo nesse municipio , e só entrar com um pedido de desbloqueio argumentando que o veiculo sera transferido para outro municipio e eles são obrigados a desbloquear o veiculo para vc transferir para outro municipio e assim nunca mais dar dinheiro para essa corja de corruptos e nem se preocupar todo ano com inspeçao veicular.

EDNEI
EDNEI
12 anos atrás

ESSA CONTRLAR SO VEIO P PEGAR NOSSO SAGRADO DINHEIRO MAIS UM IMPOSTO CRIADO P PREFEITO ; TEMOS QUE FAZER ALGUMA MANIFESTAÇAO

Alex
Alex
12 anos atrás

Flávio, como o rapaz acima falou, voce disse tudo que estava engasgado em nossas gargantas, esse sistema, falho, desumano, injusto e derrotado, que só cria leis, e impõe todo o seu lixo sistemático para gente honésta como nós, que luta para comprar um carrinho usado para trafegar , levar nossa mãe para fazer uma comprinha nomercado, levar nosso sobrinho no médico, ir para o shopping divertir um pouco, tenha que pagar por miseros 550,00! reais pela multa de inspeção.

Sendo que existem tantos outros vilões do meio ambiente que o governo simplesmente fecha a cara. Tenho 1100,00 de duas multas ambientais que sofri, incentivo do governo para a troca do carro velho para o novo, como em outros paises na europa, eles nem se quer, pensam.

SISTEMA FALIDO E RIDICULO.

Rob
Rob
13 anos atrás

Tive o mesmo problema com minha moto, disseram q não estava queimando gasolina. Pela lógica deveria passar nesta merda de inspeção… pois se não queimava gsolina logo poluiria menos. Chegando em casa e pensando nesse enigma como o amigo da belissima redação exposta no inicio dessa pagima pensei, pensei e penseiiiiiiiiiiiiii… será q minha moto foi reprovada pq está consumindo pouco combustivel? Seria minha moto uma bandida, uma infratora do sistema de monopolio de combustivel desse país onde os preços variam de 2,80 até 4,00 mesmo a enconnomia indo bem e nunca baixa os preços? Será??? Seria mto cara de pau dessas pessoas, politicos sujos… duvido se passariam numa dessas inspeções… poluem a todos nós e ainda conta piadinhas enquanto estão enchendo as cuecas de dolares.

sobre minha moto ja estou pensando numa forma de fazer ela ser aprovada na prox inspeção… vou acender um fosforo e vou queimar toda gasolina existente no motor na frente do moço de mascaras e pergutar,,,agora está queimando o suficiente???rsrr não façam isso com seus veiculos rsr!!!

pedro
pedro
13 anos atrás

Bem, como todos aqui estou sofrendo do mesmo mal, tenho uma parati ano 91 e já fui a segunda inspeção, na primeira fiquei meio assustado com os indices e quase fiz merda, fui em um mechanico e achei estranho pois ele não ligou meu carro e nem se deu o trabalho de abrir o capo, disse logo que eu tinha que fazer o motor inteiro, eu pensei meu Deus, to fudido, mas como sou desconfiado pra caramba levei em um outro lugar que os caras só mexem com isso, bom o cara fez o meu carbura inteiro, atrasou o ponto, diminuiu gicleur(acho q é isso) e outras paradas, resumindo fora o carburador o resto é gambiarra total e na maquina da oficina o carro passou mas na da controlar não, mas só quse agóra em um item só e por uma diferença bem menor, o fóda é que o carro ta uma bósta de andar, mas faze o que se o Rossab quer assim, o estranho é ver um especialista aqui mesmo querendo comparar carro do ano, bom por mais que seja equivalente aos niveis da época esses veiculos já estão bem rodados né?e obviamente fica mais dificil, afinal se vc for refazer qualquer carro que seja por inteiro, sai quase o mesmo preço de carro zero.Eu fico puto é com a merda das desculpas, é pelo ar, mas o ar que eu respiro tbm vem da puta merda que não tem inspeção….qntos recursos naturais são gastos para produção de um carro?bom e se preparem pq se o partido do maldito ganhaar novamente teremos pedágios nas marginais(pontes), separando assim classe abastada do assalariados…obs(n tenho nada contra a inspeção é uma excelente idéia, mas tem que ser muito bem administrada, e clara….de preferencia feita por mecanicos especialista que possam te dar uma informação que se use….e que seja para todos pois antes de paulistano so Brasileiro.

DANILO
DANILO
13 anos atrás

Ae Flávio se deu mal nessa heim!

Um dos carros que tenho é um gol 94 … Sou segundo dono desde 1998 ……uma raridade ….rodado apenas 51.000 km…..sem detalhes …retoques ….ou qualquer outra coisa ….realmente é zero.

Tirei faz alguns anos essa mecânica original e montei uma nova mecânica turbo com 634cv …medidos em dinamômetro ….para participar de provas de arrancadas …

Como o carro é um sonho ….faço questão de dar um role na rua …afinal tenho documentos, IPVA e tudo pago certinho ….

Ai pensei agora ferrou com o controlar …oque vou fazer ? Como vou passar esse motor? Desmontar jamais….colocar novamente a mecânica original guardada …..impossível.

Bom corri atrás ….coloquei um escapamento original flangeado da saída do escape da turbina….modifiquei temporariamente os bicos de injeção …..velas …..e fiz uma dolorosa adaptação de um filtro na boca da turbina com o tal respiro do motor.

Como o carro é um Gol modelo quadrado … o cofre do motor não possui muito espaço…sendo que a turbina é gigante …e não existe filtro que cabe na boca dela ….e o carro possui intercooler na frente do motor …ai veio a mega engenharia para criar uma maneira de adaptar um filtro.

Na primeira tentativa no controlar… Reprovaram logo no visual …pois nessa adaptação liguei o filtro numa mangueira preso a uma tela na boca da turbina ….e ainda tive o cuidado de selar a mangueira dando um acabamento com silicone preto.

Lá eles disseram: Não pode ter silicone …..Respondi: Mas silicone é feito para vedar/selar ….não sai “AR” por aqui …ou vc acha que existe uma mangueira ou filtro original para esse motor?

Reprovado!

Blz ….corri atrás e acabei fazendo a primeira idéia que tive e não fiz…..comprei um tubo de alumínio flexível …tipo aqueles usados em aquecedores elétricos de chuveiro ou em coifas de chaminés.

Na segunda vez …..os caras do Controlar ficaram tão entusiasmados com o carro …que ficaram tirando fotos ….perguntando isso e aquilo …e o carro acabou esfriando o motor …e mais uma vez não passou. Fiquei revoltado ….mas fazer oque….dizer passa logo pra não esfriar o motor?

Ok. Terceira vez ….pensei …vou derreter o motor …mas agora tem que passar.

Lembrando a todos que nesse ano e modelo de carro o máximo permitido são Co2 é 3,00 …e de HCc é 700 o limite.

Resultado Final: Passou com índice ZERO …..Isso mesmo 0,00 (zero) em Co2 …… e HCc 0,003.

Não satisfeitos ….o Controlar veio com uma história que fui sorteado para teste de ruído……pensei Ok …vamos lá ….afinal mudei o escape mesmo.

Passou em tudo ….selo no vidro …e agora só em 2012.

Moral da história: Meu carro medido antes das modificações ..para apenas passar no Controlar foi testado na máquina igual do controlar…e pasmem deu de Co2 10,3 e 1.231 de HCc. Ruído eu nem sei …mas qdo decido guardar ele na garagem do prédio dispara vários alarmes dos carros com o seu ronco.

Segredo da façanha: Injeção Eletrônica Programável, conhecimento técnico, truques de mecânicos ….e PAGOU mais uma TAXA para Prefeitura e está tudo certo! Pode voltar a poluir Cidadão Brasileiro. Tá Pago!

Obs: Não sou mecânico ….e ainda ganho dinheiro alugando os bicos de injeção….ando com o carro com selo no vidro e todo documentado e licenciado certinho!

Quem Pode mais Chora menos!

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Meus amigos só querem nosso dinheiro, mais nada não tão nem ai para o meio ambiente tenho um renault 95 gastei 2000 no motor para passar nessa droga que se chama controlar e ainda me disseram que o Hcc ppm está alto na marcha lenta perguntei para o robo que me atendeu se ele queria ficar com o carro para ele ,

Mauro Specca
Mauro Specca
13 anos atrás

Concordo com todos, essa nova forma de arrecadação “controlar”, não vai resolver o problema da poluição em S.Paulo, é simplesmente arrecadação ílicita.
Tenho duas motos que são tratadas como se fossem da familia; 01 Sahara 350 ano 96 e uma Shadow customizada. 2001. Na 1a inspeção “gratis” as duas passaram sem problemas.
Na 2a inspeção gastei por volta de R$ 1.500,00 na Sahara e mesmo assim não passava, me fizeram trocar até a placa que estava rachada. Agora na Shadow é a terceira vez que levo e não passa (HCc alto) de apenas 01 escapamento e lá se foram uns R$ 250,00, (1a taxa, 2a taxa, multa, etc..) levei no mecânico para regulagem através de aparelho, etc.. etc…levei em outro mecânico e nada, E LA SE VÃO MAIS UNS $$$$$, levei em uma concessionária da Honda e se negaram a pegar o serviço porque alegaram não ter o aparelho e não poderiam dar garantia de que iria passar na vistoria. ÉÉÉÉ PESSOAL ESTAMOS FFUUDDIIDDDOOS NAS MÃOS DESSA QUADRILHA.

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Ola amigo ,

Flavio ,

Meus parabens pela materia …

Acho que se o povo unisse, e ninuem fosse fazer essa inpeção ” Roubolar ” todos irianhamos ganhar.

Pagamos altos impostos, e não temos retorno.

Vc esta de parabens pela materia !

Fernando L R Topa
Fernando L R Topa
13 anos atrás

A cada dia que se passa, somos roubados, enganadas, por essa corja de politicos corruptos. O que ffazer para combater essas pilantragens?

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Ideal é compartilhar em todas as redes sociais… já coloquei no Facebook e Twiter… vamos acabar com essa palhaçada !!!! O pior de tudo é que é sempre assim… no início vc pagava e tinha o reembolso, depois só paga paga, paga, assim como o CPMF e muitas outras taxas/impostos enfiados goela abaixo nos trouxas (nós) brasileiros… matéria simplesmente perfeita

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Meu… faz tempo que eu não choro de tanto rir… é realmente revoltante !!! Tenho uma CBR 600 F2 1994 e também não há quem faça minha moto passar no HCc. Pior de tudo é que fiz um teste e levei em 2 postos diferentes, Barra Funda e um lá em Pirituba (sei lá), é longe pra KCT e um quase passou e outro bombou no teste feio. Quem assegura que esses controles são realmente corretos ? Inmetro ? Não sei e nem quero saber, só sei de uma coisa, que existe variação entre uma máquina e outra, isso pode afirmar que existe !!!

Obs: para quem quer ser tratado com descência faça inspeção em bairros humildes, o pessoal te trata bem melhor do que em bairros chiques… motivo: não sei !!!

Cesar
Cesar
13 anos atrás

Não chora. Seu carro tá bom. o COc está muito mas muito baixo mesmo. Só o HC q tá alto, e isso é o mais fácil de resolver. Troque os filtros de ar (seu gol tem 2 né???) e ja melhora muito.

O que o inspetor tava fazendo olhando no capô? procurando o blow by. Não sabe o que é isso? google. E depois ele colocou o AVL (captador de rotação).

O tubo que ele enfiou no escapamento se chama sonda.

Seu carro não é obrigado a poluir igual uma tucson ou corolla. Os limites são conforme o ano de fabricação. Se naquele ano que ele foi fabricado ele podia poluir até X, então de X não pode passar. Nada a ver isso que vc falou…

Eu reprovo você técnicamente falando. E todos os outros que vc reprovou também, pelos mesmos motivos, menos por ter reprovado seu carro ;)

PS. Sim, eu ja fui inspetor.

Fernando
Fernando
Reply to  Cesar
12 anos atrás

Cesar no minimo vc deve ser funcionario dessa empresa de merda que faz o teste , ou deve ser um rapaz que levou um chifre da mulher e se dedicou a mecanica , pelos alem de corno vc conhece de mecanica

Anon
Anon
13 anos atrás

As pessoas deviam reclamar menos do trânsito e andar de bicicleta. A maioria das pessoas trabalham em uma distância aceitável para ir de bicicleta para o trabalho.

Márcio Mazzotti A.Gomes
Márcio Mazzotti A.Gomes
13 anos atrás

É isso aí Flávio ” SENSACIONAL ”
Vc falou tudo que esta engasgado em nossas gargantas e muitos não tem coragem em
dizer !
Parabens vc conseguiu expressar tudo que sentimos !
No Rio de Janeiro o povo conseguiu acabar com essa pouca vergonha de inspeção em autos
antigos !
Grande abraço amigo , estou contigo!

MÁRCIO MAZZOTTI

Jociane
Jociane
13 anos atrás

Aplausos para você e vaias para este Sistema falido, podre e medíocre que somos obrigados a engolir de maneira indigesta. Pobre povo brasileiro….condenado a viver sob o Sistema de maneira sórdida e ordinária!!! É isso aí, dane-se tudo, salvem este e os demais homens, crianças, velhinhos, cachorros, etc. etc. que se encontram esquecidos nestas ruas fétidas, sem nome, sem rumo, sem lenço e sem documento, alimentados por um sentimento chamado Esperança.
É vergonhoso tudo isso!

Solange Ferreira
Solange Ferreira
13 anos atrás

Amei, vibrei com a reportagem. Se mais pessoas – mesmo os que não são jornalistas – resolvessem protestar dessa forma, quem sabe diminuiriam esses verdadeiros abusos a que somos submetidos pelo “poder público”? (E ainda pagamos por eles!) Muita gente tem discernimento, um celular que tira fotos e acesso a Internet. PESSOAL, VAMOS SEGUIR O EXEMPLO DO FLÁVIO E PROTESTAR contra esse e outros absurdos!

Franklim Louzada Ferreira
Franklim Louzada Ferreira
13 anos atrás

Adorei seu desabafo e te apoio em todos os sentidos, tive um Fiorino ano 93 reprovado e detalhe preciso e muito dele, agora como você sou um vilão, que coisa né !!!

miro
miro
13 anos atrás

isso e mais uma maquina de fazer dinheiro que esse cassabe fila da puta enventou nao sabe de onde tirar mais dinheiro ai fica enventanto igual quitis primeiro socorros del empitizza eu sou mecanico estou com um fusca de freguez que esta com o hcc alto nao tenho o aparelho deles mas levei o fusca a alcool no amigo mel ele nem quis pegar o fusca falou que era uma bomba e nao ia resolver levei ne outro me falou amesma coiza nao sei oque fazer so falta tirar o motor e fazer os cabeçote e mandar ele complar os carburador

Ana
Ana
13 anos atrás

Cara adorei todas as suas observações. Tenho um logus 93 que foi reprovado pelo CO, e fiquei igual vc (revoltada).
Eles deveriam ser mais sincero com o povo e falar q ñ querem mais nossos carros na rua.