K(A)INDER-OVO

SÃO PAULO (simpatia) – Se a Hebe gostasse de corrida, diria: “Não é uma gracinha?”. É. Esse Ka voltou às pistas alguns dias atrás, na prova de Força Livre do Campeonato Paulista. Um dos pilotos é blogueiro assíduo deste pedaço, Danilo Gaidarji, que correu em parceria com a querida Corujinha no carro preparado por seu pai, o velho e bom Coruja.

Esse Ka, que parece um Kinder-Ovo, está na estrada há algum tempo. Lembro de tê-lo visto há quase dez anos, salvo engano, quando foi preparado para correr umas Mil Milhas. E quem pensa que é um brinquedinho inocente, se engana. Dentro desse capô bate o coração de um motor Ford Zetec 2.0 de 16 válvulas. Anda pacas.

Tomara que esteja na pista neste fim de semana de novo, em Interlagos. É o carro mais gracioso da Força Livre.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Stadtherr
13 anos atrás

Fico muito feliz de ver um Kazinho na pista. Participei de 4 TRack Days aqui no Ceará com meu Ka Black 1.6 com comando SWR. Hoje está com um amigo piloto que está desenvolvendo ainda mais. Na pista é o terror dos esportivos de R$ 100.000,00!

Flavio
Flavio
13 anos atrás

Na época que correu nas Mil Milhas o Leandro Almeida me disse se ele conseguisse importar um diferencial blocante os tempos de volta iriam melhorar muito. Mas até onde eu sei ele vendeu o carro antes disso. Qual a configuração atual do carro ? Continua com os freios dianteiros do Mondeo ?

Bento
Bento
13 anos atrás

Aliás porisso eles foram rebatizados de “Kinder Auto”….

Maurício Carvalho / RJ
13 anos atrás

Muito bacana ver esse Ka nas pistas novamente. Ele só não terminou a participação numa etapa das Mil Milhas, porque sua mangueira de água rasgou e o motor aqueceu. Ele abandonou nos boxes, depois de verificado o estrago. O que rasgou essa mangueira foi uma peça que caiu de um protótipo, e a noite, foi atropelada por esse Ka apimentado. Tive um Ka 98 Endura E 1.0, e fui muito feliz com ele. Participei de eventos Track Day aqui no Rio, e em 2001 (Salvo engano), fui o 1º ka por aqui, a andar no nosso autódromo que está condenado a morte.
Época muito boa, eu acompanhava os carros mais fortes na parte mista do circuito. Na época, aro 14″ de liga e suspensão preparada pela Macaulay, mais baixa e rígida, com cambagem acertada para Jacarepaguá, também.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Pode paracer kinder ovo, mas tem a melhor pega para dirigir.
Todo bom piloto gosta de dirigir um desses.
Para aqueles que acham feio, acho pior o desenho do Renault Clio.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás

Acho que ninguém mencionou ainda, mas este Ka tem uma vantagem em relação aos demais: o famoso “duto frontal”.

A foto não me deixa mentir: fica claro que o protótipo ao lado na foto fez uma tomada por dentro na freada do “S” do Senna. O Ka veio com tanta ação na reta, auxiliado pelo aparato, que passou por fora mesmo.

Rodrigo Ruiz foi muito feliz (que rima podre! não foi proposital.) ao registrar o momento.

Abraço!

Rubens Silveira
Rubens Silveira
13 anos atrás

Flávio Gomes, abandone o projeto Meianov. Retorne ao DKW 96, contrate o Graciano Coin (Novo Hamburgo) para preparar a usina. O resultado será o DKW Faísca 5, também no museu do automobilismo do Paulo Trevisan, campeão absoluto das pistas gaúchas nos anos 80. Abraço.

Henrique Mendonça
13 anos atrás

Flavio, qual seu email?

ricardo sassa posto 1
ricardo sassa posto 1
13 anos atrás

flavio esse carro tem uma historia legal nas pistas.
ele antes de ser passado para o grande coruja foi montado
pelo piloto e preparador leandro de almeida que prepara carros ultimamente para o piloto eduardo souza ramos.
esse carro lembro que o leandro fez algumas provas de endurance e com a falta de patrocinio foi encostado na garagem e um dia perguntei a ele sobre o carro e ele falou com toda alegria que era um diabo raivoso na pista por causa desse motor e que iria vender o carro, depois de um tempo vi o carro com o coruja sendo preparado para sua filha e ela honrou a braveza do menino por algumas provas da força livre e depois saiu de cena novamente.
tomara que fique pra sempre nas pistas agora pra animar mais ainda a 2 corrida melhor do paulista porque a classic é a melhor sem duvida.
espero que veja ele la posto 1 este fim de semana.
abraço

Bruno Kraucher
13 anos atrás

Flavio, há alguma limitacao de preparacao para o força livre? sei que a pergunta parece boba, mas possuo um kazinho de 165cv e gostaria de colocar ele pra disputar tal prova, mas uso unichip e sei q a maioria dos campeonatos nacionais nao aceitam chips importados…
abraço!
responda por email por favor!

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Bruno Kraucher
13 anos atrás

Bruno,
Não há limitações na Força Livre. Para participar, o carro deve ter todos os itens de segurança exigidos, e as diferenças entre categorias se dão por cilindrada do motor. Para saber mais, acesse o site da FASP, onde consta o regulamento técnico: http://www.faspnet.com.br

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  Bruno Kraucher
13 anos atrás

Olá.. com a devida vênia do Flávio: verifique o link abaixo e escolha a categoria (FL Turismo A1 é para os 1.6 e a Turismo A é para os 2 litros). Ali você vai encontrar todas as exigências técnicas da Força Livre… se voce quiser mais informações entre em contato comigo pelo meu site.

http://www.faspnet.com.br/modalidade.php?modalidade_id=1

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Como diria o Galvão: Bem amigos do Flavio Gomes, começa a corrida, larrrrrgaram, e o FK pula na frente dei xando o Spyder em segundo…

Murillo
Murillo
13 anos atrás

Foi a partir dessa foto que a Mclaren teve a ideia e copiou o duto frontal deste Kazinho para seus carros desta temporada de 2010 !!!!

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Eu sou feliz proprietário, já há mais de 2 anos, de um Ford Ka XR 1.6, vermelho, completo de tudo! O carrinho é muito tesão, e deixa MUITA gente assustada com seu desempenho. Na estrada NENHUM carro 2.0 8v anda com ele, pra andar junto (e mesmo assim com muita dificuldade) tem que ser de 2.0 16v pra cima, e pra andar na frente só 2.4 ou então carro turbo.

Descer a serra de Petrópolis com esse Ford Ka XR 1.6, sozinho no carro, de noite, com 4 pneus Yokohama novos nas rodas de liga leve, freios, suspensão, tudo em cima, foi um dos maiores prazeres automobilísticos que já tive, faz curvas a 140km/h sem desgarrar nem cantar pneu… uma delícia!

Com certeza vai virar clássico…

Esse 2.0 16v então, deve andar absurdos!

Até!

Luis16v
Luis16v
Reply to  RMTA
13 anos atrás

Minha esposa tem um preto, 2004, com 50mil km, coisa linda!!! eu sempre tô “roubando” o Kazinho e deixo ela usar minha Ecosport….me amarro….pisou, passou. é fácil.

Tb sou do RJ….qq dia a gente se encontra.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  RMTA
13 anos atrás

Atenção, hein, RMTA!
O Ka NÃO AVISA quando vai perder a traseira. Ele simplesmente roda… e roda feio, porque a gente sabe que ele é ótimo nisso e abusa.
O problema é que o pneu vai dobrando até o limite (e canta muito pouco). Daí, quando ele vai começar a deslizar de lado, ao invés de dar um aviso qualquer, pedindo sobre-esterço, a roda traseira interna à curva toca o chão e o bichinho roda que é uma beleza.
Tive essa experiência com um 1.6 e me achei o ser mais incompetente do mundo. Meses depois, a Quatro Rodas elegeu o Ka Action 1.6 o carro mais divertido do Brasil com essa ressalva, inclusive com uma foto do Ka rodando.
A revista salvou a minha cara de tacho e as piadas pararam! KKK

RMTA
RMTA
Reply to  RMTA
13 anos atrás

Pois é Diogo, eu percebi isso logo que peguei o carro. Na verdade, assim que o comprei, tava passando perto de um kartódromo aqui onde eu moro, de madrugada, e eu sabia um jeitinho de entrar na pista com o carro. Não deu outra. Fui lá dar uma pilotada no Kart XR no kartódromo onde eu já havia sido campeão de kart anos antes.

Fiz várias voltas no couro, até que, tentando achar o limite descobri esse pequeno inconveniente de aderência do Ka, ao rodar em uma curva a uns 60km/h. Não deu nada, tinha bastante grama de área de escape, mas daquele dia em diante fiquei esperto, e aprendi os limites do bichinho!

Até!

Fernando Guimarães
Fernando Guimarães
Reply to  RMTA
10 anos atrás

Também tenho um, e faço minha as palavras do RMTA.Todo mundo fica com cara de bobo quando leva pau do XR, é muito engraçado.Afinal de contas, ninguém que tem carro 2.0 quer ser surrado por um Ka, pois muitos o consideram carro de mulher.

Brasol
Brasol
13 anos atrás

Ele não tem como acompanhar os sport mais leves e os stocks antigos mais potentes.

Mas teve uma corrida sob chuva em que largou em segundo, se não me engano, e acabou ganhando…

Os tração traseira escorregavam e o Ka se mantinha na trajetória, “desde que você mantenha o volante na posição” dizia o Luciano de Almeida indicando o cuidado necessário para fazer (e antecipar) a curva, “mexeu, vai pra longe”

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Aqui no RS tem uns KA andando na frente no Gaucho de Marcas…. Alias tem um Gaucho de Marcas com + de 40 carros largando! Quinze auto no mesmo segundo, de diversas marcas.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Tazio
13 anos atrás

Andando na frente só pode ser “força de expressão”…Anda entre os Top 10, mas na ponta ainda falta muito, ainda que o piloto não seja dos piores, ainda falta um pouco mais de “sangue nos olhos” do Toigo…Mas tá no caminho certo…
Até agora, só deu o Palio #143 do Kaki/Mocelin…Abs

Gaucho do contra
Gaucho do contra
13 anos atrás

Flavio,

Tenho um zetec, 1.8 16v (115cv) original e, realmente, anda muito. Imagino um 2.0 preparado, e ainda beneficiado na relação peso/potencia, pela leveza do KA.

Qual seria a maxima em reta, deste brinquedo?

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Gaucho do contra
13 anos atrás

205 km/h, no fim da reta dos boxes.

Gaucho do contra
Gaucho do contra
Reply to  Gaucho do contra
13 anos atrás

achei que dava mais..

O 1.8 dá perto de 190…

Digo Garcia
Reply to  Gaucho do contra
13 anos atrás

Em qtos kilometros vc chega a 190km/h? Não dá pra comparar , pelo tamanho da reta dos boxes de Interlagos, está ótimo.

Larissa Castro
Larissa Castro
13 anos atrás

Eu tenho um KA XR 1.6, e me apaixonei por ele… recebeu o nome de “Marrento” pq anda muitoo….. e ainda bem… ngm da nada por ele. rs! Flavio.. adorei a matéria!!

RG
RG
13 anos atrás

Minha esposa tinha um…o carro era bom de andar, mesmo com 1.0 (Rocam). Um dia vou comprar um XR pra me divertir!
Até ela sente saudade do carro e diz que vai comprar de volta!

Rodrigo Romão
13 anos atrás

Danilo, não sei se já perguntaram nesse post – mas porque andar com as duas Webers deitadas? Não deu pra acertar a injeção com a eletrônica do Ka?

Pelo menos de longe, quando o vi na última etapa, bem que parecia Weber, e não ITB.

Um abraço!

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Rodrigo Romão
13 anos atrás

Sim, o carro é carburado, com dois Weber. A continuidade dos carburadores é opção do Coruja, o preparador do carro.
Abração!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Carros são bonitos na medida de sua eficiência. Não conheço nenhum carro bom de tocada que seja feio.

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
13 anos atrás

Muito legaleste post, sugestões:

1. tem um relato feito pelo Danilo (em outro website) sobre o retorno dele à Força Livre. Danilo: passe o link para Flávio para avaliação dele, que eu acho que ele vai gostar.

2. Leandro de Almeida “toca” muito mas em relação à mim não foi muito gentil: numa Força Livre em 99 quase me pôs para fora da pista na tomada da Junção só por eu estar de Speed 1600 (Fusca).

3. Tenho uma câmera daquelas da Orion de colocar em capacete… se o Flávio fizer o meio de campo, eu gravo um video on-board do Ka neste final de semana (se o Ka estiver lá)… []

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Olá, Edu.
Muito obrigado pela referência. O depoimento foi dado ao site Velocidade Online, e o link está aqui: http://bit.ly/9ovIqu
Infelizmente, não iremos neste fim de semana. Estamos promovendo algumas coisas diferentes no carro, e isso nos impossibilitará de correr esta etapa. Mas voltaremos na 7ª, dia 14/08.
Grande abraço!

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  EDU H@RMEL
13 anos atrás

Minha câmera continua à disposição. Normalmente estou no box 14 da Phoenix, junto ao pessoal do Passat 30 da Classic Cup. Se quiser é só avisar. []

Mauricio Prado
Mauricio Prado
13 anos atrás

Alguem sabe o tempo q ele vira em interlagos?

EDU H@RMEL
EDU H@RMEL
Reply to  Mauricio Prado
13 anos atrás
Julio Cezar
Julio Cezar
13 anos atrás

No antigo Egito,KA era o nome de uma das três entidades que compunham a parte espiritual de uma pessoa.Ele representava a força vital,geradora de energia e era simbolizado pela figura de um pássaro que vivia no coração de cada um.Hoje,pode ser associado ao que chamamos de alma.Crava o pé ai Danilo no Kazinho que de feio ele não tem nada e a todos um grade abraço.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
Reply to  Julio Cezar
13 anos atrás

Valeu, Júlio!!
Obrigadão pela força!!!

rogerio201060
rogerio201060
13 anos atrás

O único problema era a direção dura de esterço bagarai!
O 1.6 com direção devia ser o ó do borogodó pra dar um ferro!
2.0 então deve ser putaria!

Sandro Kuschnir
Sandro Kuschnir
13 anos atrás

Este carro passou pelas mãos do Elíseo Casado e foi pilotado pelo Leandro de Almeida.

João vitor
João vitor
13 anos atrás

O Ka desse modelo antigo é uma diversão só. A tocada esportiva nele é uma maravilha, é esperto, nervoso (comportamento, não motor) responde muito bem aos estímulos, ótimo carro. Com um motorzão então, não me espantaria se ficasse imbatível, com certeza faz curvas de uma forma bem melhor do que os outros.

Aqui no Brasil muita gente fala que ele é feio e etc, o brasileiro é assim, não pegou o espírito do carro e já foi criticando.

Tenho o modelo atual do Ka e, infelizmente, ele não é tão divertido quanto o antigo, uma pena.

Ps. Mas os barulhos internos são os mesmos!

João vitor
João vitor
Reply to  João vitor
13 anos atrás

A simpatia do carrinho tem uma explicação, ele não parece um fusca moderno?

tiozão
tiozão
Reply to  João vitor
13 anos atrás

É mesmo, João Vitor.

Eduardo Johnscher
Eduardo Johnscher
13 anos atrás

E os Ka que participam do Brasileiro de Rally, vc já viu? Posso te mandar umas fotos no mínimo interessantes.

Para qual e-mail posso mandar?

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

O Ka, mesmo 1.0, tem dirigibilidade esportiva…parece um Kart, de tão divertido que é dirigir um….o 1.6 anda muito, imagina esse 2.0!!!

Fabio Tust
13 anos atrás

Muito legal mesmo este Ka na força livre. Motor Zetec 2.0 16v deve dar uma relação de peso x potencia muito boa para o carrinho. É interessante como esse carro é do tipo ame ou odeie. O design diferenciado e futurista que contou a favor para muita gente, foi ponto contra para muitos outros. É uma pena a ford ter trocado a carroceria dele por uma de desenho bem mais simples fazendo um “Celta da Ford”… Eu tenho um 2002 que ja tem o ótimo motor rocam 1.0 e as sinaleiras traseira altas, porém gosto mais ainda do classico azul, com parachoques e paralamas pretos/cinza e sinaleira traseira pequeninha. #KinderOvo #FTW

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Quando o Ka foi lançado, apaixonei-me por suas lnhas revolucionárias e incrivelmente bem inspiradas.
Nenhuma, linha, recorte ou vinco de seu design (interno e externo) está lá gratuitamente, possuindo função prática e estética. Frise-se, o primeiro Ka e não esse atual que, embora bonitinho e mais prático, está longe da genialidade e qualidade do original. Ficou comum e sem tempero.
Mas a questão aqui é acerto do carrinho. Em 2000, comprei um com o Zetec Rocam 1.0 que, me encantou ainda mais pela excepcional dirigibilidade e ótimo desempenho para um 1.0 da época. Fazia curvas com gente de respeito, como Golf e Focus, referências mundiais em acerto de suspensão – o 1.6 de 95cv, inclusive, empurra muitos ditos “esportivos” por aí.
A despeito de ter mudado para carros “melhores” (só mais confortáveis, na verdade), nenhum me trouxe tanta “diversão por km rodado” quanto o Ka.
Imagino esse carrinho com um Zetec 2.0 e preparado para as pistas, mais leve ainda e com slicks.
Flávio, se você puder, ande no bicho e grave um vídeo onboard da diversão.

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  Diogo Sorocaba
13 anos atrás

Boa proposta, Diogo !
Flavião, quebra o galho prá nós, pobres mortais que não tem amigos com “brinquedos” tão divertidos !
O Ka, tem a estabilidade de um kart, com motor 2.0, 16 válvulas, UAU ! Deve ser o cão chupando manga na pista !
Só perde para o Meianov, com certeza !
Brincadeirinha, sem sacanear o Meianov… Rsrsrs…
Mas vai lá, vai. Grava este vídeo prá gente, vai…

Estevam
Estevam
13 anos atrás

Deveria ter havido uma Formula K, parece até nome de remedio miraculoso….

nando.31
nando.31
Reply to  Estevam
13 anos atrás

No brasil não, mas na inglaterra eles corriam, eram os sportKa, que acabaram nas ruas com motores 1.6 modificados e escape central, tinha uma versão que saia de fabrica com as faixas brancas no teto, procura na net e vai ver imagens deles.

E pensar que um dia seu Falvio disse: Onde já se viu colocar engate em Ka não anda nada… É o tempo passa….

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Pô, censuraram meu comentario só porque disse que o carro é feio?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Não censurei nada. Se você acha o carro feio, não tem problema algum.

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
Reply to  Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Eu sei que nao, deve ter sido algum bug, vc nao faria isso, é um grande cara, sou seu fã!
Só escrevi porque fiquei sem entender.
Esse carro realmente deve ter um comportamento fantástico, minha madrasta ja teve varios Ka e eu sempre adnei neles, são uma delicia, mas que eles são feios, ao meu ver, ah são, hehe!

Grande abraço!

petrafan
petrafan
13 anos atrás

quem já dirigiu um Ka em uma tocada rápida, mesmo com motor 1.0, sabe do que esse carrinho é capaz.

méritos em sua maior parte para o sr. Richard Parry-Jones, hoje não mais na Ford, mas que era o responsável pelo “tempero” das suspensões dos carros da marca, que hoje têm a melhor dinâmica de marcha e estabilidade do mercado.

vitão
vitão
Reply to  petrafan
13 anos atrás

Realmente, ele foi um gênio da dinâmica automobilistica . Tem um descrição de um dia de trabalho, que começou as 6 da mamhã em Cologne , e terminou 48 horas depois na pista de testes da Ford na Inglaterra, e isso dirigindo prototipos. Pena que ele se cansou da maldita burocracia corporativa, pediu demissão , e foi trabalhar para o governo inglês para revitalizar a industria automobilística local . E já deu a nota, uma das primeiras sugestôes foi inverter a mão de direção, assim os carros ingleses teriam aceitação maior no continente . Ele nunca deixa de ser inovador .

Marcelo Sousa
Marcelo Sousa
13 anos atrás

Vi uma matéria em uma revista sobre esse carro. Deve andar muito mesmo, sem contar a simpatia.

Celso Vedovato
13 anos atrás

O Ka será um clássico no futuro.

nando.31
nando.31
Reply to  Celso Vedovato
13 anos atrás

Pena que a ford no Brasil não fez os retoques no antigo Ka para ficarem com o aspecto do SportaKa ou ter coragem de lançar o streetKa que era conversivel, agora todos veem neguinho babando e pagando caro pra ter minicooper, 500 da fiat, smart, venderiam como agua.

Tenho um que transformei igual ao comercial do Ka Blackevil inglês,por onde passa todo mundo pergunta que modelo ele é.

Depois perguntam porque não vendem mais.

Tiago
Tiago
Reply to  Celso Vedovato
13 anos atrás

Clássico será Monza, Kadett GSI, Escort XR3, Gol GTI, Ômega, talvez o Ford Taurus…
Carro 1.0 é piada, nenhum deles será clássico no futuro. Se o Ka fosse 2.0, com teto solar, completo, eu acreditaria em você.

petrafan
petrafan
Reply to  Celso Vedovato
13 anos atrás

clássico é só carro com motor 2.0 pra cima? e Fiat 500, Citröen 2CV, Fusca, DKW, etc. etc. etc.?

Paulo Becker
Paulo Becker
Reply to  Celso Vedovato
13 anos atrás

Hahahahahah, acho que o Tiago nunca ouviu falar em Ka XR e Ka Action… deixam qualquer um dos “esportivos” que ele mencionou pra trás.