O GALAXIE DE JK
SÃO PAULO (já deu, São Pedro, o ar está melhor, pode parar) – A história é a seguinte. No dia 19 de maio, o último carro de uso do presidente Juscelino Kubitschek foi retirado do Memorial JK em Brasília, depois de 20 anos exposto e sem funcionar. É um Galaxie 1974 Vermelho Jambo. Como aconteceu com um Mercedes-Benz que também foi de JK, o carro foi encaminhado ao 16º Batalhão de Logística do Exército para restauração e reparos.
O legal é que o grupo Amigos do Galaxie assumiu parte do restauro. O Exército entra com a mão-de-obra e os amigos galocheiros com as peças, a orientação, a supervisão. A brincadeira vai resultar num carro perfeitamente restaurado, um carro histórico, que voltará ao Memorial no dia 12 de setembro, quando JK faria aniversário.
O trabalho é difícil e custoso. Por isso, o Dino Dragone, brother deste blog, autor de livro sobre Galaxie e maior entusiasta da restauração, pediu para avisar a blogaiada que qualquer ajuda é bem-vinda. E quem tiver algo a oferecer pode escrever direto para ele, [email protected]. E para acompanhar o trabalho, a tchurma está no Twitter, no www.twitter.com/galaxiejk.
Tenho certeza que vai ficar melhor que a encomenda. JK merece, o Galaxie merece e que bom seria se mais grupos de admiradores de marcas, clubes de colecionadores e afins se envolvessem coletivamente em iniciativas como essa.
boa noite pessoal eu faço parte do clube de opalas do DF e Entorno e gostaria de saber se alguem tem um video da carreata de entrega do galaxie do JK na integra? Eu não deixei de reparar que tinha o pessoal da rede record , rede globo e se eu não me engano o jornal de brasilia também alguem pode me ajudar?
manos eu sirvo la no 16 blog, e eu posso falar oq meus companheiros de farda passam, eles ficarão varias semanas trabalhando nesse carro, até meia noite, e digo que o trabalho deles devem ser respeitado, pois esses soldados que la trabalhão tem responsabilidade, e competencia, e lembranse deles pelo maravilhso trabalho que fiseram o carro está muito lindo!
agradecimentos ao militares!
cessão de pintura:
cb igor
al soares
sd almeida
sd passarinho
sd silveira
Quando morava em Brasília e passave na frente do memorial, sempre dava uma olhada no carro, sempre exposto ao sol na sua redoma de vidro. Merecia uma bela reforma, e gostaria de sugerir aos administradores do memorial que arrumassem um cantinho lá dentro para preservar melhor o Galaxie. Ele merece.
Parabens ao EB e aos patrocinadores pela iniciativa de restaurar o Galaxie do JK.
Estimado Sr Flávio Gomes,
Inicialmente agradeço em meu nome e dos integrantes do 16º Batalhão Logístico a divulgação do trabalho do Exército Brasileiro na recuperação do Galaxie que pertenceu ao presidente JK.
Na realização deste trabalho estamos contando com o apoio de muitas pessoas boas, que se agregam ao projeto de forma espontânea e muitas vezes desinteressadas, com o objetivo comum de trazer o carro o mais próximo do que ele foi ao sair da fábrica da Ford em 1974.
Mesmo temendo cometer alguma injustiça, cito o Sr Fernando da Basf/Glassurit, o Sr Sérgio Rego da Automotive Parts, o Sr Wladson do Galaxie Clube do Brasil, o Sr Eduardo dos Correios de Brasília e o Sr Dino Dragone dos Amigos do Galaxie como algumas pessoas, entre tantas outras, que estão fazendo toda a diferença na agregação de valor ao nosso projeto.
Como li comentários na sua coluna que demonstram alguns “atritos” antigos entre desafetos que estão ajudando o andamento do projeto, é importante esclarecer o seguinte:
– o Sr Dino Dragone é a pessoa autorizada por mim a operar o twitter que denominamos de GalaxieJK, que tem por objetivo divulgar oficialmente o andamento do serviço, e ele é alimentado por informações diretamente enviados por minha pessoa;
– o Sr Dino Dragone foi apresentado à minha pessoa pela Sra Cirlene do Memorial JK;
– o Sr Dino não detem a exclusividade da divulgação do serviço, o que acontece também no site do Galaxie Clube do Brasil, com fotos realizadas pelo Sr Wladson; e
– a divulgação, bem como o aporte de material e apoio técnico, são fundamentais para dar transparência ao que se está fazendo e para a conclusão do projeto nas melhores condições.
Espero ter ajudado a orientar possíveis equívocos e reforço a idéia de que o projeto da recuperação do carro é de exclusividade do Exército Brasileiro, executado pelo 16º Batalhão Logístico, no qual eu sou o Comandante, e que todas as outras pessoas que se agregaram ao projeto, são fundamentais e ocupam a honrosa posição de colaboradores e/ou patricionadores.
No momento a minha grande preocupação é que os atritos antigos maculem todo um trabalho que tem sido desenvolvido como muito amor por pessoas abnegadas.
Mais uma vez obrigado e parabéns pelo seu belo trabalho.
Eleazar – Cel
TAMO JUNTO, CORONEL!!! OBRIGADO PELAS PALAVRAS!
É isso aí Comandante! Como diz o nosso amigo Dino, “Tamo junto nessa aí”!.
Parabéns a toda a sua equipe pelo ótimo trabalho!
Obrigado Amigo
Flavio , sou técnico da Glasurit Basf responsavel pela parte fosfatização e pintura do Galaxie JK gostaria de agradecer pela bela reportagem como diz um amigo “tamo junto”
o vaidoso eu conheço, já o trabalhador não sei a quem tu se refere óh Sr. Dino. Quanto a meter a mão no bolso sabemos que no próprio é mais dificil visto alguns proprios atos por ti descritos.
No mais, ao que diz respeito sobre hipocresia e demagogia seriam seus próprios hábitos?
Ahhh legal suas fotos pendurando banners contra a vontade do Cel Eliazar (Palavras do próprio).
abraços,
Portuga
Vou publicar este comentário, e mais nenhum nessa briga idiota. Se vocês têm diferenças a resolver, façam isso pessoalmente, e não usando este blog, ok?
Prezado Márcio, Não só o trabalho dos demais fornecedores é reconhecido como é exaltado em toda a divulgação do Twitter Oficial do JK. Parabéns pelo excelente trabalho que a Basf e a 3M, junto com todos os demais participantes.
Quem acompanha o passo a passo do projeto, pode verificar claramente a participação de cada integrante no projeto.
O de vocês sem dúvida, além do ponta pé inicial, é o que dará o brilho final ao trabalho.
Angelo , muito obrigado por ter falado da BASF Glasurit
Talvez como no Museu da Corvette ( USA)….
Cada bloquete do piso doado, teve o nome de seu doador gravado…..
Ou algo semelhante que fique para posteridade…..
Tivemos aqui em SBCampo, o Prefeito Aldino Pinotti, seu carro oficial era um Gordini ( acredito que de sua propriedade), não me recordo se tinha chapas brancas.
Mas cansei de ver o motorista oficial lustrando o carrinho, enquanto o aguardava na porta de sua casa.
Quem sabe algum dia…..
Vai que o carrinho reapareçe …..
Homenageamos os dois….
Sempre de Gordini
Cidão40HP
Sem dúvida alguma é um belo trabalho de restauração, graças a união de forças do Memorial JK e também do Exército Brasileiro.
Uma pena que nesse mundo de carros antigos a vaidade seja tão extensa que tem gente que se julga “amigo” enquanto na realidade busca tomar para si uma autoria pública.
Não podem ver um trabalho ser realizado que buscam tirar fotos (isso quando não as pegam sem autorização) para sair “twitando” e dizendo-se autor.
Seja com ou sem aproveitadores: o Galaxie Clube do Brasil continuará ajudando, através de seu diretor regional em Brasília, no auxílio a restauração.
Seguindo contra essa maré de vaidades que cerca o antigomobilismo em vez de tomar atitudes de briga a ideia aqui é juntar, sem roubo de autorias nem ideias, pois para nós ninguém é “clubinho de pregos”. Considero amigo só aqueles que é tanto na sua frente quanto na ausência.
Abraços a todos,
Portuga – cansado dos super aproveitadores.
Amigo Flavio, caro lusitano e outros pendura banner,
Vejo sempre tudo pelo lado positivo, Melhor termos um vaidoso esforçado, trabalhador, q mete a mão no bolso e está disposto a ajudar em tudo, do q um bando de demagogos hipócritas q dizem candidamente q contribuem, divulgam oq não fazem e ainda por cima pedem $ para os vaidosos pagar peças para se vangloriarem mais tarde pelo feito. E sobre os pregos: MARTELO neles! hahaha Abx
Não vejo a hora dele ficar pronto, o Ford Galaxie é um belo carro. Esse carro depois da reforma, poderiam fazer uma materia dele no Limite.
Boa ideia! Tamos aí, FG! hahaha
Pelas fotos que vi, o trabalho tá sendo bem realizado e ao ritmo tá acelerado. Esse Automóvel tem duplo valor histórico. Além de ser o melhor carro nacional já produzido, pertenceu a esse grande estadista, o JK.
Lindão, hein! Faço ideia depois….
Muito boa sorte aos restauradores e colaboradores , parabéns pela iniciativa!
seria melhor se esse carro fosse mandado pro programa do Luciano Huck.
Para que não desbote, basta que seja pintado com poliester e envernizar com bi-componente, claro que depois de totalmente decapado.
Orlando o veiculo vai receber tinta base agua verniz base ceramica,foi todo decapado os produtos são de tec Basf
mas justo o exercito?
caramba, os caras foram acusados (com a devida censura da época) de ter forjado o acidente na dutra com o opala do JK (ele estava indo ao Rio visitar uma das várias amantes, não se engane com a série JK da globo que pos uma amante “fixa” pra ele)
mas justo o exercito?
Caro Gustavo,
Por q tanto ódio no seu coração? Esse papo é coisa do passado. Veja pelo lado positivo. O Exército restaurando o Galaxie de JK sela a reconciliação definitiva entre o passado e o presente. E Gustavo, pode ter certeza de uma coisa, o valoroso pessoal do 16º Batalhão Logistico comandado pelo Cel. Antonio Eleazar toca esta histórica empreitada com muito respeito, seriedade e profissionalismo. Venha no dia 12/9 conferir o serviço, vc é meu convidado. Abx
Gustavo nos da Glasurit Basf e 3 M estamos no projeto juntos com o Exercito ,este carro vai ter produtos que nenhum Galaxie no Brasil ja recebeu em sua carroceria e chassis ,produtos VOC
Boa noite Flavio, permita-me aproveitar este post para lembrar deste evento:
9° Encontro AVA de Veículos Antigos – Juiz de Fora, MG
http://4.bp.blogspot.com/_ocZCRgVgoJc/TDYaoIeLmEI/AAAAAAAAC9A/N3XYCWeSwQc/s640/Encontro+JF.JPG
será que éssa bomba passa na inspeção do kassab/serra industrias S.A ou é só o meu del rey 81/82 que tá embaçado!!!
Que Maravilha de Automóvel… Como é bom ter UM… O JK não poderia deixar de conhecer o GALAXIE. Afinal ELE Trouxe a FORD ao Brasil. Abração! Paulo NH/RS
Olá Flavio, estou à procura de um jornalista para um trabalho de curadoria expositiva relacionado a automoveis nacionais. Você teria alguma dica? Grande abraço e parabéns pelo trabalho.
Eu.
Gostaria de Saber quem mais esta no projeto
Queria mesmo é saber do paradeiro do Opala preto em que morreu o Jucelino na Dutra. Aquele era o carro que ele usava. Dizem que aquele acidente foi encomendado e ele foi apagado pela ditadura militar.
O Opala virou um monte ferragens destruídas e sem qualquer chance de reparo. Pelo que me lembro, o carro não era de JK, mas sim do próprio motorista que o teria herdado de JK.
Bem, sobre o “acidente”, existem versões, ,mas se quiser se aprofundar, existem bons livros que abordam o assunto.
Tentaram jogar a conta no motorista do Cometa, mas pelo que foi apurado em investigações particulares, o carro foi abalroado por trás, bateu de lado no onibus que estava a seu lado e perdendo a direção , cruzou a divisória da pista , batendo de frente com um caminhão Scannia. Foi na Dutra, em Resende/RJ.
Desejo toda sorte ao projeto!
Pelas fotos, trabalho muito organizado. Tudo muito limpo e nos lugares devidos.
Acredito que não necessitará de uma restauração “pesada”, pois o carro, quando exposto, só tinha uma aparência de falta de cuidado; o que não condiz com uma peça de museu.
E você estava achando que essa restauração seria apenas um belo ato de responsabilidade social entre apaixonados por antigos e tralalá ? rsrsrsrs Acontece que, pra variar, o clube “Galaxie Clube do Brasil” assumiu a autoria do auxílio na restauração através de um sócio de Brasília. Depois apareceu uns e-mails distribuídos por aí com autoria da Assessoria do grupo “Amigos do Galáxie”.
O resultado ? Adivinha ???? Farpas pra cá e pra lá. só espero que o Galaxie do JK não seja o maior prejudicado nessa história.
Fique tranquilo, Tiago! Não deixaremos vaidades ou blablablas estragarem o belo trabalho realizado pelos verdadeiros Amigos do Galaxie do ex-presidente JK. Abraço e parabéns pela legitima precupação.
Tiago tem Empresas com mais de 140 anos envolvida nesta reparaçao como a Basf e 3m que juntas ja gastarm muito com produtos e horas homem trabalhadas .
pode ficar traquilo que estamos de olho.
Tiago, há algum equívoco aí.
Em nenhum momento eu ou o clube assumimos “autoria” do trabalho, até porque o projeto é aberto a receber auxílio de qualquer pessoa e entidade, como já vem acontecendo. E não há “farpas”. Apenas diversos amigos colaborando para a perfeição final. Com todos trabalhando juntos, o resultado será melhor.
Grande abraço.
Eduardo – Galaxie Clube – DF
O Galaxie é lindo. Legal ver mais um que será recuperado.
Que coisa rara… Geralmente projetos assim são embarreirados pelos próprios diretores dos museus. Bela iniciativa! Parabéns à turma!
Adoro essa cor Vermelho Jambo, tenho um corcel 1 74 desta cor ela é exclusiva de 74. O problema é que ela desbota fácil, como visto neste gálaxie do JK.
Fabio, a cor não é jambo e vermelho salgueiro na epoca a ford lanchou tres cores em homenagem a escola de samba do rio de janeiro
A cor é VERMELHO JAMBO! Sem dúvidas!
Será que vão tapar o furo de bala que tinha na base da porta TE?
Muito bom! Torço para que o carro fique lindo e exatamente como era. O problema é que o Exército não tem um histórico muito bom no cumprimento de prazos, então é preciso ficar de olho neles.
Obrigado pela força, Flavio!!! Tenho certeza q depois deste post vão aparecer outros Amigos do Galaxie JK dispostos a nos ajudar nesta empreitada histórica. Valeu, meu amigo! Te devo um almoço! hahaha FORD abraço.
fui no menorial la tem mais empresas no projeto por voces não divulga .
Sensacional !