APOSENTA!

SÃO PAULO (será?) – Nosso batera Andre Jung acha que não dá mais para Schumacher. Na sua coluna pós-GP da Hungria, ele diz que o alemão não consegue mais acompanhar o ritmo da molecada. Sugere que pendure o capacete. E vocês, concordam?

Subscribe
Notify of
guest

213 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Acho que Schumacher não conseguir acertar o carro para a temporada de 2011, e continuar a levar ultrapassagens ele vai desistir.
O seu ego não foi feito para suportar isto por muito tempo e por isto vai pendurar o capacete e cair fora. Os outros se acostumaram e querem correr, mesmo assim.
Piquet, Prost, Hakkinen desistiram qdo viu que não dava mais para eles.

A. Coyote
A. Coyote
13 anos atrás

É…

Pelo jeito os ‘notáveis’ que aposentaram o Jenson Button, nos tempos de Honda e, dentre outros, o Webber na Jaguar e até mesmo na Red Bull, estão de volta.

Em uma corrida de automóveis é natural que os automóveis melhores vençam, ainda que o piloto não seja o melhor.

Eu prefiro esperar até o Schumacher ter um carro minimamente competitivo.

Ah… os carros dele e do Nico são iguais. Sim. O Nico calça 42 e o Schumacher 48 e ambos estão com sapatos 42 furados na sola.

Abs.

Marco Antonio A. Duarte
Marco Antonio A. Duarte
13 anos atrás

Ele está como o Prost em 1993. Se der um carro superior para ele ele disputará o título, desde que seu companheiro não seja expressivo. Porém, já não consegui mais tirar leite de pedra. O bagaço de onde sai caldo quando se expreme é o do Hamilton, o do Alonso, do Vettel e Kubica. O resto é resto.

Chopp Kremer
13 anos atrás

O mundo está de cabeça pra baixo,os valores estão invertidos. [2]

claude bes
claude bes
13 anos atrás

fique dois anos sem jogar futebol, e apos volte a jogar mas te proibindo de treinar, vai sentir o problema do schumi, obrigado a so treinar no dis da classificação….isso e alguns minutos a cada pro]va..

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Schummy,7 vezes campeão,não se adapta ao carro : aposenta,tá velho e ultrapassado,além de vigarista.
Massa,quase campeão uma vez,não se adapta ao carro : tadinho,é ferrado pela Ferrari e pelo Alonso,um pobre coitado,assim com o Rubens foi.
O mundo está de cabeça pra baixo,os valores estão invertidos.Essa questão já deu.

Murilo
Murilo
13 anos atrás

Schumacher foi um dos melhores da história, mas o grande problema que a mídia e seus fãs criaram uma imagem de super-herói do cara que algumas pessoas não conseguem se disvencilhar!! Schumacher não é deus, é um ser humano, voltem ao mundo da realidade

Weimar de Carvalho
Weimar de Carvalho
13 anos atrás

Quando soube no final do ano passado que o Schumacher voltaria, eu quase não consegui conter minha alegria. Eu tinha certeza absoluta que, com ele, o show voltaria à Fórmula 1 e valeria demais a pena acordar cedo ou ficar acordado até altas horas da madrugada para assistir um grande prêmio. Eu também há muito tempo carregava comigo aquela dúvida compartilhada por tantos outros fãs do esporte: quem foi melhor, Senna ou Schumacher? Confesso que, fazendo um balanço do que o Schumi tem feito nessa temporada, fiquei com mais saudade ainda do Ayrton. Ao mesmo tempo, me pergunto: será que o Senna estaria fazendo as mesmas exibições patéticas se estivesse voltando hoje, nas mesmas condições do Schumacher? Ele morreu no auge, e dessa forma será lembrado somente por sua pilotagem insuperável. Não acho que o tempo de afastamento e a idade do alemão sejam razões suficientemente boas para explicar seu desempenho medíocre. O Lauda voltou após três anos de aposentadoria e ainda foi campeão mais uma vez. Além disso, piloto de verdade pilota bem qualquer carro, mesmo que a F1 tenha mudado consideravelmente nos últimos 3 anos. O Jim Clark fazia isso, o Fangio fazia isso, o Senna fazia isso. Agora, enquanto assisto as corridas, chego a me esquecer que o Schumi está na pista!!! Você sabe que o corpo do cara está ali no carro, mas se pergunta onde foi parar o piloto que outrora o ocupou. Tenho certeza que até ele próprio não consegue acreditar no que está acontecendo. Se o também alemão Polvo Paul já fosse sensação no ano passado, ele poderia ter ajudado o Schumacher a salvar sua reputação…
Abraço a todos!

Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
13 anos atrás

esse carro nasceu totalmente o oposto do que ele gosta…na essência…mesmo que desenvolva ao máximo os pacotes aerodinâmicos, dutos e etc, essa mercedes de 2010 nunca vai ser boa pra ele…esperem ele desenvolver o carro de 2011

Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
Arthur Ferraz Guerino de Andrade Figueira
13 anos atrás

Flavio Gomes, me confirme: o carro da Mercedes não foi projetado pensando na permanência de Jenson Button?

2- O estilo de pilotagem de MSC não é totalmente diferente do campeão de 2009?

Se os dois foram respondidos sim acho então que é cedo para falar algo…esse ano é o ano de readaptação do Michael Schumacher… vamos aguardar 2011

Renato Gonzales
Renato Gonzales
13 anos atrás

É só olhar para os fatos. Recentemente, o próprio Button disse que essa Mercedes foi basicamente projetada para o estilo de pilotagem dele e que isso prejudica muito Schumacher. O fato de que ele está sofrendo com isso é notório, algo que não ocorre com Rosberg pois esse não parou por 3 anos e também já teve corridas bem fraquinhas nesse ano.
Por isso que bato na tecla: deixem Schumacher participar do projeto do carro do ano que vem. Se ele tivesse uma Red Bull…
Quanto a Vettel e Weber serem melhores do que ele, vale o mesmo ditado para os dois: precisam ainda comer muito feijão pra isso.

Jeferson Ribeiro
Jeferson Ribeiro
13 anos atrás

Shumy eh bom sim… quero ve-lo ainda por mais dois anos.

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
13 anos atrás

Teve a chance de parar por cima, agora vai sempre ficar aquela dúvida será que ele era bom mesmo, ou não tinha concorrentes em igualdade de condições.

O PENSADOR
O PENSADOR
13 anos atrás

Estes brasileiros são muito burro mesmo… ficar comparando o Shumacher com o Rosberg… É só pegar o desempenho do tal do Alonso (Principe das Alturas), enquanto a Ferrari não tinha feito um bom pacote aerodinamico como foi o caso da Alemanha e da Hungria… o Principe das Alturas estava levando de todos também… primeiro estes burros dos brasileiros tem de aprender a entender uma corrida de F1 para depois sim, falar estas asneiras que estão falando do Shumacher… até o tal do Senna em 94 estava levando uma surra de todos… brasileiros são uns energumenos mesmo…

Murilo
Murilo
Reply to  O PENSADOR
13 anos atrás

Ah…esses metidos “a grandes conhecedores de F1”. … Onde que a Ferrari estava com o carro ruim??

Primeiro a Ferrari não estava tão mal assim no começo do ano. Alonso é que teve azar: Barhein (ganhou), Austrália (foi rodado na 1a volta), Malásia (teve problema de motor), Espanha (tomou stop and go), Espanha (Chegou em 2o), Monaco (era o mais rápido nos treinos, mas bateu no treino de sábado de manhã), Turquia e Europa (sim, nessas corridas a Ferrari estava mal), Canadá ( chegou em 3o), Inglaterra (largou em 3o, mas tomou punição e ainda furou pneu), Alemanha (ganhou), Hunrgia (chegou em 2o).

A Ferrari desde o começo do ano, sempre foi uma das melhores, seus piltos que tiveram muito porblemas e azares. Da Inglaterra em diante, a Ferrari melhorou e passou a McLaren, hoje é a 2a força da F1.

Sobre 1994, Senna tava levando surra de todos?? 3 poles, andou na cola do Schumacher no GP Brasil/94 (quando ambos deram uma volta em todo o mundo), liderou o GP San Marino/94.

Acho que você deveria se olhar no espelho, antes d echamr os outros que conhecem mais que você de energumenos!!!

Paulo Franco
Paulo Franco
13 anos atrás

Acho que Schummy ainda sabe como fazer um carro andar rápido, mas o tempo não para, como cantava Cazuza e ele não é mais quem era no inicio obviamente.
Mas ainda acho que ele deve ficar, se estiver se divertindo (acho que está), acho tambem que ainda sabe ganhar uma corrida de vez em quando.
André, o Piquet SE aposentou, como alguem aqui já disse. Ele já estava com a cabeça em outro lugar, quando o alemão chegou.
Na Bennetton, andou com o carro fora do regulamento.
Já o Senna era mais fraco psicologicamente que Schumacher e, especialmente em 1994, eu penso que ele sentiu o golpe.
Mas, não foi por isso que ele morreu, não, viu, ô malucos de plantão!
Mas o título seria de Senna, por conta do que vimos durante aquele ano.
Barrrichello não foi tão mal assim ao lado do alemão, mas apanhou, sim. Talvez o carro não fosse igual, talvez o Rubens quisesse por uma bufunfa no bolso ou Schumacher fosse melhor mesmo, sei lá…(vamos esperar o livro das Revelações de Barrica I ) mas andou atrás, não rugiu como um leão quando era necessário, sem dúvida.
Quanto ao Massa, vc tem toda razão. Aprendeu e aprendeu muito!
Resumo da ópera:
Schumacher pode ou deve ficar, just for fun, mas estará acabando com o seu glamour, com a lenda, com as estatísticas tão propaladas pelos seus fãs.
Se fosse ele, eu optaria por me divertir mesmo, espremendo “brasileirinhos” no muro!

rosemeyer
rosemeyer
Reply to  Paulo Franco
13 anos atrás

Esse foi o comentario mais divertido do post.

jean louis
13 anos atrás

Calma Pessoal,

o cara apesar de tudo foi um baita piloto.Vamos ver com um novo carro feito para ele.Como sempre.
Lembrem-se do que dizia o mestre Armando Nogueira,

“DEUS CASTIGA QUEM O CRAQUE FUSTIGA”

vamos esperar ,vai ser muito interessante….

Manuel Campos Souza Neto
Manuel Campos Souza Neto
13 anos atrás

Que molecada? Alonso está na décima temporada, Massa na nona, Button na décima primeira, Webber na nona, Barrichello é o mais veterano, Rosberg, seu companheiro de equipe, do qual está levando uma surra está na quinta temporada. O problema não são os novos, são todos.

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Se estivesse na McLaren ou qqr outro time de ponta, tutta las boca estariam chiusa. Veriamos o 8º campeonato do alemão. Quem dúvida? Eu não…

Paulo Coimbra'
Paulo Coimbra'
13 anos atrás

Aposentadoria JÁ!!!!! Now!!!!!!!!!!!
E tem mais, recebendo pelo INSS!

Eudemar
Eudemar
Reply to  Paulo Coimbra'
13 anos atrás

É o que ele está merecendo!

Sergio Dias
Sergio Dias
13 anos atrás

Caramba, quanta viúva chata! O cara é o maior de todos. Os números estão aí. E mais: “Se” não entra na pista, ok? Até pq, “Se” minha mãe fosse minha tia, meu irmão seria minha primo…
Lamento que ele seja alemão. Queria mesmo que um brasileiro fosse “o cara”, como no futebol. Infelizmente não deu. Mas tivemos fantásticos pilotos. Pra mim o melhor foi o Piquet, mas Senna era estupendo e o Emerson cerebral demais. Na boa, fomo muito bem servidos!
Finalizando, o cara é bom demais! Não aposenta não, Schumy! Em 2011 eu quero ver!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Sergio Dias
13 anos atrás

Bom no que?? meu amigo! em colecionar numeros mentirosos??? Mentirosos sim, pois se fossem verdadeiros, mostrariam um piloto mais talentoso na temporada!! Ah, desculpe……talento pras tramóias e barbeiragens é que não faltam ao Dick Vigarista……….desculpe pela sinceridade Sérgio,……….valeu

Eudemar
Eudemar
Reply to  Sergio Dias
13 anos atrás

É Segaffredo, quem vive arrumando desculpas por não ter um bom carro, é o talentoso heptacampeão, recordiata absoluto nesta nova F1, chamado Micharl Schumacher! Ponto. Flávio Gomes;

Sergio Ricardo
13 anos atrás

O problema está diretamente ligado ao carro que não foi feito aos moldes dele e sim de Jason Button, no próximo ano veremos com o carro novo como fica.

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

Ainda acho cedo para ter alguma conclusão.

O proprio Schummi disse antes do inicio da temporada que precisa de tempo para se adaptar. Além do que o carro dele este ano tá uma porcaria.

Agora se ano que vem continuar tomando lavada do Rosberg aí sim já é tempo de penderar de vez o capacete.

Abraços a todos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Luis Vieira
13 anos atrás

É,………..de quanto tempo mais vc acha que o Dick Vigarista precisa??? pra ver que os números do alemão não valem nada!! kkk

Eudemar
Eudemar
Reply to  Luis Vieira
13 anos atrás

Ele, Brawn e a Mercedes não tem mais o tempo que precisa para mostrar a forma que o alemão tinha, nos tempos de Ferrari.
Agora, como o Alonso, os resultados tem que ser imediatos, ao investimento gasto. Ponto!
Hoje o dinheiro domina este esporte, graças a Max Mosley e Bernie Eclestone, que nunca foram pilotos, e só pensam em faturar mais a cada ano, independente do automobilismo, onde tinhamos bons pilotos em todos os grid da F1, hoje isso não mais acontece. Ponto.
Os circuitos deveriam ser reformulados para dar condicionamento aos novos carros da F1, e por engenheiros categorizados, não pela troupe do TilkeQ! Ponto.
Agora Schumacher está vendo o que é pilotar uma carroça de quatro rodas, não aquele foguete que possuia nos tempos de Ferrari, tendo que tomar ultrapassagem até do Barrchello! Ponto.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

O cara está se divertindo……e ainda ganhando mais uma
graninha, qual o problema?
Acho que as viuvinhas do Senna estão magoadas…..

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Alguns esportistas tiveram a sabedoria de parar na hora certa Pelé, por exemplo.
Me lembro bem do Piquet que teve a clareza de consciência e parou na hora certa.

Ficam alimentando ilusões de que este carro não está do jeito do Schumacher, que ano que vem ele pode dar trabalho. Grande besteira ! Ele está mais lento que todos os pilotos de nível. Querem ficar se enganado que fiquem.

Se alguém vai ser rápido ano que vem na Mercedes, será o Nico Rosberg, não se iludam.

Williams Head
Williams Head
13 anos atrás

Mais do que passou da hora dele se aposentar. Para mim, deveria ter sido expulso da categoria em 94 quando bateu de forma proposital em Hill.

Kobayashi
Kobayashi
13 anos atrás

Não tem que se aposentar não !

Tá muito divertido ver o bonzão levando tempo
de todo mundo. E no caso do Barrichello que
muitos arrotam que ele só ultrapassou por que
estava com pneus novos, mas ninguém fala que
ele ultrapassou um carro superior ao dele.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Talvez, fazer trapaças e colocar a vida dos outros em risco seja parte da diversão que ele sentia falta na Formula 1.
Temo que o pior possa acontecer a Schumacher se ele continuar na F1 , mas acho que ele não tem muito discernimento sobre o risco que está correndo e fazendo os outros correrem.

ANDRE
ANDRE
13 anos atrás

Parar pra que????
Azar de quem paga uma fortuna para ele continuar correndo.
Quem não quer ser um ex-piloto em atividade, ganhando rios de dólares ou euro??

Dú
13 anos atrás

Isso é página virada. Schummy pifou aqui: http://twitpic.com/utc0a
O mais legal foi ver o Dionisio Pastore aqui. Ele era do tempo da Sébring Autorama, e um baita bota no kart.

Murilo
Murilo
13 anos atrás

Que os fãs de Schumacher me perdooem, mas algumas pessoas não tem mínima noção… tem gente que falando que ele ainda vai acertar aquela Mercedes… poxa ele demorou 5 anos para acertar a Ferrari, e assim mesmo por que o Rubinho entrou lá em 2000, e ajudou o Alemão, pois sozinho ele não conseguia… Deixem a torcida de lado, voltem ao mundo real. O Alemão foi um dos melhores da história… mas Schumacher já era.

Eric
Eric
13 anos atrás

Acho que já demorou….pensando bem, podia ficar sim, está divertido um Hepta campeão tomar paus homéricos do Rosberguinho.

Sergio
13 anos atrás

Classificação do Mundial

9º Michael Schumacher 38
11º Rubens Barrichello 30

Agora entendo porque Barrichello queria tanto ultrapassá-lo… ele queria somar mais 01 pontinho… quem sabe ele não termina na frente do Schumi até o fim do campeonato? Se o Schumi se aposentar o Barrichello tinha que ir junto com ele também.

Murilo
Murilo
Reply to  Sergio
13 anos atrás

Omitiu uma informação importante; campeonato de construtores: Mercedes 132 pontos, Williams 40 pontos, portanto Mercedes está melhor que a Williams.
Rubinho está com 30 pontos, o triplo do companheiro de equipe. E o Schumacher está tomando CAPOTE da Britney Spears. Schumacher está em DECADÊNCIA.

Alan Magalhães
Alan Magalhães
13 anos atrás

Está engraçada esta polêmica. O alemão é um gênio da raça, mas não se compara a outros, como Jim Clark, por exemplo, Fangio ou Ascari. Hoje o Schummi tem um carro normal, na sua época de Ferrari o time italiano dominava, tinha o melhor equipamento e o melhor staff. Na condição de primeiro piloto fez sua parte – e bem – e conseguiu os títulos e recordes. Mas ele não faz milagres, no autoimobilismo quem não tem equipamento e staff não chega a lugar algum, nem com todo talento do mundo. Há algumas excessões, claro, mas são raras. Ía dizer que para ver se o cara acelera mesmo, teria que dar um Toleman Hart para ele no meio das grandes e ver o que ele faz. Mas acho que na verdade é quase isso que está acontecendo. Ele tem um carro pior que os de ponta e a realidade está aparecendo. Acho até que a Mercedes hoje é melhor do que a Toleman dos anos 80. O erro aí foi voltar, mas ele fez a conta de que sentaria no carro campeão e seria o Deus do autombilismo de todos os tempos, uma fênix ressurgindo das cinzas para voar novamente. Poderia ter se contentado apenas em ser um semideus, agora tem que nos mostrar que o que lhe sobrou foi a malandragem de pista e o abuso das manobras mal intencionadas, uma pena, um triste fim.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
Reply to  Alan Magalhães
13 anos atrás

O Rosberg não tem uma Red Bull e o desempenho dele não é nada vexatório.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Alan Magalhães
13 anos atrás

É Braulio, acho que descobrimos um dos maiores gênios ocultos da F-1 , o Rosberguinho!!!!!! ´

Só resta essa alternativa para os defensores do Schumacher, o Rosberg é um dos maiores e geniais pilotos que já passaram pela categoria. Só está dando para ver o seu talento com a coça que está aplicando no queixudo…….

Façam me o favor…….. gênio é gênio até dirigindo aparador de grama, a carreira do Schumacher até chegar a F-1 era quase risível se comparada com os grandes talentos da categoria os fora-de-série, a únic acoisa fora de série que existia no queixudo era a quantidade de gran que a mercedes despejou nele e no bolso do seu tutor o Briatore, na primeira curva o italiano e o alemão deram uma banana para a montadora e o resto é história.

Certa vez de madrugada assisti uma entrevista de um aeromodelista de Brasilia que foi o primeiro a usar aeromodelos a jato no Brasil e instigado pelo paresentador – acho que era o Amaury Jr contou a história de como conhecera o Senna e como o mesmo se encantara pelo brinquedinho, ressaltou na entrevista as qualidades inatas do piloto para se adequar e manipular controles e velocidade, pois o Senna apesar de ser canhoto, os comandos serem para pilotos destros e ainda o fato de nunca ter pilotado aquela trapizonga em menos de 15 minutos já dominava todos os comandos com desenvoltura. deve haver algum retalho dessa entrevista pelo youtube ou com a direção do programa, não é o fato de o Senna ser um fora de série porque era brasileiro, er aporque os fora de série conseguem fazer coisas e dominar maquinas que a maioria de nós não consegue ou quando consegue é com tremendo esforço, é o caso do Schummy que só consegui desenvolver todo o seu talento e capacidade em condições especiais, procurem se informar como o Clark começou a correr ou como o Garrincha foi contratado pelo Botafogo que vocês verão a diferença entre foras de série ou apenas esforçados e dedicados.

Renato Gonzales
Renato Gonzales
13 anos atrás

As críticas são exageradas e refletem muito daquele sentimento de inveja que os fãs mais antigos da F1 têm pelo Schumacher ter superado o ídolo Ayrton Senna (pelo menos nos números e recordes).
Ele deu azar de pegar uma Mercedes muito lenta e paga caro pelo tempo fora das pistas. Demonstrando ainda sua gana de vencer (coisa que faltou a Barrichelo e Massa quando passaram pela Ferrari), recusa-se a ser ultrapassado mesmo que isso valha só um décimo lugar.
Se o heptacampeão tivesse um carro Red Bull, seu desempenho seria tão vexatório, quanto alguns estão dizendo?

Murilo
Murilo
Reply to  Renato Gonzales
13 anos atrás

Seria. Webber e Vettel são melhores que o Rosberg.

Emerson Saboia Torres
Emerson Saboia Torres
13 anos atrás

Não, ele não deve aposentar de jeito nenhum. Ele deve continuar a correr, continuar a tomar tempo do companheiro de equipe para que o mundo saiba que ele nunca foi grande coisa e que apenas teve a sorte de não ter adversários a altura, pelo menos para cinco das temporadas que foi campeão. Isso sem contar os colegas de equipe que serviram de escada para ele. Vai tomar couro, muito couro que é para a verdade vir a tona e calar a boca do Flávio !

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Não quero que ele pare não! Ainda quero ver o Bruno passando ele de Hispania.

Roberto Valle
Roberto Valle
13 anos atrás

Parodiando:

Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar

Eu já botei o meu
E tu, não vai botar?
Já enfeitei o meu
E tu vais enfeitar ?
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar

LH
LH
13 anos atrás

A época dela já foi, e não só com relação à idade. A F1 dele foi a mais chata (ou menos legal) de todos os tempos: carros leves, pneus novos e ultrapassagens nos boxes… não sei como continuei assistindo…

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

parece que o objetivo de sua permanencia, foi alcançada, falam dele todo dia.
Os metodos que usou para ser multi-campeão parece que está fora do alcance.

Fernando Claro Luise
Fernando Claro Luise
13 anos atrás

Acho que não deva parar!
Com toda a arrogancia e empatia dele, tecnicamente ainda é um piloto capaz de fazer a diferença, quando acertar o carro com a equipe. Li em alguns posts citados sobre a piaba que levou do bebechorão Barrichello. Surra uma ova! Com pneus novinhos o Barrica cagou sangue pra ultrapassar o alemão, e quase não consegue, e não fora por causa da fechada não…o alemão ainda tem braço!
É só esperarmos.

Éder
Éder
13 anos atrás

Quem tem mais titulos mundiais na formula 1 ?

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Caro amigo Mateus Domingues( 04-08-2010 às 19:44), não me lever a mal mas o Schumacher deve concorrer em 2011 e 2012 a piada do ano na F-1, sua participação paira entre o risível e o ridículo na categoria, todo esse lenga-lenga explica mas não justifica os pífios resultados do piloto alemão, provou que era apenas um piloto de ponta – como existiram contados as dezenas na categoria – que estava na ponta de lança de um projeto audacioso, ambicioso e sem limites orcamentários que foi a história da Ferrari entre 1998 e 2006 nunca foi nada além disso : um bom piloto, profissional dedicado e com uma ambição descomunal e sem limites éticos ou morais.

Nada que o transforme em um fora-de-série como Fangio, Lauda, Prost, Clark,Stewart, Senna, Piquet, Emerson e outros, pois a lista é grande mas na realidade há espaço até para Mika Hakkinen menos para o alemão queixudo, como já disse o cara é fruto de uma bem engendrada engenharia de resultados movida a Bilhões de dólares e uma parceria com a FIA que beirou o ridículo, todos sabem que esse mérito está mais ligado a total falta de limites éticos, morais e legais do seu tutor o Briatore, bom de bastidor e ótimo qunado o assunto são falcatruas, negociatas e trapaças, está voltando a F-1 depois da vendetta de 2008, afinal esse era o trato pois o mafioso têm o rabo dos chefões da categoria presos em sua ratoeira, se abrir a boca e falar o que sabe a categoria acaba em 24 horas, não tenho dúvida alguma.

Em 1993 com um carro superior ao do Senna o queixudo tomou um balé homérico e em 1994 nas duas corridas antes da morte do piloto só venceu graças as patifarias do Briatore como retirada da valvula de segurança e uso camuflado de controle de tração, o piloto brasileiro morreu tentando entender o que ocorria de anormal com aquele carro “mágico” da Benneton que “voava” nas pistas, fazia trocas de pneus e reabastecimentos imbatíveis e não saía de frente nem de traseira, era impossível um piloto apenas mediano – como prova a sua carreira pífia antes de entrar na F-1, pois os fora de série sempre foram acima da média por onde passaram e o alemão só possuia de fora de série a quantidade de dinheiro que a mercedes depositava nele – aprender tanto e ficar tão estraordinário em apenas alguns meses de férias…….

Não tenho dúvidas que se todas as fraudes da Benetton fossem desmascaradas com Ayrton Senna ainda vivo e com o imenso prestígio que o mesmo gozava na F-1 na época o destino da equipe do trambiqueiro italiano e do alemão sem caráter iria ser negro, todos sabem que o Senna deveria tentar até o banimento da dupla da categoria e tinha cacife para isso.

O Briatore,o Schumacher , o Herman Tilke, o Jean Todt, o Ross Brawn são os frutos mais visíveis da mediocrização geral que tomou conta do mundo nos anos 90 para cá, são os representantes corporativos da mediocridade que reina no nosso dia-a-dia aonde a mídia e os arranjos transformam simples e medíocres em gênios circunstanciais, mas esses ainda não resistem ao julgamento da história e ao senhor da razão que é o tempo, o Schumacher está aí mesmo ao vivo e a cores para comprovar essa tese….

Ronald.Wolff
Ronald.Wolff
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Schumi foi campeao com essas manobras de boxes…era expert nisso. Primeiro, na Benetton, onde na hora de abastecer, nao existia o filtro na mangueira e foi isso que causou o incendio no carro do Verstappen…ninguém entendia como ele era rápido dentro dos boxes!!!Depois, muito esperto, se aproveitava da existencia obrigatoria das paradas para ganhar muitas das corridas vencedoras na sua vida….ou seja, ele era na verdade um mestre na tática de corrida. Hoje, sem reabasteciemnto e com pneus slicks, tá apanhando de montao!!!

Kobayashi
Kobayashi
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

compartilho com tudo o que você escreveu. Parabéns

Leo Couto
Leo Couto
13 anos atrás

Deveria se aposentar sim. Não está sendo competitivo e o problema é o carro.

Um piloto excepcional tem que sentar no carro que for e colocar tempo em cima ao menos do companheiro de equipe.

Hulkenberg é tido como uma grande promessa … piloto rápido … arrojado … tá tomando um couro do Barrica. Ninguém duvida que o Massa tb é um bom piloto , mas chegou um cara com algo mais e tomou conta.

Acho que foi o Button que falou que a Mercedes tá fazendo o carro de 2011 para o Schumacher. Se isso é um fato e ele não andar bem aí sim eu acho que isso pode dar uma arranhada na imagem dele.

Mas honestamente , se eu fosse a Mercedes iria investir milhões de Euros em um carro para um ex-atual-piloto ? De 2011 o Schumacher não passa , então pq a Mercedes investiria em um carro só para um ano ? É melhor investir em um carro para o Rosberg que tem muitos anos pela frente e tá andando bem , e já notou-se que os estilos de Schummi e Nico são bem diferentes.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

André, eu acho que ele continuará. Ele é obstinado, não vai largar o osso.

Mas tem uns poréns no que foi dito. Eu até tinha escrevido isto num post anterior.
Fisicamente ele não deve nada pra nenhum piloto – ele deve estar mais bem preparado que a maioria deles. Idem para os reflexos – aquelas belas demonstrações nas corridas de kart que antecederam o campeonato desse ano comprovam isso (por mais diferente que um kart seja de um F1, ele exige respostas muito rápidas).
Também não acho que ele tenha desaprendido a pilotar, e nem que o Rosberg tenha se tornado um fenômeno – ele não está entre os 10 melhores pilotos da atualidade de jeito nenhum.
Eu tenho uma hipótese. Acho que ele simplesmente não se adaptou ao carro, que foi projetado para o estilo de pilotagem do Button. Creio que no ano que vem a Mercedes vai construir um carro mais ao estilo do alemão e ele vai trucidar o Rosberg. Mas se isso acontecer, vai mostrar uma fraqueza que até então não tinha aparecido na carreira do alemão: ele não consegue ser o melhor em qualquer carro. E isso até faz algum sentido, pois quando ele saiu da Benetton ele levou uma galera boa consigo para a Ferrari. Ele sempre esteve servido por bons profissionais, que conheciam o seu estilo de pilotagem e faziam os carros ao seu gosto. E os companheiros de equipe que se lixavam – ele sempre foi de equipes de um piloto só. Claro que ele foi melhor que todos os companheiros de equipe que teve, mas acho que aquelas diferenças todas para eles nunca foram reais.
Minha hipotese: O Schumacher é o fodão, mas não necessariamente consegue ser o mais rápido em qualquer carro.
Como evidenciar? – No ano que vem, se ele trucidar o Rosberg (como eu tenho certeza que vai acontecer), significa que o carro mudou para favorecer o estilo de pilotagem dele.
Conclusões, caso a hipótese seja verdadeira: Que a questão do seu fraco desempenho não é a idade e que ele não desaprendeu a pilotar.
Que tudo, inclusive o projeto dos carros que ele guiou, sempre favoreceram o seu estilo de pilotagem e que a diferença dele para os seus companheiros não era real – que se ele corresse em equipes diferentes, sem todo o apoio daquele staff técnico, a história seria diferente, ele não teria sido tão soberano.

Se porventura, no ano que vem, ele continuar com esse rendimento pífio, é porque tá na hora de ir cuidar da horta e dos cachorros em casa, porque ele, definitivamente, não é mais o mesmo.
Mas mesmo que seu rendimento não seja como o do passado, não vejo mal nenhum em ele continuar guiando. Se o cara que paga pra ele não acha ruim, ele tem mais é que aproveitar mesmo! Tem que se divertir e não ligar para o que os outros dizem. A vida é tão curta, tem que aproveitar!

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Ele disse que Irvine foi incompetente, mas se esquece que a Ferrari fez uma cagada suprema na troca de pneus(não lembro o GP) onde um dos mecânicos esquece de trocar o pneu. Eles não queriam o Irvine como campeão, a história é essa.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
Reply to  Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Não vou discordar da linha de pensamento que depois de décadas o título tinha que vir pelas mãos do Schumacher.

Aquela de esquecer a roda para o pit stop foi demais.

Coisas que acontecem ao segundo piloto do Schumacher.

Por exemplo, na Hungria lembraram de trazer a roda mas esqueceram de fixa-la corretamente e o Rosberg (Segundão do Schumacher) ficou pelo caminho.

Como que a Mercedez pode estar querendo projetar um carro para um piloto que não consegue tirar o máximo do carro que tem?

É a história, quando o Schumacher assina um contrato com o Chefe da Equipe, como em toda empresa o que vale é fazer o que o chefe manda.

E na Mercedez a ordem é tentar ser campeão com o Schumacher, dane-se se ele está levando couro na pista.

Parabéns por divulgar o André Jung no seu Blog, as opniões podem ser diferentes da sua, e continuaram com espaço para divulgação.

Wagner Campos
Wagner Campos
13 anos atrás

Claro q n deve se aposentar, tô me divertindo aos montes vendo o alemão se lascar! Mas sério, os grandes nomes q temos esse ano é q tem mantido o interesse de mta gente.

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Se 3 anos fizeram tão mal assim pro Michael, imagina pro jacques villeneuve?

MSS
MSS
13 anos atrás

Sabem esses caras que hoje em dia são metidos a cozinhar??? Que compram Cavaquinha no lugar de camarão , usam manteiga de trufa prá finalizar os pratos, tem panela de cerâmica, pinça antiaderente, luva de silicone … pois é fazem um monte de coisa e se acham …

Bom mesmo é um amigo de pescaria do meu pai … Cê dá prá ele um pouco de arroz, uma lata de pomarola e umas sobras de frango e ele faz um P-U-T-A jantar …

O Schummy era assim … sete dias na semana, um pacote de dinheiro, duas pistas prá treinar e ainda três pilotos ( dois de teste e o 2o da equipe) prá ensaiar oque ele quisesse …
Agora que tem que trabalhar em condições não privilegiadas, dá nisso … mostra que era muito disciplinado e esforçado, mas não aquele genio todo que era alardeado mundo afora …

Desculpem a comparação …

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  MSS
13 anos atrás

Você não poderia ser mais preciso e sua analogia foi perrfeita, se a Ferrari na época de Schumacher tivesse dois lugares colocavam um chofer para ele, como não podia colocavam um guarda costas e para raio na pista com um carro PINTADO NAS MESMAS CORES QUE O DELE, pois o miolo era outro, todos sabem disso.

Há muitos anos atrás numa seleções do reader’s digest lí a sinopse de um livro que se não me engano se chamava “A grande farsa” que contava a história de um lutador de boxe peso pesado que era medíocre, mas através de lutas arranjadas e trapaças virou uma celebridade a ponto de desafiar o campeão , mas ao contrário do Schummy , no livro na luta pela disputa pelo titulo a luta não foi arranjada e o campeão quase matou o infeliz de tanta pancada. Ao término do massacre um repórter se aproxima do seu empresário e pergunta se a carreira do cara tinha acabado e o mesmo responde na bucha:
– Absolutamente, agora vamos fazer o caminho inverso, toda a cidadezinha deste país vai ter o maior prazer em ver o seu campeão ou desafiante local dar uma sova no grande campeão.

Essa também é outrsa analogia da carreira do campeão fabricado, quando tiraram o apoio irrestrito e toda a artificialidade o mesmo está tomando sova até do Barrichello e do outro piloto da equipe que inclusive jamais venceu uma corrida!!! Definitivamente a vida imita a arte……..pano rápido!!!!!!

André Luiz
André Luiz
13 anos atrás

O “menino” deve continuar!

Marcio Rodrigues
Marcio Rodrigues
13 anos atrás

Boa matéria. Pode até ser…
Mas prefiro aguardar como ele, e o carro, virão em 2011.