COISAS DE ANTIGAMENTE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 - 1:50Antigos em geral

COISAS DE ANTIGAMENTE

SÃO PAULO (tá difícil engrenar) - OK, OK, já entendi. A El Camino Opala aí embaixo, como eu desconfiava (na verdade sabia, mas sei lá…) é uma montagem tosca e tal. Mas este anúncio enviado pelo Edison Segunda Guerra, não. Ele encontrou numa Quatro Rodas. A Guaporé fazia essa Caravan com quatro portas. Mas eu, sinceramente, nunca vi uma. E tenho curiosidade para saber o que a GM achava desse negócio. E mais curiosidade ainda para ver uma de perto. Gostei das rodas, devia ser um carro bem interessante, personalizado e tal.

Volto já.

41 comentários

  1. Romão Junior disse:

    Existe sim!!! Vi uma vinho, devia ser de 88/89 na cidade de Sumaré, interior de SP, agora, quem fez….vai saber…

  2. Humberto Santos disse:

    Na década de 80, eu tinha um vizinho que era motorista particular do Delfim Neto, que tinha uma igual à do anúncio…

  3. Muller disse:

    Sobre o Monza 190e, olha que bonitinho postaram num fotolog qualquer – http://www.fotolog.com.br/mercedes/97324038

  4. Luciano disse:

    Tinha uma Caravan dessas que rodava aqui em São Bernardo, e devia ser ano 85, pela cor dourada e acabamento marrom que tinha. Da última vez que a vi, há uns 15 anos, ela estava meio ruinzinha, já com bagageiro e portamalas cheios de tralhas diversas.

  5. Álvaro Azevedo disse:

    Reza a lenda que o projeto foi abortado em nome da segurança (no caso das crianças). Por isso a GM não fez oficialmente o modelo. Já vi uma só que modelo 88/90, mas essas do ínicio dos anos 80, ainda não.

  6. Filipe Augustus disse:

    Aqui em Santo André tem uma mais nova que isso, provavelmente 89, na cor grafite, eu já vi ela de perto e está muito bem cuidada.
    =D

  7. Pedro Paulo disse:

    Aqui em BH tinha uma Caravan 4p á venda e por 12 dinheiros… e eu como sempre sem dinheiro…

  8. galileu disse:

    conforme eu já havia comentado nosite da el camino, a guap ore fabricava as caravans 4 portas sob encomenda, a 1ª foi montada por um chileno na rua sta justina que depois vendeu a patente para a guaporé, participei da montagem da primeira fornecendo as peças que eram pedidas para a GM atravez da distribuidora emque trabalhava, depois quando fui encarregado, do, setor de peças da referida concessionaria, reencontrei o projeto. sei tudo sobre a construção do veiculo acima. todas utilizavam peças genuinas oriundas dos opalas. a unica modificação era nos bancos traseiros, assento e encosto que tinham que ser feitos fora da autorizada.

    • Gustavo disse:

      Que máximo isso, Galileu! Meu sonho seria ver uma dessas na versão 91.ou 75. De primeira, achei que era um Opala com traseira de Caravan, mas pelo que vc está falando, é na verdade umá caravan mesmo, CORTADA para acomodar as colunas e as quatro portas do Opala?

  9. Paolo Cruz - Manaus - AM disse:

    Até onde eu sei, a Chevrolet fabricou 2 ou mais unidades da Caravan 4 portas, se nao me engano em parceria com a Envemo. Elas tinham o visual das 91 em diante, ou seja, com parachoque largo, visual mais moderno da linha Opala.

  10. Acarloz disse:

    Se não me engano a ENVEMO fez algumas tambem

  11. João Colatrello disse:

    Exitiu sim é todas que sairam foram ano 83 eram feitas sobre o Opala 4 portas a 3 anos no Bairro do Sumaré em SP tinha uma que o dono a transformou com o kit da 92, o carro parece que foi vendido no mercado livre

  12. vitão disse:

    tinha a versão que imtava a Mercedes 190 também .

  13. ALEX B. disse:

    Non mi piace, niente! E punto.

  14. Marcus Vinicius disse:

    Essa Caravan, pra mim, tb é inédita. Mas aquele Opala pick-up, eu já ví vários “recortados” Assim como Corcel I. Só mulambo.

  15. Marcelo Ortega disse:

    Um tempo atrás quando estava procurando a minha Caravan pra comprar, eu vi uma no Mercado Livre pra vender. Ao vivo, nunca…

  16. Marcelo disse:

    Essa eu ja tinha visto várias vezes. Meu pai comprou uma caravam 85 em 87 de um diretor da GM. Ficamos com ela até 1998. Quantas vezes minha mãe estava nos levando para a escola ou indo fazer compras e os caras perguntavam: Onde conseguiu isso? Vende?

    Usei ela quase um ano em 1997 e muitas pessoas reparavam e perguntavam as mesmas coisas.

    Saudades da caravam.

    Abraço

  17. Fernando disse:

    Algum crash test chegou a ser feito?

    • galileu disse:

      naquela epoca isso não exitia no brasil, mas do modo como eram feitas teria a mesma resistencia de um opala 4 portas, a construção não era coisa de amador, era tudo, gabaritado, e se não me engano havia um laudo do ipt.

  18. Jorge Conrado Kerssner Filho disse:

    Esse carro existiu. Foi exposto no salão do automóvel e posteriormente comercializado.

    Assim como também existiu o Opala cupê conversível, feito por uma concessionária de Curitiba e exposto no Salão do Automóvel.

    Cheguei a ver alguns exemplares nas ruas.

    Abraços!

    Jorge.

  19. JWalker 2T disse:

    Oi Flávio,

    Havia uma Caravan 4 portas ali pela primeira metade da década de 80, se não me engano feita pela Sulam ou Envemo. Tenho umas 4Rodas ou Motor3 da época com o teste, que elogiava bastante o acabamento e execução da adaptação. Como se pode ver, as portas traseiras eram do sedã 4 portas.
    Abraços a todos!

  20. vitão disse:

    e a grande inovação : já vinha com GPS !! era muito avançada !!!

  21. Angelo disse:

    Flavio, se não me engano existe até um teste na 4 Rodas com uma Caravan dessas, perca um pouquinho de tempo e procure no acervo digital no site deles…realmente era uma edição especial, só não lembro se era realmente da Guaporé ou outro fabricante. Aliás, é uma delícia ler as 4 Rodas antigas, vale como registro de muitos carros que já existiram e anúncios super curiosos pra época de hoje, legal também é ver o nome de pilotos que nesse meio tempo se consagraram e outros que simplesmente sumiram no mapa…Se não conhece, vale a visita! Abrç!

  22. Osmar Cassão disse:

    O anúncio é falso.
    O GPS só foi inventado duas décadas depois.

  23. João disse:

    Já vi uma quando procurava um carro usado para comprar (acho que em 1998). Era um modelo mais antigo que essa da foto, automático. Por ser quatro portas, desconfiamos que tivesse sido modificada e desistimos de comprar.

  24. Emerson Gonçalves disse:

    Essa eu já vi, na extinta feirinha do Pacaembu tinha uma azul escuro, MODELO 91,92, ela era de um cara que vendia peças se não me engano.

  25. Sergio Monteiro disse:

    Tinha uma concessionaria que fazia uma perua Maverick quatro portas, a partir do sedã 4P. Saiu na 4Rodas… inclusive com “Impressões ao dirigir”…

  26. FES disse:

    Incrível como o brasileiro não percebia o óbvio!!!

    Uma Caravan 4 portas deveria ser um mico para a época, assim como foi o Voyage e o Corcel que eram carros muito bem bolados e funcionais.

  27. Opaleiro MG disse:

    Também era transformada. Era feita sobre o Opala 4 portas, o qual tinha o teto e colunas cortadas e substituídas pelos da Caravan. Não ficou ruim não, ainda mais que a Opel sempre disponibilizou a Rekord C Caravan com 4 portas.

  28. Marcelo de Queiroz disse:

    A Caravan 4 portas existiu na Europa (versão 4 portas do Opel Rekord C Caravan) e foi uma pena não ter sido feita no Brasil.

    Não devia ser tão difícil adaptar a coluna B e as portas do Opala 4 portas na Caravan. O resultado, pelas fotos, compensava, pois ficou muito bonita.

    Sobre o que a GM achava de suas autorizadas mudarem os carros originais, acho que, no mínimo, faziam vista grossa, pois isso era comum. A Envemo fazia uma famosa alteração no Monza que ficava com uma frente parecida com um modelo Pontiac. E tinha versão “fechada” e conversível. Eram vendidas também em autorizadas da marca.

  29. Claudio R disse:

    Essa aí eu lembro de ter visto na QR, embora realmente nunca tenha visto uma, diferentemente da perua Maverick. Acho que as montadoras colaboravam, para elas fazia sentido experimentar o mercado sem por o dinheiro delas na parada.

    Você devia fazer uma matéria sobre o Monza 190E, esse era patético. Vi uns dois por aí.

  30. Sípoli disse:

    Tenho um amigo que comprou uma caravan ambulancia, para aproveitar peças, e ela tinha 3 portas, duas do lado direito e uma do lado esquerdo… coisa mais esquisita, mas foi adaptada com certeza, a porta extra era acesso fácil ao paciente.

  31. victor freire disse:

    parece que os fabricantes brasileiros só gostaram de fabricar wagons na década de 90. hoje em dia preferem aquela coisa chamada minivan, que não tem comportamento dinâmico, nem potência, nada. argh.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>