VAI ENTENDER…
SÃO PAULO (tem fogo?) – E a Ferrari anunciou hoje a renovação de seu contrato com a Philip Morris até o final de 2015. Desde 1984 que a empresa usa a marca Marlboro nos carros vermelhos, mas já há seis é proibido divulgar o logotipo ou o nome do cigarro na F-1. Aí, a cada temporada os caras disfarçam o logotipo de algum jeito. Mas o nome oficial do time continua sendo Scuderia Ferrari Marlboro.
É uma grana preta, nem sei quanto. E a associação entre Marlboro e Ferrari é tão imediata, que deve ser isso que faz com que a Philip Morris continue patrocinando os de Maranello, mesmo sem poder mostrar a marca, o nome, o que for.
São essas coisas esquisitas do mundo corporativo. Pagar um monte para ficar escondido. Todas as outras marcas famosas de cigarros que sustentaram a F-1 por anos já se foram. E não eram poucas. De cabeça, lembro de Camel, Rothmans, John Player Special, Gitanes, Benson & Hedges, Lucky Strike, West… Mais alguma?
Como é possível, não existe um banimento deste tipo de propaganda??? Somente a FIA que permite isto….mas firmeza, como não fumo mesmo, este pessoal que fuma que continue bancando a Ferrari…eu queria ver quando isso acabar e a grana não vir, onde a Ferrari vai conseguir mais…
Gauloises na Prost, West na McLaren.
Só uma pitadinha para quem acha esquisito a Marlboro continuar patrocinando a querida e maravilhosa Ferrari é ver só nesse blog quantas vezes falamos da marca.
Neguinho defendendo, outros angelicais, puros e corrretos maldizendo o vicio e por aí vai.
Marlboro não precisa anunciar. Nós fazemos isso por ele.
O logotipo da Marlboro nem é tão escondido assim. O logotipo da equipe, que fica junto com o nome Scuderia Ferrari, é claramente o da marca de cigarro, só que “meio torto”. E se olhar de cima, o padrão de pintura do carro também lembra o logo.
Cara isso é a maior besteira, a bebida mata, mutila e estraga tanto quanto, mas está ai, liberdade de expressão!… Cada um faz o que quer! De volta as marcas de cigarros!
Aquela bandeira branca e vermelha que fia em cima do capô do motor, nada mais é que metade da bandeirinha de festa junina da Marlboro… Msg subliminar…
E quase tivemos o patrocínio dos cigarros Death (isso mesmo, “morte”) nos carros da Pacific…o patrocínio teria início no GP de Mônaco de 1994, logo após o fatídico GP de San Marino, mas acabou sendo cancelado por razões óbvias…
Lembrei da Barclay, que patrocinou a Williams. Quanto ao motivo, o fundo branco em semi triângulo, na minha opinião, ainda é uma propaganda subliminar muito forte e clara. A associação é imediata. Acho esta mais apelativa que os códigos de barras.
Minha opinião.
Vinicius
Já devem ter citado, mas teve a Mild Seven. Ganhei uma carteira de Mild Seven da minha tia, que anunciou-o como “miudiseven”.
A BAR chegou a dividir o carro em duas marcas, a 555 de um lado e a Lucky Strike do outro, o carro era azul de um lado e branco do outro.
Barclays, Gold Leaf
Winfield patrocinou a Williams em 1998 e 1999 e a tabagista inglesa Barclay patrocinou a Arrows 1985, 1986, Jordan 1993 e Williams 1988 1989 1990,.
Quem gosta de cigarro vai defender e fim de papo, mesmo com desculpas esfarrapadas no melhor estilo “mas eu só deixei a arma carregada em cima da mesa, não obriguei ele a usar…” como um defensor de bebidas alcoolicas + direção diz que morre muito mais gente que bebe água…
Faltou a 555 (BAR), West (Mclaren e Zackspeed), Mild Seven (Benetton e Tyrrel), Gauloises (Ligier e Prost)…
Acho que ninguém mencionou Lucky Strike na BAR-Honda. Eu já prefiro as propagandas de cerveja nos carros. como a Labbatts na Williams e Skol na Copersucar.
E quem disse que fica escondido?? tá ai, tá todo mundo publicando essa renovação, a publicidade está ai
Cigarro faz mal e tudo mais, mas que o logo é e fica bacana no carro da Ferrari, fica.
Há um conto do Stephen King sobre o poder do tabagismo muito interessante. O cara paga pra ser vigiado 24 hs e quando é pego fumando, sua mulher é punida. Na reincidencia a pena aumenta e a familia toda paga. Tenho amigos que já sofreram problemas cardiacos e quando voce pergunta se tá na hora de parar, o cara diz que já tentou e dá uma tragada bem funda para tomar a proxima dose de veneno. É como na cracolandia, em velocidade menor. Dados publicados mostram que 25% dos fumantes que tiveram infarto no Brasil continuam fumando. O cara prefere morrer de cancer, de preferencia bem doloroso, viver menos, do que largar o danado. Tem um caso na familia em que o cara na UTI, pedia pra mulher trazer um cigarro pra ele dar uma tragada. Coisa tocante.
O Pc, porque vc não vai se f . . . .?
Se é viciado em que?
A Ferrari “trapaceia” colocando o seu logotipo no carro, em formato idêntico à Marlboro.
Mas isso é coisa pequena.
Trapaça grande mesmo tá vindo com a alteração das regras no meio do campeonato, pra tentar prejudicar a Red Bull.
Dá desgosto ver um brasileiro pilotando pra uma equipe dessas…
Vale lembrar que Red Bull faz um mal danado pra saúde tb….. kkk
Marlboro não se importa com os países de primeiro mundo onde é cada x mais perseguido o tabagismo, o foco está nos paises latino-americanos e principalmente ASIA, China, India e Paquistão. Que crescem demografica e economicamente muito mais que o resto do mundo.
Se o comtrato foi renovado e pq os dois lados estao ganhando, e nao deve ser pouco.
Gold Leaf na Lotus década de 60/70
Cabin na Tyrrell nos anos 90
Chesterfield na Mclaren, Surtees e March nos anos 70
Gauloises na Ligier em 95/96
Hollywood na March em 1977(com Alex Ribeiro)
Barclay na Arrows anos 80 e na Williams entre 1987 e 1990
555 na BAR em 1999 e 2000
Mild Seven na Benetton, Minardi, Tyrrell
Rothmann’s na March anos 80 e Williams anos 90
Winfield na Williams em 98/99
Camel na Lotus, Larrousse, Minardi, Benetton, Tyrrell..
Marlboro na BRM, Mclaren, March, Alfa Romeo, Ferrari..
John Player na Lotus
L & M na March
fora a RAM que andou com Skoal Bandit que era uma espécie de goma de mascar feita com tabacco(era um cigarro politicamente correto, vc pode usar em qualquer lugar e sem fumaça, existe até hoje). Flávio que eu lembre são esses
Abraços
Acho que paga por que a Malboro usa a imagem dos carros da Ferrari na caixa dos cigarros. Só pode ser isso.
Tinha o cigarro Rizla tambem, que hj patrocina a Suzuki na MotoGP.
Flavio, a Marlboro está na categoria desde 1984, mas começou na McLaren e tal associaçao so passou a Ferrari em 1997.
E só vc pensa que a Marlboro nao está exibindo sua marca nos carros da Ferrari. Vc pode nao estar vendo o nome, mas ja ouviu falar com mensagem subliminar? Essa é pior que a direta! Lembra do tal codigo de barras que pressionaram a Ferrari a tirar dos carros ano passado? Essa era uma delas….
Abraço!
AHAH…. que tal mandaren a caixinha de cigarro pro tunel de vento de maranello!!! quem sabe copiando a caixinha de cigarro depois (mensagem subliminar) as ferraris melhorem o desempenho aerodinamico
hollywood com Alex dias ribeiro, na march, no ano q foi roubado pelo mosley…
Eu tinha um tico-tico com adesivos das seguintes marcas:
Paquetá
Fulgor
Alfa
e Continental, a preferência nacional…depois da bunda, coisa que eu não tenho, mas a capivara tem de sobra.
Como dizia o Jô Soares… capivarona goooorda!
Ripa na chulipa, pimba na gorduchina iiiii quiiiiii gooool!
E a Ferrari ó…
Sou esportista E fumante e não foi culpa da Hollywood ou Marlboro, foi semvergonhisse mesmo.
Em homenagem, aqui a melhor propaganda brasileira de todos os tempos.
Hollywood + Formula Indy
http://www.youtube.com/watch?v=fOjq3b9bpgQ
Pra ver em tela cheia..
Parei de fumar, já faz um tempo; fuma essa marca… Hoje em dia vejo como a vida é diferente sem ser escravo do fumo… Mas enfim, liberdade a todos; quer fumar fuma. Não é a propaganda de determina. Nunca fumei por causa dela.
Cigarro mata, mas é inegável o charme dos antigos patrocínios… Eu era superfã da Williams pintada nas cores da Rothmans…
Concordo com o Fernando Kesnault, afinal, a bebida tambem é nociva, e tambem, diga-se de passagem, aqueles carros emitem altíssimas doses de CO2 , CO, HC, etc… durante os fins de semana que são inalados diretamente por aquele povo todo. Todos aqueles produtos quimicos ali são altamente nocivos a saúde: combustível, òleos especiais, líquidos de limpezas quimicas,etc…
Abraçoa a todos
Faltou o Mild Seven da Benetton, merdinha-mor! Grande abraço!
O Jaguar XJR-9 em 1988 patrocinado pela Silk Cut, além do Rondeau M379 de 1982 patrocinados pelos cigarros Belga. Na F1, a Lotus teve como patrocinadoras as marcas Gold Leaf (acho que já em 1968), JPS e Camel. A Jordan com a Benson & Hedges e a equipe de Graham Hill, a Embassy-Hill. No rally, lembro dos cigarros Chesterfield patrocinando os Audi Quattro no início da década de 80 e os cigarros 555 com o imbatível Subaru Impreza. Deve ter mais.
Não era a marca HB que patrocinava a equipe Audi Quattro?
Vou deixar de comprar uma Ferrari por causa disso.
Entao eu fico com a sua e a ninha. A, eu nunca fumei e nen pretendo.
Para mim, falou Marlboro … falou McLaren e Penske.
Mild Seven…
compelmentando uma marca de seda de fumo tbm patrocinou a Hesketh e a willimas privada de Rupert Keegan: RIZLA +
Abs.
Além da Marlboro e das citadas: Camel, Rothmans, John Player Special, Gitanes, Benson & Hedges, Lucky Strike, West, de cabeça, apesar de ser contra o tabagismo, mas respeitar quem fuma desde que não atrapalhe os não fumantes:
1-Gold Leaf
2-Viceroy
3-Hollywood
4-Barclay
5-Villinger
6-Chesterfield
7-L&M
A Death iria patrocinar a Pacific à partir do GP de mônaco de 1994, porém devio a morte de Senna, o publicidade foi acertadamente suspensa…
Uma marca de fumo de mascar patrocinou a RAM Hart em 1994, se não me falha a memória Skoal Bandit.
Abraços.
Ayrton Senna, por ocasião de entrevista a Revista Playboy (agosto de 1990) disse uma frase que acho perfeita. Indagado pela reporter se ele sentia-se preocupado com reclamações que alguém fizesse sobre os malefícios do cigarro, respondeu assim: ” A marca está na lateral do carro. Mas não obrigo ninguém a fumar”. Particularmente, lembro ter prestado serviços à Marlboro e a Hollywood por ocasião de eventos esportivos aqui no Brazil e, pasmem… NUNCA adquiri ‘vício’ de fumar (também nunca forcei ninguém a fumar. E minhas namoradas adoravam vestir camisas da Marlboro com as quais eu as presenteava. E não, elas nunca fumaram… acho que ate hoje não fumam. Enfim). Vale citar que não, não me arrependo de ter ganho dinheiro trabalhando em tais eventos. Por sinal, sinto saudades da época em que ambas apoiavam o esporte no país. Estranho: o Governo é contra propaganda de cigarro… seria melhor se ele fosse ‘contra’ pessoas que desviam verbas de empresas, não é mesmo?
Mas, independente… legal ver a Marlboro continuando atuando no esporte.
Gudang Garan, Derby…
Acho que devem ter falado, mas tinha Mild Seven (que eu sempre pensei que era cerveja até ver um amigo japa fumando um)
Veltins é marca de cerveja, pra quem mencionou. Lembro dos SG Gigantes, cigarros portugueses, patrocinando o GP de Portugal, mas nenhuma equipe específica.
Não teve uma história dos cigarros Death patrocinar uma equipe?
Lembro que a Mac Laren era a caixinha igual a Alfa Romeo
Essa associação existe com toda a certeza, porém, quando me penso em Marlboro me lembro da McLaren… Aquele branco e vermelho………..
Ainda pra encher o saco:
O Barrichello não ganhou um mundial pela Ferrari por dois motivos:
1 – Pq é ruim; (e muito)
2 – Pq a Marlboro pagava US$ 80 milhões por ano para o Schumacher e queria ver ele campeão e não qualquer outro na Ferrari.
Era uma época que a Marlboro mandava na Ferrari, não sei se ainda manda alguma coisa lá…
cezar discordo inteiramente do 1° motivo, vejas as estatisticas e a carreira do barrica e ainda mais o 2° motivo como voce mesmo postou.
Galileu se vc olhar bem as estatisticas, ai nao da pra negar. Esse Barrica e muito limitado, pra nao dizer ruim mesmo.
Tem aquele do cigarro Death que ia patrocinar a Pacific em 1994 mas cancelaram após os acontecimentos de Imola… o Pandini contou essa no http://www.gptotal.com.br
Mais uma caixinha: Viceroy, na equipe do Parnelli Jones, em 1975. E sobre o acordo, acontece que, além de usar Ferraris em suas promoções em todo o mundo, a Phillip Morris REVENDE partes de seu espaço nos carros da Ferrari para outros patrocinadores.
Quer entender? Tio Tuta explica: Custa bem menos manter o contrato com a Ferrari, que é uma marca que mora no coração das pesoas do que querer poupar uns niclas e deixar a vaga para um concorrente que provavelmente terá uma ideia bem melhor para associar seu nome à marca de Maranello. E quem poupar esse dinheiro para a Philip Morris vai virar a piada da década no mundo corporativo. Assina logo essa merda!
Gunston, a pioneira
http://gpinsider.wordpress.com/2008/01/01/o-marketing-descobre-o-automobilismo/
e acho que teve um carro patrocinado pela Peter Staywesandt , mas não tenho certeza.
E teve o patrocinio daquela empresa holandesa que faz papel seda para enrolar o “baguio” .
sobre o primeiro patrocinio :
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/04/02/raio-x-8/