SILVER & STONES (3) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 8 de julho de 2011 - 19:19F-1

SILVER & STONES (3)

SÃO PAULO (apaga) - Olha só. A Ferrari decidiu retirar de seu nome oficial a marca Marlboro, sua patrocinadora desde 1984. A equipe se chamava Scuderia Ferrari Marlboro, para todos os efeitos. Agora é apenas Scuderia Ferrari. Mas o contrato com a Philip Morris continua em vigor e só termina em 2015. E ajuda a pagar as contas da casa.

A informação foi dada pelo Luca Colajanni, assessor de imprensa da equipe. Que não fuma. De fato, nas papeletas de hoje em Silverstone o nome Marlboro desapareceu.

Aliás, a título de curiosidade, sabe quais as equipes que incorporam em seus nomes oficiais os patrocinadores? Vamos lá, com negrito para a turma que deposita todo mês seu rico dinheirinho para ver suas marcas nos carrinhos de corrida:

- Red Bull Racing, cujo nome é o mesmo do patrocinador, como era a Benetton
- Mercedes GP Petronas F1 Team, grana da Malásia
- AT&T Williams, contrato antigo e de pouca visibilidade, esperteza de alguém da equipe anos atrás
- Vodafone McLaren Mercedes, pode ligar a cobrar
- Lotus Renault GP, essa coisa meio híbrida que é a antiga Renault, na verdade pertencente ao fundo de investimento Genii, com patrocínio da Lotus, que pertence à Proton e faz carros de rua esportivos
- Marussia Virgin Racing, sendo os marússios sócios e patrocinadores, e os virginianos, idem

As outras são registradas na FIA com nomes mais “puros”, já incluindo a recém-purificada Ferrari:

- Sauber F1 Team
- Scuderia Ferrari
- Scuderia Toro Rosso
- Team Lotus
- HRT F1 Team
- Force India F1 Team

13 comentários

  1. Edward disse:

    Acho que o caso da Red Bull é diferente dos outros, pois o “patrocinador” é o dono.
    Nas outras equipes não é o caso.

  2. Erick Von Draxeler disse:

    Eu sei que este comentário vai ser ignorado, mas, vamos lá: o nome da Hispania é “Hispania Racing F1 Team” e, salvo engano, Hispania é o grupo que patrocina a equipe…

  3. Cristiano Teixeira disse:

    As equipes na verdade não existem e acabam incorporando o nome do patrocinador ? Pergunto isto porque lembro que a Renault tinha um patrocinio de cigarro, agora não lembro, e naquele tempo havia a proibição somente em alguns países, em outros era estampado a logo do cigarro, e naquele país (que não lembro) a Renault colocou em seu carro , no lugar do nome do cigarro, o nome Spirit, que na época disseram que é o nome real, antigo, do time. Seria isto verdade, ou estou totalmente equivocado ? Se verdade, algumas equipes tem seu nome, mas mudam conforme o patrocinio ?

  4. Joao Costa disse:

    Aqui nos EUA a AT&T nao faz nada para deixar o publico Americano saber que patrocina F1, eh um tanto estranho mesmo. Alguem sabe se tem AT&T em outros paises?

  5. Anderson disse:

    ola Flavio. Mas a TORO ROSSO não é só uma “italianada” da RED BULL ???

    • HM disse:

      não sou Flavio mas Toro Rosso pode significar o mesmo, mas não é uma marca comercial ou nome de empresa pelo que sei, logo não se encaixaria… é apenas o nome daquela equipe mesmo,

  6. HM disse:

    Estranho, agora? fica cada vez mais “obscura” essa relação, a única coisa que lembra esse patrocinador agora é o logo da equipe… e as cores também (por mais que alguns jurem que não são inspirados)

    ainda em Mônaco a Marlboro parecia bem orgulhosa de sua equipe
    http://photos.gpupdate.net/large/176782.jpg

  7. ags disse:

    FG……………….Boas..noites………..olha a largada para domingo………………………….Button……El Mariachi di brazilian,,,(el fodon)..Hamilton Carneiro…. Vetteligo…..Barrica…………Schumiscado……Rosberg Flor…….Amassa Barro….e pronto..

  8. Marcel disse:

    Toro Rosso não é tão puro assim. Mas tá valendo

  9. Eden Thiago disse:

    Pode me chamar de chato, mas Toro Rosso tbm não entra nisso? Afinal só está em espanhol, nunca fui pra algum país de língua espanhola mais imagino que o nome do produto seja traduzido.

  10. André Micheloto disse:

    Discordo radicalmente que a AT&T tenha pouca visibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>