ACABA QUANDO?

SÃO PAULO (apostem) – Como estamos apenas na segunda temporada com farta distribuição de pontos na F-1, para desespero dos estatísticos, muita gente ainda não se deu conta de que Vettel pode ser campeão sem subir mais ao pódio até o final do ano. Os cálculos todos estão aqui, na matéria do Fernando Silva. Com sete quartos lugares, mesmo se o vice-líder Webber vencer todas as provas, Tião Alemão fecha o campeonato um ponto na frente do australiano.

É um baita domínio, que já nos leva a especular sobre a corrida em que o título será definido matematicamente. Olha aí a lista dos GPs que faltam: Itália, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Índia, Abu Dhabi e Brasil. Meu palpite: acaba em Suzuka, circuito que já consagrou muitos e muitos campeões na história. Seria um palco bem apropriado.

Palpite, mas também matemática. Vettel tem, em números redondos, uma média de 21,5 pontos por corrida neste ano. A média de Webber é de 13,9. Nesse ritmo, sempre arredondando, a diferença que é de 92 pontos sobre para 99 em Monza, 107 em Cingapura e bate em 114 em Suzuka. Aí faltarão quatro etapas para o fim do Mundial e Webber poderia marcar, no máximo, 100 pontos.

Diante da disputa até a última corrida do ano passado entre vários pilotos, parece que é um campeonato chato. Mais ou menos. Em 2010, tivemos uma temporada ótima de corridas ruins. Neste ano, a briga pelo título é fraquinha. Mas as provas têm sido bem legais.

Chato, mesmo, foi em 2004. Schumacher fechou a fatura em Spa-Francorchamps, na 14ª de 18 etapas. Ganhou as cinco primeiras corridas, perdeu em Mônaco quando foi abalroado por Montoya no Túnel (estava em primeiro), e depois venceu mais sete seguidas. Terminou o ano com 13 vitórias e dois segundos lugares. Recorde de vitórias na mesma temporada. Em 2002 foi ainda mais cedo: ganhou em Magny-Cours na 11ª de 17 corridas, com 11 vitórias, cinco segundos lugares e um terceiro. Rigorosamente todas as corridas no pódio. Vettel pode até conseguir algo parecido em termos de resultados. Mas não com a superioridade que Schumacher impôs aos seus adversários naqueles anos. Pode até não parecer, mas Tiãozinho tem tido mais trabalho agora do que seu guru teve nas temporadas de 2002 e 2004.

E vou dizer… Acho que se Michael conseguir um único pódio neste ano, ficará tão feliz quanto ficou na Bélgica em 2004, ou na França em 2002. Os dois aí da foto são feitos do mesmo material.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Isso aqui era hilário!!!

Guerwin
Guerwin
12 anos atrás

Na minha opinião, assim como o Alonso, o Vettel será bi este ano, e só.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
12 anos atrás

Se fosse na pontuação antiga o carro #1 da Red Bull não estaria em berço esplêndido?

Tom
Tom
12 anos atrás

Não foi superioridade de Schumacher,mas sim da Ferrari,quem era o segundo piloto na época?Assim como foi em 1988 quando a Mclaren faturou quase todas as corridas,acho exagero olhar o piloto em detrimento da maquina, nunca ví uma idolatria tão grande de pilotos alemães ;o teste ideal seria todos com carangos iguais,aí sim poderiamos olhar melhor se o alemão Vettel chega proximo de Alonso e Hamilton.Quanto a Schumacher, ainda não ví um comentario do Flavio,da pataquada da Mercedes em Spa,pedindo para Rosberg aliviar o pé….O cara não ganha do Rosberg!!,sorte que existiu um Barrica na vida dele..

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  Tom
12 anos atrás

Tom, vc sabe quem, em 1996, aceitou o desafio e, junto com os engenheiros, desenvolveu a Ferrari e fez com que o carro fosse tão superior? Vc já parou para ver quantos pilotos, no final da corrida, receberam ordem para aliviar o pé por causa do consumo de combustível? Talvez vc não se lembre, mas não há mais reabastecimento.
Enquanto alguns idolatram os pilotos alemães, outros, como vc, não aceitam a qualidade deles. Desqualificar a qualidade do Schumacher ou do Vettel, beira a insanidade, é o mesmo que alguém tentar desqualificar o Alonso, Hamilton, Piquet.
Deixa o fanatismo de lado.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Tom
12 anos atrás

Tom:como vai o Jerry?Que papo chato de idolatria.Gosta de salto com vara(do salto)?só porque agora a excelente brasileira ganhou um campeonato,não tem como negar que a russa é a melhor de todos os tempos.Basquete? Os americanos são os melhores do mundo.Tenis?Adorava o Gustavo que foi durante um tempo o numero 1,mas nunca foi o melhor do mundo.Pelé foi talvez nosso unico melhor.Naõ adiANTA tentar negar que o Schummi foi o melhor porque podem esperar 100 anos.Uma coisa é saber reconhecer o melhor,outra é aí sim,idolatrar alguem só porque é de seu país.Isto é coisa para futebol.Esportistas individuais falam por si só.Bobão:Se todos bons brasileiros que foram correr na europa fossem estrangeiros e viessem correr no Brasil,nunca teriam chance se voce fosse chefe de equipe.Não existiriam titulos nem de Emerson,Piquet nem de Senna.ACORDA.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Um erro, Flávio: em Monaco, 2004, Schumi não ia vencer. Trulli dominou aquele final de semana e liderou a corrida até a entrada do Safety Car (ocasionada por um acidente entre Alonso e Ralf Schumacher), quando entrou para reabastecer. Schumacher não havia parado, porém ainda teria que parar. A vitória seria de Trulli de qualquer forma.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
12 anos atrás

Eu acho que não passa da Coréia.
Schummy foi um grande piloto. Não tinha que ter voltado à F1. O fez porque a gasolina corre nas veias e acreditou que seria capaz de levar novamente uma equipe em desenvolvimento ao topo. Só que as coisas não são tão simples assim. Talvez se a Mercedes tivesse um Newey.
Vetell provavelmente vai ficar para a história. Aliás já está pelos títulos – o desse ano já está garantido, é uma questão de deixar o tempo passar – e números que produziu com sua pouca idade. E a tendência é que consiga mais. Não sei se tantos quanto Schumacher, que conseguiu vários também pelo fato de ter um carro bem acima do das outras equipes e um segundo piloto que virou presa fácil – méritos também à sua enorme capacidade como piloto -, pois um bom piloto precisa de um bom carro para ser campeão, isso é fato, mas atualmente as coisas estão bem mais equilibradas que na sequência que Schumacher teve com a Ferrari.

João Luis
João Luis
12 anos atrás

O Vettel tá igualzinho o Justin Biber nessa foto…

Salvador Costa
Salvador Costa
12 anos atrás

Já ouviu falar de um negócio chamado “aquecimento de pneus para relargada”?

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Talvez, na realidade, um seja pai do outro. Resta fazer DNA.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Alguém tem urgentemente ensinar um certo espanho chorão a fazer contas…

Lente de Aumento
Lente de Aumento
12 anos atrás

O Flávio Gomes é fantástico: ele solta as informações como se ninguém soubesse ou tivesse memória! Em 2004, Schumacher fez uma senhora CAG… e foi ele o único responsávle pelo acidente SOB REGIME DE SAFETY CAR, quando quis fazer brake test NO TÚNEL, e ao ver o Montoya tirando pro lado, para evitar a batida, bateu no colombiano!

E outra coisa, Schumacher estava em primeiro, sim, mas simplesmente porque ainda não havia feito sua parada: aquela corrida, como foi, era de Jarno trulli. Gomes fala que o ídolo dele estava em primeiro omitindo o contexto.

Tom
Tom
Reply to  Lente de Aumento
12 anos atrás

Falou tudo,,não sei se o Flavio ta de brincadeira ou sacanagem mesmo ,ou se somente assistiu jogo da Portuguesa demais esses dias..rsrs

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  Lente de Aumento
12 anos atrás

Lente de aumento, aprenda uma coisa, o Schumacher estava em primeiro, independente de ter ou não, feito a parada. Se alguém tivesse batido no Rosberg enquanto ele estava liderando a prova, ele teria sido abalroado quando estava em primeiro, não importa se ele tinha carro para manter a posição ou se ele havia feito a sua parada, o fato é, ele estava em primeiro.
Em momento algum eu lí, ou entendi, o Flavio dizendo que o Schumacher venceria a corrida caso não tivesse sido atingido pelo Alonso, ele estava em primeiro e foi atingido pelo espanhol, ponto!
Fanatismo é foda!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Outra coisa sobre 2004, o Schumacher estava em primeiro por que não tinha parado ainda, mas o desempenho da ferrari no principado estava muito ruim, e ele mesmo falou depois da corrida que não teria chance de vencer. Seria como dizer que rosberg podia ganhar em Spa por que liderou entre as janelas…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

sobre 2004, pelo que me lembro foi um campeonato também de boas corridas. OK, Schumacher faturava tudo, mas ele fazia isso de maneira bem menos previsível do que nos anos anteriores, com menos domínio do carro, mas mais domínio dele sobre os concorrentes, mas ou menos como acontece hoje com o Vettel. Eu acho que o ano da chatice foi mesmo 2002. E 2005 foi péssimo também, mas teve o alento de termos um campeão diferente depois de 5 campeonatos seguidos do alemão.

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Schumacher não foi abalroado pelo Montoya em Mônaco. Montoya é que foi abalroado por Schumacher.

Segafredo
Segafredo
12 anos atrás

Só uma correção Flavio, em 2004 foi Schumacher quem bateu em Montoya e não o contrário

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Abalroado por Montoya ou um dos maiores erros de todos os tempos?

Por que aquela freada RIDÍCULA?

http://www.youtube.com/watch?v=a5wEx-PYCe4

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

torço MUITO para Schumacher subir ao podium uma vez que seja antes de se aposentar de novo.

a alegria dele seria comovente com certeza! acho que todo mundo gostaria de ver isso

galileu
galileu
Reply to  Rafael Chinini
12 anos atrás

todos, viuvas, amantes, pensionistas gostaríamos muito de ver o alemão no podio outra vez. ao contrario de alguns, o shummi tem a simpatia de muitos torcedores de f1 aqui no brasil, todos reconhecem o seu esforço,pela categoria.
mas querer impor isso aos demais beirando a um fanatismo gritante como alguns fizeram neste post chega a ser ridiculo.
desmerecer a imagem de pilotos que começaram a f1 no brasil, desmerecer a imagem de um idolo mundial morto, é de muito mau gosto.

Humberto Toscano
Humberto Toscano
12 anos atrás

Exatamente, carros superiores, companheiros ridículos…, gira mondo

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Bem, por enquanto o Vettel não precisou fechar ninguém pra ganhar um título, nem de ordens de equipe pra ganhar corrida, nem fingir que errou na La Rascasse pra impedir um rival de fazer uma pole… Além disso, é o campeão mais jovem da história e será o bicampeão mais jovem também. Enfim, é disparado o melhor piloto que surgiu na F1 depois do Senna e disparado o melhor alemão da história da F1. É só questão de tempo pra bater o recorde de títulos, se bem que essa geração tem Alonso, Button, Hamilton, Kubica (se voltar)… É uma geração mais difícil de ser batida do que a anterior. Mas acho que ele quebra esse recorde quantitativo assim mesmo. Digo quantitativo porque alguns recordes da F1 não se medem com números. É preciso ver as corridas pra entender. Mas o Vettel tá indo bem nos dois aspectos.

galileu
galileu
Reply to  Braulio Gerhardt
12 anos atrás

braulio, um cara que sabe das coisas.

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Galileu, vc está totalmente enganado. O Senna não quis retribuir nada, ele deixou o Berger passar após receber uma ordem da equipe, e também não ficou nada satisfeito. O próprio Berger contou esta história milhares de vezes em entrevistas, dizendo que se sentiu humilhado e que, embora quisesse muito vencer a corrida, se era para fazer daquela forma, ele preferia ficar em segundo.
Aliás, é bom lembrar alguns fanáticos que o Berger tb foi o fiel escudeiro do Senna, então, antes de falar do Schumacher, estes fanáticos poderiam olhar para as atitudes e benefícios do Senna, mesmo pq, nenhum chefe de equipe, em sã consciência, iria colocar Senna ou Schumacher como segundo piloto e deixar o Berger e o Rubinho como primeiro.

Jose Roberto
Jose Roberto
Reply to  Braulio Gerhardt
12 anos atrás

Acho muito engraçado ver como alguns torcedores têm o “dom” de tentar, de forma infame, despresar a carreira de um dos melhores pilotos de todos os tempos.
O Braulio, em suma, diz que o Schumahcer foi campeão pq não teve adversários, jogou o carro em cima de outro piloto e parou seu carro em uma curva para impedir o Alonso de fazer a pole.
Bom, primeiramente, importante informar esses fanáticos que o Senna, que tb está entre os melhores pilotos de todos os tempos, após fazer a volta mais rápida, voltava para pista e andava mais lento, apenas para atrapalhar os adversários. Esta atitude foi motivo de muitas discussões. O mesmo Senna, jogou o Prost no muro, se não me engano, em Adelaide, depois bateu de propósito no Prost. Senna, na verdade, teve um único adversário, que foi o francês, além disso, ele foi campeão com o melhor carro do grid, não se propôs a desenvolver nenhum carro e recusou a oferta da Ferrari.
Schumacher, por sua vez, parou o carro para atrapalhar a volta rápida do Alonso e bateu em um adversário, portanto, suas atitudes não são tão diferentes da do brasileiro. A diferença é que Schumacher foi campeão com uma equipe pequena e depois, aceitou o desafio de colocar a Ferrari novamente em seu devido lugar. Häkkinem era um excelente adversário, bicampeão de F1, e campeão de outras categorias do automobilismo, e desmerecer a qualidade dele e de outros pilotos simplesmente para desmerecer a carreira do alemão, é no mínimo, idiotice.
Schumacher, Piquet, Prost, Emerson, Senna, Clarck, Rosberg, Fangio, Villeneuve e outros grandes pilotos, estão entre os melhores do mundo sim, então, não adianta se apegar ao fanatismo para tentar desmerecer a carreira de qualquer um deles.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
12 anos atrás

2002 foi o ano daquele papelão desnecessário na Áustria….

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Ronald Wolff
12 anos atrás

Papelão porque nosso HUBBEN deixou o Schummi passar na ultima curva,em frente a plateia,para todo mundo ver que foi ordem de equipe,fato que sempre foi natural,mas a falta de esportividade e o egoismo fez com que o fato tomasse proporço~es muito maiores.Até parecia que ele era o bom da equipe,sempre chegando na frente.Alias a mesma atitude mediocre para dizer o minimo teve o Senna ao deixar Berger passar tambem na chegada,um dos fatos que me fez desistir de torcer por um cara que não tinha esportividade suficiente para ser vencedor.Quem não tem hombridade para saber perder não deveria ganhar.

galileu
galileu
Reply to  Ronald Wolff
12 anos atrás

nelson, o cara tinha acabado de ser campeão, quis retribuir a gentilesa de o berger tê-lo ajudado no campeonato.
acorda pra realidade e vai regar seu ovo.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Ronald Wolff
12 anos atrás

Verdade, nelsão!!!!!!!!!!!! Aquela atitude do Senna foi ridícula, em 1991!!!!!!!!!!!!!!!! O Schumy, na Áustria 2002, ficou visivelmente constrangido, chateado, pôs o Rubinho em cima do pódio!!!!!!!! homem digno, herói!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Téo José comentou outro dado que pode valorizar ainda mais a carreira de Vettel!!!

“Destaque total para Red Bull que, mesmo sem a tradição de Ferrari e McLaren, tem colocado estas adversárias no bolso”

Curiosamente, com Schumacher foi assim na Benetton, Briatore mesmo dizem, nunca soube nada de F1, só queria saber de ganhar dinheiro!

Bater uma equipe como Ferrari ou uma Mclaren, com grandes pilotos como Alonso e Hamilton ou Button, olha…fácil não!

E o Lewis que disse esse ano que a RBR era só uma equipe de bebidas, que ele era naquele momento o único que poderia bater o alemão no ano.

Só rindo…

Será que se o Vettel fosse brasileiro a pachecada ia dizer que ele é pilotinho mediano?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Só rindo…

Schumacão sempre deu apoio aos pilotos novatos de seu país, já Rubinho quando soube que B.Senna poderia correr na Brawn GP em 09, disse:

“Ele não esta preparado, não vai ser uma boa”

Será que o Bruno naquele carro conseguiria ser vice? Rubens nem isso conseguiu, olha, sei não viu, acho que Bruno com um carro daquele poderia conseguir, seria um baita resultado para um novato.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Corrigindo: conseguir e não com seguir.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Vettel já não deve nada em termos de domínio (sem adversários) em uma temporada, com Ascari(52/53), Clark(63/65), Mansell(92), Schumacher(01/02/04), ocorreu o mesmo. Poderia colocar Prost, mas ele em 93 foi um FIASCO na chuva, deixou Senna papar alguns GPs, Prost sempre foi ruinzinho na chuva, quando garantiu o título em POR, não fez maiores esforços para vencer o restante dos GPs, sobrou pra Senna.

“Ahhhhh, mas o Vettel é MEDIANO depende do Newey”

Me ajuda aí Gomes, Ascari em 52/53 correu sem adversários graças ao regulamento que impôs todas as equipes a correrem com carros de F2(muitas equipes tinham abandonado a F1, os carros que sobraram eram poucos, só restou ao circo correr com carros de F2 em 52/53), a Ferrari estava muito a frente no desenvolvimento desse carro no campeonato de F2, foi muito fácil para Ascari vencer os campeonatos.

Falam de Vettel- Newey, mas Clark sempre DEPENDEU de Chapman para ser campeão, os carros de 63/65 estão entre os projetos mais espetaculares de todos os tempos, outros campeões que correram com Lotus também dependeram de Chapman, inclusive o Emerson que pilotou um carro revolucionário em 72 com freios on-board e tanques de gasolina nas laterais(dando maior distribuição de peso), tudo criação de Chapman. E o que dizer do espetacular carro “asa” de 78 que deu o título a Andretti? Lembrando que Peterson era IMPEDIDO de disputar o título com Andretti, era comum ver Peterson na “cola” de Andretti com chance de ultrapassar, mas não o fazia. Pois é, já tinha CAPACHO naquela época e ninguém fez estardalhaço por isso.

Hilário, foi o que Andretti disse depois da morte de Peterson:

“Ele foi muito cavalheiro em aceitar as ordens no contrato, tinha condições de me passar na pista, mas nunca o fez”

Pois é, e eu pergunto:

“Onde estava o cavalheirismo e ÉTICA de Andretti para dizer NÃO, “não preciso ser favorecido, ser tiver que ser campeão tem que ser na RAÇA em cima de Peterson”

Pois é, nessa hora o egoísmo para correr sozinho e ser campeão prevaleceu, todos sabiam que aquele carro ia dominar em 78, em 77 venceu 5 corridas, mas ainda não estava no ponto. Vão lembrar a dupla Schumacher e Rubens, só que Peterson em 78 sempre esteve na “cola” de Andretti na tabela, Rubinho logo nas 5 primeiras corridas entre 00/05, geralmente já estava longe do alemão na pontuação, sequer fez sombra a Schumacher.

Mansell todos sabem nunca desenvolveu absolutamente nada, nem motor ou chassi, pra ser campeão DEPENDEU do mesmo Newey em 92, correu sem adversários. Detalhe, quando Mansell teve carro para ser campeão em 86/87/91 o que ele fez? Jogou os 3 títulos fora.

Schumacher é um caso raro a parte, começo por baixo na Benetton e Ferrari, quando chegou ao domínio foi graças ao trabalho, nenhum piloto conseguiu organizar e dar estabilidade a uma equipe por tanto tempo, foram 11 anos de Ferrari, quase sempre brigando na ponta, quando deixou a equipe venceu 7 GPs, se ficasse em 07/08 ele seria o campeão e não Kimi e Lewis, o alemão foi um “monstro” em trabalho com a equipe, nunca deixou a equipe entrar em crise(Prost em 91, mesmo sendo líder na Ferrari, “explodiu”, acabou sendo despedido).

Vettel até agora não desperdiçou NADA, ainda novato até tomou o vice de Rubens em 09. No primeiro combate pelo título em 2010, Vettel se impôs no final do ano e impediu o Tri de Alonso(e ainda a pachecada o massacra), o que seria um VEXAME TOTAL para a RBR. Na temporada de 2011, o jovem alemão faz como os grandes do passado, quando tem chance vence quase tudo.

“Ahhhhhhh, mas ele dependeu do Newey mesmo assim”

Schumacher começou no nada na Benetton em 91, nem R. Brawn ou Rory Byrne eram “magos” na época( o mesmo ocorreu com a dupla Piquet-Murray no início dos anos 80), cresceram juntos e levaram a equipe ao topo em 94/95. Nos anos de “ouro” da Ferrari, a rival Mclaren tinha Newey e nem assim conseguiram bater Schumacher na Ferrari, e olha que a FIA deu uma “forcinha” mudando radicalmente o regulamento em 03/05, e o que Schumacher fez quando a equipe esteve em baixa em 05? Trabalhou duro e já em 06 disputava o título, foram 7 vitórias de Schummy e 2 de Massa. Mclaren e Ferrari, tem um time de alto nível, conta com grande pilotos: Alonso, Hamilton e porque não Button? Então, eles que se “virem” para buscar Vettel na tabela, o jovem alemão começou por baixo, de Toro Rosso.

Vettel em 08/09/10 já mostrou muita coisa, e não para, atualmente faz diferente, vence pelo domínio, mas quando o carro e a equipe passam sufoco, é Vettel que faz a DIFERENÇA, como aconteceu em Mônaco, e Bélgica correndo com pneus no “osso” logo no início da prova, teve outra prova fora MON que a equipe falhou nos boxes, mesmo assim Vettel levou a equipe ao pódio. Quando Vettel comete um erro ninguém liga, sabe por que? Porque Vettel já esta até no direito de errar, já fez muito.

Só pra lembrar, a RBR já tinha Newey antes de Vettel entrar para a equipe, mas só começou a vencer depois que teve Vettel ao volante, e ele nem corria em equipe de ponta, venceu o GP de Monza em 08 de Toro Rosso.

“Ahhhhhh mas o carro se adaptou maravilhosamente em Monza porque Newey tinha acabado de projetar novo carro, ao estilo de pilotagem de Vettel”

Sim, mas Vettel decepcionou em Monza, dependeu de quebras ou erros dos rivais para vencer? Era o primeiro ano completo de Vettel na categoria, um novato, a corrida foi em piso molhado em uma pista de altíssima velocidade, condições extremas, baita desafio para um novato, e o peso da responsabilidade em cima de Vettel não conta?

Hamilton erra uma barbaridade, mesmo assim é bajulado pelos torcedores, só que, ele esta tomando SUFOCO do Button que anos atrás a pachecada o elegeu como pilotinho “mediano”, bom acho que fera mesmo deve ser Rubens e Massa, deve ser isso.

Dizer que Vettel não é fora de série, ou falam com medo dele superar (nos números) os grandes do passado, ou é por pura raiva de ele ser alemão, acho que deve ser as duas coisas.

No momento, só tem um piloto em condições de bater Vettel a nível de campeonato, Alonso! E esse esta fazendo exatamente como Schumacher no passado, sem Newey na equipe, tenta desenvolver o carro e organizar a equipe, com certeza um dia vai chegar ao tri em grande estilo, para DESESPERO da pachecada. E não adianta reclamar, o problema do Brasil não é Hamilton, Alonso ou Vettel, é muito mais GRAVE, não temos um único piloto a altura para brigar por vitórias(título pode esquecer). Brasil esta colhendo o que plantou, não investiu em um único piloto de categoria de base, hoje depende de Massa e Rubens, vindo de um país que se LIXA para o esporte a motor, acho que eles foram até longe na F1. Palmas para os alemães que investiram em seus pilotos em categorias de base, é a vez da torcida alemã se divertir na F1, eles merecem, duvido que achem a F1 de hoje chata. Não DORMIRAM em berço esplêndido como o Brasil, assim caminha o mundo, cada um com seus problemas…

Se Bruno Senna fizer carreira no circo, não merece cobranças, pois, os empresários DEMORARAM muito aqui no Brasil para o ajudar em termos de patrocínios, ACORDA BRASIL!!! Talvez seja tarde demais, aos 28 é complicado esperar algo, sempre as equipes de ponta vão valorizar mais os pilotos mais jovens, especialmente os fora de série como Vettel e Hamilton.

Boa sorte ao Bruno, espero que ele consiga fazer um bom trabalho, e assim, carregar NAS COSTAS o país por mais alguns anos na F1.

Fica a pergunta e reflitam:

“O Brasil merece ter mais campeões na F1?”

Sempre vai aparecer alguns pachecos querendo o título no GRITO, isso não existe…e por favor não me venham falar dos eternos e injustiçados Rubens ou Massa na Ferrari, não deu para ser campeão, não deu, paciência! Rubens estava anos luz de bater Schumacher na Ferrari, sequer teve capacidade para bater Button em 09. Massa entre erros (dele e da equipe) e azares, não conseguiu o título em 07/08, hoje praticamente se arrasta na pista(a molada tem algo com isso?), não é páreo ao espanhol, a equipe já esta no direito de substitui-lo, se Massa ficar em 2012, vai estar no LUCRO, ainda em equipe de ponta e com ótimo salário. Ir para outra equipe de ponta, quem vai querer Massa rendendo pouco atualmente? Se com seguir vaga nos próximos anos na Renault ou Mercedes, estará de ótimo tamanho, nossa realidade na F1 é essa, infelizmente…

Quanto ao Vettel, assim como Schumacher, vai fazer bela história na Fomrula 1, muitos títulos ainda virão, e ninguém pode dizer que ele pegou rivais fracos. O que vão fazer para DIMINUIR ele como piloto lá na frente, dizer que foi arrogante, chato, dick vigarista?

Vão me fazer rir de novo?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

seu estilo de escrever é engraçado, você coloca afirmações absurdas que ninguém faz e depois argumenta contra elas… hahaha

José Brabham
José Brabham
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

A exceção dos ataques desnecessários à dita “pachecada”, um texto muito bom.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Nossa Marcelo, mais uma vez!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Seus textos são emocionantes, sua precisão como escritor, e principalmente, seu conhecimento da história, maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! só podia, claro, ser fã do nosso Schumy, o eterno, o melhor!!!!!!!!!!!!!!! amo a sua frase: “Schumacher mito vivo; Senna mito morto”!!!!!!!!!!!!!! resume tudo: eles(as) tem inveja de nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

mais uma vez, te peço pra escrever pra mim ler, meu e-mail é: [email protected]

Vou adorar aprender mais ainda com você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E com os seus textos, eu aprendo muito, principalmente sobre o passado, agora por exemplo, fiquei sabendo dessa do Ascari, então o cara era um fanfarrão!!!!!!!!!!!!!!! Fantástico como você desvenda os mistérios, realmente, meu amigo, só Schumacher conseguiu grandes coisas, os outros, só na base do carro!!!!!!!!!!!!!!!!! Schumacher tinha carro pior que Senna em 92 e já o HUMILHOU no campeonato, foi muito melhor, tanto que terminou na frente!!!!!!!!!!!! em 1993, sofreu com carro inferior no motor, mas ainda ganhou um GP do “ídolo!!!!!!!!!!!!!!! em 1994, nem preciso falar, mesmo sofrendo com falsas acusações, ganhou um campeonato NA RAÇA com CARRO INFERIOR!!!!!!!!!!!!!!!! Em 1995, tivemos renault, mas numa versão inferior ao da Renault, e foi um massacre!!!!!!!!!!!!!!!!! Se o carro fosse bom, Johnny herbert não teria ganhado sómente duas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aí, fomos pra Ferrari, que era apenas o 4º carro do grid em 1995, e como você disse, ganhou 2 corridas em cinco anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Schumacher ganhou 3, sozinho, no braço, o carro era uma cadeira elétrica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Humilhou a Benetton, que tinha um carro ótimo!!!!!!!!!!! Em 1997, novamente, com carro muito pior, ele chegou ao final, cometeu um erro na última corrida, mas foi uma luta inglória, contra carro superior e favorecimentos da FIA!!!!!!!!!!!!!!!!! em 1998, só perdemos porque Coulthard nos tirou de SPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! em 1999, por conta da perna quebrada!!!!!!!!!!!!!!!! Aquele campeonato ia ser fácil, tava no papo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2000 a 2004, humilhação sem precedentes, porque SCHUMACHER era superior aos adversários!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como você disse, em 2003, nos prejudicaram de novo, e mesmo com apenas o 3º melhor equipamento (Williams e McLaren eram melhores) novamente O BRAÇO fez diferença!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em 2005, quiseram acabar com tudo, mas Schumacher GANHOU UMA CORRIDa, mesmo tendo apenas o quarto melhor carro, pior que mclaren, renault e toyota, no lendário templo de Indianápolis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em 2006, viemos lá debaixo de novo, e Schumacher, através de trabalho, esforço, rapidez, inteligência e perseverança, conseguiu SOZINHO se reerguer de novo!!!!!!!!!! E as viúvas ainda falam que a renault foi prejudicada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Palhaçada, só eprdemos porque o motor quebrou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E ainda tem viúva que inventa que você tá errado, quando disse que de 2000 a 2005 o Rubinho nucna esteve na frente do Schumacher, ensina pra elas marcelo!!!!!!!!!!!!!

Obrigado e não esquece do meu e-maiL!!!!!!!!!!

Carlos
Carlos
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Discordo que Mansell tenha jogado o título de 86 fora. Ele fazia tudo certo naquele GP da Austrália quando o pneu estourou. O azar de Prost que o levou a uma troca não prevista foi o que o favoreceu no final quando a equipe chamou Piquet às pressas para a troca para evitar que o ocorrido com Mansell se repetisse. Se alguém se recordar, a equipe de frentistas e borracheiros da Williams também derrubou o cara duas vezes em momentos cruciais de disputas em 87 e 1991. Aliás, por falar em Mansell, vamos coloca-lo na galeria dos “Gênios do Esporte” também, uai! Afinal, o cara é o quarto maior vencedor da historia (se erro, erro por pouco), fez barba, cabelo e bigode em 1992, saiu da F1 direto para a Indy pra ser campeão também por lá.

Tem muita gente que se impressiona com o tamanho do iceberg mas se esquece de um detalhe: a maior parte do monstrengo fica abaixo da linha d’água, invisível aos olhos. Por isso é preciso relativizar totalmente o resultado no julgamento do piloto. Tomando o exemplo do Bruno Senna: ele nunca havia passado do Q1, na primeira vez que sentou num carro melhorzinho largou em sétimo.

Pra torcer por um piloto é primeiro preciso torcer para que seu empresário o coloque numa equipe de ponta, depois é preciso torcer para que a equipe contrate os melhores projetistas e técnicos, depois é preciso torcer para que o carro seja bem nascido, depois a gente torce para que os borracheiros não se atrapalhem com as porcas dos pneus nos pit-stops e aí sim, por último, se torce para que o piloto não faça nenhuma grande besteira e aproveite as oportunidades. Quando esta ficha caiu, a F1 perdeu a graça e hoje acho que está a anos luz de ser comparada a disputas individuais em que o que conta mesmo é o talento, o preparo e a inteligência dos competidores, como tênis, boxe, atletismo, por exemplo. Posso até nem gostar de boxe, mas a realidade é que ali é um contra o outro, corpo e mente contra corpo e mente, apenas.

Pois não acabei de ler aqui mesmo que o Alonso queria o Newey na Ferrari? Grana não falta, a Ferrari contrata o cara, bota um ali de segundo piloto e o Alonso passa anos fazendo barba, cabelo e bigode. Será que ali em Maranello já começaram a tentar levar o brasa-Newey pro lado da sardinha (ou espaguete) deles?

Tem um certo tipo de fã de automobilismo, principalmente do Schumacher, que fica histérico quando a gente diz estas coisas, quando a gente lembra que o jogo era de cartas marcadas dentro da Ferrari, mas é assim que era porque o projeto ferrarista. Tentam isolar o piloto e suas conquistas do contexto em que se deram, tentam minimizar a importância da parte do iceberg que está por baixo da linha d´àgua e não aparece na tela da TV. Paciência.

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

É de tirar o chapeu este seu texto.Parabens.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Roberto Andrade
“mais uma vez, te peço pra escrever pra MIM ler, meu e-mail é: [email protected] Vou adorar aprender mais ainda com você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

Vc precisa aprender muito mais mesmo, pq pra MIM ler é de cair o Ú da bunda kkkkkkkkkk

Marcos
Marcos
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Endossando o que disse o Eduardo, saliento que esse texto do R.A. foi a coisa mais fanática/apaixonada/profunda de desconhecimento de TODOS OS TEMPOS.

Deixa no chinelo qualquer viúva que o FG já tenha criticado…

Philipe Speed
Philipe Speed
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Rapaz, taí um cara que sabe da historia e dos fatos, se tivessemos uma banca onde todos olhassemos uns nos cornos dos outros sem dúvida este comentário seria o melhor que já ouvi.

Parabens Marcelo, achei mais um no mesmo nivel!!!!

Vida longa ao Schummy!!!!

CHORA VIUVADA!!!!

Kd Rosberg hein!!!!! kkkkkkkk

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

ih! sei não, no meu entendimento existe um clima entre o roberto andrade e o marcelo, tamanha a declaração de amor, liga pra mim, me ensina o que voce sabe, amo suas frases, como disse o mestre shumacher: daranusfudehemoroidasdoisem, e tenho dito.

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

e na despedida só faltou o beijos. é brincadeira?
cada figura que aparece neste blog.
enquanto a viuvada chora , as aamantes gosam com o “instrumento” dos outros.
nunca existiu formula 1 antes da era do alemão, (que reconheço ser muito bom), mas como eu postei e esses “gonorantes” não perceberam, cada um teve o seu tempo.
será que eles nunca ouviram falar em rei morto, rei posto, acabou a era de um, começa a era de outro e a vida continua.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Valeu |Philipe, também vou deixar meu e-mail pra você: é [email protected]!!!!!!!!!!!!!!

aparece na comunidade do orkut: “Schumacher é meu rei pra semrpe”!!!!!!!!!!!!!!

abração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

belo texto o do carlos, resume tudo, enquanto que o RA, quanta desmunhecada, o cara não só soltou a franga, mas a granja toda, ai marcelo escreve pra MIM,
isso definitivamente não é coisa de blogueiro sério,
cuidado RA NW e marcelo, a corina é ciumenta pacas. rsrsrsrsrsrsrsrs

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Galileu, desculpe, você é viúva, e não entende nossa luta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

quem luta roberto andrade?
não,sou viuva, apenas admiro os bons pilotos inclusive o seu adorado idolatrado amado shummi, mas ir às beiras do ridiículo é um pouco demais, e voce o marcelo o nelson estão exagerando, me desculpem, mas para enaltecer alguem de outrta era, não precisa desmerecer os outros, enho um idolo e jám postei aqui, foi com ele que tudo começou, emerson fttipaldi, mas conheci moco, piquet, wilsão, senna, e com já disse cada um teve o seu momento.
e depois voces criticam as viuvas, voces são piores, amantes que gosam com o pau dos outros.

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

quem está rindo a “bandeiras despregadas” (como se dizia antigamente(, é o flavio gomes, ele est´[a apagando esse fogo com gasolina, e quer mais sangue
sádico esse baixinho. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Abu Dhabi voltou ao calendário? Coloca bastante fotos dessa dupla aí para o Galvão e a pachecada ficar roxo de raiva!!!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Isso Marcelão!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehehe, as viúvas vão chorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ana Emília
Ana Emília
12 anos atrás

Do mesmo material? Será?

Carlos Tavares
12 anos atrás

Ainda acho Michael melhor. Que todos do grid.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

Sem sombra de dúvidas, ele é melhor que Vettel, Alonso, Hamilton, Button, juntos!!!!!!!!!!! Michael sempre foi preciso, rápido, inteligente, corajoso, o melhor!!!!!!!!!!!!!!

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Daqui há 10 anos poderemos dizer que esta foto reuniu os dois maiores (e melhores ?) de todos os tempos…

rickbolacha
rickbolacha
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

ue, cade o senna?

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

Senna ? Caro “rickbolacha”, o Senna morreu em Ímola, no dia 1° de Maio de 1994, lembra-se ? Esqueceram de lhe avisar do enterro ? Ou você perdeu a hora arrumando o véu preto de viúva ????