MITTER

SÃO PAULO (pioneiros) – Não é a primeira vez que o nome de Gerhard Mitter é mencionado aqui. Piloto alemão nascido na antiga Checoslováquia, ele era um entusiasta dos motores dois tempos e foi o maior vencedor de corridas de Fórmula Júnior da Alemanha, quiçá do universo. Seus formulinhas usavam motor de DKW. Ele chegou a usar tais motores até num chassi Lotus, como se vê no vídeo aí em cima, enviado pelo Rene Witzke.

Mitter, na verdade, chegou a correr Lotus na F-1. E de Porsche, também. Disputou quatro GPs (um na Holanda e três na Alemanha) e tem seu nome gravado nas estatísticas porque num deles terminou em quarto lugar.

Mitter não correu só de DKW, claro. De Porsche, ganhou muitas provas de subida de montanha, além de vencer também em Daytona e a Targa Florio. Um daqueles heróis pouco conhecidos. Morreu num treino de F-2 em Nürburgring, em 1° de agosto der 1969. Hoje faz 42 anos.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Mendonça
Cristiano Mendonça
12 anos atrás

E aquele V6 fantástico que ia sair no Fissore, mas não deu tempo. Ninguem usou aquele motor em corridas? Imagino o som daquele motor em alta!

Muller
Muller
12 anos atrás

Segundo meu pai, Mitter era um daqueles destemidos, que hoje em dia não se vê mais no automobilismo, até porque uma das coisas que mais se evoluiu nesse esporte foi a segurança. Se não há segurança, não se corre e pronto.

No caso dele, tem a lendaria Bergrennen de Porsche onde das 5 etapas em Spansee, 2 ele correu com o pé torcido (ou quebrado). Tinha feito um temporal nas 2 primeiras tomadas, na 3ª ele bateu mas completou bem e resolveu terminar antes de ir num hospital ser socorrido.

André
André
12 anos atrás

Ali nos 00:50, seria a chicane de Interlagos? Ah não, é um circuito de rua dos anos 60.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Flávio, hoje (dia 1°) faz também 31 anos que Patrick Depailler morreu testando seu Alfa-Romeo em Hockenheimring. Por conta desse acidente é que fizeram aquela chicane horrorosa na antiga Ostkurve.

Nikolas Spagnol
Nikolas Spagnol
12 anos atrás

Flávio, hoje faz também 31 anos que Patrick Depailler morreu testando seu Alfa-Romeo em Hockenheimring. Por conta desse acidente é que fizeram aquela chicane horrorosa na antiga Ostkurve.

Mezza
Mezza
12 anos atrás

É fantástico poder rever esse passado histórico, principalmente qdo a gente ainda acaba achando uma largada da F2 com o Emerson largando na 1a fila . . . tá lá, nos 4 min e19 seg . . .

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Mezza
12 anos atrás

Verdade, mas aí é que mora o problema: Emerson estreou na F 2 em 1970 e o alemão morreu em 1969, nos treinos para o GP da Alemanha de F 1 (os F 2 corriam juntos de forma a aumentar o número de participantes), então o trecho do filme em que o Rato aparece não tem nada a ver com Mitter. . .

Zé Maria

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Uma dessas vitórias em subidas de montanha foi obtida mesmo com o pé quebrado…
É um dos grandes nomes na história da Porsche, ao lado de Hans Herman, Vic Helford, Jacky Ickx, Derek Bell, Mark Donohue …