NÃO BASTA

SÃO PAULO (caras, as coisas) – É o que  na imprensa da Europa: Rory Byrne está voltando à Ferrari. Projetista dos carros que deram cinco títulos mundiais seguidos a Schumacher entre 2000 e 2004, o sul-africano fazia parte de uma espécie de “dream team” com Ross Brawn, Jean Todt e o piloto alemão.

Ocorre que o piloto alemão já não está, assim como o napoleônico Todt e o brilhante Brawn.

Que a Ferrari precisa de alguém que saiba mais do que as medidas-padrão de um carro, precisa. Mas desconfio que um Byrne só não fará verão.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raphael
Raphael
12 anos atrás

Bom, se o Rory Byrne repetir a eficiencia que demonstrou na época de Schumacher, 2 dos 4 fatores para ser campeão estão preenchidos: projetista e piloto. Falta alguém com mais culhão do que o apático Domemicali como chefe de equipe (o Todt ja teria dado muito esporro naqueles mecanicos incompetentes) e um engenheiro de pista mais inteligente que o tal do Andrea…perderam um titulo ano passado por causa de estratégia. Mas isso é sinal que a Ferrari tá mordida….o que é bom.

Ale Meza
Ale Meza
12 anos atrás

Napoleônico Todt…kkkkkkkkk…Boa!!!

Tomitao
Tomitao
12 anos atrás

Agora sim
Se havia alguém nesse mundo que tinha habilidade de fazer um bom carro de Formula 1 além de Adrian Newey, Jhon Barnard, Gordon Murray, esse cara é o Rory Byrne!
Os carros dele eram excelentes, inovadores e eficientes, desde os tempos da Toleman.
Seji bem vindo!
(gostaria muito de saber quanto e o quê a Ferrari está oferecendo pra ele para trocar a paz da pousada e escola de mergulho que ele toca na Thailândia…)

André
André
12 anos atrás

Eu confio no Byrne, é o grande rival do Newey, e era mesmo necessário tê-lo de volta!
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

7 anos são uma era geológica em tempo de f1. Ele estará totalmente desatualizado, acho uma cagada homérica trazer o Byrne.

galileu
galileu
Reply to  Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

será que nesse tempo todo ele esteve parado, não se atualizou em momento algum, ?

silva jr
silva jr
12 anos atrás

Flavio, o problemas sao os testes……nao tem mais teste como tinha na epoca, e por isso mesmo o Alemao junto com a turminha da mao-boa, faziam a disferença com toda aquela grana da Ferrari em treinar, treinar, treinar, e treinar, ate achar o pelo no ovo que dava a certeza que o alemao podia voar no vermelhinho rampante. Acho que, se liberasse os teste como era na epoca, a Mercedes com o Alemao e o Brawn fariam mais estrago do que estao fazendo….pode ser que em 20112 a Mercedes venha a andar na frente porque teve tempo e terá alguns teste para corrigir tudo que fez neste ano, inclusive subir o carro, ja que, das quatro grnades, é a unica que raspa o assoalho no chao…como antigamente, mas hoje em dia nao se usa mais isso, e por isso tambem nao conseguir ter um carro equilibrado para andar na frente, mesmo tendo um motorzao empurrando.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

o Rory é um genio tal qual o adrian e se for verdade sera interessante,mas não sera de uma hora para outra que o cara vai fazer uma rossa foguete,ele vai ter que desenferrujar.

Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

O Byrne é um dos melhores… e acho bem legal a sua volta… principalmente porque os resultados só surgirão daqui a 4 anos… quando o Idiota do Alonso já deve ter se cansado de tanto tomar “ralo” da Red Bull e da McLaren… rs rs rs

Segue o jogo… uma andorinha só não faz verão… mas pelo menos deixa o ceu mais animado.

Imperador

Kleber Acquesta
Kleber Acquesta
12 anos atrás

Piloto já tem: Alonso. Dava um bico no Massa e chamava o Rubinho. Dava um bico no Donzelacalli e chamava o Briatore e ia comemorar os títulos em 2012.

galileu
galileu
Reply to  Kleber Acquesta
12 anos atrás

piloto por piloto, acho que o rubinho faria melhor papel que o massa crado.mesmo sendo segundo do espanhol.

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Kleber Acquesta
12 anos atrás

Massa crado foi otimo,ri demais!!

jeferson
jeferson
Reply to  Kleber Acquesta
12 anos atrás

O Briatore? Aquele saco de excremento que mandou o Piquet jr fazer aquela cagada em Cingapura em 2008? Tu foi desmamado com garapa mano?

EduardoRS
12 anos atrás

Não vai devolver os anos de domínio para a Ferrari porque uma pessoa só não consegue fazer isso. Mas vai ajudar a dar um “up”.

O Domenicali é um banana. O Massa decaiu bastante desde a molada na Hungria. E o Fodón, embora esteja próximo, ainda tem que remar um pouco pra chegar no nível em que o Schumacão se encontrava entre 2000 e 2004, que era algo absurdo. Talvez ganhem uma corrida aqui ou ali, mas não vão dominar como já dominaram.

jeferson
jeferson
Reply to  EduardoRS
12 anos atrás

Vamo para de culpar o desempenho pífio do Massa por causa daquela bendita molada que levou no olho? Já deu né?

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

A scuderie Ferrari,só anda bem se afastar os italianos dos cargos de chefia.
Campeões mundias de bater cabeça

galileu
galileu
Reply to  claudio aun
12 anos atrás

eles estão empenhados em ganhar aquele titulo que eu mencionei acima.

galileu
galileu
Reply to  claudio aun
12 anos atrás

piada: dozem que os italianos são os portugueses que aprenderam a desenhar, assim como os alemães são os que aprenderam matematica.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Aposto que o R. Brawn vai pra lá também.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Em equipes distintas e em épocas e regulamentos distintos, Byrne bateu Newey em sete ocasiões. Mesmo tendo sido Schumacher o piloto em todas elas, acredito que Alonso deva ter um bom aproveitamento com as criações dele. Se for verdade o que noticia o diário AS ( ele já atua no projeto 2012 assinado por Nicholas Tombazis ), acredito muito numa Ferrari muito forte para o ano que vem. O problema que ficaria à ser resolvido seria a contratação de um diretor de equipe que entendesse de competição, o que não parece ser o caso de Stefano Domenicali, em cuja gestão a Rossa parece perdida em erros grotescos como os pits extremamente lentos, quando não desastrosos, por exemplo. Polêmicas à parte, não acharia má ideia o Briatore à frente da Scuderia. Creio que sob os devidos cuidados por parte de Montezemolo, Flavio conduziria a Ferrari às vitórias com maestria.

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

A Mclaren tb ta precisando de um entao.

O Proprio Button semana passada, reclamou que a Mclaren fez um monte de merda esse ano.

Rael Gugelmin Cunha
12 anos atrás

Concordo, Flávio. E ainda digo mais: além de faltar um “Ross Brawn”, uma parte do mérito daquele time era treinarem exaustivamente, principalmente o Schumacher.

Lembro de comentários dos mecânicos dizendo que ele era absolutamente fanático por acertar cada detalhe, e ficava até altas horas da noite em dias de treinos comuns. Inclusive, comprava até comida para os mecânicos.

Então mesmo que Alonso seja um acertador tão bom quanto Schumacher, e eles consigam um ótimo estrategista (coisa que a Ferrari não tem desde a saída do Brawn), não poderão testar até a exaustão.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Il Domenicali è perduto. Non so nulla! Ferrari è solo Don Fodon! Punto i basta!

galileu
galileu
Reply to  ALEX B.
12 anos atrás

la equipa ferrari estai a manjare muita mucca pazza.

Paulino
Paulino
12 anos atrás

Vamos lá, o Todt ainda tá por aí não diretamente mas indiretamente, o Alonso é melhor que o Schuma o Massa fazendo o papel de banana do Rubinho e o Byrne voltando… Tô achando que a Ferrari pode se recuperar sim… rs
Abs

Cesar
Cesar
12 anos atrás

Eu ri quando vi essa notícia, porque lembrei que tinha comentado domingo com meu pai em casa depois da corrida que o Byrne era (é!) o cara! e o único que rivaliza com o Adrian Newey.
Pode não ser suficiente, mas é meio caminho pro Alonso ter alguma esperança de título pela Scuderia. Acho Domenicalli fraco também, teriam que buscar outro. Com um bom Staff, o Alonso pode reagir. Vamos aguardar…

galileu
galileu
Reply to  Cesar
12 anos atrás

os italianos estão querendo roubar um titulo inédito do brasil, o de incompetência para gerir uma equipe de f 1, titulo pertencente âquele que mandou o adrian newey embora da equipe por achá-lo incompetente.
quem sabe agora o rory voltando as coisas entrem nos eixos novamente
primeira providencia: trocar o segundo piloto, e contrtatar um cara rápido para dar calor no espanhol e marcar pontos para a equipe, pontos significam dinheiro no fim do ano, (+ ou – 100.000 dólares por ponto).
segunda providencia. trocar todo o staff

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Falta um do dream team: Rubinho. Enquanto esteve lá, a Ferrari foi campeã. Na sua ausência, antes era o jejum e depois não ganhou mais nada, nem consegue acertar o carro. Já que ele foi tão crucificado por ter sido “funcionário de luxo” do alemão, que tenha sua colaboração INDISPENSÁVEL reconhecida também. Só recordando,o Dream team com o Irvine não ganhou nada…

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

Tem o capeonato do Kimi raikkonen. Mas dizem que aquilo era rescaldo de uma estrutura que não existia mais.

Fabio
Fabio
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

Sempre têm uma fanzoca tresloucada pra tentar dar méritos ao Rubinho. Pra você vêr como essa “relação” é depressiva…

Vão inventar o título de “Campeão mundial em acertar carros”,só pro Barrica ganhar alguma coisa. É pra se chorar,mas é impossível não rir…

Migué
Migué
Reply to  Eduardo
12 anos atrás

Schumacher já teria vencido em 99, se não tivesse quebrado a perna. Quase que o inútil do Irvine foi campeão naquele ano. E, bem lembrado, posteriormente Raikkonen foi campeão, e o Massa quase. Rubinho não foi tão indispensável assim não. Teve sua importância sim, vá lá, mas… menos…

Geraldo
Geraldo
12 anos atrás

Rory Byrne não estará sozinho .. terá “el fodon das Astúrias” com ele … será que vão fazer uma proposta para o Ross Brown ????

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Um substituto a altura do Todt vai ser a única coisa importante que vai ficar faltando, pois piloto eles já tem, o desenhista era o que mais fazia falta e vai voltar (se essa história se confirmar), e estrategista é algo que tinha importância crucial naquela época, mas não tanto hoje em dia. Na era do reabastecimento, era crucial ter alguém que conseguisse calcular exatamente a melhor estratégia de forma a deixar os carros sempre correndo em pista livre, de forma a fazer a maior parte das ultrapassagens nos boxes. Hoje, com KERS, DRS, não há uma penalidade tão grande em fazer as disputas na pista, tanto é que Button e Webber já fizeram pódio ou vitória vindo lá de trás e fazendo a maior parte das ultrapassagens na pista mesmo, e não nos boxes. Além disso, o fato de que todo mundo larga com todo o combustível da corrida prejudica a viabilidade de estratégias mais ousadas como as daquele tempo, em que o piloto fazia mais paradas mas andava a maior parte da corrida bem mais leve. Um Ross Brawn portanto tem bem menos importância hoje em dia (e não é à toa que mesmo com “meio dream team” na Mercedes, os resultados estão fracos por lá).

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Projeto na F1 só funciona a longo prazo. Isso se tiver grana, corpo técnico competente, Mecânicos idem, e pilotos bons. A Red Bull estreou em 2005 e só começou a ganhar corridas em 2009. Brawn está melhorando a equipe aos poucos. Não dou dois anos para eles começarem a brigar por pódios.

João (Portugal)
João (Portugal)
12 anos atrás

Ross Brawn que o leve para a Mercedes.. ah e já agora que arranjem um engenheiro de pista decente para o Schumacher, impressionante a falta de qualidade das decisões nos GP deste ano!!

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Talvez o Adrian Newey sim, conseguiria tirar a Ferrari do buraco, mesmo sem Brawn, Todt e Schumacher. E com Alonso (e sem o mané do Domenicalli), seria perfeitamente possível. Posso estar enganado, mas, assim como ocorre com Schumacher, creio que para o Byrne o tempo também já passou.

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

o Tempo PAssou ?

Pq vc viu algum carro merda dele ?

Pelo que a historia conta, o ultimo carro que ele fez, foi um puta carro.

Wagner
Wagner
12 anos atrás

Um so não basta com certeza, mas ja tem no time o Alonso, que apesar de ser FDP é um bom piloto, sem contar na reestruturação que a Ferrari ja vinha promovendo.
Acho que a porca vai apertar para o lado da Red Bull, mas isso mais para o ano de 2013

Neneca
Neneca
12 anos atrás

Boataria, o mesmo que disse isso, disse que o Nelson Piquet vai voltar para a Williams.

Alexandre Alves Andrade
12 anos atrás

Quem não tem Adrian Newey caça com Byrne. Hoje na Ferrari só tem bananas, começando pelo Domenicalli. É melhor tirar esse cara da aposentadoria mesmo, não vai salvar o planeta, mas acho que deve dar uma bela ajuda.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

acho que pode ser bom!
afinal tem um Alonso, e um aprendiz na teoria de Schumacher!

CARLOS
CARLOS
12 anos atrás

Tenho um proverbio chines qeu inventei…………:
“”…..Acontecimentos bons só acontecem uma vez!!!!!!!, nunca mais as coisas acontecem de novo….””
Portanto , pode ate ser que este senhor, possa fazer um carro bom em 2012, mas não esqueça,
que no periodo de 2000 a 2004, tinhamos o Rubinho lá tambem que éra um execelente acertador de carros e o Shumi fazia o resto………
Mas veja a situação atual deste monte de gente que fez a Ferrari ser vencedora?, a fila andou…..
e tambem ficaram velhos,,,,,,,,deve tentar algo novo, nova formula…………..

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  CARLOS
12 anos atrás

Meu Deus, esse cara AINDA acredita que o Barrichello é um “execelente” (sic) acertador de carros…ai ai ai…
Você também acredita que o Brasil “é o país do futuro” ???

Mauricio
Mauricio
Reply to  CARLOS
12 anos atrás

Sim, o Rubinho é um excelente acertador de carros.
Ele acertou a Honda quando foi pra lá, não é?
Assim como acertou a Williams agora, não é?

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
Reply to  CARLOS
12 anos atrás

De onde tirou que o Rubinho é bom acertador de Carro ? Do Galvao bueno ne !!

o Schumacher foi campeao na Benetton e nao tinha Rubinho la.

Rubinho foi pra Willians fazer o super ultra carro, que ele falou na pre temporada, e o carro é tao bom, tao bom, que alem do carro ter sido uma merda, a equipe nao esta nem um pouco preocupada em renovar o contrato dele.

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
Reply to  CARLOS
12 anos atrás

Vc realmente acha que a Willians esta acertada ?
meu deussss

Leonardo Testa
12 anos atrás

Piloto eles tem. “El Fodón de las Asturias”, falta “só” o estrategista e um chefe de equipe descente, uma equipe de pit bem treinada, um segundo piloto bom. É , um Byrne só não fará verão