SONHO
SÃO PAULO (agora, ao Pacaembu) – Pela primeira vez, a lenda Juha Kankkunen abriu sua coleção particular a um jornalista. O museu fica numa das propriedades de Kankkunen na Finlândia. Tetracampeão mundial de rali, o ex-piloto tem os principais carros com os quais disputou o WRC, um F-Ford que foi de Mika Hakkinen, além de algumas Ferraris e outras coisinhas. Tudo impecável, funcionando. Alguns restaurados a partir de escombros, outros que lhe foram presenteados ao final das temporadas pela Toyota, Peugeot e Lancia. E os troféus, macacões, capacetes, comendas, miniaturas… Uma vida toda em lindos galpões. Meu sonho, um galpão desse para meus calhambeques. Já tenho troféus para a decoração, também…
Com 23 vitórias no currículo, Kankkunen parou de correr em 2002, mas detém o curioso recorde mundial de velocidade no gelo com um Bentley estabelecido em 2007, quando já era um jovem senhor de 48 anos (faz 53 em abril). Foi a 330,695 km/h nas águas congeladas do Báltico. É uma figura. Vejam as fotos. São demais esses carros.
Flávio, dentre as inúmeras categorias das eleições automobilísticas do ano passado, eu não me lembro se houve ou não alguma dedicada aos carros WRC. Vendo as fotos do Kankkunen, eu babei na Toyota Celica de 93 e na Lancia Delta de 91; carros que foram utilizados no jogo SEGA Rally para fliperama. Lembra disso??? Estamos velhos…Hahahahaha! Outras jóias dos Rallys foram os Audis utilizados pela Michelle Mouton… outra que não guiava “quase nada”! Abraço e viva a nossa vurrinha!
Flávio que carro é esse que está logo atrás do Peugeot 205, parece uma BMW, mas pelo desenho não parece ser de rally, pode nos identificar o modelo, por favor?
bem se vê que neguinho não conhece nada da história do rally: meu querido, esse é um audi quattro, vencedor de duas temporadas do grupo b!
É um Audi Quattro S1 que corria no Grupo B do WRC.
Um deles aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=fA3-wXXW6ok&feature=player_embedded
Cara eu fui olhar na galeria de fotos e descobri que era um Audi Quattro S1 que foi dirigido por Hannu Mikkola in 1986.
Atras do 205 é um Audi Quattro, um dos carros de maior sucesso da era Group B. Um monstro com motor de 5 cilindros que mudou a historia do Rali por ser o carro que validou a tração nas quatro rodas na modalidade.
Flávio
Da uma assistida neste vídeo do Colin McRae e se puder publique no teu blog.
http://www.youtube.com/watch?v=eTUviCzqovw&sns=fb
É por essa aula de perícia, arrojo, coragem e muita habilidade ao volante, que tenho a certeza que os pilotos de Rally de Velocidade, são infinitamente superiores ao da F1.
É IMPRESSIONANTE COMO ELE TEM O CARRO NA MÃO, MESMO NO LIMITE EXTREMO.
Abraços e parabéns pelo blog.
Foi com o dito McRae que um certo Ayrton Silva andou passeando e chegou à mesma conclusão do Rogério. E eu também concordo. Guiar é isso aí.
Uma abraço e bom fim de semana a todos.
Não sei se o Ayrton andou com o Colin McRae, provavelmente foi com o pai do Colin, o Jimmy, por que o Colin comecou mesmo a despontar no Rali depois que o Ayrton morreu. De qualquer maneira o Senna deu uma guiada em uns carros de Rali numa matéria de revista e ele mesmo admitiu o quanto era difícil e imprevisível a vida do piloto de Rali. Deem uma olhada aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=BHYt270aYE8
E aqui para ler a materia:
http://www.motorsportretro.com/2011/05/ayrton-senna-rally-driver/
Falei besteira aí sobre o Colin McRae, fui dar uma revisada e é bem possível que o Ayrton deu umas voltas com ele sim. Desculpe.
Velho que maravilha!!!!!! nada como por´´cultura´´em uso. como restaurador só acho uma pena os macacões expostos assim pendurados sem preocupação com umidade e poeira… não vão durar nada assim!
Putz, se inveja matasse, eu ja era cinzas!!!!
Esse cara sabe dar prazer para que ama esse esporte a motor alem dele mesmo claro!!!!
Se todos os pilotos e equipes fizessem isso e deixassem os amantes conferirem de perto, quem sabe não aumentaria mais ainda o publico apaixonado pelo esporte a motor, ver para crer e apaixonar.
Na truck e na Indy que correm aki no Brasil ainda se pode conferir de perto sem muitas restrições idiotas
,mas o esporte a motor ainda é muito distante do seu publico, uma pena.
Rapaz, sensacional. Bem que eu queria ver esses carros do grupo B de perto. Devem ser mais lindos ainda.
Só lembrando que em 2010 ele correu uma das etapas do WRC (Rally da Finlândia) e até marcou pontos! Chegou em 8º lugar com um Focus… Isso com seu fiel navegador Juha Repo. Fácil chegar em 8º? Não para quem tem 51 anos, correu apenas essa prova depois de 8 anos parado (???) e com um carro não oficial… Perguntem ao Ken Block ou ao Kimi como é “fácil” marcar pontos no WRC… Ou ao Miguel, que tem infra estrutura literalmente campeã à disposição e mal consegue alcançar 4ºs lugares…
Não sei porquê Ford, Peugeot e Citroen faziam carros competitivos para o rali e para as ruas fazem verdadeiras porcarias, alguém saberia responder?
Meu maior ídolo no mundo do automobilismo. Ele, dps Piquet e Vatanen.
REALMENTE FASCINANTE, UM SONHO PRA QUEM GOSTA DO WRC, QUE EU ACHO UMA DAS MELHORES CATEGORIAS E SEMPRE ACOMPANHEI, TENHO OS ANUARIOS DESSES ANOS, OTIMO
Rally ainda é rally, mas a FIA (sempre ela) foi mudando tanto as regras que deixou o negócio esterilizado…
Loeb ganhou 8 títulos, mas sempre com a mesma montadora, mesma marca de pneu e muita ajuda da eletronica. E com um caminhã de dinheiro despejada na estrutura da Citroen, que hoje é, de verdade, a única montadora integral no Rally. As outras todas usam equipes de rally de longa data como base (M-sport, Prodrive, etc) e que têm um orçamento anual muito melhor. Finalmente vai ter concorrente com a VW.
Já o Kankkunen guiou por quase todas montadoras de sua época, diversas marcas de pneus, aspirado, turbo, Grubo B, Grupo A.
Belíssima coleção.
Gomes, o Petter Solberg – do qual sou fã – também tem uma coleção assim, embora não tão legal, mas que tem vários carros que ele guiou desde o inicio da sua carreira (tem até um Volvo…) até os de hoje, passando pelo legendário Subaru 555 azul com rodas douradas que ele foi campeão. Além de uma outras coisinhas interessantes…
Abraço e parabéns para a Barcelusa!
Esse Celica é bonito demais…
Eu sonhava com esse celica desde menino….
O cara tem uns brinquedos bem legais do grupo B.
nada a ver com o post, mas parabéns, ganharam do corinthians por 1 a 0 e levaram o troféu dr sócrates, alem de carimbar a faixa do campeão brasileiro
benvinda de volta lusa
Gozei…
F 40 & Lancia delta hf integrale………………………….acabou o assunto, baita cara!
O Loeb pode ser o recordista de títulos, mas pra mim, esse é o cara. Correu (e venceu) no Grupo B, no Grupo A, de Peugeot, Lancia, Toyota, Ford… não tem como contestar um piloto que venceu em quase todos os carros que guiou. E a coleção é linda.
Sensacional, fantástico……uma porção de Grupo B…carros para pilotos de muitos culhões…
Inveja plus, nível 6 (numa escala de 5), cara tem até O monstro, Audi Quattro. Esse Toyota (Celica?) que ele ta escostado é uma coisa.
O Lancia mora no meu imaginario de infancia… tinha um revel dourado…
É muito difícil escolher o carro mais bonito da coleção, mas esse Audi Quattro é um negócio…
Um monstro na direção, ganhou campeonatos por várias marcas. Sua condução era um verdadeiro recital!
Group B’s ass kickers!
Na minha opinião, Juha Kankkunen sempre foi o mair nome em rally. Não é opinião de agora, mas de muito tempo. Talvez até pela sonoridade de seu nome, mas não só por isso, é claro.
Se já arrepiou ver só essa foto, imagina o resto!!!
S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!!!!!
Esse Celica é o mais bonito de todos.
Tive o prazer de ver ao vivo essa fera pilotando por duas vezes no mundial do WRC na Argentina, Uma de Toyota e a outra de Lancia…na epoca podiamos chegar proximos aos pilotos e navegadores, tirar fotos apertar a mãos, tocar nos carros…Legal saber que ele tem essa coleção.
Mais legal de tudo: tem carrinhos de todas as escalas. Eu prefiro colecionar na escala 1:1 mas não tenho espaço. Uma pena…
Já visitei algumas coleções de carros mas, essa… cara… seria como soltar uma criança na Disneylandia. Um sonho….