A ERA MASSA

massa_interlagos_2006SÃO PAULO (grandes mudanças) – Foi pelo Instagram que Felipe Massa acabou de anunciar sua saída da Ferrari. Foram oito anos como titular, desde 2006, e uma vida toda ligada a Maranello desde 2001, quando foi contratado e imediatamente emprestado à Sauber.

Reproduzo abaixo o texto em inglês, que Felipe postou junto de uma foto de sua vitória em Interlagos em 2006.

From 2014 i will no longer be driving for Ferrari. I would like to thank the team for all the victories and incredible moments experienced together. Thank you also to my wife and all of my family, to my fans and all my Sponsors. From each one of you I have always received a great support! Right now I want to push as hard as possible with Ferrari for the remaining 7 races. For next year, I want to find a team that can give me a competitive car to win many more races and challenge for the Championship which remains my greatest objective! Thank you all. Felipe

Acho que não precisa de tradução. Elegante, sóbrio, grato e, sobretudo, honesto. Entre outras coisas, porque não resolveu dar uma exclusiva para ninguém, nem fazer acordo com pool de jornalistas, como Barrichello gostava de fazer. Isso só aumenta minha admiração pelo rapaz.

Mas… E agora?

Ontem, falamos bastante aqui dessa possibilidade, concreta, de o Brasil não ter piloto no ano que vem na F-1. Onde pode correr Felipe? Um piloto de ponta não costuma descer degraus. Mas na F-1 atual, são cada vez menores as chances de se recolocar nas equipes grandes, que ultimamente têm apostado em duplas longevas. E Massa, por suas últimas temporadas, com resultados abaixo do esperado, não é propriamente disputado a tapa por ninguém. É uma realidade, com a qual tem de conviver. Assim, é evidente que se ficar na F-1, vai, sim, descer alguns degraus.

O que não tem importância alguma, porque o que vale, digo sempre, é a felicidade de se fazer o que quer e o que gosta. Se resolver correr na Caterham, problema dele. Assim como legítimas foram as opções de Nelsinho pelas caminhonetes do Velho Oeste, e mesmo a de Barrichello pelas bolhas estoqueanas. E de Raikkonen, anos atrás, pela lama do rali.

Falando nele, alguma dúvida sobre seu destino? Mas esse é tema para outro post.

Felipe, agora. Haverá uma vaga óbvia na Lotus. É a melhor possível. Se conseguir negociar bem, inclusive arrumando uns cobres no Brasil, tem chance, sim. O outro candidato forte é Hülkenberg. Embora ontem tenham surgido comentários na imprensa alemã de que Alonso estaria indo para o time, ex-Renault, indisposto com a Ferrari.

Se Hülk sair da Sauber, passa a ser outro lugar possível. Mas ali há um porém. O time virou reduto de pagantes com a já anunciada contratação do jovem russo cujo nome sempre esqueço. Lev Yashi, Gorbachov, Ieltsin, não lembro. Gutiérrez leva grana do México. Acho bem complicado, ali.

McLaren? Pérez não vem emocionando ninguém. Não acho que Felipe faria menos que o garoto, mas o contrato é plurianual e tem possibilidade de dinheiro na parada. Não sei. Toro Rosso? Não, ali é para a molecada da Red Bull. Williams? Pode estar correndo por fora, a ver. Mercedes? Não, estão bem com Hamilton e Rosberg.

Sair da F-1?

É uma possibilidade que jamais pode ser descartada. E, aí, eu procuraria o WEC. Lá é legal.

Na Ferrari, Felipe disputou 133 GPs desde a estreia como titular em 2006 e venceu 11, com 15 poles. Seu melhor ano, 2008, foi cruel pela forma como perdeu o título para Hamilton, na última curva da última volta do último GP do ano. Mas recebeu a derrota com uma dignidade ímpar. Ao longo desses anos de Ferrari, comeu o pão que o diabo amassou depois do acidente de 2009 na Hungria. Com Alonso como companheiro de equipe, perdeu espaço naturalmente para alguém melhor que ele.

O acidente afetou sua pilotagem? Pode ser, mas sou defensor da hipótese de que seu maior problema foi mesmo Alonso, um piloto fortíssimo, excepcional, que acaba tomando conta do galinheiro. Quanto não toma, como na McLaren em 2007, as relações azedam.

Volto em instantes, para falar de Kimi. E de Fernandinho.

Subscribe
Notify of
guest

260 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio
Sergio
10 anos atrás

Erros de Massa.

1) Sempre sempre teve companheiros de equipes campeões (Villeneuve, Raikonen, Schumacher e Alonso) isto não aconteceu com Piquet que sempre correu contra pilotos fracos (Mansell na minha opinião é médio, já Schumy era estreante e Lauda tinha um Brabham diferente de Piquet mas foram só 4 ou 5 corridas), quando Piquet pegou o tal de Mansell começou a ser contestado, já Senna pegou pilotos fortes como Prost, Hakkinen, Hill, isto que eu não coloco o Berger como médio apesar de brigar parelho com Mansell na Ferrari e muito menos o De Angelis que era superior a Mansell na Lotus. Senna sempre culpava os carros pelo fracasso…

2) Massa foi roubado em 2008 com o tal de Piquetgate…senão seria campeão, já em 2007 ele poderia ser campeão se fosse o n°1 da equipe…a equipe priorizou Raikonen.

Resumo Massa é azarado e não bota a culpa no carro como Senna fazia e sempre teve companheiros fortes ao contrário de Piquet…Pra mim Massa não sabe se promover…e sempre será um perdedor,…apesar de ser um bom piloto.

Ivone
Ivone
10 anos atrás

De fato é muito triste entender que muitos tiveram dificuldades em compreender toda
trajetória de FELIPE MASSA.
Mas se de fato ele aproveitar O MOMENTO e dar tudo que puder nestas próximas corridas que faltam na FERRARI sendo dono de sua ATITUDE sem ter que deixar o ALONSO passar
sem cumprir as ordens tão neuróticas de ter que ser o FIEL ESCUDEIRO cedendo sempre o seu lugar para assegurar a VITÓRIA de ALONSO, com certeza isso fará diferença em todos
os sentidos, PRINCIPAMENTE para se colocar em uma posição de ser quem de fato é e provar que ainda vale alguma coisa na FÓRMULA I.
Sua saída foi algo maravilhoso isso porque tudo tem um tempo em nossa vida e nada é eterno, eu como brasileira dou PARABÉNS pela atitude do MASSA em se retirar agradecendo tudo que a FERRARI lhe proporcionou.
Agora vamos ver se o ALONSO em 2014 continuará com um fiel ESCUDEIRO que se prejudica mas sede seu lugar com HUMILDADE para que ele SUBA NO PÒDIO.
Sei que pode haver algumas negociações por traz de tudo isso, mas para o profissional
FELIPE MASSA essa atitude de ser sempre submisso , além de lhe deixar muito inseguro
também causa com certeza uma grande tristeza de sempre QUASE CONSEGUIR CHEGAR.
Todo esse processo desgasta algo que o ser humano tem de melhor para conseguir ser de fato ele mesmo, que é a VONTADE que gera a CERTEZA que gera a REALIDADE daquilo que ele tanto deseja que é receber através de sua estratégia chegar á VITORIA..
Gostaria muito que todos antes de criticar levassem em consideração a situação emocional
deste nosso piloto …
E acredito que a LIBERDADE DE ATITUDE é fundamental para todos que tem um objetivo
que é competir mas livre sem tantas restrições, espero vê-lo em breve ser quem você é com dinâmica ativa para ter VONTADE própria podendo mostrar seu trabalho,
Não desista se essa VONTADE ainda estiver viva em você.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ivone
10 anos atrás

Ele vai continuar sendo o fiel escudeiro (como sempre foi), até o último GP deste ano.
Está no contrato, que só expira ao término da temporada.
É assim que a Ferrari age com o segundo piloto.
Acompanhe e verá.

Marcus Lima
Marcus Lima
10 anos atrás

Ver tantos comentários ofensivos, raivosos, me deixa intrigado. Pela impiedosa ação do azar, ( óbvio, poderia ter feito mais em 2008, não estou dizendo que não poderia: uma mangueira presa,um timo Glock a escorregar, poderiam ter mudado a escrita, sem ele mesmo fazer nada diferente …portanto, muito vítima do azar), não se tornou campeão. Numa temporada em que guiou bem. Esteve muito perto de ser campeão, guiando bem: e ia fazê-lo na última volta, na última corrida, e em seu país: caso único. Quantos se segraram campeõs vencendo em seu país??? Me incomoda muito, que entre o público, perceber o quanto mudaria o seu tamanho isso. Porque de fato, nada nele teria mudado. Tivesse sido campeão em 2008, ficado em ano sabático em 2010 pela mola, e voltado a lotus competitivo, não haveria aqui uma mísera pessoa destes sendo maldoso…..
O terrível de nos Brasileiros, é medirmos tudo em resultado. Barrichelo foi também um bom piloto. Poderia ter sido campeão: não era pior que Hill, Villeneuve. Porque não seria campeão contra eles?
Tivesse Massa sido campeão, o pesaríamos diferentes. Sem que ele, nada tivesse feito de forma diferente. Sendo ele o mesmo Felipe. Esse jeito de pensar distorcido faz coisas nefastas em outros esportes: Zico foi maior que Dunga. Sócrates, INFINITAMENTE MAIOR QUE Zinho, de qualquer angulo que se olhe. Falcão, foi sim, maior que Vampeta. Só que, campeõs são os últimos. Precisamos aprender, em nosso Brasil, a valorizar não só a chegada, mas o caminho que se percorre.

E nisso, Massa tem seu valor. Combativo, arrojado. Humilde, a ponto de, ao ser comparado, no seu auge, com campeões, se dizer PEQUENINHO. Nunca se valeu de chororô contra o seu papel, que desempenhou com dignidade. Não partiu dele se fazer de martir, brasileirinho sacaneado e o escambau. E, afora tudo isso, mesmo tendo quase ganho, nunca caiu na pantomina de ” campeão moral” …

Enfim…não vejo nada de errado em reconhecer o valor dele, dar a ele o tamanho que realmente tem, sem essa ira ranzinza de Brasilino Pacheco….Ninguém fica tanto tempo em um equipe de ponta, sendo o que vocês dizem. Não por isso apenas, que reconheço no Massa imenso valor: mas porque ficou tanto tempo nessa equipe de ponta de forma digna, sem lamúria, fazendo o seu, diferente do Rubens. Que seja feliz onde for, que espero ser a Lotus, para que possa acima de tudo se divertir….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Era Massa? Ele iniciou a carreira na F-1 na Era Schumacher, e deve terminá-la na Era Vettel.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

o massa teve tres fazes na f1,na sauber era um piloto veloz combativo mas inregular e de uma pilotagem quadrada e perdia a disputa interna com seus companheiros de equipe,foi para a ferrari e renaceu como piloto refinando sua pilotagem e transformando num eficiente piloto de ponta,veio 2009 e a ferrari fez um carro ruim e quando começou a melhorar veio o acidente,voltou em 2010 e em vez de um desmotivado haikkonem encontrou o alonso louco para voltar a disputar vitorias depois de dois anos de castigo,no começo ele até que conseguiu acompanhar o alonso mas o esforço do espanhou em dominar a equipe deu resuntado e foi minando a confiança do massa que só montrou sinais de recuperação em algumas provas desse ano

Julio Felix
Julio Felix
10 anos atrás

Vamos ver como comporta Massa até o final do ano, sem ter que ajudar o Fernando.

Vai ser interessante, se ajudar, será um completo imbecil.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Julio Felix
10 anos atrás

É obrigado a ajudar por força de contrato (que vale até o final do ano).

Richard Hermann
Richard Hermann
10 anos atrás

Sem pilotos, na F-1, vai valer a pena gastar mais de 100 milhões para reformar Interlagos???

Ulisses
Ulisses
Reply to  Richard Hermann
10 anos atrás

Se vale a pena construir estádios “padrão FIFA” em Brasília e Manaus, para depois ficar às moscas, reformar Interlagos sempre vale.
É um belo equipamento urbano, “ademais” existem outras categorias internacionais fora a F1 também espetaculares, e ….. temos também nosso automobilismo interno, que “male-má”, tem atraído algum público.
Poderíamos trazer também uma prova do Turismo Carretera dos hermanos vizinhos ao lado do nosso Sul. Quem nunca viu uma corrida dessas, não sabe o que está perdendo.
Vale sim a pena reformar Interlagos.

Healica
Healica
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Cara, acho que no futebol, apesar de todo esse monstruoso desfalque a vista do povo, pode se fazer eventos, shows, missa etc. em interlagos, só teria stock car e truck, e do jeito que vai logo isso acaba tbem.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Healica
10 anos atrás

Concordo contigo, então basta prever no projeto área para esse tipo de evento também. Aliás, houveram alguns shows lá, não fui em nenhum, mas conheço quem foi e gostou.
Mas que essas arenas vão ficar às moscas, sem dúvida que vão, com uma diferença, custaram mais de 600 milhões cada uma!

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Chegou a Hora de o Massa cair fora da Ferrari, ele já se acostumou ficar como um subalterno na equipe pensando em correr lá pra sempre se esquecendo que existem outros caminhos a seguir na F1. Agora ele deixará a Ferrari no fundo do poço encontrando uma última de suas esperanças na Lotus, ou uma sobra na Sauber? Se o Massa não correr em 2014, então o Brasil ficará com 99% de chances de ficar sem piloto na F1, afinal o Luiz Razia e o Felipe Nasr estão no escuro das possibilidades matemáticas de correrem em 2014. O Galvão Bueno acaba engolindo mosca mais uma vez ao tentar dizer na transmissão do GP da Itália que o Massa ficaria na Ferrari, e que sua saída seria um absurdo. Agora o Brasil fica numa roleta russa para ter um piloto em 2014, ficando numa situação que jamais o torcedor brasileiro imaginária acontecer nos bons tempos de Emerson, Piquet, e Senna!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
10 anos atrás

Não acho que o problema teria sido só Alonso, deve-se lembrar da escovada que o Massa deu no Raikkonem em 2008.

Desde 2007, quando Kimi chegou na Ferrari, o brasileiro foi constantemente mais rápido, seu maior pecado foi ter assistido a luta Alonso/Hamilton de longe, porque enquanto isso, o finlandês foi acumulando pontos e deu no que deu.

No ano seguinte, Felipe foi claramente superior, rivalizando com um Hamilton que andava muito perto da perfeição a época.

Na minha opinião o ponto chave foi o acidente, sim, até o semblante do piloto mudou, a postura da voz, perdeu um “sangue nos olhos”. Isso somou-se, claro, a chegada de Alonso, piloto excelente, mas, para mim, bem abaixo do que se supõe que ele seja.

O Massa pré acidente enfrentaria Alonso de igual para igual? Sim, poderia até perder no final das contas, mas enfrentaria, do mesmo modo que enfrentou Kimi.

Não que a Ferrari fosse permanecer com os dois, mas depois de uma boa batalha com o espanhol, Felipe poderia muito bem migrar para outra equipe de ponta, poderia hoje estar na McLaren ou Mercedes, por exemplo.

Os dirigentes do automobilismo brasileiro contaram com a sorte por anos e sorte não existe. Por mais bisonho que seja, o Brasil merece ficar sem pilotos na F1, sim.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
10 anos atrás

Apesar de estar há muito tempo na Ferrari, o que passou com Massa, foi digamos o mesmo que passou com Barrichelo, porque se submeteu a ser um segundo piloto. No começo de carreira era rápido, mas depois do acidente tambem, caiu um pouco de produçao. Infelizmente em uma equipe grande quando vem um piloto como Alonso, que vem com grana e domina, o outro piloto geralmente nao terá chance alguma. Agora aonde correr realmente será uma coisa muito dificíl porque as boas vagas estao já ocupadas.

carlos
carlos
10 anos atrás

Prezado Flávio Gomes…

Concordo com vc a respeito de que o problema do Felipe foi ter o Alonso como companheiro de equipe e não o acidente em si, na F1 a regra é essa…entre dois pilotos da mesma equipe o melhor acaba tornando o outro pior, e ai não adianta neguinho vir colocar a culpa na pista, pneus, o carro que sai de frente ou de traseira, é porque ele tem o melhor equipamento e eu não, etc…por isso mesmo, por ter essa postura em relação a isso que acontece em qualquer equipe da F1 eu aprendi a admira-lo,

Hudson
Hudson
10 anos atrás

FG a algum tempo atras quando surgiu a dúvida em relação a renovação do massa, em um comentário uma pessoa falou que tinha feito um curso com o Barros e o mesmo falou sobre uma negociação do Massa com a Mclaren. Você tem conhecimento disto e na chamada sobre o Massa na Globo também citaram a Mclaren, realmente há alguma chance dele pintar por lá?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

CBA

Desde Setembro de 1961 envergonhando o automobilismo.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

O Massa foi polido com a Ferrari, mas esta não merecia… por pouco não deu um título em 2008, se quebrou com um carro do time em 2009 e, em reconhecimento, contrataram o Alonso…
Acho que ele já deve estar negociando com a Lotus ou até com a McLaren, lembrando que em 2015 a equipe vai ter Honda (e os nipônicos tem uma predileção histórica por pilotos brasileiros, além de estar de olho no mercado do país), patrocínio da Gillete (que tem forte presença no mercado brasileiro) e interesse de Ecclestone e da Globo de ele estar em um time forte.
O que pode segurar o Perez é a grana da Telmex. Mas o desempenho dele é decepcionante e, como a equipe de Ron Dennis quer manter a pose de time de ponta, talvez não queira escancarar a presença de um piloto-pagante.
A Lotus é outra boa opção. Mas tem que levar muita grana para ela continuar sendo competitiva…
Se não der em nenhuma das duas, resta se conformar com alguma Force India da vida… talvez no lugar do Sutil, lembrando que um dos patrocinadores da equipe do VJ Mallya é uma empresa brasileira…
Vamos ver o que ocorre…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

Ah, e acabou de dar na Globo que Massa está negociando com Lotus e McLaren… vamos ver o que dá… não podemos ignorar que ele têm padrinhos fortes também, ao contrário do que a imprensa está soltando… a concorrência também é forte, vamos ver o que dá…

Brauna
Brauna
10 anos atrás

Massa sóbrio como sempre! Concordo que a melhor opção para o Massa é a Lotus, assim como acho que ele é a melhor opção para substituir o Kimi nesta equipe. Mas o problema é que tem que levar grana!

Pergunta: Não existe a possibilidade de uma dupla Massa e Nasr na Lotus no ano que vem, considerando que o empresário do Nasr é o mesmo do Kimi?

João Evangelista
João Evangelista
10 anos atrás

O pior foi o Rubinho ontem comentando no Jornal Nacional “O Felipe pode ficar tranquilo que tem vida depois da Ferrari, eu sou uma prova disso , que dá pra vc ter uma carreira vitoriosa e ser um piloto de ponta como eu fui.depois q eu saí da ferrari surgiu a Braw que foi aquela coisa maravilhosa”.Eu caí no chão de tanto rir, quase q eu caio do oitavo andar do meu predio de tanto rir.Em todas as equipes ele foi segundo piloto (Stewart que deioxu o Hebert ganhar e na Braw q deixou o Button ganhar na Espanha).Se o Felipe for esperto se aposenta e vai pescar na varanda da casa dele em Monaco, daqui uns dois anos vai se divertir na Stock Car.

Delano
Delano
10 anos atrás

Caramba Flavio lamentei muito o que aconteceu. Gostava muito de te ver na ESPN, dos teus comentários, até sobre F1 que você sempre falava a real na lata,sem aquela babaquice global sabe. Sempre que via você apresentando o Bate bola eu parava pra assistir, e vou sentir falta. Pena que a ESPN foi muito dura e foi impulsiva na sua decisão, e levou em conta o que poderia ser melhor administrado; já que na internet tem muita gente que é troll mesmo e é preciso ter mais calma pra avaliar as coisas. Acho que você deu bobeira e entrou na onda também, mas acontece. Espero só que a ESPN volte atrás, por que você é um grande profissional. E não gostei dá ESPN ceder a pressão do clube Grêmio,porque isso não tem a cara dela. Foi um erro de avaliação que tenho certeza que pode ser reparado mais a frente. A ESPN as vezes parece que é parte do (PIG).

Fernando Linhares
10 anos atrás

A postura madura do Massa me impressiona sempre. Principalmente como ele caiu de pé após 2008, mas a F1 vive também de vitórias e não só de postura. Ele precisa achar a velocidade dele. Existe a possibilidade de ter se perdido naquela porrada da mola. É um bom rapaz. Tomara que se ache.

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Parabens ao Massa…construiu uma boa carreira na f1, tem dezenas de vitorias e dezenas de poles, além do vicecampeonato de 2008…considero sua trajetória mais importante do que a do mark webber, ou do David Coulthard, pois o Massa foi realmente piloto de ponta em 2007 e 2008, coisa que muitos poucos conseguiram…ele superou Raikkonen em 2008…e andava rápido quando dividiu carro com a schummy…a molada e mudança de regras atrapalharam sua carreira, mais do que o Alonso…agora deve curtir a aposentadoria, nao acho que valha a pena implorar por vagas, como fez o Barrica….e se aposentar na Ferrari, é coisa para poucos!

Julio Mochel
Julio Mochel
10 anos atrás

Onde um dia tivemos Fitti,Piquet e Senna…Que decadência! Já vai tarde…Senna,Hamilton,Shummi mostraram logo seus talentos,Massa foi apenas mais um…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Uma coisa é certa. Com Felipe fora da Ferrari a partir do ano que vem, Galvão deixará de torcer pelo Alonso.

A conferir.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

A Torcida dele pelo Alonso tem a ver com o Banco Santander e não com o Felipe.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Desconhecia o fato. De qualquer forma, o banco vem jogando dinheiro fora: a malfadada torcida do nosso ilustre narrador, chega a ser patética nos momentos cruciais do campeonato.
Culpa do alemãozinho.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Se o Felipe Massa ficar sem equipe mesmo ele vai ter lamber muuuuuito o Alonso e o Kimi e rezar pra Globo não perder o patrocinio do Banco pq pelo jeito a audicencia vai ladeira abaixo.Seria mais facil a Globo tentar o patrocinio da Red Bull e tocar o tema da vitoria quando o alemão Tião vencesse.

Mario
Mario
10 anos atrás

Li vários comentários aqui. Concordo com alguns e discordo de outros. Me pergunto se um dia o Massa entrasse aqui e lesse a quantidade que eu li veria realmente que a sua história na Fórmula 1 teve altos e baixos, momentos bons e ruins. A vida é assim não é? Quem aqui só teve(tem) vitórias na vida?
Felipe, sei que você nunca vai ler essa porrcaria mas saiba que você é um idolo, chegou onde a galera aqui nem sonha, nem em videogame. Parabéns Campeão! Torcendo pra você arrumar um box e um cockpit pro ano que vem.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Mario
10 anos atrás

ìdolo?Campeão?Acho q me confundi quando pensei q essa materia falva da demissão do Felípe Massa.Deve ser de outro piloto, deixa eu me certificar…

Mauro
Mauro
10 anos atrás

Se não tiver vaga na F1, poderia lutar pelo automobilismo nacional, agora fora das pistas. Acho que falta o peso desses pilotos ex-F1 pra bater de frente com a CBA.

Sanzio
10 anos atrás

Eu acho que ele tem vaga garantida na AF Corse…

Apache
Apache
10 anos atrás

Vai ser ótimo para abafar o exagerado ufanismo da Globo. Mas confesso que gostaria de ver o Massa na Lotus.

Carlos Del Valle
10 anos atrás

Gostei de vc ter mencionado o WEC. A Endurance me é a menina dos olhos, hoje em dia

Alex
Alex
10 anos atrás

Massa se portou de forma digna mais uma vez. Em nenhum momento de sua trajetória cedeu à tentação de fazer o papel da vítima, nem de herói, nem, principalmente, “aquele” papel que a emissora de tv tenta empurrar goela abaixo de todo piloto brasileiro ingressante na f1. Nos últimos anos tem sido violentamente criticado, sobretudo pela imprensa italiana, e, nessa condição, soube se conduzir de maneira exemplar, inclusive demonstrando uma boa reação (dentro das pistas, que é onde devem ser resolvidas as coisas) na temporada do ano passado. É uma pena que a maioria dos torcedores brasileiros não saiba valorizar sua integridade.

Zeno
Zeno
Reply to  Alex
10 anos atrás

muito bom…., é isso mesmo Alex

João
João
10 anos atrás

Ótima análise, Flavio. No Brasil, especialmente quando o assunto é F-1, parece que ser o segundo piloto é desonra. Estar entre os melhores da principal categoria do automobilismo mundial, mas não ser o melhor, não basta, é vergonha. Massa fez uma carreira digna na F-1, apesar de ter tido uma queda nos últimos anos – em decorrência do Alonso, ou da “molada” na cabeça, ou de carros em que não se adaptou, enfim, isso não importa mais. Aliás, quantos pilotos brasileiros venceram um mísero GP na categoria? Pois ele faz parte desse seleto hall e ninguém tira isso dele. Não é pouco. Que busque a felicidade fazendo o que gosta – seja na F-1, seja na WEC, seja na Estoque, seja passando o domingo a dar pipoca aos macacos… E, no mais, quanto ao perigo iminente de não termos brasileiros na F-1 em 2014, que se responda a razão da escassez de novos pilotos postulantes à categoria de forma inequívoca e que medidas sejam tomadas. Até porque é sabido que não se trata de coincidência, em absoluto. Abraços

Emanuel Mafra
Emanuel Mafra
10 anos atrás

Nunca torci por você Felipe pelo fato de trabalhar em uma das equipes mais sujas da F1. Mas desejo muito boa sorte que seja feliz em outra equipe e tenho certeza que outras equipes o quer justamente pelo segredos que tem da Ferrari….. enfim boa sorte.

Luca Santos
Luca Santos
10 anos atrás

Na verdade o Massa, cansou de ter chances na Ferrari, um baita de um enrolador com um retrospecto ruim se considerarmos que por oito temporadas esteve em uma das principais forças da F1.
Lembro de quando o Barrichello esteve em situação semelhante na F1, o Felipe como sempre cheio de razão aconselhou o Rubinho a parar e agora porque ele não utiliza o mesmo conselho dado por ele, pimenta nos olhos dos outros é refresco. Piloto mediano e sem carisma, nem na Stock vai conseguir ganhar nada pois parece ser um baita cara chato, até o Troféo Linea que era uma chance dele correr pois era o dono da categoria já não existe mais..

Aguardem a próxima corrida onde o Galvão e o Reginaldo vão arrumar 500 culpados, a Ferrari, o Luca, o Alonso, o Papa e quem sabe a espionagem americana, mas menos o Sr. Massa que já no ano passado teve uma última oportunidade e não soube aproveitar.

Chupa Galvão…kkk

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Luca Santos
10 anos atrás

O Rubinho está detonando na stock… portanto, o Massa não vai fazer melhor. rsrs

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

Era previsível, o Felipe Massa é um bom piloto, mas a muito tempo não vinha demostrando o mesmo resultado que demostrou entre 2006 a 2008, claro que os problemas com os carros posteriores afetaram o seu desempenho; o acidente lhe atrapalhou muito, algo natural após um acidente como aquele que todos nós sabemos poderiam ter tido consequências muito mais graves; e o fator “Alonso” foi um segundo fator, Felipe nunca conseguiu superá-lo, apesar de ser um piloto experiente, ele jamais conseguiu superar o talento do Espanhol.
Continuar na F1 ou Sair? Se eu fosse o Felipe, iria tentar ir pra a Lotus com certeza, mas se não conseguisse iria tentar ir para o WEC (muito mais divertido do que a F1 diga-se), onde poderia ir para um ótima equipe, poderia quem saber acertar com a Ferrari pra correr por lá,ou iria tentar ir pro o States e correr feliz na Indy, que é uma corrida muito divertida e que têm diversos Brasileiros e interesse de algumas empresas brasileiras por lá, poderia conseguir forte patrocinadores. Vim pro o Brasil? Acredito que seria a última opção que o Massa poderia tomar, e se viesse só se fosse na Stock Car.

Alemão
Alemão
10 anos atrás

Tomara que nas 7 corridas finais, ele pilote realmente bem e dê um “foda-se” para a Ferrari e não acate mais ordens. Tem 7 corridas para mostrar serviço e ver se arruma emprego em outra equipe boa!! Já deveria ter saído da Ferrari em 2011!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Alemão
10 anos atrás

É isso aí, se não vai ficar, teoricamente não precisaria dar posição para o Alonso… ainda mais que o espanhol também está quase jogando a toalha esse ano…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Alemão
10 anos atrás

Concordo que deveria ter saído em 2011 ou 12.
Mas, não deve chutar o balde. Sua integridade decorre justamente de fatos como o da última corrida, quando deixou Alonso passar sem problemas, já que o espanhol ainda tem chances de brigar pelo campeonato. Somente os fanáticos acreditam que o piloto não deve fazer isso, esquecendo que ele não é único, é uma equipe.

AAAS
AAAS
10 anos atrás

Flavio, boa noite.
Tudo bom?
Sou admirador de seu trabalho. Entretanto notouma negatividade sua em relação ao Barrichello. Obviamente ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas vocêdeveria pensar melhor ao criticar as ações do RB. De cara, se não fosse ele, talvez a F1 não existiria mais para o Brasil, porque patrocínios se esvaíram com a morte de Senna. Tanto para pilotos quanto para as transmissões. E principalmente para o esporte de base.
Fazer “acordos” pcom pool de jornalistas talvez fizesse parte do acordo inicial de manter a F1 para o Brasil, como devem fazer de novo ou com Massa ou com Nasr.
Goste ou não, a F1 pós-morte de Ayrton dependeu do massacrado RB para sobreviver no Brasil.
Além disso, comparar os anos de Massa com 3 companheiros é bem diferente daqueles de rubens com MS. Isso é mais que óbvio, e só o enaltece.

evandro garcia
evandro garcia
10 anos atrás

Mais um piloto brasileiro que sai pela porta dos fundos, culpa dele e culpa da Ferrari, se ele foi incopetente a Ferrari foi sacana, se ele não foi rapido a Ferrari também não lhe deu um carro a altura, tudo girou em torno do Alonso assim como em torno do Schumacher, ele não foi pariu para o Alonso, mas a Ferrari deixou claro desde sempre quem mandava no galinheiro, e qual sua preferência, a Ferrari é a equipe mas ingrata e sacana da F-1, um mito a qual muitos respeitam e a qual não respeita ninguém, sinto vergonha e frustração, ele sentiu a pressão sem nunca ninguém lhe cobrar um desempenho igual ao de Emerson, Piquet ou Senna, pelo menos não como o Rubinho foi cobrado anos a fio, ele continua piloto da Ferrari até o fim do ano, não tenham esperanças de grande desempenho pois se não obedecer vai ser substituido antes do fim da temporada e para quem pagou um ano o Kimmi parado, 4 meses não são nada, se ele não fizer boas corridas até o fim o que já é dificil se tornará impossivel, e a vaga da Lotus já tem dono e não é o Massa!!

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Torço para que feche com a Lotus.

DINO
DINO
10 anos atrás

Como são pouca as chances de termos um piloto que venha da GP 2 ,acho que a “poderosa” fará de tudo para Felipe Massa correr na Lotus onde já correram Emerson ,Senna e Piquet isso é; caso o Kimi saia mesmo ,seria um “merchan” e tanto para poderosa PLIM PLIM

Mano
Mano
10 anos atrás

É … prato cheio pros Abutres e Urubus de plantão …

E o que mais queriam aconteceu … E agora ?

O Massa é um cara legal, errou ao meu ver, na China e na Alemanha em 2010 aceitando as situações impostas pelo sujo do Alonso e pela Ferrari… E gente aqui batendo palma por que o cara se fodeu … inacreditável …O cara errou porra! É o que eu mais vejo nos veículos de comunicação por ai … incrível … esportista por estas bandas tem muito pouco apoio e muita cobrança e ataques implacáveis de imprensa e pseudo-torcedores !

Como adoro o esporte, claro que vou continuar seguindo as corridas mesmo se o Felipe não continuar na F-1 ou que nenhum outro piloto desta terra esteja no Grid …

Vida nova pro Felipe, seja na F-1, no WEC, DTM, Indy, na Estoque ou de rolemã com o Filipinho e ponto ! Desejo toda sorte do mundo pra ele !

Ponto. Minha opinião.

Jr.
Jr.
Reply to  Mano
10 anos atrás

São uns idiotas. Pseudo-torcedores e pseudo-comentaristas.

Antonio Lopes
Reply to  Mano
10 anos atrás

Falou bem, tem gente que acha que entende de F1, depois que vieram a tona todos os contratos da indústria de tabaco deu pra entender o que é ser um segundo piloto.
Muitos diziam que ele tinha que ir pra outra equipe, só não conseguiam falar com os donos da equipes e colocarem o Felipe Massa lá, enfim davam solução prontas e “fáceis”, sem considerar a política e a real e a situação que envolve os interesses da F1.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Mano
10 anos atrás

Falou e disse. Perfeito seu comentário.

Alonso
Alonso
Reply to  Mano
10 anos atrás

Meu avô também era legal, mas não servia para guiar um F1…

Apache
Apache
Reply to  Mano
10 anos atrás

Não acho que ele errou, foi uma opção dele. Afinal em 2011, 12 e 13 ele continuou funcionário da Ferrari F1 ganhando milhões de doletas. Isso é errar?

Mano
Mano
Reply to  Apache
10 anos atrás

É … uma escolha errada … mas teve o lado bom né ?????????????
$$$$$$$$$$ Rrsrsrs

José Brabham
José Brabham
Reply to  Mano
10 anos atrás

Posso assinar embaixo?

Sylvio
Sylvio
10 anos atrás

Será que ele não mais lugar mesmo? Ano que vem tem motores novos com tamanhos diferentes, carros novos, novos ajustes para todas as pistas, tendo que refazer mapeamentos de motores, etc. seria realmente interessante entregar um desenvolvimento desse porte a pilotos rápidos mas novos e sem experiência? Qual o valor de um piloto que foi em média é 2 a 3 décimos mais lento que o privilegiado da equipe e que se acha o melhor do mundo? Acho que o Felipe ainda tem muito valor com todo o conhecimento da Ferrari, resta saber se alguém está disposto a pagar por isso…

Jean
Jean
10 anos atrás

Bem, agora onde será que o Enceradeira vai ficar rodando?
Na Stock? Indy? Nascar? Ou vai comentar F1 na Globo?
Já pensou, a única TV no mundo com 3 ex-pilotos de F1 que foram parar lá porque não tinham mais para onde ir?… putz!

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Jean
10 anos atrás

Única no mundo não… os comentaristas da Sky Sports britânica são Damon Hill, Johnny Herbert e Martin Brundle.

JP
JP
Reply to  Jean
10 anos atrás

Comentário típico de “brasileiro médio”, adorador de futebol.

Vinícius
Vinícius
10 anos atrás

Grande Massa… só faltou ser campeão… pior que vários, mas melhor que muitos! Gosto do jeito do cara, pena que levou a molada. Aquele campeonato de 2008 pra mim foi dele.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Pouco antes de entrar na Fórmula-1, uma conceituada revista italiana postou a foto de Felipe Massa na capa, com a pergunta: “É o novo Senna?”
A resposta foi dada na pista, nos últimos anos, pelo próprio piloto: é o novo Barrichello!

Alonso
Alonso
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Barrichello tem história e foi um grande piloto, conseguiu manter-se por 19 anos em times grandes, medianos e pequenos, já Felipe Massa, foi mandado embora da Sauber e na Ferrari não fez nada.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Alonso
10 anos atrás

11 vitórias e 36 pódios é não fazer nada? Massa tem mais vitórias pela Ferrari do que Barrichello.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

A revista foi a Autosprint, me lembro disso

Thomperson
Thomperson
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Verdade!

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Uma boa vaga pro Felipe é no WEC, correr com o Webber no Porsche LMP1 ou pela própria Ferrari, em uma 3ª 458 da AF Corsi ou fazendo um trio no #51 com Fisichella/Bruni ou no #71 com o Kobayashi/Vilander, pois não há lugares bons pra continuar na F1, o único seria a vaga da Lotus, mas torço que essa vaga fique com o Hulk, que finalmente teria condições de conseguir lutar para chegar no pódio.
Depois de todos esses anos na Ferrari o melhor a fazer é aposentar da F1.

Hurricane
Hurricane
10 anos atrás

Tantos anos em uma SF e conseguiu HUM vice.
15 poles e 11 vitorias.

Ja esta saindo tarde, nem deveria ter ficado em 2013. Va correr de stock ou qualquer outra categoria aqui no Brasil… Se ele for para o DTM ou WTCC vai apanhar mais ainda.

Wilerson
Wilerson
Reply to  Hurricane
10 anos atrás

É sério que você acha isso pouco?

Andrews
Andrews
10 anos atrás

Seria lindo ver ele correr solto agora …

Já que não tá mais nos planos da equipe, não teria porque ajuda-los.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Andrews
10 anos atrás

Não está nos planos da equipe, a partir do ano que vem.

Clayton Duarte
Clayton Duarte
10 anos atrás

Eu sei que é improvável – e improvável, nesse caso, mero eufemismo para impossível-, mas imaginem que épico seria Interlagos, última volta, Massa P1 e Alonso, precisando apenas da vitória para conquistar o tão sonhado tricampeonato, P2. A Ferrari solta um “Fernando is faster than you” pelo rádio. E Massa devolve com um “so what?”.

Agora falando sério, que o brasileiro encontre um bom lugar para ser feliz, seja dentro ou fora da F1. Só para fazer um paralelo com o outro brasileiro que passou pela Ferrari, sempre achei Rubens melhor que Massa dentro das pistas. Fora dela, Massa sempre foi mais honesto com o público e consigo próprio.

luiz oliveira
luiz oliveira
10 anos atrás

Jah foi tarde….. Duvido que tenha assento ano que vem na f1…… Depois da parafusada, acabou….. Devia ter parado na epoca.

JP
JP
Reply to  luiz oliveira
10 anos atrás

Jah?Você quiz dizer aquele conjunto de reggae?

Guilherme
Guilherme
10 anos atrás

Meu filho de 4 anos fez uma análise perfeita da situação

– “Claro que o Massa saiu da Ferrari – Ele quase nunca ganha!!”

José Brabham
José Brabham
Reply to  Guilherme
10 anos atrás

Tivesse dez anos certamente a farsa seria outra…

José Brabham
José Brabham
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

… a FRASE seria outra (maldito corretor de texto da Apple!). rsrsrsr

rafa
rafa
10 anos atrás

Apesar de termos previsto isso acontecendo, a unica coisa que consegui pensar ao ler o post foi: po, q merda! Perdemos nosso ultimo bom piloto na F1

galba Cunha
galba Cunha
10 anos atrás

Agora???Agora são 7 corridas pra se divertir!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  galba Cunha
10 anos atrás

A cigana te enganou! Vai continuar servil até o último GP. O contrato (de segundo piloto) vale até o final do ano.

Domingos Léo Monteiro
Domingos Léo Monteiro
10 anos atrás

A Fórmula 1 é um esporte interessante. Quando o Brasil ganhava, talvez não víssemos o lado comercial desse “negócio”. Com a ausência de vitórias, passamos a analisar de outra forma. Por exemplo, Felipe Massa, deveria ter sido o campeão de 2008. Perdeu o campeonato não no Brasil, mas sim no motor que estourou no GP da Hungria, na última volta quando estava em primeiro e ainda mais, naquela “fatídica” corrida em que Nelsinho Piquet admitiu que bateu o carro propositalmente, a FIA deveria ter tomado a atitude de anular a corrida, pois a equipe deliberadamente traçou a estratégia de Alonso contando com aquele acidente. Felipe Massa é um grande piloto sim, depois do acidente realmente oscila “altos e baixos”, mas deve ser reconhecido como o grande nome nacional no esporte depois de Ayrton Senna… Curiosidade: se Massa tivesse sido campeão naquele 2008, Lewis Hamilton ainda não seria campeão do mundo…