RAPIDINHO
SÃO PAULO (coisa do capeta) – Gosto desses vídeos da Sauber. Um pit stop em super slowmotion, já viram? O Ricardo Divila mandou. A precisão dos movimentos é incrível.
SÃO PAULO (coisa do capeta) – Gosto desses vídeos da Sauber. Um pit stop em super slowmotion, já viram? O Ricardo Divila mandou. A precisão dos movimentos é incrível.
Pelo cenário, marcado pelos portões vermelhos dos boxes pintados em cor escura, eu juraria que isso foi no Velopark.
Já tinha visto no site dela, alias no site da Sauber tem muuuiiiitos videos legais. Pena que é uma equipe simpatica mas que não se firma apesar de ter tido muitos patrocinadores bons, bons pilotos e que logo vai mudar de nome depois de se associar ao grupo de investimentos russo.
Percebi uma diferença fundamental entre o posicionamento dos pneus dianteiros antes da troca: o esquerdo fica alinhado com o eixo do carro e o direito fica a 90 graus.
Como tudo isso é estudado e coreografado à exaustão, não deve ser por acaso..
Por que será?
Animal!!
Flavio, você já viu este vídeo do Marting Brundle mostrando como se guia um carro de F1? É sensacional, com sua empolgação e comentário. A visão de dentro do capacete é magnifica. O vídeo é imperdível
http://www.youtube.com/watch?v=uvP3zfRjWtM
Se fosse a Lotus com certeza ia ter uma sacanagem, tipo um cara lá no fundo, quase oculto, tomando sorvete, dois mecânicos sentados atrás do carro jogando cartas e mais um acessando rede social no smartphone. Claro que apenas em câmera lenta daria pra notar que acontece tudo isso em tão pouco tempo num pit stop da Lotus…
Até em câmera lenta é rápido.
Sobre Pit Stops Rápidos:
Lembro que Emerson Fittipaldi era o convidado na cabine da Globo no GP do Brasil de 2010 quando revelou que, com fim do reabastecimento, as equipes treinavam muito e pretendiam, a médio prazo, fazer as trocas na casa dos 2 segundos.
Foi um espanto por parte do Galvão e do Reginaldo.
~ Como seria possível?
~ As quatro rodas ao mesmo tempo?
~ Naaaãooo!!
~ Vc naum ouviu errado, Emerson?
~ Acho que eles estavam de brincadeira com vc!!
Na hora, eu tbm achei improvável, mas me chamou atenção a forma desrespeitosa como o piloto brasileiro era ‘desmentido’ na lata, ali, ao vivo pelos globais.
Mas o Emerson estava certo.
As equipes estavam corretas.
Pit stop eficiente hoje na Red Bull tem que ficar abaixo de 3 segundos. O melhor deles foi o de Webber, com 2s05 na Malásia deste ano.
Outros times tbm realizam na casa dos 2 seg.
XupaGalvão
Flavio,
Esse da Nascar também é muito bom. A precisão do meca com a pistola pneumática é impressionante.
http://www.youtube.com/watch?v=XFT2MkZi9lU
Abraço!
Show de bola o vídeo!
Tb tem um mostrando a troca com uma cam no capacete do mecânico. Impressionante!
Veja que as porcas são descartadas e, não mostraram, as novas já estão fixas nas rodas, demais mesmo.