ALGUM?

SÃO PAULO (coisa fofa) – Ah, os anos 70… Ou seriam 80? Bem, esse 147 (ou seria uma pick up?) virou um conversível espetacular nas mãos da Sulam. Será que algum sobreviveu? Lembro de ver um ou outro rodando, na época. Era de chorar, de tão bonito. A foto veio deste interessante flickr com propagandas e fotos promocionais de carros europeus. Sei lá como esse Fiat foi parar na galeria de fotos, que é deliciosa. O Jaime Boueri mandou o link.

A Sulam ainda existe?

sulam130

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André
André
9 anos atrás

Lindo, e muito raro.. meu pai já falecido comprou e me deu a muitos anos atras… e então pela falta de idade e por desconhecer a historia desse carro me pus em uma rotina de pesquisas, descobri sobre essa famosa tranformadora de veiculos sulam no documento do carro consta como fiat sulam! tenho um exatamente como esse porem se não me engano do ano de 1970. da cor vermelha,, tem absolutamente totas as peças.. mas pela falta de condições não pude terminar o projeto do meu pai .. de reforma-lo.. o carro está na garagem da minha casa, parado… uma pena né! alguem tem algo a mais sobre esse carro? gostaria muito de ler..

RAUL PEDRO JUNIOR
RAUL PEDRO JUNIOR
Reply to  André
5 anos atrás

Esta com o veículo

Alvaro
Alvaro
10 anos atrás

Espetacular esse conversível, mas duvido que ainda exista algum

Tive um 147GL 79 e um Spazio 83, bons tempos, boas lembranças, muito, mas muito injustiçado esse carrinho, que era muito bom, muito melhor que Fusca, Brasilia e Chevete

angelo
angelo
10 anos atrás

sei quem tem um desses aqui em vitoria es ele tem lanterna traseira de golf ou polo
da decada de 70

Luiz
Luiz
Reply to  angelo
6 anos atrás

Ai ds tem contato? Será que vende??

Pablo EP
Pablo EP
10 anos atrás

Quatro farois redondos “cai bem”

UNO SULAM
UNO SULAM
10 anos atrás

Sou proprietário de um UNO Cabriolet, 1985, connvertido pela Sulam. É show de bola…

Artur
Artur
Reply to  UNO SULAM
10 anos atrás

UNO SULAM… bem que podia fazer a gentileza de postar um link da foto para gente ver… valeu!

Andersom Calder
Andersom Calder
10 anos atrás

http://youtu.be/glZ_f7dma58
A admiração dos ingleses pelo vw type 2.

Renato F1
Renato F1
10 anos atrás

Agora entendi: esse é o verdadeiro projeto do carro da Se Ferrari em 2014! Fiat 147 = F14T!

Toninho F1
Toninho F1
10 anos atrás

A Sulan foi criada por Zeca Giaffone e Carol Figueiredo. Hoje a Sulan faz bancos e blindagem de carros.

Mutley
Mutley
10 anos atrás

Alguém já reparou que o lançamento da volks, o “UP!” é quase uma cópia idêntica do Twingo da Renault do início da década de 90??

Se o Twingo era FEIO desde aquela época, imagine sua cópia lançada em 2014.

Ô bichinho feio!!

César
César
Reply to  Mutley
10 anos atrás

Certamente, o Up! é um Twingo 4 portas.
Off-topic: espero que o ! caia em desuso, é uma heresia colocar um ponto de exclamação no nome de um carro. Vai acontecer mais ou menos quando a Ford lançou o Ka; um montão de gente escrevia KA, com o “A” maiúsculo como se o nome fosse uma sigla, e pronunciava “kaá”. Terrível.

Mas o Etios remete ainda mais ao Twingo. O limpador único e pantográfico, o painel central. O espaço quase inexistente para manutenção no cofre do motor.

sr. X
sr. X
10 anos atrás

147… todo mundo metia o pau nesse carrinho na época…

Foi meu primeiro carro em 1994… um 77 azul noturno, com rodas de liga e escapamento esportivo… saudades…

andava com cheiro de gasolina…

Hj em dia vale uma boa grana…

sr. X
sr. X
10 anos atrás

Eu preferia esse ao xr3 conversivel 88 zicado q tive…

Mais raro ainda deve ser o premio targa, lá pelo ano 2000 vi um abandonado na rua…

Conversivel no Brasil é mico, podem reparar q a maioria não anda de capota baixada, medo da violencia, sol esturricante na cachola… chove dentro…

O xr3 eu troquei a capota, mas o famoso pinga pinga na coxa é de praxe…

Problema q a maioria dos xr3 tem, fora as longarinas trincadas ou soldadas e ferrugem interna no monobloco, … as longarinas do meu tinham um belo tarugo de solda mig, fora q qdo passava em buracos puxava de lado de um modo bem estranho, parecia q a traseira do carro ia para direita e a frente para esquerda….

e pra vender demora mais q novela da globo, tem um lá no ml faz mais de um ano e meio…

Apesar de tudo tenho saudades de um puma gts 78 q tive, esse sim entrava agua, mas era um carrinho guerreiro e tinha uma baita estabilidade… já o xr3 contracenou em “dançando na chuva”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. haja braço pra domar… kkkkkkkkkkkkkkkkk….

Bosley de La Noya
Bosley de La Noya
Reply to  sr. X
10 anos atrás

Você teve o XR3 quando ainda era novo ou comprou ele já todo detonado???
Quando novos e mantidos em condiçoes originais de fábrica, os XR3 conversíveis eram muito bons. É claro que depois de anos de uso, geralmente nas mãos de gente que não cuidava do carro, tornavam-se um lixo mesmo…

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
10 anos atrás

Esse modelo è do ano 1982, porque eu tive um Gol Copa ano 1982, que a placa era NE 5999. Por isso imagino que ese Fiat tambem seja desse ano.

Samuca
10 anos atrás

Sensacional o link das propagandas antigas.!!! E o carro maravilhoso, sendo a frente européia antiga (2 faróis), Abraços

Evandro
Evandro
10 anos atrás

Nos tempos das importações proibidas existiam poucos abnegados que criavam, copiava, inventavam nosso carros ou melhoras, envenenamentos e afins para termos opções. Graças a eles tivemos uma indústria inventiva e criativa, algumas vezes mesmo horríveis e umas tantas geniais. Sempre gosto de encontrar essas preciosidades, porém para muitas o tempo e a conservação não foram bons companheiros. Belo Fiat. A sulam sempre foi um bom exemplo e a Souza Ramos que virou dona da Mitsubishi no Brasil até surpreendeu os Japoneses com as modificações que fez aqui.

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
10 anos atrás

Flávio, lá no site não tem só propagandas de europeus. Tem também recortes de revistas e reclames de outros lugares.

Numa rápida olhada achei o Interlagos e o Gol.

E tem algiumas coisas de babar na gravata

Adriano Lubisco
Adriano Lubisco
10 anos atrás

Minha mãe teve um desse branco pérola, 81 ou 82 a álcool. Era muito bonito e fazia um grande sucesso na porta da escola. O problema que entrava muita água quando chovia e por ser um dos primeiros a álcool era uma novela toda vez que tinha que liga-lo pela manhã.

Darthvex
Darthvex
10 anos atrás
Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

ela fez também o Uno cabriolet com motor 1300 turbo. tenho uma Auto Esporte com a matéria.

vitão
vitão
10 anos atrás

tinha a resistência estrutural de espaghetti. Cozido.

Iz Kariotz
Iz Kariotz
10 anos atrás

Ficou legal e parecido com Golf cabriolet de 1ª geração.
Agora, veja e ouça esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=1n0rk9Ey5PM

Deve dar pra fazer numa Kombi.
Abs

Roberto Costa
Roberto Costa
10 anos atrás

pouca gente sabe mas este carro “Sulan” era construído sob a plataforma do 147 pick-up e não do automóvel. Um bela sacada pois boa parte do trabalho era simplificada e custo inicial era menor.

Antonio Valdir Procopio
Antonio Valdir Procopio
10 anos atrás

Show de bola, assim como os Passat Dacon, Voyage Avel, Fiat Mirafiori etc.
A Sulan ainda existe sim, agora como produtora de bencos em couro, vez ou outra encontro com o João em seu Ford Ka conversível, branco com capota azul.

emerson57
emerson57
10 anos atrás

o nome desse carro é ágio !
ágio de agiotagem, de cobrar mais caro, de explorar o consumidor!
calma!!!! explico:
num dos planos econômicos anti superinflação (1986) os carros (tudo) foram tabelados.
só se conseguia pagando sobrepreço.
então aconteceu uma enxurrada de invenções e modificações como esta da foto. fuscas okm viravam bajas, etc.
como eram versões de veiculos que não existiam na época do congelamento dos preços, poderia ser estipulado qualquer preço para o produto. carros como o da foto chegaram a custar três vezes o auto que lhe deu origem.
sim.
este da foto ficou bonito.

Fabio
Fabio
Reply to  emerson57
10 anos atrás

Meu pai fez um Baja branco, em cima do Fusca 67 que ele tinha nesta época. Traseira elevada, pneus “borrachudos”, estribos e quebramato em cima do fusquinha, que foi o primeiro carro que eu tenho lembranças de ter andado…

toni nicolas bado
toni nicolas bado
10 anos atrás

Flávio, você já visitou o Museu do Automóvel Antigo do Parque Barigui em Curitiba? Fui lá semana passada e tem uma Fiat Pick Up 1978 bege impecável, e com apenas 1000 kms rodados…

Tadeu Martins
Tadeu Martins
10 anos atrás

Lembra-me o Golf MkI Cabriolet, só que muito melhor.

Deve ser por causa dos faróis redondos (e o fato de ser cabriolet). Resta saber se não se inspiraram no alemãozinho, mesmo.

Albert
Albert
10 anos atrás

Como disseram, a Sulam ainda existe, porém com outro nicho do mercado automotivo.
Passo em frente eles de vez em quando, meu sogro mora perto. Fica ali na Saúde o galpão.

jonathan hart
jonathan hart
10 anos atrás

Sulam nao existe mais,, agora existe a SULAMiranda….

londrinense
londrinense
Reply to  jonathan hart
10 anos atrás

tum dum tisss…….. hauhauhauhauha

gostei da piadinha!!!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Muito bonito, não conhecia essa transformação.

Ricardo Sandri
Ricardo Sandri
10 anos atrás

Chego a chorar de saudades do Fiat Panorama do meu falecido avô. Foi furtado na porta de casa e obviamente nunca achado…

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Os carros fora de série brasileiros são lindos e raríssimos encontrar em bom estado. Ainda deve ter alguns poucos pelo Brasil, quem venham muitas fotos aqui pro blog.

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Certa vez vi um 147 recheado de acessórios esportivos que pareciam ser de época. Nada a ver com as emporcalhadas injetadas nos anos 90. Tinham harmonia com o carro. Pois bem, pesquisei e vi que não se tratava de nenhuma versão esportiva como a TR ou Rally. Ele não era conversível, mas tinha esta grade dianteira. Na tampa traseira havia um aerofólio preto que ocupava toda area abaixo do vidro.

Luc Monteiro
10 anos atrás

E tem o seu telefone na placa, não?

Fabiano FBM Motos
10 anos atrás

Os faróis redondos melhoraram muito o 147, deveria ter sido a opção na época

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Fabiano FBM Motos
10 anos atrás

Acho que o único erro (mas perdoável), foi de ter tirado o pisca da carroceria, para colocá-lo no para-choque.
Imitando a VW, com certeza!

Alfredo Junior
Alfredo Junior
10 anos atrás

Nossa Gomes, já andei em um (pena que com capota levantada), minha prima tinha um vermelho, no começo dos anos 90. Era muito legal o carrinho, e não era tão raro ver um nos anos 80/90. Ainda existem transformações em Ka, Celta e Fusca, o Celta uma concessíonária do interior o fazia, e Ka e Fusca até pouco tempo atrás pela Sulam. Tempos bons.

Eric
Eric
10 anos atrás

Minha mãe teve um uno cabriolet 0km.

Madruga
Madruga
10 anos atrás

E sim a Sulam ainda existe, atualmente como produtora de bancos de couro…

http://www.sulam.com.br/

Mas se não me engano até pouco tempo atrás ela ainda transformava Volkswagen Sedan/Fusca e Ford Ka em conversíveis.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Madruga
10 anos atrás

Ah sim!

Há uns 5 anos, mandei um e-mail à eles para cotar uma transformação do meu Fusca 74 em conversível.

O preço? R$ 28.000,00! E em 2x (metade no ato da assinatura do contrato e outra quando receber o carro)

Mas tudo isso era justificável, pois o carro seria reformado por completo (desde a carroceria, mecânica, tapeçaria e tudo mais).

Era muita grana pra mim, mas pensando bem, 28k num Fusca 0km conversível, é uma pechincha.

Madruga
Madruga
10 anos atrás

Me lembro de ver um exatamente igual a este na Avenida Duque de Caxias aqui em SP há uns 3/4 anos. Pelo que eu me lembre estava bem bonito, acho que estava na Atlas (Uma famosa loja de peças e acessórios para autos antigos)…

Procurando pelo Google, encontrei este, talvez seja o mesmo: http://www.fotolog.com.br/berlineta/53800224/

Guilherme
Guilherme
Reply to  Madruga
10 anos atrás

Este do link parece ter o interior branco , ou me enganei??

Antônio
Antônio
10 anos atrás

Lindo