ALGUM?
SÃO PAULO (coisa fofa) – Ah, os anos 70… Ou seriam 80? Bem, esse 147 (ou seria uma pick up?) virou um conversível espetacular nas mãos da Sulam. Será que algum sobreviveu? Lembro de ver um ou outro rodando, na época. Era de chorar, de tão bonito. A foto veio deste interessante flickr com propagandas e fotos promocionais de carros europeus. Sei lá como esse Fiat foi parar na galeria de fotos, que é deliciosa. O Jaime Boueri mandou o link.
A Sulam ainda existe?
Lindo, e muito raro.. meu pai já falecido comprou e me deu a muitos anos atras… e então pela falta de idade e por desconhecer a historia desse carro me pus em uma rotina de pesquisas, descobri sobre essa famosa tranformadora de veiculos sulam no documento do carro consta como fiat sulam! tenho um exatamente como esse porem se não me engano do ano de 1970. da cor vermelha,, tem absolutamente totas as peças.. mas pela falta de condições não pude terminar o projeto do meu pai .. de reforma-lo.. o carro está na garagem da minha casa, parado… uma pena né! alguem tem algo a mais sobre esse carro? gostaria muito de ler..
Esta com o veículo
Espetacular esse conversível, mas duvido que ainda exista algum
Tive um 147GL 79 e um Spazio 83, bons tempos, boas lembranças, muito, mas muito injustiçado esse carrinho, que era muito bom, muito melhor que Fusca, Brasilia e Chevete
sei quem tem um desses aqui em vitoria es ele tem lanterna traseira de golf ou polo
da decada de 70
Ai ds tem contato? Será que vende??
Quatro farois redondos “cai bem”
Sou proprietário de um UNO Cabriolet, 1985, connvertido pela Sulam. É show de bola…
UNO SULAM… bem que podia fazer a gentileza de postar um link da foto para gente ver… valeu!
http://youtu.be/glZ_f7dma58
A admiração dos ingleses pelo vw type 2.
Agora entendi: esse é o verdadeiro projeto do carro da Se Ferrari em 2014! Fiat 147 = F14T!
A Sulan foi criada por Zeca Giaffone e Carol Figueiredo. Hoje a Sulan faz bancos e blindagem de carros.
Alguém já reparou que o lançamento da volks, o “UP!” é quase uma cópia idêntica do Twingo da Renault do início da década de 90??
Se o Twingo era FEIO desde aquela época, imagine sua cópia lançada em 2014.
Ô bichinho feio!!
Certamente, o Up! é um Twingo 4 portas.
Off-topic: espero que o ! caia em desuso, é uma heresia colocar um ponto de exclamação no nome de um carro. Vai acontecer mais ou menos quando a Ford lançou o Ka; um montão de gente escrevia KA, com o “A” maiúsculo como se o nome fosse uma sigla, e pronunciava “kaá”. Terrível.
Mas o Etios remete ainda mais ao Twingo. O limpador único e pantográfico, o painel central. O espaço quase inexistente para manutenção no cofre do motor.
147… todo mundo metia o pau nesse carrinho na época…
Foi meu primeiro carro em 1994… um 77 azul noturno, com rodas de liga e escapamento esportivo… saudades…
andava com cheiro de gasolina…
Hj em dia vale uma boa grana…
Eu preferia esse ao xr3 conversivel 88 zicado q tive…
Mais raro ainda deve ser o premio targa, lá pelo ano 2000 vi um abandonado na rua…
Conversivel no Brasil é mico, podem reparar q a maioria não anda de capota baixada, medo da violencia, sol esturricante na cachola… chove dentro…
O xr3 eu troquei a capota, mas o famoso pinga pinga na coxa é de praxe…
Problema q a maioria dos xr3 tem, fora as longarinas trincadas ou soldadas e ferrugem interna no monobloco, … as longarinas do meu tinham um belo tarugo de solda mig, fora q qdo passava em buracos puxava de lado de um modo bem estranho, parecia q a traseira do carro ia para direita e a frente para esquerda….
e pra vender demora mais q novela da globo, tem um lá no ml faz mais de um ano e meio…
Apesar de tudo tenho saudades de um puma gts 78 q tive, esse sim entrava agua, mas era um carrinho guerreiro e tinha uma baita estabilidade… já o xr3 contracenou em “dançando na chuva”… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. haja braço pra domar… kkkkkkkkkkkkkkkkk….
Você teve o XR3 quando ainda era novo ou comprou ele já todo detonado???
Quando novos e mantidos em condiçoes originais de fábrica, os XR3 conversíveis eram muito bons. É claro que depois de anos de uso, geralmente nas mãos de gente que não cuidava do carro, tornavam-se um lixo mesmo…
Esse modelo è do ano 1982, porque eu tive um Gol Copa ano 1982, que a placa era NE 5999. Por isso imagino que ese Fiat tambem seja desse ano.
Sensacional o link das propagandas antigas.!!! E o carro maravilhoso, sendo a frente européia antiga (2 faróis), Abraços
Nos tempos das importações proibidas existiam poucos abnegados que criavam, copiava, inventavam nosso carros ou melhoras, envenenamentos e afins para termos opções. Graças a eles tivemos uma indústria inventiva e criativa, algumas vezes mesmo horríveis e umas tantas geniais. Sempre gosto de encontrar essas preciosidades, porém para muitas o tempo e a conservação não foram bons companheiros. Belo Fiat. A sulam sempre foi um bom exemplo e a Souza Ramos que virou dona da Mitsubishi no Brasil até surpreendeu os Japoneses com as modificações que fez aqui.
Flávio, lá no site não tem só propagandas de europeus. Tem também recortes de revistas e reclames de outros lugares.
Numa rápida olhada achei o Interlagos e o Gol.
E tem algiumas coisas de babar na gravata
Minha mãe teve um desse branco pérola, 81 ou 82 a álcool. Era muito bonito e fazia um grande sucesso na porta da escola. O problema que entrava muita água quando chovia e por ser um dos primeiros a álcool era uma novela toda vez que tinha que liga-lo pela manhã.
http://www.sulam.com.br/conversivel/html/conversivel.html
ela fez também o Uno cabriolet com motor 1300 turbo. tenho uma Auto Esporte com a matéria.
tinha a resistência estrutural de espaghetti. Cozido.
Ficou legal e parecido com Golf cabriolet de 1ª geração.
Agora, veja e ouça esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=1n0rk9Ey5PM
Deve dar pra fazer numa Kombi.
Abs
pouca gente sabe mas este carro “Sulan” era construído sob a plataforma do 147 pick-up e não do automóvel. Um bela sacada pois boa parte do trabalho era simplificada e custo inicial era menor.
Show de bola, assim como os Passat Dacon, Voyage Avel, Fiat Mirafiori etc.
A Sulan ainda existe sim, agora como produtora de bencos em couro, vez ou outra encontro com o João em seu Ford Ka conversível, branco com capota azul.
o nome desse carro é ágio !
ágio de agiotagem, de cobrar mais caro, de explorar o consumidor!
calma!!!! explico:
num dos planos econômicos anti superinflação (1986) os carros (tudo) foram tabelados.
só se conseguia pagando sobrepreço.
então aconteceu uma enxurrada de invenções e modificações como esta da foto. fuscas okm viravam bajas, etc.
como eram versões de veiculos que não existiam na época do congelamento dos preços, poderia ser estipulado qualquer preço para o produto. carros como o da foto chegaram a custar três vezes o auto que lhe deu origem.
sim.
este da foto ficou bonito.
Meu pai fez um Baja branco, em cima do Fusca 67 que ele tinha nesta época. Traseira elevada, pneus “borrachudos”, estribos e quebramato em cima do fusquinha, que foi o primeiro carro que eu tenho lembranças de ter andado…
Flávio, você já visitou o Museu do Automóvel Antigo do Parque Barigui em Curitiba? Fui lá semana passada e tem uma Fiat Pick Up 1978 bege impecável, e com apenas 1000 kms rodados…
Lembra-me o Golf MkI Cabriolet, só que muito melhor.
Deve ser por causa dos faróis redondos (e o fato de ser cabriolet). Resta saber se não se inspiraram no alemãozinho, mesmo.
Como disseram, a Sulam ainda existe, porém com outro nicho do mercado automotivo.
Passo em frente eles de vez em quando, meu sogro mora perto. Fica ali na Saúde o galpão.
Sulam nao existe mais,, agora existe a SULAMiranda….
tum dum tisss…….. hauhauhauhauha
gostei da piadinha!!!
Muito bonito, não conhecia essa transformação.
Chego a chorar de saudades do Fiat Panorama do meu falecido avô. Foi furtado na porta de casa e obviamente nunca achado…
Os carros fora de série brasileiros são lindos e raríssimos encontrar em bom estado. Ainda deve ter alguns poucos pelo Brasil, quem venham muitas fotos aqui pro blog.
Certa vez vi um 147 recheado de acessórios esportivos que pareciam ser de época. Nada a ver com as emporcalhadas injetadas nos anos 90. Tinham harmonia com o carro. Pois bem, pesquisei e vi que não se tratava de nenhuma versão esportiva como a TR ou Rally. Ele não era conversível, mas tinha esta grade dianteira. Na tampa traseira havia um aerofólio preto que ocupava toda area abaixo do vidro.
E tem o seu telefone na placa, não?
Os faróis redondos melhoraram muito o 147, deveria ter sido a opção na época
Acho que o único erro (mas perdoável), foi de ter tirado o pisca da carroceria, para colocá-lo no para-choque.
Imitando a VW, com certeza!
Nossa Gomes, já andei em um (pena que com capota levantada), minha prima tinha um vermelho, no começo dos anos 90. Era muito legal o carrinho, e não era tão raro ver um nos anos 80/90. Ainda existem transformações em Ka, Celta e Fusca, o Celta uma concessíonária do interior o fazia, e Ka e Fusca até pouco tempo atrás pela Sulam. Tempos bons.
Minha mãe teve um uno cabriolet 0km.
E sim a Sulam ainda existe, atualmente como produtora de bancos de couro…
http://www.sulam.com.br/
Mas se não me engano até pouco tempo atrás ela ainda transformava Volkswagen Sedan/Fusca e Ford Ka em conversíveis.
Ah sim!
Há uns 5 anos, mandei um e-mail à eles para cotar uma transformação do meu Fusca 74 em conversível.
O preço? R$ 28.000,00! E em 2x (metade no ato da assinatura do contrato e outra quando receber o carro)
Mas tudo isso era justificável, pois o carro seria reformado por completo (desde a carroceria, mecânica, tapeçaria e tudo mais).
Era muita grana pra mim, mas pensando bem, 28k num Fusca 0km conversível, é uma pechincha.
Me lembro de ver um exatamente igual a este na Avenida Duque de Caxias aqui em SP há uns 3/4 anos. Pelo que eu me lembre estava bem bonito, acho que estava na Atlas (Uma famosa loja de peças e acessórios para autos antigos)…
Procurando pelo Google, encontrei este, talvez seja o mesmo: http://www.fotolog.com.br/berlineta/53800224/
Este do link parece ter o interior branco , ou me enganei??
Lindo