MENU

quarta-feira, 19 de julho de 2017 - 11:36Bus Stop

BUS STOP

RIO (abaixo de zero) - Eu coleciono carros. Às vezes me acho meio maluco, mas quando isso acontece assisto aos vídeos do amigo Osvaldo Strada, que coleciona FNMs (e outros caminhões, restaurados à perfeição, à irritação!). E às vezes aparecem outros malucos-beleza do mesmo naipe, como este Thiago Maciel & seus amigos — indicação do blogueiro Williams, nos comentários.

Essa turma comprou um CMA Flecha Azul V ex-Cometa que estava labutando sob outra bandeira e o restaurou nas cores da histórica companhia — que faz parte da memória afetiva de qualquer um que já tenha andado de ônibus neste país. A Cometa continua na ativa, com outra pintura em seus carros, menos marcante, mas ainda merece o respeito das gentes das estradas. Tem nome, porte, tradição.

Pena que aquela marca registrada do alumínio-azul-bege foi deixada de lado, mas ainda bem que alguns estão preservados. A própria Cometa tem algumas unidades, pelo que eu sei, e chegou a colocar um deles em ação alguns anos atrás para comemorar um aniversário da empresa.

Esse do Thiago é mais um que volta à vida na configuração original. Falta apenas restaurar o interior. Vejam que coisa mais linda que ficou. Dá gosto, alegria de ver. Parabéns! Eu adoraria andar num desses por algumas horas, em silêncio, olhando pela janela. Quem sabe quando estiver pronto o Thiago me convide (se ler isso aqui, claro).

23 comentários

  1. Clovis disse:

    Olá
    Tenho um cometa ano 96 a venda… alguém interessa?

  2. Mauricio Rocha disse:

    Fui muito de Campinas para São Paulo num destes. Show de bola!!

  3. Luiz Fernando disse:

    Parabéns ao Thiago pela obra de arte. Lembro de ter feito algumas viagens a bordo desse onibus do Rio para São Paulo. …., poltronas vermelhas.

    A Cometa tinha uma garagem aqui no Rio em Vila Isabel que depois se transformou num supermercado.

  4. Marcus - Franca disse:

    Fiz muito o trecho Franca-São Paulo, desde os dinossauros até os Flechas… lembro das poltronas bordô, em alguns horários tinha até gibis (se não me engano, era no noturno)… ronco espetacular, e viajar nas disputadas poltronas 3 e 4, era o sonho…
    Acabei me mudando pra Franca, e nunca mais andei de Cometa (na época ainda tinha flechas na linha), porém à época que ele foi tirado de linha e fez o tour nas rotas principais, estive na garagem pra me despedir, com direito a foto e video… em tempo, o Belotte ontem postou um video de um em processo de restauração ainda, mas esbanjando saúde no motor…

  5. Renato disse:

    Olá Pesssoal. A própria Viação Cometa restaurou um CMA e o modernizou (ar-condicionado, wifi, etc) para comemorar os 65 anos da empresa. Vale a pena ver. Segue o link: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwivvNbooZjVAhWKk5AKHU16DzsQtwIIIjAA&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D79_OkAM8DYs&usg=AFQjCNG8LLmvy7X8HrNNmLDaRTDjhcn5WQ

  6. Clebio Junior disse:

    Moro em Brasília e a Cometa não tem linhas para cá, mas tenho uma história curiosa com a empresa: A Brinquedos Bandeirante fabricava ônibus de brinquedos feitos de lata, e eu tinha um com as cores da Cometa. Como ela não rodava aqui como faziam Itapemirim e São Geraldo eu achava que se tratava de um nome criado apenas pra vender brinquedos. Só pude ver que a empresa existia de verdade quando tinha 13 anos e vi um flecha azul pela primeira vez em Belo Horizonte.

    Entrar em um na configuração clássica eu tive a oportunidade em 2007, e graças a Deus registrei o momento para a posteridade. Já viajar pela empresa foi só dois anos depois, num dos ônibus atuais, indo de Curitiba à São Paulo.

  7. Jeff Treviso disse:

    Passei por um Cometa novo 0 km com essa pintura e até o cometa desenhado na tampa traseira.
    Na lateral estava escrito Flecha Azul LX… nao consegui o numero todo mas acredito que estao pintando os novos carros com esse padrao visual querido.

    • Thiago Maciel disse:

      Jefferson, o veículo em questão é o 7455, que foi reformado pela Comet em virtude da comemoração dos 65 anos da empresa.
      O veículo que o Flávio Gomes citou no blog pertence a mim e foi restaurado por mim e por um grande amigo….

      • Jeff Treviso disse:

        Kkk não é esse antigo que eu ví na estrada.

        Eu ví um novo mesmo, 0km com carroceria igual esses Gtv azul escuro; mas pintado no esquema de cores dos CMA.

        Acredito ser um teste para uma possivel volta da pintura mais representativa da empresa.

  8. Ricardo Alves disse:

    Flávio dizem que na etapa do regional Paulista do dia 20 de agosto vai ter um encontro de colecionadores de caminhões e ônibus lá em Interlagos com direito a volta na pista para eles se forem todos que estão prometendo vai ser muito SHOW!!!!!!!

  9. Victor Serrão disse:

    Até onde consigo me lembrar a Cometa agora é só mais uma das marcas da 1001, não?

  10. Thiago Maciel disse:

    Já está convidado, Flávio Gomes! Passando por Campinas é só avisar! Uma surpresa pra mim ver que o “Projeto Flecha Azul” mereceu um espaço no seu blog! Abraços!

  11. valter rodrigues disse:

    Era uma aventura e tanto pegar um Cometa nos anos 80 em frente ao San 7 na marginal da via Anhanguera no Pque São Domingos e ir até Campinas só pelo prazer de viajar num Dinossauro. Observar o motorista trocando as marchas que eram invertidas e pisando fundo, “empurrando” os fusquinhas na via Anhanguera.

  12. Paulo disse:

    Meu pai tinha um restaurante a poucos metros da garagem da Cometa. (do outro lado ainda tinha uma mecanica de FeNeMe) , O vai e vem deles era constante. Vira e mexe ainda passo na frente da garagem (o asfalto ali sempre fica judiado, é a vida) Realmente esta configuração (scania + pintura) é parte da vida de muits….

  13. César disse:

    Sobre restauração Flávio Gomes, não sei se vc assiste a série Sobrenatural que conta a história de 2 irmão caçando o mal nos EUA, mas além dos 2 tem um outro personagem que faz parte da séria sendo praticamente um dos protagonistas tbm, um belo Impala preto 67 coisa linda, e achei na internet esse vídeo de um cara de Curitiba que comprou a lataria de um aqui no Brasil e restaurou um, ficou lindo demais dá uma olhada esse cara é demais https://www.youtube.com/watch?v=IarGo88S9Yw

  14. Adsen disse:

    Uau ! Eu lembro dos onibus Cometa voado nas estradas. Sempre achei os mais bonitos.
    Parabens ao Thiago, o onibus e uma beleza.
    E valeu Flavio. Um abracao!

  15. Jader Carvalho disse:

    Boa tarde Flavio!

    Qual melhor categoria, “prende eu ou bus stop”?

    https://twitter.com/jaderdraven/status/666967854026268672

    Abraço!

  16. Carlos Tavares - Campinas disse:

    Que beleza. Lindo…. saudades. Meu irmão dirigiu muito esse modelo.

  17. Flávio disse:

    Putz Flavio, fantástico o trabalho e o esforço dessa rapaziada! Meus irmãos moravam em Campinas e São Paulo. Muitas foram as viagens feitas nos Flechas da Cometa com minha falecida mãe para visitá-los. Eu, moleque, vibrava quando eles chegavam na plataforma da Novo Rio, o motorzão roncando forte! Imagino a felicidade do bichão em voltar às cores originais!

  18. Edson disse:

    Uau! De arrepiar o som do motor. Viajei muito nesses de São Paulo a BH e vice-versa na minha infância. Podiam ter feito um making-of desse belíssimo trabalho. Ou será que fizeram?

  19. Juliano disse:

    O som deste motor scania é belo. Não sou muito ligado a ônibus, sou do ramo de transporte mais ligado a caminhões, mas esse “motorzão” scania aí é música para os ouvidos.

  20. Erick Dias disse:

    Concordo com vc Flávio, os CMAs faz parte da história das rodoviárias onde eles passaram, só complementando o que vc falou sobre a comemoração de um tempo atrás, foi sobre os 65 anos da empresa, onde foram feitas 65 viagens com um Flecha restaurado que no caso foi o Flecha de prefixo 7455, que se eu não estiver errado, rodou em todas as linhas que a Cometa possui atualmente, depois se falou que poderia rodar um CMA Estrelão( não sei se vc conhece esse CMA) que foi basicamente o ultimo modelo de CMA fabricado pelo pela família do Tito Mascioli, ah eu sou um fotógrafo e inclusive fotografo os ônibus tbm e conheço o dono desse vídeo que vc publicou aqui na página!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>