MENU

domingo, 17 de dezembro de 2017 - 23:17Kart

BANIR É POUCO

20171217011247_GRAVSA_II

RIO (incrível) – As 500 Milhas de Kart foram organizadas por uma liga independente, não filiada à CBA, a Liga Paulista de Automobilismo. Seria ótimo que a nova entidade, de imediato, banisse o tal Rodrigo Dantas de suas competições. A CBA, ainda que a prova não estivesse sob sua chancela, tem o direito de recusar a presença desse cara em qualquer de suas provas. Ninguém é obrigado a abrir suas portas e receber em uma competição alguém que, claramente, oferece risco aos demais participantes.

Não interessa minimamente o que aconteceu na pista — isso tem de ser motivo de análise e punições no âmbito desportivo aos kartistas envolvidos, todos eles. Já o que esse sujeito fez com Tuka Rocha é inaceitável. E vou além: se o cara se inscrever em qualquer prova de qualquer coisa no futuro, o mínimo que se espera dos outros pilotos é que se recusem a dividir a mesma pista com ele.

Nota de repúdio é pouco, CBA. Lugar de gente assim é no hospício. Ou na cadeia. Jamais dentro de um carro de corrida.

68 comentários

  1. Ed disse:

    Claro que Flávio Gaymes supergay não iria cobrar punição pro Tuka Rocha.
    Não estavam promovendo corridinhas no Speedland que ele é sócio outro dia?

    Tuka Rocha provocou a batida e partiu pra porrada.
    Só que apanhou em vez de bater, logo, ele não merece ser punido.
    É brincadeira hein Gomes. Tá novo demais pra estar gagá.

  2. fredy disse:

    Perigo para a vida ou saúde de outrem

    Art. 132 – Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente:

    Pena – detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

  3. marcos andre disse:

    QUEM É RODRIGO DANTAS NA FILA DO PÃO?

  4. Ewerton Calebe disse:

    Aos fatos:

    - Em TODAS as provas de longa duração no kartismo isso acontece. Jogo de equipe é parte da estratégia e as equipes que podem ($$$) usam dois ou tres karts apenas como batedores pra dar suporte pra quem vai ganhar. É sujo? É, pois mata as equipes menores e a pista vira uma arena, com tropinhas que empurram/jogam adversários pra fora no ímpeto de vencer. Organizadores cagam e raramente agem.

    - O Dantas estava segurando o Tuka, sim. Era retardatário? Era. Mas no regulamento não havia a previsão de aplicação de bandeira azul, que só é aplicada no fim da prova. Lembremos que se trata de um endurance…. Se o Tuka estava mais rápido e o Dantas não era obrigado a deixa-lo passar, não tem discussão, que o mais rápido se vire e passe! É o que se espera de um piloto. Quem jogou o Dantas pra fora por não ter paciência de dar o bote foi o Tuka…

    O que vem depois é lamentável, ainda mais naquele trecho da pista… Enfim, Se algo precisa ser mudado é essa cultura de tropas dentro da pista, aplicar punição pra equipe com batedor, com trenzinho… Essa briga é resultado de anos de omissão por parte dos comissários e analisar por dois minutos de sopapos é miopia.

    E os dois envolvidos, que sejam banidos das próximas provas e sirvam de exemplo. Claro como agua.

  5. Brabham-5 disse:

    E o Massa, ao invés de condenar a atitude dos dois, deu um jeito de acusar o cara da outra equipe em momentos anteriores da corrida para tentar justificar a fúria animalesca do seu colega de equipe.
    Esse é o Felipe Massa.
    “Um cara que joga pela equipe” sem dúvida.

  6. Rodrigo disse:

    Flavio,
    Me ajude a entender uma coisa, em 2008 a CBA suspendeu uma galera por participar de uma corrida não reconhecida pela entidade, o mundial de kart da Biland.

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/noticias/0,,OI2648837-EI4677,00-Confederacao+suspende+brasileiros+no+Mundial+de+Kart.html

    Não seria o mesmo caso dessa Liga Paulista? A CBA mesmo emitiu nota repudiando a briga e dizendo que ” … não subordinada às instâncias jurídicas da CBA”. Qual a diferença entre a Liga Paulista e a Biland de 2008? E o Massa que agora é Presidente Mundial de tudo, pode correr numa corrida não reconhecida pela CBA? Sei la, ta confuso.

  7. Paulo F. disse:

    Grotesco
    Nos EUA volta e meia tem corrida que termina em espetáculo de catch!
    Estamos chegando no mesmo nível (baixo)?
    Doze meses de gancho , escolinha para os dois , terapia para raiva e trabalho comunitário (tipo lavando latrina em hospital) parece adequado.
    E segue o jogo!!!

  8. Giovanni disse:

    Alguns poucos falando que foi o Tuka Rocha que partiu pra cima. QUEM FICARIA FICARIA QUIETO se estivesse no lugar do Tuka Rocha? O retardatário (e retardado) acabou com a corrida do Tuka Rocha deliberadamente faltando 10 voltas pro fim de uma corrida de 12 horas e arriscou até a vida pq se o kart do Tuka Rocha sobe, arranca o braço do imbecil. Além disso, depois da batida aplaudiu ironicamente.
    Atitude tipicamente de gente fraca, legítimo perdedor que quis “mostrar serviço” pra ganhar ponto com o Massa,

    • Ewerton Calebe disse:

      Discordo de você.
      Fora esse ridículo jogo de equipes empurrando kart que existe nessas provas de longa duração, segurar oponente não é nada “sujo”. Bandeira azul ali não cabia e se o tuka quisesse passar, que o fizesse no braço.

      O restante é lamentável, mas bola cantada. A primeira vez que corri essa prova saí assustado, mas depois notei que é praxe. Agora aconteceu um caso gritante, mas esse tipo de procedimento é absolutamente comum e é o que deveria ser atacado pela CBA ou quem julgue ser responsável.

  9. Fábio Mendes disse:

    O que o Rodrigo Dantas fez foi inaceitável, mas o mesmo pode ser dito do Tuka Rocha! Ambos partiram para a briga, como mostra bem as imagens, a diferença foi que o Tuka apanhou. Alias foi ele que jogou o Dantas nos pneus.
    Não faria o menor sentido punir apenas o Dantas e não o Tuka também.
    Ambos foram grotescos e ridículos.

  10. renato accioly disse:

    A atitude das duas equipes na pista foi lamentável e já deveriam ter sido punidas antes do episódio.
    o ocorrido com o agressor principal foi um incidente comportamental grave que poderia ter levado a uma tragédia….ele persistiu na agressão durante um tempo que só revela o furor….a raiva com estava agredindo.
    Não adianta só punir esportivamente….poderá ser pior para ele e a sociedade.
    Ele tem que ser encaminhado para uma avaliação psicológica e tratamento especializado é o que melhor se deve fazer para o próprio e para todos nós.
    Não adianta sermos revanchistas…..

  11. Ingo Hofmann disse:

    Não me confundam com o piloto, e mesmo não sendo piloto e nem estar de alguma outra forma ao automobilismo, concordo plena e totalmente com a opinião do Flávio Gomes.

  12. Rodrigo disse:

    A treta rolou antes, como o Massa falou. Concordo, punição…. mas deve ser para os dois pilotos, pois basta rever o vídeo, eles levantam do kart ao mesmo tempo, se encaram ao mesmo tempo e um mete o braço no outro ao mesmo tempo, nenhum dos dois tem sangue de barata… a diferença foi que o tuka teve uma desvantagem e acabou caindo, parecendo ser a vítima apanhando… Mas não, os dois são culpados.

  13. Paulo Fonseca disse:

    Prezado F&G : Na verdade o que aconteceu foi uma omissão por completo da direção da prova que deveria punir, desde o início das manobras sujas feitas pelas as duas equipes. neste aspecto, as duas equipes deveriam ser punidas com bandeira preta. Desde o início encerrando a questão de má conduta dos competidores.

  14. eduardopha disse:

    Tem que banir todos os envolvidos e não só pegar um como bode espiatório

  15. Mika disse:

    Na minha opinião ambos deveriam ser banidos, situação esta deplorável, triste para o nosso automobilismo.
    Não a razões para violência, lamentável.

  16. Ulisses disse:

    Estamos na seguinte condição:
    – Evite aglomerações onde estejam mais de 10 brasileiros;
    – Evite praticar esportes no Brasil onde você possa ter adversários (brasileiros);
    – Evite publicar na internet coisas que brasileiros vão ler;
    – Se sair de casa, evite olhar para as pessoas (e jamais saia de casa com camiseta vermelha e/ou amarela);
    – Se escutar algum foguete de São João, jogue-se no chão (nunca se sabe … )
    – Jamais conte para alguém em quem já votou na vida, ou vai votar!
    – Nunca mais vá ao Maracanã ver o Flamengo!
    – Se for correr de Kart, faça sozinho, e se entrar outro piloto na pista, vá para o box e se esconda!

  17. GuilhermE disse:

    Quando um não quer, dois não brigam.
    É compreensível a irritação do Tuka com os incidentes que antecederam o choque, mas quem desceu do kart e partiu pra cima foi ele! Basta ver as imagens!
    Não há inocentes nessa história, FG.
    Independente da questão esportiva, os dois deveriam ser imediatamente banidos.

  18. Acarloz disse:

    Quando um não quer… Acho justo a mesma punição para os dois.

  19. Marcos Lima disse:

    Tem que banir os dois..

  20. Bob disse:

    Flavio, estava esperando algo mais contundente de sua parte ao escrever sobre as 500 milhas de kart, parece que o tal do Rodrigo Dantas já havia arrumado confusão em outras ocasiões, segundo um dos organizadores da prova.
    Empurrões e sopapos até acontece em poucas ocasiões, mas, o cara parece que queria enforcar o Tuka, foi deprimente, pareceu tentativa de homicídio.

  21. Emerson disse:

    Sem querer exagerar mas o MP pode abrir uma investigacao por tentativa de homicidio. Vejam o cara tentando estrangular o outro piloto. E poderia ter vindo um kart desgovernado.

  22. JotaMG disse:

    Essa cena é a imagem exata e precisa da vergonha que é o Brasil hoje em dia.
    Deu pra rir bastante de um povo que podia ser dos melhores do mundo, mas pela preguiça e comodismo, não passam de uns bananas…

  23. Paulo disse:

    Caso de polícia. Falta de respeito e educação dentro e fora das pistas. A questão da conduta na pista é problema único e exclusivo da direção de prova, que na minha opinião, deveria ter tomado alguma atitude muito antes deste desfecho ridículo.
    Que ambos fiquem envergonhados. Alias, que ambas as equipes fiquem envergonhadas. Mas só isso não basta, punição exemplar das autoridades, ligas e confederações. Quaisquer que sejam elas.

  24. Czar disse:

    Fico só pensando o que estaria se passando na cabeça do Massa.

    Vendo toda a estrutura de governo afundada até a raiz na corrupção.

    Vendo as imagens “edificantes” do comportamento do povo no jogo do Flamengo.

    Vendo a sequência de barbáries praticadas nesta corrida na Granja.

    Será que conseguiu encontrar pelo menos UM mísero motivo para sair de Mônaco e vir para cá?

  25. Álvaro disse:

    Reflexo da sociedade em que vivemos Flávio. Infelizmente, nosso país de norte a sul, leste a oeste, tornou-se habitado por uma sociedade brutalizada. Abraço.

  26. Marcelo Alves disse:

    Eu vejo um agravante a mais nessa história.
    Pela técnica que o rapaz uso na briga aparentemente ele deve ser praticante de alguma arte marcial.
    Ou seja, deve ser alguém treinado contra um leigo.
    (Ele derrubou, passou a guarda, montou, bateu e se abaixava num movimento de quem queria estrangular o rival porque o capacete impossibilitava os socos).
    Pela demora na intervenção ele poderia ter ferido gravemente o outro piloto.
    Ps – Se for o caso, que usasse a técnica pra imobilizar o oponente.
    Sou praticante de Judô e nunca machuquei ninguém.

  27. Rafael P Chinini disse:

    absurdo total.
    O cara tava estrangulando o outro? Cabe um processinho ai por tentativa de homicídio se quiser.

    Já andei de Kart algumas vezes, o negócio SEMPRE é agressivo, totozinho, batida, fechadas. A gente tinha um grupo fechado que era ótimo e todo mundo se respeitava.
    Vai correr uma bateria aleatória com quem você não conhece, ou competições amadoras mais organizadas que o pessoal leva a sério, o negócio é feio.

  28. Motorsport Manager Beginner disse:

    Por essas e outras, que o automobilismo no Brasil, está do jeito que está.

  29. VINICIUS disse:

    Por causa da tática das equipes de sempre correr com um kart empurrando o outro, mesmo não estando na mesma volta, atrapalhava os adversários e não respeitavam bandeira azul. A direção e prova foi omissa até o desfecho final. Deveria ter desclassificado antes. Já o imbecil do Rodrigo Dantas, devia ser proibido de participar até de corrida de kart índoor da firma….

  30. Julio disse:

    Não entendo que a questao esportiva seja outra questão, penso que a confusao esportiva levo a isso. Estou defendendo o piloto? Nao, de forma alguma, ele tem que ser severamente punido mas, punido tambem devem ser os chefes de equipe e outros pilotos que entraram nessa guerrinha de menino mimado criado a sucrilhos. Mas sabe o que vai acontecer? Uma desculpa publica aqui, uma carta de repudio la, os pais dessa molecada criada a leitinho morno ligando para dois ou três (dando carteiraço), aturma do deixa pra la tentando colocar panos quentes defendendo o bom senso e ninguem assumindo sua parte nessa cagada. Vai ser assim, infelizmente

  31. cezar disse:

    nada justifica a agressão!

  32. Alexandre Neves disse:

    Esse é o lado mais merda de todo esporte, tem que ser punido com rigor mesmo. Agora imagina um cara desse no trânsito!

  33. Andre disse:

    O correto não é punir só o Dantas e Rocha, deverá ser punido o responsável pela equipe, o piloto Felipe Massa, que vale ressaltar, foi nomeado presidente da comissão de Kart da CIK-FIA.e também todos os outros pilotos de ambas equipes

    Vamos aguardar e ver no que vai dar

  34. Marcos Vinicius disse:

    Punição forte pra ambos, porque quem buscou o soco foi o Tuka, que por fim, levou uma surra feia.

  35. Ferdinandes disse:

    Quando foi o Nelson Piquet a dar uns sopapos no Eliseu Salazar, todo mundo achou engraçado….

  36. Ferdinandes disse:

    Ué, se até o endeusado Piquet deu uns sopapos no Eliseu Salazar…

  37. Paulo disse:

    Desculpem-e a ignorância. Mas como são formadas estas equipes? O tal Dantas não era da equipe do Massa? Ele não conhecia o cara? Quando dizem a equipe do Massa, qual a participação dele na escolha dos outros pilotos? Ou ele é só um dos convidados de alguém que organiza a equipe? Aliás, quem é esse Dantas? É piloto de alguma categoria, filiado ou coisas assim?

  38. tiago disse:

    Também condeno. Porém, a titulo de curiosidade, por que acontecem brigas no automobilismo norte americano? Pois parece que não há punição por la.

  39. Robertom disse:

    As principais equipes tem vários Karts inscritos, e a função de alguns é atrapalhar os concorrentes, inclusive para jogar pra fora. A culpa também é dos chefes de equipe que confundem estratégia com sacanagem. Em todas as corridas longas de kart isso acontece e já faz tempo. Até que demorou para se ter um UFC na pista….

  40. Guilherme H. disse:

    Só vi no youtube o problema Dantas X Rocha.
    Para saber o que realmente aconteceu é necessário ver o que Massa citou sobre “vários carros laranjas o empurrando pra fora da pista de maneira orquestrada” …entretanto, não tinha direção de prova? Bandeira azul? Pelo que todos disseram (as duas equipes, a sujeita foi a prova toda), por que nada foi feito antes?

    Sobre o que vimos, Dantas x Rocha, dois idiotas, nenhum pensou pra agir.

    • Guilherme H. disse:

      ***a sujeira foi a prova toda.

      • josé disse:

        A direção da prova é que deve ser punida, quem acompanhou mesmo pela TV sabia que iria dar merda, parece que só eles acharam que era uma simples festividade.
        Esporte no Brasil está ficando perigoso, alguém reparou nas caras dos integrantes das equipes envolvidas? É de dar medo.

    • Thiago Azevedo disse:

      Verdade, foram vários eventos. Esse aí foi só o desfecho.
      A patifaria é iniciada quando uma equipe começa a perseguir e investir sobre a outra. Nisso, todos que deram totós devem ser punidos exemplarmente.
      Foi ridículo ver os caras se esmurrando, mas acho a antidesportividade pior.

  41. Guismo disse:

    O sujeito.deve ter algum problema. Precisa ser punido exemplarmente. Deve ser banido do automobilismo. Não deveria nem mais assitir a uma corrida.
    Que vá lutar MMA.

  42. Alexandre disse:

    Flávio. Não quero defender ninguém, principalmente um troglodita destes, mas o pouco que eu vi, o Tuka Rocha é quem veio batendo no kart do tal do Dantas por trás (não sei o que aconteceu antes), e quando eles bateram, um foi pra cima do outro. O Tuka é que saiu na pior. Não seria o caso de punir os dois???

    • Flavio Gomes disse:

      Fui bem claro: a questão esportiva é outra discussão. Mesmo assim, o Tuka veio batendo porque ele era retardatário, passou o Tuka e se plantou na frente para proteger a posição do Massa.

      • Mauricio Pontes disse:

        Sim, mas sobre o fato de que o Tuka se lançou primeiro na agressão? Entendo que o Tuka está sendo vitimizado por que apanhou e por que nem pesquisando encontrei qualquer briga de pilotos com o surto de ôdio que dominou o Dantas, o sujeito é visivelmente desequilibrado, Mas foi Tuka que começou Evair a se pide presumir uma resposta altamente deficiente da direção de prova, que também deveria ser investigada. Dois detratores do esporte que poderiam ter tido um desfecho trágico, rolando numa pista ativa! Concordo com o Flavio sobre não dividir a pista com este Rodrigo Dantas, mas o Tuka também merecia no mínimo perder seu patrocinador e uma punição exemplar. Ou vamos patinar nessa chaga do automobilismo por anos até mudar. Eu diria, Flávio, que é,és deveriam estar num zoológico.

      • Allan lira disse:

        Flavio eu vi varias vezes o lancr fica bem claro que eh o tuka quem parte pra violencia… dai o Dantas revida e o tuka leva a pior…. Dantas esportivamente estava errado. Mais o tuca o pessoal da equipe dele tbm… Então não tem santo nessa historia. Um cara ruim de briga perdeu a cabeça e partiu pras vias de fato com outro bom de briga ai tomou a pior…. Os dois deveriam ser no minimo suspensos.

      • Felipe disse:

        Flávio, a parte esportiva concordo que tem que os comissários punirem o piloto, por mais errado que o Dantas estivesse não da direito do Tuka empurrar ou bater nele?Estou certo?Com isso no video, vejo o Tuka indo para cima do Dantas assim que sai do Kart, não conheço nenhum dos dois, mas estou vendo uma grande parte de pilotos defenderem o Tuka, por ele ser o profissional, e a maioria somente batendo no Dantas, por ser o lado mais fraco assim pode se dizer, só que no meu ponto de vista a partir do momento que o Tuka foi para cima dele, o Dantas se defendeu e o Tuka levou a pior, agora desde o acontecido até o Giafone somente ”bateu” no Dantas, mas no video mostra quem foi para cima dele foi o Tuka com um empurrão, tato que o Dantas está em seu Kart ainda, na hora que começa as agressões.

      • Ewerton Calebe disse:

        Aí que está. É brecha dos regulamentos e é usada em todas as provas de longa duração no kartismo. Tem equipe que entra com 4 pilotos pra dois apenas serem “batedores”, pra fazer trenzinho… E as equipes que tem $ é quem mais se beneficiam disso…

        Se no regulamento nada o força a sair dali, o que vem atrás, supostamente mais rápido, que o faça no braço. O que veio depois é lamentável, mas segurar adversário é praxe.

    • Rodrigo disse:

      Ambas as equipes já vinham se ralando ao longo da corrida, não foi pontual; tanto que ambas foram desclassificadas. A atitude do cara em si é que foi.

      Aliás, de um modo geral, é bom revermos algumas coisas, ou vamos começar a levar 7×1 também sobre rodas.

      • Mauricio Pontes disse:

        Já estamos levando há muito tempo as duas equipes, com destaque para os dois fanfarróes ajudaram bastante a nos colocar na mídia, inclusive internacional, como patéticos. Para piorar, o Massa é chairman da Comissão de kartismo da FIA.

      • Diego disse:

        Ao ver as imagens (desconsiderando o que aconteceu antes), o Tuka Rocha sai do Kart e vai para cima do Dantas. O Dantas reage e dá um pau nele.
        Punição para os dois, não só para o piloto menos famoso da briga. O Tuka não tinha nada que ter ido pra cima do cara. Depois da encrenca, quando viu que além de apanhar sua imagem ficaria prejudicada perante o público e, por consequência, com seus patrocinadores, veio com aquele papo de que “só tinha ido perguntar pro cara o motivo de tudo aquilo”, fala sério!

      • Renato rre disse:

        Eu assisti as duas horas finais da prova… no computador e depois no Sportv. O Massa vinha liderando e tinha um bolo de carros andando atrás. A emissora decidiu fazer uma entrevista com o Thiago Camilo e não mostrou o que aconteceu primeiro mas quando voltou a pista, o Massa estava em segundo fazendo diversos gestos (com o apresentador falando em comunicação entre pilotos) com o Tuka em primeiro… e o bolo de carros ainda estava por ali. O Massa e o Rodrigo conseguiram se livrar um pouco do pelotão e pelo visto (emissora não mostrou) teve algum entreveiro ali atrás. Ficou o carro do Tuka sozinho na frente com o Massa sendo empurrado pelo Rodrigo atrás. Massa conseguiu numa manobra passar o Tuka e o Rodrigo conseguiu vir junto, teve alguns toques entre o Tuka e o Rodrigo nesta ultrapassagem… porém logo após isso deu para perceber que o Rodrigo começou a segurar (freiando) o Tuka… dai´começou a confusão pois o Tuka também começou a bater no kart do Rodrigo… na curva seguinte parece que os karts se engancharam e passaram reto na curva. O Tuka levantou primeiro do kart para a briga mas o Rodrigo parece ser bem maior e o que aconteceu foi o visto acima. Pelo que entendi, se o Tuka fosse maior era ele que teria batido no Rodrigo. Então entendo que a punição pela briga deveria ser para os dois. Para as equipes e pilotos envolvidos alguma punição também deveria acontecer. A vitória do Rubinho foi bacana… e o segundo da equipe do Nelsinho também foi bem bacana.

    • Saima disse:

      As 500 milhas de kart da Granja Viana, mesmo que chanceladas pela entidade competente, são um evento de confraternização. Não muito diferentes desses jogos beneficentes que os jogadores profissionais promovem todo fim de ano.

      Se nem em momentos agudos de decisão como uma final de Copa do Mundo ou, pra ficar no automobilismo, Suzuka 1989-90 houve pancadaria, não é em uma corrida de kart que o ground and pound pode ser tolerado.

      Triste pelo Massa, o cara faz esse evento há anos, uma coisa sadia para ser uma festa, e logo depois de encerrar a carreira dele vê isso acontecer. Depois há quem ache ruim não querer viver aqui.

      Cabe um processo de injúria real e danos contra o agressor.

  43. Jonathas Nascimento disse:

    Endosso! O país vive um momento lastimável, só não vê quem ignora a realidade. Esse sujeito merece mesmo uma jaula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>