Parece que ele decolou, só que não deu pra levantar voo.
Thiago Azevedo
5 anos atrás
Impressionante a velocidade que eles passam ali…
Não sei se ele teve azar ou muita sorte.
ags
5 anos atrás
esse entro pro céu com AmericaExpresse no bolso…….
Alex
5 anos atrás
É o problema do efeito solo. O fundo do carro tem uma determinada forma que acelera a passagem de ar, praticamente suga o ar que passa na parte inferior, criando assim uma zona de vácuo. A força do ar que passa por cima, empurrando o carro para baixo não tem mais a oposição do ar que passa embaixo e o carro simplesmente cola no chão. Quando se desfaz essa zona de vácuo, seja por algum impacto ou irregularidade na pista, o carro literalmente decola como aconteceu com Gilles Villeneuve em seu acidente fatal, no famoso loop de Manfred Winkelhock em Nurburgring em 1980 e em tantos outros casos já citados. Foi por isso que no final de 1982 a F-1 proibiu os lendários carros-asa que tinham assoalho em perfil de asa de avião invertida e as saias laterais
Evandro
5 anos atrás
Lembra do vôo do Webber em Le Mans.. igualmente feio.
Não, no caso do Cristian ele decolou por que tocou no pneu traseiro do Minardi de Pierluigi Martini que ele tentava ultrapassar metros antes da linha de chegada (era a última volta).
Ou seja, não foi um caso de perda de pressão aerodinâmica…
Para quem não conhece a estória: em 2003 o Tony Kanaan havia se acidentado em Motegi. O Mario Andretti, então com 63 anos e sem pilotar desde 1994, foi classificar o carro do Kanaan para Indianapolis. A experiência acabou com uma das maiores decoladas já vistas no automoblilismo.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Parece que ele decolou, só que não deu pra levantar voo.
Impressionante a velocidade que eles passam ali…
Não sei se ele teve azar ou muita sorte.
esse entro pro céu com AmericaExpresse no bolso…….
É o problema do efeito solo. O fundo do carro tem uma determinada forma que acelera a passagem de ar, praticamente suga o ar que passa na parte inferior, criando assim uma zona de vácuo. A força do ar que passa por cima, empurrando o carro para baixo não tem mais a oposição do ar que passa embaixo e o carro simplesmente cola no chão. Quando se desfaz essa zona de vácuo, seja por algum impacto ou irregularidade na pista, o carro literalmente decola como aconteceu com Gilles Villeneuve em seu acidente fatal, no famoso loop de Manfred Winkelhock em Nurburgring em 1980 e em tantos outros casos já citados. Foi por isso que no final de 1982 a F-1 proibiu os lendários carros-asa que tinham assoalho em perfil de asa de avião invertida e as saias laterais
Lembra do vôo do Webber em Le Mans.. igualmente feio.
O famoso “Norbert Haug Fliyng Circus”!!!
Essa curva está amaldiçoada.
O Christian Fittipaldi teve um acidente parecido, não?
Não, no caso do Cristian ele decolou por que tocou no pneu traseiro do Minardi de Pierluigi Martini que ele tentava ultrapassar metros antes da linha de chegada (era a última volta).
Ou seja, não foi um caso de perda de pressão aerodinâmica…
Lembra o vôo do Mario Andretti.
https://www.youtube.com/watch?v=kMeE9NAh60I
Para quem não conhece a estória: em 2003 o Tony Kanaan havia se acidentado em Motegi. O Mario Andretti, então com 63 anos e sem pilotar desde 1994, foi classificar o carro do Kanaan para Indianapolis. A experiência acabou com uma das maiores decoladas já vistas no automoblilismo.