SOBRE DOMINGO RETRASADO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 7 de agosto de 2018 - 18:59F-1

SOBRE DOMINGO RETRASADO

SAINT BRIEUC (pensaram que eu ia esquecer, é?) – Gente, férias são férias. Mas mesmo assim mantenho meus compromissos. Vou aproveitar a noite tranquila para fazer o que tinha de ter feito segunda-feira RETRASADA, nosso rescaldão pós-Hungria. Pelo menos garantindo os quadros fixos da seção. Começamos com a imagem do GP:

hund8

Max: bico do tamanho do mundo

A cara de Verstappinho é daquelas autoexplicativas, dispensam até legenda. A quebra do motor logo no começo da corrida deixou o moleque muito, mas muito puto. Mas não só ele. Já divorciada da Renault, a Red Bull também já não mede mais palavras para criticar sua fornecedora de motores. Então, é dessa crise que vem…

A FRASE HÚNGARA

hunfrase

Horner: além de tudo, perdeu o piloto

“Pagamos milhões por um produto que supomos ser de primeira linha, mas estamos vendo claramente o que vem acontecendo. É frustrante. Agora vamos esperar o Cyril [Abiteboul] vir aqui depois da corrida com suas desculpas de sempre.”

Christian Horner, chefe da Red Bull, mencionando o diretor da Renault que, aparentemente, não só não deu desculpa nenhuma como, uma semana depois, tirou Daniel Ricciardo da equipe reclamona.

Sobre Ricardão e sua saída do time das latinhas, falamos em post recente. Foi uma grande surpresa para todo mundo e estou curioso para ver no que vai dar. São dois anos de contrato, apenas. Ele a Renault têm plena consciência de que em 2021 a F-1 vira de cabeça para baixo de novo e que até lá a relação de forças, estável há alguns anos, deve ganhar alguma volatilidade com o novo regulamento de motores, a aposentadoria previsível de Raikkonen, a possível saída de Alonso, as incertezas sobre a Honda e tudo mais. Outro fator que deve ter ajudado o australiano a tomar sua decisão: Verstappen, com quem não curte muito dividir o mesmo teto.

O NÚMERO DE HUNGARORING

hunnum…pódios alcançou Kimi Raikkonen com o terceiro lugar em Budapeste. Ele é o quinto nas estatísticas. Apenas quatro pilotos passaram dos três dígitos em troféus até hoje: Schumacher (155), Hamilton (126), Prost e Vettel (106). Dois deles em atividade. O finlandês entra nesse grupo fácil, neste ano. Só em 2018, foram oito pódios em 12 corridas.

O terceiro lugar do ferrarista foi arrancado a fórceps, já que ele foi um dos dois únicos a parar duas vezes numa corrida em que um pit stop acabou sendo o padrão da imensa maioria — o outro foi Hülkenberg. Conseguiu nas voltas finais, ao aproveitar a treta entre Vettel e Bottas, que se arrastava havia mais de 50 voltas com um jogo de pneus colocado no início com a única intenção de perturbar Vettel.

hunfalleirosNo fim, foi chamado de “ótimo escudeiro” por Toto Wolff. O que o deixou magoadinho. Claro que nosso cartunista oficial Maurício Falleiros não podia deixar escapar a oportunidade…

Bottas, por sinal, foi um dos grandes personagens da corrida com seu dia de fúria. Ele quase tirou os dois pilotos da Ferrari da prova — um acidente triplo não aconteceu por pouco no final — e na defesa da posição contra Ricciardo, nas voltas derradeiras, só faltou usar um tacape para acertar a cabeça do adversário. O moço estava tomado.

E faltou alguma coisa? Claro, faltou a clássica “Gostamos & Não gostamos”. Que hoje vai bem resumido com fotos minúsculas porque já se faz tarde da noite na Bretanha e pretendo sair bem cedo amanhã. E se tem uma coisa que dá trabalho é alinhar esse troço.

hungaslyGOSTAMOS – Do sexto lugar de <<< Pierre Gasly, menino que, do jeito que vão indo as coisas, coloca-se hoje como principal candidato à vaga aberta na Red Bull com a saída de Ricciardo. Ele já tem 26 pontos no campeonato e vem impressionando bem.

hunaloNÃO GOSTAMOS – Dessa história que está cada vez mais quente de Fernando Alonso >>> na Indy. O papo nem foi tão intenso durante o fim de semana da corrida, mas esquentou nos últimos dias. Como viveremos sem os rádios do Alonso?

21 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    Alonso não vai disputar (?) a F-1 ano que vem. Fonte: STATSF1.

  2. CRSJ disse:

    Kimi Raikkonen tem bons números estatísticos na sua carreira longa na F-1, mas na Ferrari quase sempre foi um segundo piloto ganhando o Título de 2007 em cima dos erros do estreante Hamilton que tinha grande chance de ganhar, sendo que na McLaren e até na Lotus ele foi melhor mesmo sem ganhar um campeonato.
    Toto Wolff falou que o Bottas foi um “ótimo escudeiro” deixando o próprio Bottas magoado não sei por quê? É melhor ouvir uma verdade do que uma mentira, afinal ele não passa de um escudeiro na equipe Mercedes enquanto o Hamilton estiver lá.
    O Daniel Ricciardo agora vai ser uma joia na equipe Renault no ano que vem, o que tem ser visto é se a Renault vai valer uma joia pro Ricciardo na próxima temporada.

  3. Alfredinho disse:

    A atitude demolidora do Bottas na última corrida mostrou algo interessante. Ele quer se firmar na escuderia como zeloso escudeiro , conseguir mais uma renovação por um tempo maior e quem sabe, herdar a posição de Hamilton quando o mesmo pendurar as sapatilhas.

  4. Ricardo Bigliazzi disse:

    Interessante os comentários da direção da RedBull em relação ao idiota Veloz Espanhol.

    Podemos traduzir a declaração para o Portugues: “Fala muito,,, fala muito!!”

  5. Ricardo disse:

    A expressão do Verstapen, a meu ver, reflete o compromisso desse rapaz com o resultado.

  6. Allan Robert Pscscheidt disse:

    Alonso pode pilotar muito, só que não entendo qual o motivo de tantos brasileiros o idolatrarem. Lembram do “Fernando is faster than you!”? E do Singaporegate? Ambos os episódios fizeram excelentes pilotos brasileiros parecerem marionetes para que ele fosse chamado de “Fenômeno”. Não gosto desse cara. Ele me deu péssimos exemplos de conduta no automobilismo. Horner está certo mesmo. Problemas a RBR já tem demais.

  7. Michel disse:

    Flávio não acha que Alonso é o melhor para a vaga de Ricciardo? Para fazer par com o jovem Max, cairia muito bem à Red Bull um piloto experiente, acertador de carros e que, por pior que tenha sido, tem experiência com o motor Honda.

  8. Ricardo Bigliazzi disse:

    Rescaldo muito bom dos desdobramentos do GP da Hungria. Deve estar muito claro para o Riciardo que a RedBull fez a opção Verstapen, paciência.

    Vamos ver se a Renault acha esse coelho dentro da cartola, tirar é fácil, o duro é achar.

    Esse Gasly parece ser um bom piloto mesmo.

    Como viveremos sem os rádios do Idiota Veloz Espanhol?
    R.: Melhor.

  9. Paulo Pinto disse:

    Como viveremos sem contar nos dedos os pontinhos magros do Alonso? Como viveremos sem assistir as ultrapassagens sofridas por Alonso? Como viveremos sem rir das quebras do Alonso? E por fim, como viveremos sem sacanear os fãs revoltadinhos do Alonso?

  10. Thiago Azevedo disse:

    O Ricciardo e o Vertsappen são duas promessas, dois possíveis futuros campeões.
    Quando você vê o Verstappen guiando sem fazer cagadas, acha (pelo menos eu acho) o holandês melhor.
    Quando você vê os resultados de maneira geral, pela efetividade (e também pelas ótimas manobras de ultrapassagem) acha o australiano melhor.

    Acho que o Ricciardo termina 2018 na frente do Verstappen. Será pelo terceiro campeonato seguido. Vai ser difícil alguém argumentar que o Verstappen guia mais que ele.

    Mas… Engraçado, acabei de olhar a pontuação dos anos 2014 a 2017.
    O Ricciardo teve uma pontuação consideravelmente maior que a do Vertsappen em 2016 e 2017. Ficou à frente de Vettel em 2014.
    Porém ficou atrás de Kvyat em 2015. É o tipo de dado que torna as comparações por pontos entre pilotos consistentes como gelatina.

    Lembro do ano que o Alonso dividiu o carro com o Hamilton. Pontuação idêntica, mas o Hamilton ficou à frente pelo critério de desempate. Mas, por mais rápido que seja o inglês, este não é mais piloto que o espanhol. As estatísticas…

  11. David Santiago disse:

    Tacape foi ótimo, kkkkkk!
    Não sou fã do Alonso mas espero que fique, quanto mais qualidade no grid melhor.

  12. J Fernando disse:

    Não pensei que você esqueceu e sim que relevou devido às férias.
    Muito bom!!
    Alonso tem uma legião de fãs aqui no seu blog. Mas, eu comecei a gostar do espanhol depois que ele deixou de ser turrão e passou a dar declarações bem humoradas. Aquela dos pais preocupados com o acidente na Austrália… rsrs. Já são mais de 2 anos que ele mudou o modo de agir e alegra até mesmo quem não é fã.

  13. Plinio disse:

    A RBR já não mede palavras contra a Renault e os franceses estão andando para os energéticos. Tudo certo como dantes no quartel de Abrantes.

  14. clodoaldo lelli disse:

    até concordo que os rádios são engraçados mas puta falta de respeito e consideração com seus colegas de trabalho já imaginou um colega do gp comete erros no texto ai você fala publicamente em tom de chacota e expõe os erros cometidos, sera ele iria rir e achar engaçado ?

  15. Bola da Vez disse:

    Gostei do desenho do Lambe-Bottas. Rubinho e Massa devem estar morrendo de inveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>