KIMI & LECLERC
RIO (gostei!) – A Ferrari confirmou hoje de manhã, com seu estilo peculiar de comunicado oficial de duas linhas, que Charles Leclerc assume a vaga de titular ao lado de Vettel no ano que vem. É a concretização de um plano que começou lá atrás com Jules Bianchi, interrompido tragicamente em Suzuka. Alguns anos foram necessários para criar outro menino, e o monegasco está pronto. Falamos disso em vídeo do dia 27 de junho, direto de Moscou, lembram?
Não era nenhuma informação privilegiada, nem exercício de adivinhação. Apenas uma reflexão sobre a possibilidade, que me parecia positiva. E é justo que se diga também que por conta do bom ano de Raikkonen, reforçado com resultados sólidos nas muitas corridas seguintes, a hipótese de sua permanência não me parecia nenhum absurdo. Talvez fosse até mais sensata, para amadurecer Leclerc um pouquinho mais.
Mas são escolhas, e elas devem ser feitas em algum momento. Kimi não está indo embora por deficiência técnica, ou porque fez a pole e atrapalhou Vettel em Monza, irritando alguém. Nada disso. A decisão por Leclerc já havia sido tomada algum tempo atrás pelo então presidente Sergio Marchionne, que morreu no final de julho. E obviamente passou por várias instâncias da equipe e da Fiat. Essas coisas são bem pensadas.
O que achei mais legal dessa história toda não foi nem a ascensão de Leclerc, que é muito talentoso e terá uma linda e emocionante jornada pela frente. Gostei, de verdade, de saber que Raikkonen não pendura o capacete. Ele volta à Sauber por dois anos e continuará nos alegrando como uma espécie de elo perdido entre a F-1 atual e aquela de quando estreou, em 2001, pelo mesmo time. Agora que Alonso está fazendo as malas, sobrou ele.
A continuidade da carreira do tagarela finlandês mostra que, no coração da categoria, todos sabem que ele é um dos caras mais comprometidos com seu trabalho entre todos que disputam o Mundial. E que, ao contrário do que muita gente imagina, aquela imagem de “não tô nem aí” não passa de uma falsa impressão. Ele tá muito aí. Não há viv’alma na F-1 que fale mal de Raikkonen. Todos que trabalharam com ele — na Sauber, McLaren, Ferrari, Lotus/Renault — sabem com quem estão lidando.
Tanto é assim que seus dois anos sabáticos, 2010 e 2011, não foram suficientes para que o esquecessem. E não há ambiente esportivo no mundo em que se esquece tão rapidamente de alguém como a F-1. Em nenhuma modalidade a expressão “a fila anda” é mais verdadeira. Quase sempre, quando alguém perde uma vaga ou resolve dar seus pulinhos em outras glebas, o retorno simplesmente não acontece. Com Kimi não só aconteceu, como ele voltou ganhando corrida! E por uma equipe média, cheia de graça e encanto por conta do nome, das cores, da novidade.
Na Sauber, vai ser interessantíssimo acompanhar esse novo capítulo da vida de Raikkonen. A equipe renasceu depois de ser assumida pela Ferrari e terá num de seus carros nos próximos dois anos um sujeito que já ganhou campeonato, tem 100 pódios nas costas e 20 vitórias no currículo. Pena que na F-1 atual uma repetição daquilo que ele fez com a Lotus em 2012 e 2013 parece algo impossível. Mas alguém achava possível vê-lo ganhando GPs naquele carro preto e dourado depois de dois anos fazendo rali? Não. E ele foi lá e ganhou. Dois. E subiu ao pódio 15 vezes.
Torço muito para que Kimi consiga o impossível nos próximos dois anos. Com o cuore da Alfa no macacão, o cara se transforma num clássico. O último em atividade daquela geração de 2001 — de Alonso, Montoya, Schumacher e tanta gente boa.
Na verdade Kimi Raikkonen na Ferrari sempre foi um motorista de Uber ganhando em 2007 premiado pelo destino e dispensando a possibilidade do Bi em 2008. Nesse GP da Itália o Raikkonen teve uma excelente chance de vitória andando sozinho lá na frente com sua Ferrari depois do erro de Vettel, mas não conseguiu escapar do jogo de equipe da Mercedes que permitiu a aproximação do Hamilton que arrancou a vitória dele a oito voltas do fim, não foi tão bonito como algumas pessoas pensam.
A nova geração na F-1 tem que ter oportunidades, e que a Ferrari dê a Charles Leclerc a possibilidade de ser um piloto de ponta sem condicioná-lo a segundo piloto, assim ganha quem assiste e quem pilota. A Ferrari pro Kimi Raikkonen foi a pior equipe entre as de pontas em que ele esteve nessas duas passagens, realmente chegou a hora de sair até da categoria, mas parece que ele vai voltar pra Sauber! Será que vale a pena?
A Ferrari pro Kimi Raikkonen foi a pior equipe entre as de ponta em que ele esteve nessas duas passagens mesmo ganhando o Título de 2007, realmente chegou a hora de sair até da categoria, mas parece que ele vai voltar pra Sauber! Será que vale a pena?
Mais um que fumou uma da boa!
Com 39 anos e andando junto dos bambas (mesmo sem ganhar corrida ou ser tão combativo) é digno de louvor. Poucos conseguem.
Pensando alto:
1 – Ferrari faz da Sauber sua equipe B, manda um piloto experiente para lá onde os novos motores e talvez alguns novos componentes possam ser desenvolvidos sem afetar a equipe principal no campeonato em andamento;
2 – Honda se associa ao time das latinhas e faz o mesmo, só falta o piloto experiente;
3 – Mercedez se associa a Williams e faz a mesma coisa trazendo o Perez para a vaga do Riquinho.
Melhor notícia do ano!!! Já tenho pra quem torcer nos próximos 2 anos.
Duas vitorias..
Dois segundos lugares,,assim vai ser o campeonato daqui 4 etapas..
Kimi..vai passar o nenem chorão germanico..e terminar o campeonato como vice..
Moral do ano..
Quem sempre chora.acaba sendo esquecido…
2019.. quem sabe Kimi.. vai dar pau na bunda desse alemão..171.kkkkkk
Caraca! Você fumou uma da boa…
Cara,,,, não brinca com isso…..rsss
Sorte ………..
Pensa..pensa um cara de bundhá vai ficar esse cara de batata alemão..kkkkk
Você continua ligando nada com coisa nenhuma.
Kimi é sim um baita piloto… fez o que muitos ditos “gigantes” tentaram e não conseguiram pela mítica Ferrari… ser Campeão do mundo.
Isso não é pra qualquer um. O fez em cima de Lewis, de Alonso e de Massa..
Alonso tentou pela Ferrari por anos, Prost tentou, Mansell tentou.. outros gigantes também.. Vettel ainda tenta.. acho que não consegue… Kimi conseguiu !!!! Boa sorte ao Ice Man !!!
Fez com uma baita ajuda do Massa… Ajuda essa que ele retribuiu em 2008, dando a vitória em Interlagos ao brasileiro, mas em 2008 o Glock…. deixa pra lá.
Perfeito. Conseguiu o que poucos conseguiram. Tanto é que a Ferrari está caminhando pra 12 anos de fila… Ninguém mais venceu um Mundial pela Ferrari depois dele.
Se no radio pela Ferrari já´dava patadas no engenheiro que trabalhava com ele, imagina na Sauber.
Duvido que os dois engenheiros da Sauber estejam brigando para trabalhar no rádio com o Raikkonen.
É o Luis Fabiano da F1.. O artilheiro dos gols inúteis.
Raikkonen é o piloto dos pontos, recordes, poles e vitórias inúteis.
Vai encerrar a carreira onde foi revelado, na Ponte Preta da F1, a Sauber.
ô mo fio…fumou alguma coisa estragada?
Assino embaixo e acrescento: piloto burocrático, com lampejos de gênio. Esses cada vez mais raros. Corre contra o Vettel e não contra as Mercedes, de quem tem pavor…
Se liga!
Campeão! Não necessita dizer mais nada!
Bela notícia! Sou fã do Kimi desde a época que ele guiava pela McLaren e esquentava a cabeça do Shummy! Grande Iceman.
Se o Vettel levar o kct que levou do Riccardo no primeiro ano deste na Red Bull, acho que em 2014, já valeu a pena a ida do Leclerc pra lá! Talvez a estratégia da Ferrari em desenvolver o Leclerc seja para se tornar o primeiro piloto quando o contrato do Vettel terminar. Vettel é um baita piloto, mas reclama demais e as vezes espana. Se a imprensa italiana começar a pegar no pé dele, como fez com o Massa até que ele fosse saído de lá, provavelmente será um caminho sem volta para o fim do relacionamento do Alemão com o time de Maranello. Daí se o Leclerc até lá provar seu valor terá tudo resolvido.
Mais um cara hilário (fã de Alonso, com certeza, que não esquece as quatro surras aplicadas pelo alemão) tecendo mais um futuro promissor para o novo companheiro de Vettel.
Acorda, cara! Dos sete companheiros do tetracampeão, cinco já foram embora e pouco fizeram. O sexto, após cinco anos na Red Bull, nem vice foi e vai “gramar” na Renault meia-boca. O sétimo, campeão que eu admiro muito, vai ganhar dinheiro se divertindo na Sauber.
Torço pelo garoto e espero que ele seja o sucessor de Vettel na equipe. Isso, quando o alemão já estiver na Mercedes.
E agora, a pergunta que não quer calar: você sabe quem é John Watson?
E Vettel foi o que na Ferrada pra leclerc ser o sucessor???
Pinto, o Ilusionista!!
#oschukrutinhodebostavaiamargarmaisumano
ESPERO que ele seja o sucessor de Vettel na equipe… foi o que escrevi. Eu não disse que Leclerc SERÁ o sucessor de Vettel. E o motivo é simples: para ser sucessor de um tetracampeão, o piloto tem que mostrar MUITO serviço.
Vargas, o iludido!
#oespanholtrapaceirovaimorrercomdoistítulos.
Cara, não fale do Ricciardo que o Pinto fica putasso.
Alemães são como deuses pra ele. Ele ajoelha e reza todo dia para um alemão pecador.
E não exerga que Ricardão aposentou Vettel em 2014. Foca em estatísticas inúteis e se esquece da mudança de regulamento após 2013.
Por favor, não o provoque. Ele vai falar do Alonso, do Schumacher, do Wilkenhock, do Nakajima, do Fangio e até do Watson.
Fique calmo, Sennafredo… o teu Riccardão é que está se aposentando aos poucos. Passou apagado pela STR e nem vice foi na RBR. A Renault meia-boca, salvo algum milagre, será uma Toro Rosso melhorada na vida do Canguru Terceirizado.
É mais um John Watson que cairá no esquecimento.
Foi pra mim esta resposta, Paulo Pinto? Por que toda esta mágoa? Não sou fã do Alonso, sei sobre a carreira do John Watson, etc. Apenas expressei minha opinião: acho Vettel fantástico, mas é chorão, faz cagadas e, independente das circunstâncias, passado e futuro, levou sim um cacete do australiano em 2014, numericamente falando.
Eu amarro o comentário à pessoa, quando esta usa outro nick. É o caso de quem chamou o Canguru Terceirizado de Riccardão.
O problema é que vocês estão supervalorizando o fato de Ricciardo ter ficado à frente de Vettel em 2014 na mesma equipe.
Button ficou à frente de Hamilton em 2011, ambos pela McLaren e ninguém fala em cacete. Rosberg ficou à frente do mesmo Hamilton em 2016, ambos pela Mercedes e ninguém fala em cacete. Hamilton levou duas porradas, uma na McLaren e outra na Mercedes e todo mundo fica quietinho.
O que vocês não entendem ou não querem entender é: o produto final é o que conta. Vettel é tetra e está disputando o título pelo segundo ano seguido com o piloto da Mercedes. Ricciardo, que nem vice foi, segue a passos largos rumo ao ostracismo.
A primeira resposta, sim! Foi pra você.
Afirmo que tenho certeza que não sou fã do Alonso. Só pra ficar registrado. O último piloto que fui fã saiu da F1 em 1991.
Saiu da F-1 em 1991? É aquele que o estreante Schumacher aposentou?
Me surpreendeu porque sempre achei que Raikkonen colocasse a competitividade como fator primordial para a permanência na categoria. Até onde sei, ele sempre foi crítico com veteranos que correram em times grandes e acabaram nos pequenos sem nenhuma chance real de vitória. Sempre fica parecendo que é apenas uma questão de grana. E alguém com uma carreira como a dele, já ganhou muito. Eram outros tempos quando correu na Lotus com bons resultados, não acredito que consiga isso no atual estágio da categoria com a Sauber. Pela admiração que tenho por sua carreira, acho que seria melhor parar por cima. Temo que em pouco tempo ele ocupe o lugar do Alonso com seguidas lamentações sobre seu equipamento.
Acho que esse contrato de dois anos com a Sauber foi a forma que a Ferrari encontrou para fazer o kimi ajudar o vettel nesse campeonato.
Esse assunto de Iceman na Sauber me cheirava a uma notícia fabricada, com o intuito de movimentar conversas e opiniões. Vejo, com satisfação (não tanta, porque ele merecia um assento melhor), que a tal notícia era verídica.
Que ele continue mostrando o seu valor, mesmo com as limitações do equipamento e da equipe.
É porque está numa realidade paralela…
realidade tipo, Quinta Dimensão?
Respeito o Kimi por sua história, sua carreira e seu talento mas acho que com o avançar da idade esse era o momento certo de parar. Ainda que não esteja ganhando corridas e disputando títulos, ainda é páreo para fazer poles e andar na frente. Era uma chance de terminar a carreira em alta. Na Sauber não vai conseguir repetir isso e aos poucos vai sumir, no máximo marcando alguns pontos aqui e ali.
Me lembra o fim de carreira do Rubinho: quando abriu os olhos não tinha mais equipe nem interesse nele. Não conseguiu nem fazer uma corrida de despedida.
Concordo integralmente
corrida de despedida só serve pra mídia.. o emprego dele é piloto de corrida e é isso que tá fazendo. Mania q o povo tem de ser “romântico” com “parar no auge”, “despedida” etc etc. Nunca vi pedreiro fazer obra de despedida quando vai se aposentar.. pq piloto precisa?
Tem gente que pensa que F1 é como futebol, tipo aquele narrador chato da Globo que se entusiasma até com parada de box.
Algum outro dos grande fez “corrida de despedida”? Alguns dos medianos? Algum dos ridículos? Corrida de despedida é a última na qual o piloto participa e fim!
O mediano e ridículo Massacrado fez duas!!!
antes do kimi a sauber tentou o alonso segundo ele mesmo
O site GPToday fala ‘part-ownership’ do Kimi na Sauber. Parte da propriedade, em resumo. Além de uma grana alta. Não ia sair barato.
Tomara que a Sauber Alfa Romeu seja uma repetição do que foi a Lotus!
Mas acho uma pena para ele e para a própria Ferrari não mantê-lo para
o próximo ano. Leclerc tem talento mas é muito novo, deveria ter aguardado mais um ano. Enfim… Forza Kimi!
A notícia mais esperada do ano: O meu gatão vai continuar mostrando seu talento até 2020!
#EuAmoMeuGatão
Fico preocupado com o futuro desse garoto pilotando numa Ferrari nessa altura da carreira. Com a morte do Marchionne creio que a política do Arrivabene ganha força e, ao meu ver, o cara dos cigarros sempre preferiu investir no Vettel do que deixar seus dois pilotos disputarem livremente. Sei não, mas vejo sério risco desse garoto ser engolido pelo companheiro mais experiente, o que pode dar impressão de “não ser bom o suficiente”, o que prejudicaria sua carreira.
Pra mim, irá para a Sauber para ajudar no desenvolvimento da próxima geração de motores Ferrari
Até quando ,meu deus, os “torcedores ” irão acreditar nesta FÁBULA de que piloto desenvolve alguma coisa ,basta só ver que não decidem nem em que volta da corrida vão parar para trocar pneu.
Acho que até o final da década de 80?90 ainda davam algum pitaco na relação de marchas ,geometria de suspensão , apêndices aerodinâmicos. mas a partir do 100% telemetria sensorizada , piloto .só pilota . Projeto é para engenheiros de preferencialmente aeronáuticos e eletro-eletrônicos.
simuladores programados é isto a Sauber deve usar o programa da casa di Maranello. Esta fase de piloto rodar ,rodar e rodar na pista de teste da fabrica testando modificações feitas por ENGENHEIROS, já acabou a muito tempo ,agora é só no simulador.
Isso sim é uma boa notícia.
Agora só falta fechar com o Giovinazzi.
Também acho que será ele o escolhido. Até mesmo pra ser o backup do Leclerc, não? Ou se o Vettel sair no final deste contrato.
Ficaria triste se Kimi terminasse a carreira dele sem um título. E ele conseguiu num campeonato que não foi o melhor dele. Pra mim, ele guiou mais em 2003 ( único ano em que Schummy quase não ganha naquela façanha dos 5 títulos seguidos ), 2005 e 2012, no que creio seja o melhor resultado de um piloto que vota a F1 depois de um tempo fora. É uma pena que quem estava atrás da Lotus é essa praga chamada investidor, que duma hora pra outra tira toda a grana. Acho que se a Lotus tivesse tido apoio financeiro por mais tempo, talvez Kimi até lutasse por campeonato. Mas valeu – um cara que ganhou corridas com McLaren, Ferrari e Lótus – acho que nenhum piloto conseguiu isso.
Também penso que as melhores temporadas dele foram as de 2003, 2005 e 2012. Fico feliz em vê-lo seguindo na categoria. Creio que ele seja o único em atividade a ter vitórias na F1 com 3 diferentes motores. Se entendi corretamente os números, ele irá ultrapassar o Barrichello em número de GPs disputados, caso siga até o final da temp0orada de 2020. Era um record que não imaginava que seria quebrado, mesmo com esse grande número de GPs por temporada.
O Alonso venceu corridas com motores Renault, Mercedes e Ferrari (assim como o Kimi), e ainda está em atividade este ano. Lewis, apesar de caminhar para ser o maior de todos os tempos (e nem sou fã dele) só venceu e correu de Mercedes. Vettel venceu de Renault e Ferrari. Button, que aposentou recentemente, dois anos atrás (não foi?), venceu de Mercedes e incrivelmente de Honda, na antiga BAR. Ele foi o último vencedor de Honda em atividade.
Tudo bem que “Carreras son Carreras”, mas…
Leclerc só fez o sexto em Baku depois da batida das RedBulls e do estouro do Bottas.
Tanto é, que a Sauber é a penúltima colocada no champs e assim vai terminar o ano.
O garoto é diferenciado? Sim, tb acho que vai vingar, mas precisava de mais quilometragem pra pegar uma ferrari.
Quanto ao Kimi, o ÚNICO motivo que valha a pena a permanência na SAUBER (repito: penúltima colocada) é o recorde de participações.
Só Ocasionalmente vai chegar entre os seis primeiros.
Pódio? (Quase) impossível!
Põe esses dois anos de contrato pra “abater” os dois anos que ficou longe da F1.
Tudo bem que “Carreras son Carreras”, mas…
Leclerc só fez o sexto em Baku depois da batida das RedBulls e do estouro do Bottas.
Tanto é, que a Sauber é a penúltima colocada no champs e assim vai terminar o ano.
O garoto é diferenciado? Sim, mas precisava de mais quilometragem pra pegar uma ferrari.
Quanto ao Kimi, o ÚNICO motivo que valha a pena a permanência na SAUBER (repito: penúltima colocada) é o recorde de participações.
Só Ocasionalmente vai chegar entre os seis primeiros.
Pódio? (Quase) impossível!
Na minha opinião (que não vale nada mesmo) deveria aposentar.
kimi com esse jeito dele, no começo era engraçado e divertido. agora não passa de um cara grosseiro e estúpido sem motivo.
ele deve ficar na sauber por precaução, se o Leclerc fizer alguma cagada enorme eles chamam o kimi de volta
Não adianta falar mal do meu gatão! E fique sabendo que ele é um gentleman.
Orkut ?
Estamos em 2018…..
E deixa ela em paz!
Uns são viúvas, outros gostam do Shummy, tem as alonsetes, as vetteletes e até que ache o fedelho mimado holandês a última bolacha do pacote.
Ela prefere o Iceman.
Orkut, isso é do tempo do computador de pedra polida.
É incrível a dificulfade de alguns “escrevedores” entender uma ironia…
Onde está o rapaz que me chamou de besta?
Fugiu pela tangente…
O Kimi não parece grosseiro e estúpido. “Chega junto” na equipe, como no episódio que pedia o volante, como acontece em qualquer ambiente profissional e competitivo (vide os rádios do Alonso), ou reclama de alguma fechada que leva. Mas não me lembro de ter xingado alguém ou algo pior, mesmo porque isso daria um trabalhão danado e teria que falar um monte, algo que claramente ele evita. Acho que o que pega mesmo é que ele simplesmente não gosta dos compromissos extra-pista, que são cada vez mais frequentes, ainda mais com a administração norte americana da categoria: é gincana, amigo secreto (ele e o Vettel não participaram), assim é sua vida, porta da esperança, roletrando, pião da casa própria… O cara quer saber de pilotar.
A Ferrari é tudo menos tonta, esta honrando o acordo do Marchioni (deve ter muita grana em jogo) ao mesmo tempo que turbina a Sauber.
Quem perde e a Haas, acho que a “Alfa” vai receber atenções mais do que especiais da Irmã maior.
Eu achava que o Kimi iria para a Haas, para o lugar do Grosjean.
A Haas me parece mais sólida que a Sauber e tb está debaixo das asas da Ferrari.
Quem vai ser o outro piloto?
Permanece o Eriksson???
Se Deus quiser não.
A questão é que ficou claro que a Ferrari tem influência 0 na escolha dos pilotos da Haas.
A Sauber tem grana para suportar o salário do Kimi ou a Ferrari vai bancar?
Acho que não, mas a Ferrari tem, digo mais, se o Leclerc for um ‘fogo de palha” a Ferrari vai buscar o Raikonen na Alfa imediatamente.
Isso! E vão pedir psra você bancar a multa rescisória do Leclerc…
Diga menos, por favor.
Menos. Pronto, já disse. O que eu ganho com isso?
Ele é um hiper diferencial! Vida boa e cheia de emoções ‘nei rosso cuore’…. do IceKimi!
Se o carro continuar em evolução, vai ser parada dura passar este Velho!!!!
Confesso que esse apego do Raikkonem à F1 me surpreende, para um cara que foi fazer rally porque tava de saco cheio, é de se estranhar que tope um descensso desse.
Vai que o Kimi ganha uminha com a Sauber….
Teria que ser um GP, tipo “GP dos Quatro”, com as duas nanicas Sauber e Williams na pista. O caladão largaria na pole, deixando as duas Williams para trás e com seu companheiro logo atrás dele.
Não é impossível para uma categoria que já teve o “GP dos Seis”.
Só torço para que o Kimi consiga vencer alguma corrida ainda nessa temporada, porque na Sauber vai no máximo pontuar de vez em quando.
E outra… findos esses dois anos de Sauber, Kimi será o recordista em participações em GP’s, destronando as 326 entradas do Rubens.
E lá vai novamente o Rubinho pra segundo.
A maior vitória desse ano, é ver Kimi como vice campeão..e o mimigermanico como terceiro…
Quem muito fala pelas beiradas.. morre intalado…
Tradução?..
Tradução? Para quem não sabe nem o Português?
Cada um se divertindo de um jeito.
Alonso na Indy, Kimi na Sauber.
Se a Sauber Alfa continuar em ascensão, Kimi poderá levá-la de volta ao pódio, coisa que não contece desde 2022 com Pérez.
P.S.: Out of topic: Flávio, faleceu hoje Don Panoz.
FG, vc está sendo muito otimista, tomara que vc esteja certo. eu já acho que o mais provavel é que ele ande no fim do grid, o que seria lamentável para um cara que já foi campeão, tomara que eu esteja errado.
Mesmo que não ganhe , vai fazer belas corridas …
Ficou de bom tamanho pra todos. A Ferrari recebe um jovem promissor e a Sauber um piloto experiente pra capitalizar uns bons pontos no mundial.
Que texto legal. Acompanho a F1 muito por causa do Raikkonen, e fiquei feliz em ver que o cara vai continuar e na Sauber, equipe que ele começou, e muito querida, ainda mais com esta associação com a Alfa.
Go Kimi Go!
Acho que tem alguns imbroglios juridicos com o finlandes tambem, a Sauber nao deverá pagar seu salario, mesmo com a injecao financeira da Alfa Romeo, a equipe de Hinwill estava apertando as pastas de dente com caneta até uns meses atrás.. o Kimi pilota qualquer coisa que derem pra ele.. desde que paguem os seus caros (e merecidos) honorários.
Perfeito Flavio!
Noticia sensacional!!!!
Boa notícia e um tanto esperada. As moçoilas vão adorar vê-lo por mais dois anos. O finlandês merece essa continuidade.
As mocinhas, não! Euzinha e só.