O carrinho foi capa da revista Motor 3 num longínquo 1982, com uma matéria do grande José Luiz Vieira (JLV) testando o carrinho de Paris até a Cote-d’azur. O adolescente com paixão pelos carros entrou em paixão total daquela matéria em diante. E não me recuperei até hoje. Não sei se devo agradecer ou maldizer a Renault e ao JLV por, em combinação, afetarem minha vida de tal maneira.
Pelos comentários já postados, não foi só comigo….
Foi só lá por 1995 , por aí, que vi e tateei um pela primeira vez. A fascinação caiu um pouco (“melhor não conhecer seus ídolos”) , mas continua simbolizando, até hoje, o despertar de uma paixão que me acompanha pela vida.
Os R5Turbos estão bem valorizados. Se despertaram e despertam esses sentimentos mais primitivos aqui, onde a paixão era só platônica, imagine na França, onde a molecada tinha contato todo dia, o irmão caçula da mãe tinha um, etc? Resultado…. estão caríssimos, ainda mais para nós, a ponto de se poder trazer carros colecionáveis bem melhores por menos.
Mas dificilmente mais icônicos para uma grande geração de cinquentões.
Flavio neste tema estou com você. Este carro deve ter sido uma delícia. Lembro de um teste feito pelo pessoal da antiga revista Motor 3 nas estradas do interior da França com este carro. Da para sonhar acordado. Abs
Tiago
5 anos atrás
Sei que carros mais novos não estão entre seus favoritos, mas gostaria de saber sua opinião sobre o Sandero R.S., caso tenha andado.
Obrigado!
Mas creio ser esta a proposta do carro, não? Ele tem um setup pronto para track day sem precisar mudar nada: pneus moles, suspensão Renault Sport que não é dura à toa, freios que sofrem menos fading e o consumo… bem é um esportivo de cambio curto. O DS tem outra pegada, apesar de se dizer esportivo, é um carro urbano hype, que não vai para pista stock. Fora a diferença de preço. A depender do uso, a comparação pode ser injusta.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O carrinho foi capa da revista Motor 3 num longínquo 1982, com uma matéria do grande José Luiz Vieira (JLV) testando o carrinho de Paris até a Cote-d’azur. O adolescente com paixão pelos carros entrou em paixão total daquela matéria em diante. E não me recuperei até hoje. Não sei se devo agradecer ou maldizer a Renault e ao JLV por, em combinação, afetarem minha vida de tal maneira.
Pelos comentários já postados, não foi só comigo….
Foi só lá por 1995 , por aí, que vi e tateei um pela primeira vez. A fascinação caiu um pouco (“melhor não conhecer seus ídolos”) , mas continua simbolizando, até hoje, o despertar de uma paixão que me acompanha pela vida.
Os R5Turbos estão bem valorizados. Se despertaram e despertam esses sentimentos mais primitivos aqui, onde a paixão era só platônica, imagine na França, onde a molecada tinha contato todo dia, o irmão caçula da mãe tinha um, etc? Resultado…. estão caríssimos, ainda mais para nós, a ponto de se poder trazer carros colecionáveis bem melhores por menos.
Mas dificilmente mais icônicos para uma grande geração de cinquentões.
Quase um carrinho de brinquedo, numa curva acentuada em alta velocidade esse carrinho corre o risco de capotar.
Raros e caros!
Se quiser montar um, a Planeta de Agostini está lançando um em Portugal:
https://www.planetadeagostini.pt/altaya-hobbies/modelismo/renault-5-maxi-turbo-colecao-2668268
Flavio neste tema estou com você. Este carro deve ter sido uma delícia. Lembro de um teste feito pelo pessoal da antiga revista Motor 3 nas estradas do interior da França com este carro. Da para sonhar acordado. Abs
Sei que carros mais novos não estão entre seus favoritos, mas gostaria de saber sua opinião sobre o Sandero R.S., caso tenha andado.
Obrigado!
Tenho um RS: é razoável; mal acabado e consumo acima da média além de ser duro e os pneus frágeis. Tive um DS3 : nem dá para comparar …
Mas creio ser esta a proposta do carro, não? Ele tem um setup pronto para track day sem precisar mudar nada: pneus moles, suspensão Renault Sport que não é dura à toa, freios que sofrem menos fading e o consumo… bem é um esportivo de cambio curto. O DS tem outra pegada, apesar de se dizer esportivo, é um carro urbano hype, que não vai para pista stock. Fora a diferença de preço. A depender do uso, a comparação pode ser injusta.