Pista no céu

SÃO PAULO (hoje eu ganho!) – Acabo de receber um telefonema do Pedro Bassan, que está em Turim para cobrir os Jogos de Inverno. Enquanto não começa a bagaça, ele passeia, e faz muito bem. Me ligou da antiga fábrica da Fiat de Lingotto, que fica na cidade (Fabbrica Italiana di Automóbili Torino é o que quer dizer Fiat, mas isso todo mundo sabe).

Essa fábrica é um monumento arquitetônico. Foi inaugurada em 1923. O arquiteto Giacomo Mattè Trucco fez um prédio muito comprido, de cinco andares, e enfiou no teto uma pista oval, com curvas inclinadas, para testar os carros.

Funcionou até 1982. No ano seguinte abriram um concurso internacional para reformular o prédio, que hoje é um megacomplexo de feiras, exposições, hotel, restaurantes, shopping e o escambau a quatro. Mas a pista ficou lá. Por 7 euros pode-se visitá-la.

Abaixo, uma foto do Lingotto. Neste link tem mais.

Aproveita, Pedro! E neste ano vou dar uma escapada de Monza para conhecer esse troço.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luiz carlos
luiz carlos
14 anos atrás

ola td bem

estive a trabalho nos jogos de inverno de 2006 na italia e la tive o prazer de conhecer e ser entrevistado pelo pedro bassan , sujeito
muito bacana , tive meu momento de fama pois sai em todos os
telejornais da globo e outros canais um abraco a todos

Rossi

Dráusio
Dráusio
14 anos atrás

Fui funcionário da Alfa Romeu e logo a FIAT comprou, então e contato com engenheiros da FIAT, fiquei apaixonado pela cidade de Torino , emboras nunca estie lá , mais sou apaixonado por toda a Italia somente por ter convivido um pouco com a cultura atravez dos seus engenheiros.

Paulo
Paulo
15 anos atrás

Ouvi falar que nos EUA, é Fix It Again Tony, normalmente o nome do ítalo americano sujo de graxa tentando colocar os fiatizinhos para andar.

Dyonisio
Dyonisio
18 anos atrás

Foi nessa pista que (no teto da fabrica) que filmaram ” Um golpe a Italiana” com Michael Caine e sua turma dirigindo 3 mini cooper, isso em 1969 com trilha sonora de Quincy Jones. Vale conferir.

André Buriti
18 anos atrás

FIAT ( Feito no Inferno e Andando na terra).
Muito legal saber que o prédio da antiga fabrica aidna está de pé.

Max
Max
18 anos atrás

Pensei que FIAT fosse a abreviação de: Fui Iludido Agora é Tarde.

Rafael Sola
Rafael Sola
18 anos atrás

E aí Flávio, tudo bom?
Não tenho certeza, mas acho que algumas cenas dessa pista oval que você mencionou aparecem na primeira versão do filme “Italian Job”, (aquele com três mini que roubam ouro). Tô certo ou tô errado?
Grande abraço!!!
Rafael

Lucas
Lucas
18 anos atrás

Imagina uma corrida lá em cima e dois caras se enroscam, um sai voando e vai cair lá em baixo…

Edgar
Edgar
18 anos atrás

Essa cidade é o bicho, tenho um amigo morando la faz tempo, ele é encarnado nesta cidade… O Dy, concordo com voce e acho que pode sim, afinal, a Toro Rosso não vai andar com a Arrows de 2002.
O problema é que a Ferrari é muito cheia de frufru… imagina seria rotulada como incopetente de não conseguir fazer um carro competitivo e ter que usar os badulak de 2004…
Mas também acho que não vai muito esse 248 F1.

PedroJungbluth
PedroJungbluth
18 anos atrás

Olha, achei a construção ótima, mas imagina cair lá de cima!!!

Pedro Padilha
Pedro Padilha
18 anos atrás

A versão de 1969 de The Italian Job, estrelada por Michael Caine, não teve o título Saída de Mestre. Este é o título da versão nova estrelada por Mark Wahbelg. A versão antiga foi lançada no Brasil como Assalto à Milanesa e está sendo exibida no Telecine como Um Golpe à Italiana. Os assaltantes ingleses dirigem Minis e são perseguidos pelos Alfas da polícia italiana.

Sucrilhos
Sucrilhos
18 anos atrás

Huahua, e eu que achava que era Fábrica Italiana de Automóveis e Tratores! :P

Carlos Malfitani
18 anos atrás

Flávio tudo blz ?

Essa fábrica da FIAT em Turim, aparece no documentário ingleês The Power and The Glory sobre automobilísmo, E aparece também no filme Italian Job (Saída de Mestre no Brasil) versão original de 1969. Aliás para quem é fã de carros, e filmes, tanto o documentário, quanto o filme são uma ótima pedida.

Abraços a todos.

Dy
Dy
18 anos atrás

Gomes, Se a F2004, modelo o ql foi tao vencedor, sempre que qdo adaptado lidera os treinos, pq nao investir a partir desse carro (adpta-lo as novas regras)?? E nao tentar inovacoes que nao dao certo. O 248 F1 pelo que acompanhei nao é nenhuma maravilha, melhor q o F2005, porem nao sera um carro para andar a frente das renault. Daí surdiu em mim essa duvida.. ” será que se adaptasse a F2004 a novas regras, seria um carro capaz de lutar por resultados mais concretos que esse proprio 248 F1 ?? Isso seria possivel Gomes ??