QUE SAIA DO PAPEL
Os arquitetos Flávia Gamallo e Humberto Anastasia me mandaram algums esboços do que (espero) será o Autódromo Serra Verde, em Belo Horizonte. Um bom projeto, que inclui uma pista oval, uma de arrancada, uma de motocross, hotel, espaços multiuso, boxes amplos, torre de controle caprichada. Enfim, um autódromo decente num lugar bonito.
O traçado é legal, mas confesso que não olhei com a devida atenção para firmar qualquer tipo de julgamento. Além do mais, isso é coisa para piloto. Sugiro, se é que isso ainda não foi feito, que os Da Matta sejam consultados (Toninho e Cristiano). Afinal, são da área.
Vejam, e digam o que acharam.
Tava na hora. Minas merecia um autódromo faz tempo.
Parabéns.
Como está o andamento deste autodromo, foi engavetado?
Pessoalmente não gostei do traçado, se é para sair algo tem que ser melhorado. Mas indiferente, parabéns pela iniciativa!!!
Há vinte anos que se fala nesse autódromo. primeiro a idéia era construir um entre Betim e Contagem. depois, por iniciativa particular, construiu-se o megaspace, com sua pista de 1300 m. tomara que este saia do papel e, finalmente, tenhamos o primeiro autódromo de minas gerais. um absurdo para um estado de tamanha importância no país e história no automobilismo. os junqueira e os da matta que o digam.
abraços
Gente, o sentido do autódromo é horário, pois se for anti-horário não terá entrada pro box quando a o trecho oval estiver sendo usado. A não ser que a parte oval seja sempre horário o quando for corrida com circuito mixto anti-horário.
maravilhoso…
A mim parece um grande projeto. Vi uma outra imagem na manchete do Grande Premio um tempo atrás, e pareceu maravilhosa a construçao onde ficam os boxes (se eu entendi direito). Realmente uma coisa muito interessante!!! Parabéns!!
Quem se dará bem ano que vem, eu não sei. Mas, se esse papo for sério, o Brasil se dará muuuuuuuuito bem em 2007. Com um autódromo lindo desses, nao tem nem o que dizer…
Acho que é mais um daqueles circuitos travados do tipo Magny Cours. Mas se houver uma grande mudança na F1 com aqueles dois aerofólios traseiros e as ultrapassagens ficarem menos difíceis, poderemos ter bons “pegas” em um circuito desse tipo.
Ninguém me perguntou mas meu palpite como surpresa para o próximo ano é: Williams-Cosworth pontuando bem e ficando entre os 3 primeiros nos construtores. Vão fazer um carro enxuto e com a esse motor V8 vão surpreender muita gente. Tenho um amigo na FinlÂndia que diz que esse Nico Rosberg é bom mesmo!
Um abraço.
Jorge F.
Se realmente ficar como esta na maquete,
nas ilustrações… a f1 ja vai se despedir de Interlagos !
Projeto fantástico!!! Maravilhoso, o traçado parece uma delícia de guiar!
Isso tá cheirando inveja…
Chamaram arquiteto de padaria prá desenhar essa porrcaria???
só espero que não façam como em alguns autódromos brasileiros que não possuem box suficientes para receber stock V8 e Light ao mesmo tempo como Tarumã.
Sobre a arquibancada da reta, ficou longe da pista devido a pista de arrancada. A pista de arrancada deveria ser atrás da arquibancada da reta principal, mas com dois lados.
Aqui em Santa Catarina também terá um Autódromo com padrões internacionas. Será na cidade de Canelinha onde já se disputa o Brasileiro de Motocross. Porém, espero que realmente isso se confirme pois Santa Catarina merece a muito tempo, um autódromo. E para minha felicidade, perto da minha cidade, Brusque que também já teve um kartódromo que agora serve como depósitos de estátuas. Quem sabe um dia, as estátuas criem pernas e saiam dali. Quem sabe.
Abraços Flávio
Hungaroring???? Longe disso. A informação é de que a largura mínima da pista no projeto é 18 metros. E o que não falta é chance de ultrapassagem.
Agora, se depender do governo bancar pro projeto sair, podem tirar da cabeça…
Ao que me parece, o circuito tem 3 excelentes pontos de ultrapassagem.
1 – Ao fim do gostoso “S” de 3 pernas uma forte freada para entrar na retona, de uns 650m.
2 – Terminando essa reta, curva de 90º à direita.
3 – Curva de 180º à direita ligando a reta de saída do miolo à reta de entrada para a curva de raio variável, antes da reta dos boxes.
Isso sem falar que essa última curva parece ser bem seletiva. Quem souber acelerar melhor na saída chega na frente na entrada do “S”.
Quem estiver afim de dar uma olhada no terreno entre no google earth com as coordenadas:
19 47 03 s, 43 57 09 w
– O local está a 15min do centro de BH, a 20min do aeroporto internacional e ao lado de uma rodovia.
– Sou de BH e estão fazendo uma mega propaganda sobre a reforma desta rodovia que liga o centro ao aeroporto internacional, se a rodovia sair ( oque duvido, pra mim é politicagem) o suposto autodromo estará bem servido de acesso. Do contrário será a maior z o n a. Qualquer eventozinho que fazem no Serra Verde é o suficiente para bagunçar os acessos.
– pela imagem do google vcs verão que a atual pista de kart deve ir pro saco, pois ao que parece (perspectiva engana), ela está localizada atualmente na ponta esquerda da aquibancada e pista de arrancada.
– pelo google da para ver que o autodromo não está inserido entre montanhas virgens e no meio do nada, tem bastante casa e galpões na proximidades. O que não é problema.
O financiamento virá do valerioduto ??? Afinal, o careca comanda a grana em BH…
Visual de Monza com um mini-hungaroring… projeto fraco.
Hungaroring brasileiro?????
oh juca chaves, voce nunca foi ao Rio, la tem montanhas muito mais lindas que essas, no autodromo de jacarepagua.
cade o pedro sergio otario?
Putz….
É apenas um esboço, e tal como todo esboço , ainda carece de traços de melhora…..
Engraçado é que tem gente que fica na obstinação pela procura do Santo Graal do Automobilismo……
Um circuito que misture Spa , Monza, indianápolis, reta de arrancada, e que não seja ” arcaico” como interlagos…=/
Tomara que tenha sim, melhorias. Que ouçam vários pilotos ( não só os da Matta) até chegar ao desenho final….
E pra entrar também no terreno pantanoso das sugestões, fica aqui a minha: Curvas à la Avus, com inclinações monstruosas. = P
O terreno esta localizado no municipio de Belo Horizonte, entre o aeroporto de Confins e o centro da cidade. Todo projeto tem de ser feito em cima do terreno que se consegue, este e de um antigo hipodromo, o sentido e anti-horario, ja existe um kartodromo funcionando ao lado da pista. Existe pista de oval sem inclinacao, ou com pouquissima inclinacao. A maior reta e areta oposta que tem uma boa freiada no final, a pista muito longa da sono em quem estiver assistindo. Mais de 3 km e bobagem. A pista de arrancada esta situada ao lado da reta principal, em frente a arquibancada fixa, no mais vamos torcer para que este sonho se torne realidade, sejam otimistas.
Achei fantástica a iniciativa de se construir um autodromo em B.H so que, embora esteja tudo muito bonito no desenho na prática pode se complicar por vários erros que nós simples expectadores e apaixonados por velocidade estamos vendo. Imagine os pilotos quando entrarem no carro para uma disputa. Fantástica a iniciativa mas o desenho e tamanho do circuito é que não estão sendo vistos com bons olhos.
Gostei da iniciativa mas nao aprovei o traçado… Só tem um ponto de ultrapassagem! Parece Hungaroring…
Flávio,
sem frescuras ou “tecnicálias”: em algum lugar deste mundão tem autódromo com moldura mais bonita? Êta montanhada bonita, sô!!!
Primeiramente gostaria de parabenizar pela iniciativa de se construir um autódromo.
Porém gostaria de deixar algumas críticas construtivas.
1) O autódromo tem poucos pontos de ultrapassagens, e os que tem, são mal localizados, longe do ponto de vista do publico.
2) Segundo Hermann Tilke, um circuito que facilita as ultrapassagens deve conter retas longas e curvas fechadas. Também acredito que seja importante curvas abertas para torná-lo seletivo.
3) O final da reta dos boxes tem uma curva muito aberta, dificulta as ultrapassagens.
4) A reta para arrancadão deveria ficar perto das arquibancadas principais.
5) Normalmente os ovais tem inclinação nas curvas.
6) As curvas posteriores as grandes retas devem ser fechadas.
7) Coloquem as arquibancadas perto dos pontos de ultrapassagens.
8) Por favor, peçam opiniões de profissionais da área: os pilotos!!!
Forte abraço!
Rafael
Nao gostei muito nao. Curvas muito fechadas, reta muito longa……Mas vendo pelo lado da iniciativa de se construir um novo autodromo, sempre é válido.
Se é pra fazer, que faça direito, e não como Santa Cruz que fez um autodromo sem guard rail, lá fizeram o traçado e só……………..e já que a coisa é moderna, pq não colocar areas de escape de asfalto……como em interlagos…..
Outra coisa, não tem inclinação? cheio de curvinha fechada? Chaaaato….
Como alguem comentou ali acima, se for no sentido antihorario, não tem entrada pros pits no oval, e se for no sentido horário, não tem saída!!!!!!!!!! haha que lixeira! Como é divulgam um troço desse meu deus…
Legal só o fato de termos autódromo em BH. Mas parece ser um circuito Mickey Mouse, pra agradar Tio Bernie. Exceto pelo oval. E a pista parece meio curta…
Que saia do papel direto para a lata de lixo, eheheheheheheh
Bonito, não particularmente seletivo, mas é muuuuito melhor do que temos hoje em BH (ou seja, nada). Ainda assim, só acredito vendo: sou mineiro de BH, moro em BH, e já ouvi muitas promessas de autódromos… mas até hoje elas não deram em nada. Espero que dessa vez seja diferente.
Mais uma pista plana e chata, estilo kartódromo. Autódromos novos parecem McDonalds… tudo igual….
na boa não to querendo me achar ,nem menosprezar ninguem e nem fazer propaganda, mais o projeto de autodromo q fiz para a minha graduação em arquitetura ficou muito melhor , pra vc ter ideia o traçado principal é muito mais seletivo e om muitos mais pontos de ultrapassagens, alem disso o autodromo possui 6 tipos de traçados diferentes. tá certo q é um projeto de graduação mais o terreno existe e ele é completamente viavel de ser construido.
Acho q se esta surgindo essa possibilidade de se contruir um autodromo, pois aqui no brasil isso não é facil deveria ser feito um muito bem feito q possa realizar qualquer evento nacional e internacional
abraços odjar
Achei o traçado meio feito “nas coxas”. A tal pista de arrancada é muito mal situada (longe das arquibancadas principais), não há possibilidade de se aproveitar integralmente o traçado (que é muito curto), cadê o kartódromo, oval muito pequeno, e mal integrado ao restante… Enfim, criticar é fácil, mas são falhas gritantes. Para gastar grana, é melhor que seja em algo mais funcional.
Não sou de BH, mas pelo que disseram os que lá moram, tá mais pr’a coisa de ano eleitoral, ainda mais com sobrenomes iguais…
Tá tudo muito bem, tá tudo muito bom… E, como aqui não temos sheiks biliardários nem ousados empresários, eu só quero ver quem é que vai botar a mão no bolso p’ra fazer a coisa acontecer. Sobra p’ra o Estado, dependendo do interêsse eleitoral algum político. Nada de faraônico hi tech, vamos no “cafizin com pão de queijo” mesmo, promovendo seriamente competições das categorias nacionais e oferecer bons prêmios, que o resto é consequência. BH merece, uai…
Ahhh… Só mais um comentário… Aqui em Belo Horizonte NENHUM veículo de comunicação “embarcou” nesta lorota. Nada se ouviu falar…
Isso cheira/fede política em ano de eleição (e como cheira mal!!!).
Esse filme já ví!!! É velho…
Ano de eleição sempre tem essas promessas… O dono da área (e projeto) é o prefeito da cidade (Santa Luzia, pertecente a região metropolitana de Belo Horizonte). Nada contra, pelo contrario. Para mim que amo o automobilismo acho a iniciativa maravilhosa. Justiça seja feita, o cara já fez pista de velocidade na terra , de motocross, de arrancada, parque para festival de “Tunning” (argh!!!)… Mas uma pista desta… Como disse, já ví vários projetos eleitoreiros envolvendo pilotos e gente do ramo, desavisados (???) endossando lorotas.
Mas caso seja sério (tomara), que traçado mequetrefe!!! Um oval não se “mistura” com um mixto assim (e as inclinações???), sem contar o “desbalanceamento” das curvas, tanto em sentido (direitas e esquerdas) quanto em variação/alternancia de raio. Sem contar a falta de uma grande reta e um traçado típico de kartódromo, completamente travado. Não sou arquiteto nem experte mas desenho um traçado “””MIL””” vezes melhor!!! Modestia à parte.
Minha preocupação é com a parte do misto que aproveita dois trechos das curvas do oval. Se as curvas forem muito inclinadas, poderíamos ter problemas. Quanto ao resto, me agradou muito, parece ser um traçado bom com pontos de ultrapassagem.
Só uma coisa: o Hermann Tilke não tem nada a ver com isso, certo?
Moro em Ouro Preto e adoraria ter um autódromo internacional aqui por perto. Não sei se sai do papel! Espero que seja só um esboço, pois parace uma colcha de retalhos. Um pedaço de cada autódromo. Meio seu cara própria. Quem fez o projeto sabe de automobilismo?
A SIMPLICIDADE do traçado é ÓTIMA. Só faltou uma curva de raio descontínuo.
Parece muito bom. Espero que o desenhem de modo a ter corridas nos dois sentidos (não me perguntem o porquê).
O traçado parece interessante, boas alternativas inclusive oval mas do pouco que da para ver, a arquitetura parece um pouco antiga se comparado a China, Malasia, Turquia e Emirados…visto de cima, a arquitetura parece cópia de Interlagos quem tem quase cem anos. Em todo caso, é louvável um novo autódromo no Brasil, depois do assassinato do Rio de Janeiro.
Como muitos disseram, uma pista maior seria mais interessante. Fica no quintal do aeroporto de Confins, às margens de algo que se tornará um corredor livre, perto de bom hotel. Pode bombar.
Moro em BH há 20 anos e durante todo esse tempo ouço falar sobre o prometido autódromo. E até hoje nada. Só acredito vendo, quando estiver pronto. Mas o que mai me chamou a atenção foi ver o sobrenome de um dos arquitetos do projeto: Anastasia. Ora, ora, se não é o mesmo sobrenome do Secretário mais forte do governo de Minas, o braço direito do governador… Quanta coincidência!!! Sei…
GOSTEI DO TRAÇADO
Bom a Arquitetura e boa mas acho que o tracado nao oferece bons pontos de ultrapassagem e e muito pequeno em relacao aos autodromos internacionais, penso que a pista deve ser maior pois e um projeto para permacer por muito tempo e tudo pode acontercer no futuro, o autodromo deve estar preparado para abrigar qualquer categoria mundial, esse nao esta ! Campinas SP