Caçando o carro perdido

SÃO PAULO (subindo…) – Seguinte, macacada: o Pandini precisa de alguma pista que leve ao Centaurus, esse carro totalmente brasileiro aí debaixo. Eu já tinha visto esse anúncio em alguma revista antiga, mas não tenho a menor idéia do desfecho dessa empreitada. O ponto de partida é Campinas (SP), onde ficava a fábrica.

Qualquer coisa vale: fotos, histórias, pistas de algum carro que tenha sido produzido, reportagens… Mãos à obra!

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto Du Arte
Augusto Du Arte
7 anos atrás

Como coisas como estas acontecem. Ensaiamos construir carros, ensaiamos construir aviões, helicópteros, tanques, maquinas e nada vai adiante o que somos nós Brasileiros?

rodrigo fascineli
rodrigo fascineli
10 anos atrás

olá tudo bem.Meu nome é Rodrigo Fascineli,tenho31 anos,e sou apaixonado por carros antigos, e conheço a história desses carros desde criança, atravé de publicações que saíram na folha de são pulo em 1992(centauros), e no Caderno de Automóveis 1991(democrata),que era um encarte de um jornal que eu não lembro mais.Infelizmente perdi esses dois jornais(na verdade,meu irmão pegou por engano para forrar uma parede que estava pintando).Um dia,estava vendo um site que se chama Foras de série do Brasil, e vi por uma foto do site,um carro abandonado em uma rua na cidade de Limeira,chamado de “batmovel”.O referido carro,lembrava em muito o Centaurus conversível.Como limeira e campinas são próximas,pensei na possibilidade de ser o referido carro.Procurm no site que vcs vão achar.abs

Rogério Ferraresi
Rogério Ferraresi
14 anos atrás

Mais alguns detalhes sobre este veículo deverão ser publicados, em breve, na revista A Biela, dando continuidade a meus textos sobre veículos nacionais que nunca foram fabricados em série. Vale lembrar que, como a IBAP, a Centaurus tentou comprar a FNM e, não conseguindo, publicou matéria paga (informe) nos jornais de grande circulação, em 1970, sobre a venda da estatal para Alfa Romeo, denunciando ter sido o negócio um “jogo de cartas marcadas”. Como isso foi feito em plena ditadura militar é facil imaginar porque a Centaurus desapareceu.

Gustavo Reis
Gustavo Reis
15 anos atrás

Eu moro aqui em Campinas e não sabia dessa história… Alguem aí poderia mandar para mim mais detalhes?

Ari Rocha
Ari Rocha
18 anos atrás

Caro Flávio,

Conheci esse carro no início de 1961, quando ainda estudante fui conhecer a fábrica, em Campinas.

Usavam um galpão que ficava numa travessa (na parte alta) da ladeira que dá acesso ao ‘Castelo’.

Acho que a maior curiosidade era pelo fato de que o carro deveria ser produzido em compensado naval molodado no formato da carroceria, em lugar de chapa metálica ou fibra (daí as formas inusitadas).

Foi rezalido por um (experiente) construtor de barcos de madeira, cujo nome não me recordo mais. Depois disso não tive mais notícias.

Abraço

Ari Rocha

joão cesar  - jcesar
joão cesar - jcesar
18 anos atrás

Tópico no Fórum Nacional de Veículos Antigos – http://www.fnva.com.br – sobre o Centaurus – http://forum.topmark.com.br/viewtopic.php?t=4408&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Rafael Bruno
Rafael Bruno
18 anos atrás

meu deus! não sabia que existia esse carro!

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

Já tinha ouvido falar desse carro, mas o modelo que eu conhecia era outro, um jipe.

achei interessante o detalhe dos faróis em que há dois de cada lado, sendo um deles em angulo, imagino para iluminar as curvas, isso é que é avanço, só carro de luxo como os audi A8 é que possuem tal avanço, quem disse que brasileiro não inventa coisas de vanguarda !

Macacos me mordam
Macacos me mordam
18 anos atrás

Engraçado, falam em carro TOTALMENTE brasileiro, mas vejam só o nome do dito cujo!!!!!!!!

Luciano Basso
Luciano Basso
18 anos atrás

Achei na internet:

Na revista Classic Cars, ano 02, nº 20

tem a materia Documento” – Centaurus 400, o popular nacional que nunca foi fabricado.

Para pedir a revista:

Roberto Haruo Kawaguchi Fone (11) 9963-2417 Fax: (11) 6912-9095
Rua Francisco Rabelo nº 577 Vila Califórnia
São Paulo – SP CEP 03212-000

Ou utilize nosso email: [email protected]

Fausto Luiz de Alenc
Fausto Luiz de Alenc
18 anos atrás

Não sei se interessa, mas vai passar a partir das 22hrs no canal TCM (TV PAGA) o filme Grand Prix. Caso haja dúvidas, verificar no site: http://www.tcmla.com/pt/programming/ a programação.