Estranho comichão

SÃO PAULO (a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo) – Alguns meses atrás soube da abertura de uma loja aqui em São Paulo que só vende Opalas. Se chama Supimpa, termo que a muitos parecerá incomum, mas que quer dizer, digamos, “cool”. De lá para cá passei a dar mais atenção ao melhor carro que a GM já fez por aqui.

Tal atração tem a ver com corridas, também, afinal o Opala deu origem à Stock Car em 1979, maior categoria nacional e alçada à condição de top-top nos últimos anos (há certo exagero nisso, mas tudo bem, assunto para outros dias).

Uma busca rápida na internet leva a dezenas de endereços interessantes sobre Opala, alguns com áreas dedicadas somente à sua trajetória nas pistas. É uma viagem agradável e confortável.

Nunca pensei em ter um Opala, mas sou acometido por alguns surtos com carros em começos de ano. Melhor me conter, o mar não está pra peixe. Mas de vez em quando vejo umas pecinhas tão… suculentas!

Diz a verdade, olhando uma foto como essa aqui não dá vontade de sair à caça?

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VELOZ-HP
VELOZ-HP
18 anos atrás

O Sgarbi era um piloto rapidíssimo, tanto que foi o grande rival do Pedro Victor De Lamare no início das corridas dos Opalas. Essa foto mostra a corrida no Autódromo dos Pinhais em Curitiba, que ele venceu de forma meio dramática pois, se notarem bem, o para-brisas do carro está quebrado e ele chegou ao fim sangrando muito pelo nariz devido aos estilhaços de vidro que levou na cara. O cabra era muito macho também.

joaquim filho
joaquim filho
18 anos atrás

Ok jovens, vamos tirar as dúvidas: leva o prêmio quem disse Autódromo dos Pinhais, a ano é 1969, a categoria é a antiga Div-3, o piloto é Carlos Alberto Sgarbi (por onde andará? Acelerava uma barbaridade) e a preparação era de ninguém menos que Chico Landi.

Sergio Mancini
Sergio Mancini
18 anos atrás

Lembro-me de um Opala divisão 3 que o Reinaldo Campelo fez em 1975 eu acho, que era chamado de Itacolomy Chevrolet. O carro tinha o motor em posição rebaixada, era muito bonito.
Seria interessante ver uma foto do mesmo aquí no Blog

Toty
Toty
18 anos atrás

Me desculpem amigos pela intromição e replay.

Muito bom!!!
Isso aqui tá precisando de um chat, o pessoal que comparece aqui parce ser muito interessado em opnar!!! Ótimo!!! Vamos trocar idéias, já que gostamos desta cachaça chamada automobilismo.
Valeu o espaço Grande FG.

Antonio
Antonio
18 anos atrás

O autódromo é o de Pinhais, com certeza e a corrida é do começo da década de 70 (não mais que 73), antes do autódromo ser fechado (sua reabertura se deu em 89 com uma corrida de Stock Car, daqueles horríveis Opalas cheios de apêndices aerodinâmicos, os últimos que correram na categoria).

Lucas
Lucas
18 anos atrás

Opala é demais. A um tempo atrás nem dava bola pra ele até que me chamaram para dar uma volta na “Starship” Estava caindo ao pedaços mas ainda assim me apaixonei por ele no ato! Juro, até o fim da vida vou ter um Diplomata na minha garagem, ao lado do Passatão é claro, rs!

Maurice
Maurice
18 anos atrás

Ah! o autódromo da foto, creio ser o de Cascavel (Aquele do Meffato)

Maurice
Maurice
18 anos atrás

Olá FG e a todos que acompanham este blog. Eu, particularmente e muitos outros, sempre gostei do Opala. Marcou época. Meu 1º carro foi em 1968 e, adivinhem qual? Opala 3800, 3 marchas na coluna, beje, placa AG4781. O 2º Opala 3800, 1971, verde metálico com teto de vinil preto, 3 marchas na coluna . 3º carro.? Opala 74, branco teto de vinil preto, 4 portas, 4 marchas no console, rodas raiadas Mangels (lembram que cafona?). 4º carro? Caravan 1978, 4100 beje metálico, rodas gaúcha, etc. 5º carro? Opala 81, 6 cil, 6º carro caravan 1984 6 cil diplomata, 7º carro Caravan Diplomata 6 cil, 8º Idem 1989,9º Idem 1991 4 10º idem 1992. Tive outros ao mesmo tempo Corceis, Barsilia, Monzas, Santana, Corsa, Quantum, mas motorização, por mais antiga que fosse (derivada do opel 1963), sempre foi robusta, de fácia e barata manutenção. Saudades deste tipo de motor. Ainda terei outro.

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
18 anos atrás

Agora sim vou ouvir uma semana que até o Gomes é opaleiro!!!
Nada contra o opala, legal, gosto muito tb, principalmente o coupê! O SS, coisa de louco!
Mas…
O maior carro já produzido neste país foi um V-OITÃO da família dos muscle cars chamado Maverick.
Coisa linda o som do 302 gritando pela rua, a traseira jogando nas curvas.
Será que sou só eu, ou mais alguém aqui anda sentindo um certo preconceito?
Abraços aos opaleiros e saudações potentes aos Maveriqueiros!!!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
18 anos atrás

Pedro, seus comentarios são pertinentes, mas vc esqueceu que no Brasil, automobilismo de competição é propriedade de meia duzia de “iluminados” que sob o pretesto de perpetuar seus lucros indecentes,criaram e continuam criando, (vide Stock Light), produtos que não passam de “tranqueiras sobre rodas” cuja unica qualidade é dar emprego a um mar de “mechâicos boca de porco”, dirigentes incompetentes e desonestos, fabricantes obsoletos e principalmente pilotos mediocres e frustrados. Aqui nunca se pensou em nada que tivesse um minimo de coerencia tecnológica ou economica. Criam-se as categorias a revelia do bom senso tecnico, dividem-se os “feudos” e …”quem pode mais chora menos”.
Nada contra o velho Opala, era um bom carro em sua época…EM SUA ÉPOCA !!!

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
18 anos atrás

Bom dia!

Puxa Flávio, você não se rende! É uma estranha relação, depois que passei a julgar a utilidade das coisas, abandonei o gosto por carros antigos, assim como nunca gostei de Opalas. Porém, certas coisas nem Freud explica. Tenho fixação por uma Caravan 79 aqui da cidade que, não sei por qual motivo, me atrai, talvez pelo fato de na época ter sido carro dos “bacanas”, já que ela está por aqui desde então. Um abraço e bom carnaval!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Deve ser Pinhais mesmo, afinal as Araucárias só tem nessa região do país, que eu saiba.

bob
bob
18 anos atrás

isso ta com cara de divisao 3,

a stock começou em 1979 e essa foto me parece mais antiga.

que pista sera q e’ essa? parece curitiba pelas arvores no fundo…

alguem sabe qual pista esse opala esta vence?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Olha, desculpem ter falado geringonça, mas não acho que carros pesadões, com motores de baixa rotação (smallblock é motor manso para carro de rua, façam favor, motor de corrida tem que ser calibrado para rotações altas) e péssima eficiência aerodinâmica não representam muito desafio aos pilotos. Dai o tão elogiado equilíbrio da categoria.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
18 anos atrás

Isso sim é um Stock car, termo que significa mais ou menos “carro original”, não essa geringonça da “Nossa” Stock.

Tudo bem, que usem o nome. Mas o Brasil precisa de uma categoria com apoio real das fábricas, com o objetivo de exporar melhor o marketing da nossa tecnologia. Seria legal ver Focus, Astra, Golf e Stilo se arranhando numa categoria com tal apoio. E faria bem para nossa indústria um pouco mais de investimento em estabilidade nos nossos carros, tão fabricando cada cadeira elétrica…

Marco
Marco
18 anos atrás

FG, sua esposa já sabe que vc quer comprar um Opala? ;-)

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
18 anos atrás

Flávio ,
Eu participei como assistente e torcedor das provas dos anos 60 e 70 .
No início da era OPALA e talvez até hoje , o melhor piloto de OPALA de todos os tempos foi um tal de ” CIRO CAYRES “. Não sei se é assim que se escreve !

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

Essa coluna que citei no comentário anterior,tenho ela guardada atér hoje,pois pois guardo meio mundo de velharias.
de vez em quando pego a minha primeira 4 rodas de 11/94 e fico olhando,sou um saudosista

zé dirceu
zé dirceu
18 anos atrás

isso sim é carro de corrida,não essa coisa que chaman de stock júnior,nem esse chassis tubulares com bolhas, telemetrias,play offs,super pole(esse acho que srá bom ,pois será uma pequena corrida em ritmo de classificação)
NASCAR(urgh)
nessa nova categoria .´so falta m falar “gentlemam,start your engines”,né FG?