Max está doido

SÃO PAULO (todos deveriam polir as janelas) – Max Mosley está imaginando acesso e descenso na F-1 a partir de 2008. É preciso ser otimista demais para achar que uma equipe de GP2 pode virar um time de F-1 de um ano para o outro.

Mas a idéia, em si, não é ruim, embora o velho Max viaje de vez em quando. É boa, apenas impraticável. De todo modo, depois que o samurai Aguri Suzuki conseguiu criar uma equipe em menos de seis meses, tendo a achar que tudo é possível.

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Claudio
Claudio
18 anos atrás

Concordo com vc.só que existe um pequeno, porem importante detalhe no caso do Aguri Sam,a preciosa grana da Honda.

Tito Candia
Tito Candia
18 anos atrás

O FLAVIO GOMES APROVA A IDEIA DA SEGUNDONA. AFINAL DE CONTAS, TORCEDOR DA PORTUGUESA ESTÁ ACOSTUMADO A LIDAR COM ESTE ASSUNTO.

Paulo
Paulo
18 anos atrás

mais uma do Mosley: liberar qualquer tipo de motor na categoria, dando às equipes uma quantidade máxima de combustível por corrida.
O cara tá fumando demais, certeza… ou usando LSD. Todo dia com uma ídeia mais estranha que a outra…

rodrigo
rodrigo
18 anos atrás

É até interessante esta idéia, mas alguém aqui imagina alguma montadora na 2ª divisão? sei que é muito dificil de isto acontecer, mas caso aconteça será que a montadora iria aceitar ou abandonaria a categoria?

Filipe W
Filipe W
18 anos atrás

O Max tá parecendo o Cesár Maia, cada hora inventa um factóide !!!!!

A ultima é a liberação de qualquer motor, porém com limitação na quantidade de combustível fornecido a equipe, já imaginou a zona que não ia ser ? pode até ser interessante, mas acho, que assim como a proposta, ia ser inpraticável.

123
123
18 anos atrás

123

cassio
cassio
18 anos atrás

2º DIVISÃO , fala sério Max ???
Ele acaba de provar que tá gagá …..
Ao invés de uma segunda divisão , precisamos é devoltar a ter 30 , 34 carros como era no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90 , Lembram ?
Tinha até que disputar PRE-CLASSIFICAÇÃO ( Coloni , AGS , Dallara , Onyx , Pacific ,Lola , Syntek , Brabham , Lotus , Osella e por ai vai ) .
Lembram disto ?
Este monte de tranqueira disputa entre elas mesmo na treino da sexta e depoi os 4 melhores carros iam para classificação de sábado junto com as 13 melhores equipes do ano anterior ( 26 carros ) .
Ou seja , o treino do sábado tinha 30 carros e apenas 26 ( os melhores do treino de sabado é claro ) largavam no domingo .
Aquilo era fantastico.
O Max precisa trazer isto de volta … Liberar para uma equipe se quiser se estabelecer a entrada com apenas 1 carro ( nos anos 80 isto era permitido ) .
Liberar também a venda de chassi … quem sabe este ano eu não ganhe na Mega – Sena ???
AI eu vou lá compro um chassi R25 de 2005 , contrato o DA Matta para pilotar e para e monto a SOUZA F1 Racing em 2008 …. vai sonhando moleque !!!!

Bem , mas se o Max “não inventar ” dá para fazer e atrair muita gente que gosta de aventurar em automobilismo e montar times pequenos mas “honestos” , ou seja , com condições de competir …
Não adianta encher o grid com Minardi e Aguri-Suzuki das vida ….´
é so o tio Max copiar a receita dos anos 80 …. ]

Em tempo : sem essa de copiar NFL ou NBA ….
O ESPORTIZINHO CHATO …. SEM SAL ….
Os amaericanos gostam de espetaculo , cada jogo da NBA ou da NFL tem uma porrada de parrada comercial ( sem falar num montão de shows inseridos no intervalos )

Fui

ROGERIO BH
ROGERIO BH
18 anos atrás

Não acho legal a idéia não.

É um sacrifício entrar e permanecer na F-1 hoje em dia.
Isso só pegaria os pequenos.
Tenho saudade do grid com 26 carros…onde 1 pontinho realmente valia muito.

saudações celestes

Fabricio
Fabricio
18 anos atrás

O Max está velho e caduco, sangue novo na Fia!!! Tudo que esse homem põe a mão pára de prestar e não é só na F1, no rali, saiu uma coluna no site do gptotal que ilustra vem o que eu quero dizer. Chega de regulamentos esdrúxulos… Se o max pensasse um pouco mais veria que se nao aumentar substancialmete a asa traseira dos carros e colocando mais lâminas em 90º para ter mais vácuo não tem ultrapassagem…. Não adianta pneu raiado, menos asa, motor mais fraco e etc etc etc… Asa traseira maior com mais Lâminas em 90º aumenta o arrasto, diminui velocidade…. Pode ter o motor que for q vai andar menos. O segredo está no vácuo.

rasec
rasec
18 anos atrás

Piada legal essa do Max “Maluco” Mosley, sem dúvida esse cara é muito divertido, mas falando de coisas serias, vcs viram que nao existe o numero 13 na numeração dos carros, pq será ? é alguma superstiçao ou outra coisa.

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
18 anos atrás

Eu só queria ver se desse uma zebra e de repente uma Ferrari caisse para a “segundona”. Será que não teria mala preta, tapetão, enfim, coisas que acontecem no futebol? hehehehe

Chulapa
Chulapa
18 anos atrás

também acho que tio max viajou na maionese…

Marcelo - RBR/AC
Marcelo - RBR/AC
18 anos atrás

Gomes, seria como nos desfiles de carnaval: Grupo Principal e Grupo de Acesso. Ele tá copiando um projeto 100% brasileiro.
eheheheheh

Sidão
Sidão
18 anos atrás

Eu acho que seria legal se , quem subir usar o carro do ano passado de quem ganhou , o R25 com V10 restrito não iria fazer feio esse ano , é só ver que a F2004 está andando bem na frente da F248.

rasec
rasec
18 anos atrás

ha ha, muito legal a piada do Max Moley, esse cara é muito divertido, mas falando serio, eu percebi que nao tem um carro de numero 13 na f1, seria superstiçao ? ou o que ?

Carlos Maciel
Carlos Maciel
18 anos atrás

Imaginem só:
3 ou 2 equipes da Gp2 brigando pelo título. Aí chega na última etapa, meados de dezembro e assim surge a campeã. Ou seja, os caras terão 4 meses pra construir um carro de F1,e testar.

Todos sabem que na F1 nenhuma equipe surge e já disputa o campeonato, no máx. entre os 5, isso se tiver muito dinheiro.
Mas digamos que essa mesma equipe fique em último e caia para a GP2 novamente, e aí?

Alguém entendeu?

Ou será que o Sir. Max está pensando em fazer da F1 uma categoria idem GP2 e F-Mundial, completamente Monomarca?

e parece
e parece
18 anos atrás

e parece que a 248 F1 é um mico

salve a F2004

Renato
Renato
18 anos atrás

A idéia é absurda porque fura todo o esquema de “franquias” que é a base do Concorde Agreement.

Antes a F1 era um campeonato “aberto”, onde qualquer um que aparecesse pra se inscrever com um carro dentro do regulamento podia correr.

Depois do famigerado Concorde Agreement, criou-se o “clubinho” fechado de no máximo 12 equipes (franquias), e quem quisesse entrar tinha que depositar um cheque caução de USD 42 milhoezinhos. Do dia pra noite quem tinha equipe de F1 ficou milionário, já que seria muito mais barato, pra quem quisesse entrar na F1, comprar um time já estabelecido do que começar um do zero.

É graças a este sistema de “clube fechado” que vários donos de equipes (ao menos os mais competentes) ficaram milionários, e tudo às custas de quem? Das montadoras de automóveis: Ron Dennis com dinheiro da Mercedes, Jackie Stewart com dinheiro da Ford, Peter Sauber com dinheiro da BMW, os caras da BAR com dinheiro da Honda, os Benetton com dinheiro da Renault, e por aí vai. Só não ficaram milionários os menos competentes gerencialmente, que tiveram que vender o time já falido, como o Minardi e o Eddie Jordan.

Aí vem o tio Max dizer que quer promover acesso e descenso, o que equivale a dizer que agora, pra entrar na F1, não precisa mais pagar uma fortuna pra comprar um time. Basta investir menos de USD 10 milhoes em uma temporada na GP2 e pronto. Do dia pra noite o valor que tinha a vaga da Renault no “clubinho das 12” vira pó – quem é que vai querer comprar um time de F1 se pode entrar pela porta dos fundos assim?

O Max Mosley é antes de mais nada um político, e tudo o que ele diz deve ser lido nas entrelinhas. A intenção da sugestão não é *realmente* implementar acesso e descenso, é simplesmente usar essa perspectiva de prejuízo pra dar um tapinha no rosto das montadoras, só pra provocar.

Agora, se fosse uma idéia séria, ainda seria uma idéia estúpida pelo aspecto do equilíbrio financeiro e da contenção de gastos na categoria.

Quando se tem uma liga esportiva aberta onde qualquer um pode entrar baseado no atendimento às regras, a própria competição entre os participantes se encarrega de sugar todo e qualquer dinheiro disponível na direção de montar times cada vez mais fortes. É só olhar o futebol europeu, quando aparece um Abramovich desses com uma mala de grana enfiada no Chelsea, isso empurra todos os outros competidores pra uma espiral de gastança que vai comprimindo as margens de lucro até elas virarem prejuízo e todo mundo ir à falência em um grande “crash” (vulgo como quando a tal da Kirch faliu levando junto uma série de times de futebol ingleses).

Agora compare-se isso com o modelo de ligas esportivas profissionais americanas, como a NBA ou a NFL. São um clubinho fechado, tem que comprar uma franquia pra entrar, e não tem acesso e descenso. Pra evitar a espiral competitiva entre os times, a própria liga cuida de implementar medidas como: só libera franquias em novos mercados, sem competição predatória em mercados que já tenham times estabelecidos; sistema de Draft pra evitar leilão predatório entre os clubes pra contratar os maiores talentos das ligas amadoras, mantendos os custos salariais sob controle; regras restritas de negociação de jogadores entre times e imposição de teto salarial (negociados com o sindicato de jogadores), evitando leilao predatório entre clubes pelos melhores jogadores. Com isso eles mantém os custos sob controle e, voilá, conseguem ter LUCRO.

Na F1 tem muito blábláblá sobre redução de custos, mas isso tudo é jogo de cena, subterfúgios de uma briga política de bastidores pelo controle da categoria. Se quisessem controlar custos mesmo, não precisava inventar muita moda, era só copiar a NBA.

Americano é que sabe ganhar grana, isso sim.

Sergio Matera
Sergio Matera
18 anos atrás

Também odeio “naum”, “aki” e toda essa escrita que inventaram com a desculpa de que é mais facil de teclar. Na verdade, quase não dá para entender.

Quanto à segunda divisão, acredito que o Max só cria esses factóides para encher o saco das montadoras, o cara ganha destaque na imprensa e vai tentando mostrar quem detém o poder. Até agora, quase todas as mudanças que fizeram no regulamento da F1 tiveram resultados ruins.

Spike
Spike
18 anos atrás

impossivel nao concordar com o que o `pelo jeito´ escreveu

odeio NAUM
odeio NAUM
18 anos atrás

Por que será que as pessoas usam tanto “NAUM” ao invés de “NÃO” em blogs ? Me dói os olhos.. A hipótese de que usam teclados com layout americano- difíceis de achar a combinação certa para fazer o til – não cola. É muito melhor “NAO” sem til do que o maldito “NAUM”

pelo jeito
pelo jeito
18 anos atrás

pelo jeito não é só o max que fuma pedra e baseado não, tem mais gente nesses comentários que fuma tambem

p*rra sera que ninguem saca que é absurdo isso, imagina mesmo a antiga Minardi, que gastava 100 m. por ano, cairia pra segunda divisao, ficaria um ano fora, aumentaria ainda mais a defasagem tecnologica, teria que mandar funcionaro embora, perderia o pouco patrocinio, algo lamentavel
mas e então, imaginem o inverso, a ART por exemplo, subindo de categoria, faria um papel pior que a Minardi, pois sequer teria tempo para montar um carro, teria que fazer tudo em cima da hora, onde iria arrajar patrocinio,base tecnica e logistica, enfim, acho que quem apoia essa ideia é tão ou mais surtado e chapado que o max, pois a ele se dá o desconto do peso da idade

Gabriel
Gabriel
18 anos atrás

Resposta à: VICENTE MAJO DA MAIA

Em hipótese alguma Renault, BMW, Mercedes, Toyota, Honda continuariam na F1 se fosse para fazer feio. Independente de ser na primeira ou segunda divisões. As montadoras foram a F1 para buscar retorno de marketing, quando os acionistas acharem que o retorno não é mais interessante elas deixarão o automobilismo rapidinho… E isso caro colega, acontecerá antes de um eventual rebaixamento.

Veja o caso da Renault, por exemplo, o presidente da montadora já avisou: “Enquanto ganharmos e o retorno em marketing for interessante ficamos” quando a Renault achar que a F1 não promove mais a marca, tchau.

Gabriel
Gabriel
18 anos atrás

Fantástica a idéia de criar divisões diferentes na fórmula 1. Traria um pouco mais de dinamismo à competição e tornaria o campeonato mais interessante.

Para viabilizar a troca de categoria, seria ótimo se as equipes da GP2 corressem com chassis da F1, talvez com restrição de potência nos motores…. Assim quando uma equipe pulasse da GP2 pra F1 não seria um choque tecnológico tão grande… O mesmo aconteceria com as equipes que caíssem….

Mas isso só funcionaria se, a regra que obriga uma equipe a produzir o chassis caísse. Caso contrário as equipes da GP2, não teriam condições de bancar a mudança de categoria e, as equipes da F1 rebaixadas não teriam o que fazer com suas instalações….

VICENTE MAJO DA MAIA
VICENTE MAJO DA MAIA
18 anos atrás

BANDEIRADA POR VICENTE MAJO DA MAIA

REBAIXAMENTO:

Hilária a proposta de Max Mosley. Criar o rebaixamento na F1. Por vários motivos a idéia é absurda. Primeiro, pois sequer temos a garantia de um grid cheio na F1. Segundo, pois os carros da GP2, nada têm haver com os da F1. Eles subiriam para a “primeira divisão”!!!! A proposta é tão absurda, quanto impertinente. Veja-se que várias equipes se gruparam contra as principais decisões dos “criativos” comandantes de F1. Idéias como esta, certamente, servirá para mais discórdias e reforçar os argumentos de quem pretende criar uma nova categoria (e o caso da GPMA com: BMW, Mercedes, Toyota e Renault). Depois de todas as esdrúxulas mudanças dos últimos anos, está de criar o rebaixamento, é mais que suficiente para que dêem um BASTA no Mosley. Chega!!!!!

SEGUNDONA:

Depois de penar um ano inteiro com o meu Grêmio na segundona, a última coisa que quero ver é uma luta – prova a prova – para que uma das grandes equipes da F1, não seja rebaixada para a segundona. Sinceramente, basta Mosley!!!! Nos poupe de sua criatividade. Tem coisas que não ficam bem para o automobilismo. O rebaixamento é uma delas.

MERCADO:

A F1 é uma grande vitrine para as montadoras. É espaço garantido na grande mídia, melhor negócios, mais vendas. Imaginem a Honda, Mercedes, Toyota, Renault, BMW e Fiat, entre outras gigantes, sendo rebaixadas para a segunda divisão da F1. Certamente, que nenhuma delas cogita participar de algo com tal previsão e possibilidade. Seria o fim da “marca”. O fim em vendas, em negócios, fim dos patrocinadores. A falência da montadora. A falência da equipe.

PERGUNTA:

Você compraria um automóvel de SEGUNDA DIVISÃO???

PAN E O AUTÓDROMO:

Que os políticos não sabem nada de esportes, já tenho certeza há muito tempo. Não imaginam o potencial do esporte para solução de vários outros problemas, inclusive, da área de assistência social, segurança, saúde e da educação. Mas, geralmente, escolhem para comandar a “pasta” pessoas ligadas a partidos políticos, a compromissos de campanha e, quase sempre, o seguimento do esporte dentro do executivo é jogado de lado, pouquíssimo valorizado. Introduzo isto, para falar sobre a polêmica: PAN e AUTÓDROMO DE JACAREPAGUÁ. E resumo: com tanto lugar, porque em Jacarepaguá, onde já existe o autódromo e o investimento público? Realmente, é coisa de política, cujo propósito desconhecemos e pouco entendemos. Aqui, na mormacenta Uruguaiana, tínhamos um projeto de autódromo, que acabou viram um loteamento. Com tantos outros lugares para se fazer loteamentos no município.
Certamente, que mantida a estupidez de diminuir ou acabar com Jacarepaguá, perderá o automobilismo. Perderá o Esporte. Perderá – principalmente – o Rio de Janeiro que tem a chance de – em outro local – fazer a estrutura do PAN e insiste em prejudicar aquilo que já existe.
Aqui, também, se perdeu muito sem o autódromo. Principalmente, no aspecto turismo. Tudo pela burra política.

URUGUAIANA, 15 DE FEVEREIRO DE 2006.

Renato Tonini
Renato Tonini
18 anos atrás

Acho a idéia possível, mas para isso, é necessário que uma regra seja relaxada, que é a de que cada equipe construa seu próprio carro. Essa “Formula 2”, poderia usar carros das equipes da “primeira divisão”, por assim ser, economizando custos e aumentando o número de times, podendo permitir o acesso e o descenso. O que poderia atrapalhar é como falaram, uma McLaren, Honda, Ferrari ou Williams cair, será que haveria uma virada???

(Sem contar que essa “segunda divisão” poderia ser um ótimo celeiro para pilotos mais jovens e também um aumento nas transmissões de TV, já que seriam duas corridas ao invés de uma)

Guilherme Behmer
Guilherme Behmer
18 anos atrás

Eu quero ver é essa tralha atrapalhando o trânsito… Vai ter um monte de piloto dando de Mansell xingando com o braço pra fora do carro… HAHAHAHAHAHA!!!
Na verdade, esse lance de 1a e 2a divisão já existe e sempre existiu, ou alguém acha que a Minardi disputava o mesmo campeonato que a Ferrari? Acho meio furada criar dois campeonatos com meia dúzia de carros em cada um, prefiro ver um grid cheio de tranqueiras misturadas com carrões.
Além do mais, se tirarem essas pequenas do campeonato, não vai mais ter ultrapassagem nem de retardatário!!! Daí é o fim!

bittencourt
bittencourt
18 anos atrás

Eu fico imaginando se o tio Max não se baseou no campeonato brasileiro de futebol pra ter uma idéia dessas… digo isso porque se Ferrari ou algum outro time grande vier a cair, eles podem usar vários recursos e se manterem na “primeira divisão”…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
18 anos atrás

Ai idéia é boa, mas pode ter bastante problema, principalmente nos contratos de publicidade, alguns atualmente bem longos.
Alguem pagaria 05 anos, por uma equipe que pode passar parte destes numa 2ª divisão.

Lauro
Lauro
18 anos atrás

A ideia tb me agrada, e, embora com as regras de hoje seja impossivel que aconteca, com algumas alteracoes “a la Mosley” seria possivel. Nao podemos esquecer que nos anos 70 equipes eram criadas para correr apenas um gp, com carros alugados ou comprados. Vamos ver o que acontece…

Bonilha
18 anos atrás

Se a Ferrari cair vai ter virada de mesa?

Rodrigo Soares
Rodrigo Soares
18 anos atrás

Pô essa ai já é impossível imagina o cara criar uma estrutura pra correr de F1, gasta uma fábula pra no fim da temporada de Acesso cair fora, depois qual a chance da Ferrari ou Maclaren ir parar num grupo de acesso da F1? Tio Max tem ideias muito boas mas também tem umas que nem da pra acreditar.

max fuma
max fuma
18 anos atrás

max fuma pedra, não é possivel

Serginho RJ
Serginho RJ
18 anos atrás

gomes, ainda existe aquela regra que diz que um piloto não pode ficar acima de 107% do tempo da pole? será q esse carro da aguri vai conseguir andar pelo menos perto dos outros?