MENU

terça-feira, 23 de maio de 2006 - 9:48F-1

Boa, Max

SÃO PAULO (for long time) – Devo ser o único fã do mundo de Max Mosley. Agora ele voltou a defender, por escrito, o rodízio de pilotos. Idéia absolutamente impraticável, mas que poderia ser colocada em prática pelo menos uma vez por ano. Digamos que num GP extra-campeonato, após o fim da temporada, com quatro baterias curtas, 50 minutos cada, duas no sábado, duas no domingo, em algum circuito histórico como Zandvoort, ou Brands Hatch.

Os pilotos iriam se divertir a valer, seria uma confraternização e tanto.

Bem, acho que arrumei tema para minha coluna de quinta-feira…

47 comentários

  1. Hugo Ibanhes disse:

    o Barrica não ia poder participar, até ele descobrir pra q servem os botões do outro carro, acabava o fim de semana…

    ia ser legar ver o Sato e os outros retardas se quebrando pra ver quem faz a primeira curva na frente…

    o schumi deu no muro tentando tirar tudo da ferrari…. imagina na super agrura…

    aborta essa idéia aí…
    ia ficar todo mundo LOST de vez.

  2. rodrigo disse:

    este cara não tem trabalho, estas idéias são de que não tem o que fazer

  3. do contra disse:

    Melhor maneira de comparar os pilotos: apenas podem se valer de seus próprios recursos humanos.
    Tira o carro de todo mundo.
    Agora vai todo mundo correr a pé!!!
    Eu não quero justiça na F1! Quero justiça no Congresso Nacional!
    Na F1 eu quero é ver o pau comendo (que não seja nos boxes)

  4. Léia Campos disse:

    FG lança livro de auto-ajuda que só tem cara doido aqui.
    Prefiro todos os pilotos de F1 dirigindo F3 para termos o real padrão de cada um. Acho que poderia ser a mais justa competição, e plausível !! (gostou do plausível?)

  5. Punk disse:

    parodiando Milton Neves:

    “o futebol é a coisa mais imporante entre as coisas desimportantes”

    F1 com Binho e Massinha? Se liga.

  6. Mandrax Mandrix disse:

    Lula Presidente do Brasil
    Bush Presidente dos USA

    Vocês tão preocupados com o Mosley ????????

  7. renato disse:

    da maneira como max mosley vem conduzindo a f-1,sempre inventando asneiras e fazendo tudo para que o schumacher se aposente como campeao acho que deveria mudar o nome de max mosley para max fiatley.querem f-1 competitiva?excluam ja o mosley e o jean todt e coloquem esportistas para dirigir o esporte e a equipe mais rica,pois a f-1 hoje nada mais e que uma demostracao da forca politica da ferrari e sua incapacidade de aceitar regulamentos que venham a lhe trazer dificuldades de ser competitiva.com certeza em 2008 volta a disputa entre marcas de pneus..a federacao internacional de automobilismo deveria ter a sigla FIAT=federacao internacional de armacoes e trapacas.

  8. do contra disse:

    Já disse isso uma vez, mas acho que a F1 tinha que mudar o sistema de pontuação.
    Nenhum piloto vai querer correr o risco de ficar de fora de uma corrida pra tentar uma ultrapassagem que vai lhe trazer, no máximo, 2 míseros pontinhos a mais.

  9. Luiz Fernando disse:

    Seria legal uma corrida extra-compeonato com os carros clássicos dos anos 80, como já existe um campeonato próprio para estes carros, mas com uma diferença fundamental: os pilotos da atualidade.

    ————————————————

    Gostei mais dessa idéia do colega blogueiro !

  10. NORONHA disse:

    Não me lembro o ano exato mas foi na metade da década de 90 que na indy queriam fazer uma corrida extra campeonato no fim do ano com os 10 mas bem colocados do ano e 6 da f1 e com premiação milhonaria no Hawai, mas no final das contas não saiu do papel, com certeza uma utopia.

  11. Gomes disse:

    Republico, com o link quebrado. Blogaiada, não coloquem links grandes aqui, porque fica ruim de ler os comentários.

    Enviado por: jcesar
    Na F-1 “moderna” é impossivel de acontecer isso, pois não existe espaço para diversão e integração entre as equipes. Duvido que corro algo como correu em Indianápolis essa semana, onde equipes emprestaram peças e até mesmo um chassi para a equipe do brasileiro Thiago Medeiros poder disputar o Bump Day http://ultimosegundo.ig.com.br/
    paginas/grandepremio/materias/
    369501-370000/369745/369745_1.html

    Mas que seria ‘preocupante” ter o tartaruga lesma do Ide pilotando uma ferrari ou uma renault, não tem como negar…

  12. Marcelo Cruz disse:

    Fã de maluco só pode ser maluco e com idéias malucas…

    Marcelo Cruz Ferreira

  13. Rodrigo Delanhese disse:

    É um brincalhão !

  14. Lawrence disse:

    O Freudy matou logo de prima…

    Nenhuma escuderia de ponta vai deixar os pilotos das outras andarem em seus carros…

    As menores até sairiam na “briga” para ver MS ou KH pilotando um dos seus bólidos…

    Sem contar os patrocinadores e tal…

    Agora haveria uma alternativa… Troca do trem de força…. Motor, caixa e diferencial assim como controle de tração…

    Mesmo ainda sendo difícil… Seria possível!!!! Especialmente se fosse por sorteio…

    Abraços!

  15. Alexandre Reis disse:

    Gomes eu acho que vc já sabe, mas acabo de ler que o Marcos goleiro do Palmeiras é admirador e colecionador de carros antigos, tai uma otima materia ou quem sabe um post.
    Grande Abraço

  16. Carrera disse:

    Seria legal uma corrida extra-compeonato com os carros clássicos dos anos 80, como já existe um campeonato próprio para estes carros, mas com uma diferença fundamental: os pilotos da atualidade.

    Seria bacana ver o Schumacher andando com uma McLaren de 88 e suando pra fazer os tempos que o Senna fazia brincando.. hauhauhauahuhauha

  17. Lucas disse:

    Tem muita gente que gosta do cara.

    Mas eu sou do outro time. Aliás, ia escrever umas palavras mais agressivas contra ele, mas como a criminalidade na net tá pegando, vou ficar na minha.

    Acho que tudo se rosolveria se proibissem o reabastecimento. Apenas.

    Forte Abraço!

  18. Cyro Ferraz De Cicco disse:

    Sem dúvida Flavinho!!! Que idéia brilhante!!! Os pilotos e nós torcedores merecemos tal diversão! Iria ser interessantíssimo ver como pilotos lá do final do grid se comportariam em tal situação, assim como também ver o nível de adaptação dos pilotos à maquinas com reações diferentes da de costume. Um abraço!!!

  19. Leo disse:

    Se fosse pra fazer algo como um show, ainda acho que seria melhor bolarem uns carros de corrida sem nenhum efeito aerodinamico (como os dos anos 60) e sem nenhuma eletronica também. Uma prova de umas tres horas em um circuito das antigas. Agora, o que é que eles querem com essas idéias malucas? Corrida ou show? Eu quero ver mesmo é ultrapassagem! Pelas posições que interessam!!

  20. Eduardo Cunha disse:

    Flavio, quero te mandar uma foto, pra qual e-mail eu mando ?

  21. burgão disse:

    Para quem gosta da linha opala, vai ser leiloado uma caravan 1992, é uma raridade….vai ser leiloada dia 25…tá no site:
    http://WWW.SSOL.COM.BR
    busque na pesquisa: caravan

  22. jovino disse:

    É a idéia mais absurda e idiota que já vi em relação a formula 1. O que faria a Ferrari por exemplo que investe horrores em seus carros colocarem a disposição do Ide ou outro pilotinho %[email protected]$&@#que tem na fórmula 1, entre tantos que compram lugar. E os segredos dos carros, a adaptação aos mesmos, não dá nem para imaginar isto. Não sei o que se passa na cabeça de um cara destes, mas sendo idéia de alguém que comanda a Fórmula 1, não me surpreende em nada. O pior seria se tiver alguém que dê ouvidos a estas besteiras.

    Jovino

  23. Jairo disse:

    Seria muito divertido ver o Shumy pilotando uma prova só de DKWs…bom falando sério acho que todos os carros deveriam ter um ou dois fornecedores de chassi como a IRL e F-Mundial, diferenciando pela marca dos seus motores. Isso igualaria as forças…acho eu

  24. do contra disse:

    esses caras deveriam pensar em alternativas para MELHORAR a F1, e não para PIORAR.
    E, na minha opinião, melhorar a F1 significa promover mais ultrapassagens na pista, e esta proposta do Max Gagá não contribui em nada pra isso.

  25. LUIZ CARLOS CARDOSO disse:

    Ah, para ter ultrapassagem tem modificar a dependência da F1 numa questão: pressão aerodinamica….quem ta vendo a GP2 já viu um monte de ultrapassagem nas mesmas pistas enfadonhas da F1…já que o carro não perde aderencia quando sai do vácuo…SRN

  26. LUIZ CARLOS CARDOSO disse:

    1 – Pergunta que não quer calar: qual equipe pagaria o salário dos pilotos, seria por corrida? como a Midland pagaria uma corrida do MS? sem contar os patrocinadores…

    2 – Impraticável os pilotos se adaptarem aos outros carros de uma prova para outra.

    3 – eu vi uma idéia nos comentários e vou tentar aperfeiçoa-la: quantas montadoras existem na F1 hoje? 6 (honda, ferrari, bmw, mercedes, renault, toyota). Poderia ser feito um campeonato dos pilotos de f1 com 6 provas no ano com duracao de 45 minutos, com carros de uma montadora por prova, nas sextas feiras de 6 Gps…seria o tal do tira teima e cada montadora poderia fazer a divulgação de seus carros…

    SRN

  27. Carlos Alkimim disse:

    É, realmente tenho razão, tão ficando cada dia mais gagá, caduco, deve ser desritimia cerebral ou coisa assim, absolutamente idiota essa idéia, imaginem uma equipe de 300 milhões de dolares pondo tudo a perder num piloto mediocre como os ides da vida, pra num citar outros, Formula 1 é esporte de alto interesse comércial e profissionalismo, idéias quiméricas não fazem parte deste seleto circo, quem quizer ver esta idiotice vai assistir provas da Champ car, Formula 1 é exclusivo, seus segredos e misterios, inovações técnicas e diferenças é que fazem o charme e a coloca numa categoria superior a todas outras, este tipo de ideiasinha é a coisa mais banal e imbecil que já ouvi, sem criatividade e lógica, e só pra lembrarem essa idéia fraca já é velha tá, jamais será aceita dentro dos padrões da F1, de circo, a F1 só tem nome, os descontentes que mudem de canal ou categoria, ou vai correr de formula renault, ford, fiat, etc etc etc. Porem concordo que falta mais competividade da turma do meio pra baixo, mas onde não é assim? me provem? não existe igualdade nisso aqui fiiee, a COMPETIÇÃO FERRENHA, este é que move este esporte multimilionario, inventem outra, há e por favor, PENSEM MAIS, talves limitassem as 4 melhores equipes a competissem com os mesmos carros no ano seguinte, mas pra isso teraim que ver o regulamento já que todo ano o idiota do max mosley muda quase tudo, eu odeio esse cara, não esqueçam que foi ele que acabou com a carreira do Alex Dias Ribeiro, na epoca da antiga march, ou pelo menos ajudou a afundar o cara de vez. E o bernie tbem tá precisando de geriatra, pô o cara que já teve os melhores como N.Lauda, N.Piquet e o gênio Mr.Gordon Murray, tá ficando insano,cadê o Murray, porque a Honda não o contrata, tá de boa né. Valeu, tô de sc cheio, nos vemos depois de Mônaco, daqui uns dias eles acabam invertendo os classificados no grid de Mônaco, até q não seria uma má ideia, mas …

  28. kinho disse:

    Simples, Todo mundo correndo de Kombi!!! já imaginaram o IDE dividindo uma curva com o SATO!!!
    Ou melhor, uma prova estilo triathon:
    1ª parte- 5 voltas no autodromo;
    2ªparte- 15 voltas de Scooter (daquelas que eles andam no padock); e
    3ªparte- 20 voltas de kombi.
    Aquele que chegar primeiro´seria o melhor “piloto”

  29. Giulio disse:

    Talvez não a troca de carro,mas uma idéia (que chegou a ser discutida,salvo engano)seria colocar um peso extra no carro vencedor da corrida anterior de aprox. 10 kg.: Seria uma forma de tentar igualá-los.

  30. Diego disse:

    Querem aumentar a competitividade da F1? simples: mesmo chassi,cambio e pneus para todos os carros, quem tiver melhor motor e piloto vence

  31. Mitsui disse:

    Então Guilherme, nos anos 70 só tinha pit se furasse pneu… Quem parava ficava lá atrás.
    Hoje os caras dizem que é loucura um tanque com 180 litros, mas acho possível, com os materiais que existem não ia morrer tanto piloto torrado.

  32. Guilherme Behmer disse:

    De fato a F1 hoje em dia é um tédio sem fim. Mas a solução é bem simples, na minha humilde opinião.
    Porque não se limita a uma parada nos boxes por corrida como era na década de 80? Essa estória de 2 ou 3 paradas por corrida obriga os pilotos a usar estratégia de paradas para ganhar posições, porque não dá tempo de encostar, pressionar e passar o adversário. Até que sujeito consiga encostar e pressionar, já tá na hora de parar de novo e se perde todo o trabalho!
    Quando só havia uma parada, até aconteciam ultrapassagens nas paradas, mas o máximo que se ganhava era uma ou duas posições.
    A corrida não podia ser planejada em função de paradas.
    Filosofei, né?

  33. kowalski disse:

    Barrichello seria pior que Ide

  34. Eduardo S SP disse:

    Melhor era a idéia da “nova” Procar, que seria colocada em prática em 1989, carros de chassi tubular, motor de F1 na traseira e carenagem da marca do motor

    Aliás Flávio, coloca aquele link do Alfa Procar que te mandei a um tempo, seria interessante, até porque foi o unico V10 de F1 feito pela Alfa

  35. MSS disse:

    No começo da carreira o Senna disputou ( e venceu) uma corrida entre as “feras” só com Mercedes 190 … Era o lançamento do modelo e esse foi um dos jeitos que a fábrica divulgou o carro …

    …Pegando uma coisinha aqui , outra ali a gente vai criando uma grande idéia , mesmo que seja só prá viajar …

    Em uma data fixa ( fim do ano ou melhor , naquela pausa do meio do ano) uma dessas montadoras e/ou subsidiárias comprava a cota desse festival e poderia lançar o seu modelo assim …
    …Poderíamos num ano ter uma corrida de Aston Martin e no ano seguinte uma de Mini …

    Com certeza atrairia muito interesse e ainda teríamos espaço para uns convidados vips , tipo revelações da GP2 ou os testeiros das equipes e para a caridade , com doações do carro usado , de macacões , essas coisas …

    como eu disse lá encima é só prá sonhar , mas já estou me divertindo imaginando …

  36. ALEXX disse:

    PIT STOP…….SERIA INTERESSANTE Q CADA PIT STOP TIVESSE UM TEMPO MINIMO DE , DIGAMOS 10S……..IA SER INTERESSANTE.E Q TODOS LARGASSEM COM UM MINIMO DE 2/3 DO TANQUE COM COMBUSTIVEL…E AINDA Q DURANTE O PIT STOP, O PILOTO DESCESSE DO CARRO, ENTRARIA NO BOX CORRENDO, EMPILHARIA 6 LATAS DE ENERGETICO…CUJA MARCA NÃO VOU FALAR EM REPUDIO AO BOBÃO BUENO…..ENTRARIA NO CARRO E SAIRIA QUEIMANDO PNEU …..

  37. Marcelo Liberatori disse:

    Boa Flavinho, tá esperando o quê? Manda a idéia pra FIA!!!

    Aliás, se me lembro bem, na década de 70 existiam estas tais provas “Extra-Campeonato”.
    Quanto aos segredos das equipes, não vejo problema pois os pilotos não paricipariam do desenvolvimento do carro, apenas uns 03 treinos e a corrida, como hj.

    Abs…

  38. Luciano Balarotti disse:

    Fico imaginando o sofrimento do Barrichello tendo que se adaptar a um carro novo a cada corrida.

  39. Adelson disse:

    O que seria possível é uma prova de supercarros, todos iguais, entre as feras da F1, tipo GP Porsche ou Aston Martin. Prá valer, com todos, duração de 1 hora. Prêmios apetitosos, estimulantes. Só para termos um tira-teima entre eles. Quem sabe um Monteiro ou Speed da vida não mostrasse seu valor?

  40. Claudio R. disse:

    Seria muito legal…mas é uma grande viagem, aliás falando em viagem, Flávio, não teremos mais seus diários? Já vai para quase um ano ….não é?

  41. Flavio Chinini disse:

    Não sou fã de Max Mosley. Acredito que ele é uma das pessoas mais cínicas que a humanidade já presenciou.
    Porém, suas idéias para a Fórmula 1 até que são interessantes. O problema é que elas nunca são colocadas em prática…

  42. Askjao disse:

    E já pensaram o Schumi de Aguri andando no meio da turma… botando tempo nas BMWs da vida… ia ser muito bom…

  43. Romeu disse:

    Talvez uma prova extra-campeonato, como o Flavio está propondo, fosse até possivel, mas tambem iria esbarrar em problemas com patrocinadores, equipes, e os famosos “segredos” da categoria, que ficou profissional demais.
    Talvez em outros tempos fosse mais facil.
    Sonhos, sonhos, sonhos…
    Como sonhar AINDA não paga imposto…

  44. Eduardo Morelli disse:

    Porque não impedir o reabastecimento durante a corrida. Isto não impediria que as ultrapassagens acontecessem no Pit Stop e por conseguinte faria com que os pilotos ousassem mais para tentar ultrapassar?

  45. Juncker disse:

    Bom tua ideia de uma prova extra…
    Achei legal….
    Acho que as equipes poderiam colocar os carros que elas querem tipo.. Carros com 2 anos de defasagem …. assim nao teria como segredos vazaram.

  46. Cesar Costa disse:

    Os patrocinadores iriam adorar. Já imaginaram o Ide dando uma estampada no guard-rail com a Ferrari do Schumacher?

  47. Freudy disse:

    Impraticável…….todos os segredos da F1 seriam revelados……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *