BSB (quando?)

SÃO PAULO (quando pegar um avião para Brasília, você entenderá por que os brasilienses escrevem BSB) – Primeiro lote do fotógrafo Geraldo Vieira, de Araguari, cedido por seu neto Henrique aos nossos blogueiros.

Abaixo, aquela que deve ter sido a primeira corrida de carros em Brasília. Um mar de DKWs, e aqueles da Serva Ribeiro, concessionária Vemag de SP, são os que mais me encantam. Trabalhei com Leão Serva, jornalista que hoje assessora José Serra, na “Folha”, no “Lance!” e no iG. A autorizada era de sua família e ele sempre me conta histórias ótimas. Pena que não guardou nem um embleminha…

A imagem seguinte é esta, chamemos assim, recepção oficial da Volkswagen no Planalto. Um verdadeiro mistério, ao menos para mim, que trabalho era feito nessa Kombi (candangos, ajudem!). Bem, se ninguém viu um motorhome na vida, é mais ou menos isso aí que tem na F-1 hoje. Com alguns metros a mais, talvez. Mas na essência, a mesma coisa.

Fechando o lote, a comitiva presidencial, com JK à frente, sendo aplaudida por um país cheio de esperanças. A maior parte delas vãs. Mas ainda assim, esperanças.

Comentários

  • Na mini-série do JK usaram para essa cena do desfile um Cadilac comum, ao invéz da limousine original. Engraçado, porque o dono atual desse carro costuma levar ele nos encontros de carros antigos. Será que não conseguiram que ele emprestasse? O carro é maravilhoso, e nos encontros ele mostra fotos do JK saindo de dentro do carro.

  • se me permitem, alguém sabe qua lé o carro do presidente? atrás é um caddy, mas o dele é o que ? hudson ou de soto (FG, vê se responde; é troco pela da Masser aí em baixo.perguntinha chata sô).

  • É impressionante, como tem gente que odeia uma cidade sem ao menos conhecê-la. Moro em Brasília a 40 anos, cheguei em 1966 com 8 anos e vi a cidade crescer e nestes 40 anos se dissesse que não gosto da cidade estaria entrando numa contradição bem grande, pois adoro Brasília, cidade onde cresci, criei os meus filhos e finquei raiz aqui, onde tenho o meu círculo de amizades, apesar de ter nascido em outra cidade. Ao que odeia Brasília e deve odiar muitas outras coisas, de repente a si próprio, tente praticar um pouco o ato da leitura, um pouco de história do Brasil que entenderás melhor o seu país.

    Pedro

  • Ao que odeia Brasília.
    Deixe de ser ignorante! Estude um pouco e entenda quem foi JK para o país!
    Se vc gosta e já andou de DKW e Fusca é graças a ele!
    O interior do país teve um desenvolvimento de pelo menos uns 300 anos!
    entre outras coisas que os outros podem falar com mais propriedade que eu!

  • Ao cara que odeia BSB: se a capital não fosse lá seria no RJ que na época era conhecida como “Gaiola de Ouro”… O congresso tem mais de 500 deputados e apenas 8 são de BSB. No senado tem mais de 50 e apenas 3 são da cidade (igual para todos os estados). O resto é tudo de fora, inclusive os assessores, puxa sacos, etc… Os petistas de carteirinha acompanham os governos do PT onde eles estiverem por exemplo.

  • A culpa do que acontece no país hoje é toda do JK.

    Se não houvesse BSB os políticos trambiqueiros teriam que se explicar para o povo de uma cidade verdadeiramente grande. Onde existem pessoas questionadoras. Em BSB todo mundo tem o rabo preso.

    E também não haveria inflação, criada junto com este Balde de Super B….

  • Flávio, essa sequência foi de matar….logo eu, criado ali no Planalto Central, que tive o privilégio de ver essa cidade praticamente nascer e crescer. O que dizer então dessas retas intermináveis, o silêncio do cerrado só quebrado pelos gritos das seriemas e ararinhas….me recorda os primeiros anos da infância onde encarapitado na Chevrolet Brasil de meu pai, rasgávamos esse sertãozão de meu Deus numa Belém-Brasilia recém inaugurada, semi selvagem, um país ainda por se descobrir. Valeu, cara, desse jeito acabo me debulhando em lágrimas….Abs.

  • Flávio,

    Que imagem maravilhosa esta das DKWs aqui em Brasília. Pela foto não dá para identificar em que lugar é, pois acredito que era bem no início da construção da cidade, talvez, pelas bandeiras ao fundo, deve ser no eixão leste que fica o oposto a esplanada dos ministérios. Acredito que BSB é uma forma diminutiva da palavra Brasília, como é o caso de SP-São Paulo , GO-Goiás, etc.

    Pedro