Cabreuvaring

SÃO PAULO (onde nunca chove) – Como contei ontem no “Limite”, está em pleno andamento o projeto de um novo e moderníssimo autódromo em Cabreúva, interior de SP, perto da metrópole. Tinha jurado não ficar propagandeando esses projetos novos, porque a maioria, ou todos, não dá em nada. Só que como conheço, e muito bem, pelo menos uma das pessoas envolvidas até o último fio de cabelo, a iniciativa merece todo crédito.

E é um projeto dos mais ousados. Pista multiuso (oval, misto, vários traçados, arrancada), espaço para sedes e fábricas de equipes, garagens para colecionadores, hotel, áreas de lazer, altíssima tecnologia, boxes para dar e vender, arquitetura de prima, tudo aquilo que sempre se promete, tudo aquilo que em alguns países sai do papel (China, Turquia, Malásia, Bahrein) mas, aqui, dificilmente vinga.

Mas, como disse, conheço a trupe. Alguns workshops já foram realizados com gente do meio, outros serão feitos, até que tudo seja anunciado com a pompa e a circunstância devidas.

É projeto para 2008 estar operacional. Se for tudo que me disseram, a F-1 acaba lá. Resta esperar e torcer.

Comentários

  • Bom, pessoal na minha modesta opinião acredito que não faltará propostas p/ ele correr na F1 no próximo ano, como titular ou mesmo como 3º piloto. Qual equipe não quer ter seu nome vinculado ao sobrenome Senna?? Já imaginaram o retorno financeiro dos patrocinadores ? Agora quanto a braço… tenho as minhas dúvidas, temos muitos exemplos de pilotos que estouraram em outras categorias e não fizeram P.O.R.R.A. nenhuma na F1 (Montoya,… etc). Na F1 o buraco é mais embaixo.

  • O autódromo particular que citaram abaixo está na fazenda do Cidão Diniz, Alcides, que ficou trilhardário com a venda de sua parte no Grupo Pão de Açúcar ao irmão Abílio.
    Playboy cheio da grana, é dono da equipe Capuava, que corre em algumas provas (1000 milhas, p.ex.) e mandou construir uma pista duca. Sei onde é a fazenda, acho que pertence a Indaiatuba, perto das divisas com Vinhedo e Itupeva. Foi lá que lançaram o escroto Stock Júnior, tem foto aqui no blig.
    Ah, sim, amo Interlagos, mas tem uns 60 anos, e ficou aleijado em 1990.

  • muita gente aqui só fala abobrinha, autodromo, kartódromo não é assim, vai construindo e pronto, existem várias regras justissimas da FIA, metragens, areas de escape, angulos das curvas devem ser seguidos a risca senão não consegue homologação.
    Interlagos é bom, ótimo, mas em um pais deste tamanho tem sim que aparecer novos autodromos, modernos e com cara nova, novos tempos, coisas novas.
    Tem gente que só gosta de coisas velhas, é velho que tem essas manias, tem um Audi 2007 novinho, mas ele garante e afirma que o dele 2002 é que é o bom. Sai fora careta.
    ====
    Ótimo ser de capital privado, todos os bens em poder de prefeituras e governos com rarríssimas excessões estão todos sucateados, as reformas são um absurdo pois sempre há mutreta.
    =====
    Podem estar certos, se os empresários forem corretos teremos um ótimo local para o automobilismo no brasil e na primeira vistória, a FIA leva a F-1 pra lá, resta saber quem bancaria a brincadeira, pois F-1 custa +de 10 milhões de dolares e atualmente quem paga é a prefeitura de Sao Paulo, e no outro quem pagaria??
    Boa sorte e tomara que isso vire realidade.

  • Estou bem a par desse projeto e posso dizer que é fantástico! 15 opções de traçado, com possibilidade de 2 traçados diferentes serem utilizados ao mesmo tempo !
    desses 15 traçados, 1 é reta de arrancada, 3 são ovais (1 curto, 1 médio 1 longo) e o resto é tudo misto, com curva de todo tipo, com subida, descida…….
    Áreas de escape modernas, estrutura fantástica, e, o mais legal de tudo, vai sair.
    Abraços

  • Grande Claudião , gostei da idéia, mas acho que ela será inviável , a menos que encontre-se a área com a topografia semelhante, o que é muito difícil . Se for necessária muita terraplanagem, o custo vai para as alturas. Também as normas atuais da FIA tem uma série de limitaçòes com relação a angulos de curvas, distâncias após a largada, etc. O Claudio Habara fez um belo resumo no GPTOTAL, é só ir lá e procurar.
    Se quiserem saber porque o Tilke ganha tanta grana consulte o link abaixo:
    http://www.cba.org.br/autodromos/index.asp

    Abraços ( e concordo que sonhar é bom e grátis, ainda)

  • Mas tb pode não dar em nada.
    Esses outros países gastaram fortunas e contruiram autódromos mais bonitos, mas não melhores q Interlagos.
    Para a F1 Interlagos é top, tem 2 pontos de ultrapassagem nítidos.
    Não basta ter dinheiro, o projeto precisa ser bom. Se possivel publiquem o traçado.

  • FG:

    Quando voce estiver no tal workshop, porque não sugere que REPRODUZAM o traçado original de Interlagos, modernizado e com acréscimo de
    traçados alternativos, mais curtos?

    Se não for o autódromo, que seja pelo menos o KARTODROMO, em escala menor e adequada a karts

    Quem teve a felicidade de andar no antigo traçado sabe bem o que diferencia os homens dos meninos. Era perfeito.

    Um novo projeto, modernizado e atualizado melhoraria o que já era excepcional.

    Imagine contornar as curvas 1 e 2 cravado, com uma imensa área de escape com aquela tecnologia de faixas de asfalto progressivamente mais ásperos como de Paul Ricard?

    Logo depois, o retão com quase 900 metros. No fim, a curva 3, mais de 90 graus à esquerda?

    Depois a curva 4, retinha e a curva da Ferradura, com 2 tomadas totalmente distintas e igualmente desafiadoras?

    Subida do Lago, Reta Oposta – de um lado o muro do Berger, em frente o barranco do Totó – depois a Curva do Sol… Ronnie Peterson e Gilles Villeneuve gostariam de reviver só para contornar o Sol de lado, completamente atravessados…

    Na sequencia o Sargento, talvez sem barranco…

    Laranja, S, Pinheirinho, Bico de Pato, Mergulho e Junção…

    O box seria do lado de fora do retão, para que o público tivesse visão de 100% da pista.

    Nesse grupo que está à frente do novo autódromo, deve ter uma penca de camaradas que dariam a cara a tapa só para curtir Interlagos de novo…

    Vai lá apitar, voce não foi convidado?

    De brinde, em algum lugar das variantes do circuito a gente planta uma curva igualzinha a Eau Rouge…

    Se rirem na sua cara, insista.

    Insista porque o Norman Casari, o Chico Landi, o Ciro Cayres, o Jose Carlos Pace e o Juan Manuel Fangio vão te apoiar lá do céu dos pilotos.

  • Cuidado pessoal, Autodromo novo é perigoso, pois se o Cesar Maia ouvir falar, ele vai querer destruir logo. Olha o do RIO. Não é novo mas estava funcionando.]

    Fitti, Speedrj.com.br, calejado.

  • Amigos

    Pra quem diz que SP só tem uma pista,Interlagos, afirmo e o Flavio deve saber tambem que não é bem assim, existem na região de Campinas um autodromo particular muito legal, é de uma Familia famosa, o Flavio deve ter mais informações, acho que são 3,500 Metros, os boxes são feitos com belas pedras, coisa bem exclusiva, mas infelizmente é fechado ao publico, quando vi a pista fiquei louco da vida, mas quem pode pode não é?!!
    Abraço
    Petrus

  • Sou muito mais favorável a uma reforma para a volta do antigo traçado de Interlagos, porém oferecendo toda a infraestrutura dos mais modernos cautódromos do mundo. Pode ser mais caro, mas é Municipal (e não de um grupo de empresários, cujo objetivo é só lucro, não importando sua origem) e, assim como SPA, Monza e outras poucas pistas, já estavam prontas e com excelente traçado, não necessitando ser reinventado. Criar novos autódromos, apenas em nome da mdernidade e da estrutura é tentar reinventar a roda. Já existe, é bom, funciona e precisa ser melhorado. Para quê um novo?

  • São Paulo a maior unidade federação sim. A que arrecada mais, a que tem o maior número de população, maior centro industrial do país, etc, etc. Acho que os inteligentes me entenderam.

    Jovino

  • Maior UF em área: AM. Em população: SP. AMbos estão certos…
    FG. Adoro fazer plantas de autódromos. Se quiser posso enviar umas pra vc. Mas pelo correio. Tenho elas em papel mesmo. No PC não fica muito exato.

  • é… cabreuva vai ser complicado pro jornalista estoniano pronunciar…

    de resto a noticia é sensacional. tem é que sair do papel.

    Espero que eles olhem pro automobilismo amador, que disponibilizem a pista para track days, como é feito hoje em hockenhein, nurburgring, spa, laguna seca, brands hatch e muitos outros.

  • Desde que Interlagos foi amputado e para assistir corridas de F1, só liberam parte das arquibancadas, e com preço de furar os olhos, assim como óutras categorias não tem em Interlagos o de melhor, por exemplo arrancada, venho sonhando com alguma pista no interior paulista, apesar de ser de São Bernardo na Grande São Paulo. Vou torcer e muito, pois creio que um autodromo bem administrado e bem usado, vai dar um belo retorno para quem colocar seu rico dinheiro lá.
    E vamos acampar em Cabreuváring. eeeehhhhhhh.

  • Vamos torcer! Vai ser um gás novo pro automobilismo nacional, sem contar que se essa estrutura for realmente isso tudo as equipes poderao fazer alguns testes por aqui. So nos resta aguardar.