MENU

Wednesday, 24 de May de 2006 - 21:27Dica do dia, Imprensa

De olho nos tipos

SÃO PAULO (esse mundo virou uma bolinha) – Genial este link enviado pela minha… sogra! Vejam só, um site que traz todos os dias primeiras páginas de jornais do mundo inteiro. Basta escolher o continente e clicar nas bolinhas.

É sensacional, especialmente para quem curte design gráfico. Adoro uma primeira página, acho que trago essa paixão dos tempos de “Folha”. Tanto que lá Primeira Página é assim, em caixa alta.

(Caixa alta? Caixa baixa? Maiúsculas e minúsculas, para os leigos. É que antigamente, quando se usavam linotipos e letrinhas em chumbo, as maiúsculas ficavam nas gavetas do alto, e as minúsculas, nas gavetas de baixo.)

Viajei pelo mundo agora, e parei em Kiev. É que vi um Laikinha na primeira do glorioso e combativo Segodnya, a voz dos ucranianos.

11 comentários

  1. Alexandre says:

    FG, fantástico o link!!!!!!!!!!!!!

  2. Askjao says:

    Joaquim, foi o JB que passou ao formato de tabloide… mas para o bem da verdade, quem ressuscitou esse formato foi o jornal esportivo O Lance!… pelo menos aqui no Rio… e ca entre nós, é um formato muito mais dinamico do que de um jornal, digamos assim, normal.

  3. Claudio Lacet says:

    Vi os de Indianápolis, Charlotte. Não tem nenhum de Mônaco… o buraco q apareceu na rua aqui perto de casa pode ser visto no mundo inteiro…

  4. Marcelo Borges says:

    Fantástico!!!

  5. joaquim says:

    Askjao, essas coisas me lembram mais uma das minhas maluquices: quando era redator de agência de publicidade (viu de onde vem o texto ágil, escorreito ? Brincadeira, tô de sacanagem…) e resolvi publicar um tablóide- agora tá na moda, parece que o Globo ou JB querem reviver o formato- sobre automobilismo, a ser encartado aos domingos. Cheguei a fazer dois número, desisti, muito trabalho para pouca grana. mas muita satisfação também.

  6. Askjao says:

    Pois é Joaquim… estava no ponto hoje de manhã, vindo para o trabalho, quando um tec, tec, tec me chamou a atenção… virei para trás e vi uma mulher com uma máquina de escrever dentro da autoescola… provavelmente preenchendo algum documento… pensei comigo mesmo… coisa rara isso daí!!! Sou mais o meu note!

  7. Henri Toivonen says:

    Muito legal mesmo, em conjunto com o google , dá para imaginar uma viagem ao redor ao mundo ao clique de alguns botões…..basta um pouco de imaginação também.

  8. joaquim says:

    Flávio, ainda existe isso, linotipia, caixa alta, caixa baixa, fotolito, fotocomposição, IBM composer, Olivettis Lettera, retoques de fotolitos?
    Caramba, isso faz um século, rapaz…

  9. Rones says:

    …ihhhh….mais um contamindado com o virus russo…!!!!!!!!!!! Quero ver esse Laika!

  10. Petrus Portilho says:

    Opaaa Jornal de Limeira para todo mundo, hehe, legal esse site. Abraço

  11. Petrus Portilho says:

    Ooo Flavio….vai gostar de escrever assim em!!! 22:30, ta passando 007 na EXN, vai descansar meu!!! Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *