Demorou

SÃO PAULO (eu disse, bem que eu disse) – Notícia alvissareira que me envia o blogueiro João Valim, que reproduzo na íntegra:

*****

Volkswagen anuncia recall de 123 mil veículos Gol, Fox e Kombi
da Folha Online

A Volkswagen do Brasil anunciou recall para cerca de 123 mil veículos dos modelos Gol, Fox e Kombi, que precisarão reprogramar um software que controla o funcionamento dos componentes eletrônicos do carro, inclusive do motor. Trata-se do terceiro maior recall já promovido pela montadora no Brasil.

Segundo a empresa, precisam comparecer em uma das concessionárias da rede Volkswagen a partir de hoje os donos de veículos Gol 1.0 2006 (com números de chassi 6T 002 327 a 6T 111 925 ou 6P 000 005 a 6P 050 581), Fox 1.0 2005 (54 087 082 a 54 110 005 ou 5P 000 067 a 5P 007 644), Fox 1.0 2006 (64 030 760 a 64 177 255 ou 6P 000 269 a 6P 002 607) e Kombi 1.4 2006 (6P 004 524 a 6P 012 061).

****

Consultei pelo número do chassi e a minha, felizmente, dispõe de motorização mais robusta.

Bem-feito, bem-feito, bem-feito! É a Maldição do Motor Boxer!

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
willian flavio nascimento oliveira
willian flavio nascimento oliveira
14 anos atrás

boa tarde a todos !
esse novo motor da kombi foi so pra dar dor de cabeça
pois eu q sou vendedor de peças ja tive muito problema com ela
pq tem muitas peças q sao so dela paralelo nao fabrica so original e o boxer nao era tao facil de vender e solucionar o problema
q pena q a vw matou o boxer tork o melhor ja produzido
agora so falta ela matar o ap!

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
17 anos atrás

Flavio, vc é uma piada !
Prezado Claudio, Felipe e demais blogueiros amigos, para simplificarmos o porque da morte, ou melhor assassinato do motor boxer.
A VW matou o motor a ar porque queria fechar a fábrica de motores de SBC e transferir tudo para São Carlos, por causa do famoso ganho de escala ou sei lá como se chama e quem conhece a antiga Cidade VW sabe que aquela fundição e fábrica de motores no assim chamado internamente na VW Pico da Neblina é um lixo, pois há muitos anos não recebe investimentos.
Além disto ha alguns anos o motor e a própria Kombi sobreviviam porque o Itamar Franco, alias o unico presidente recente que se coçou por alguma coisa em relação a algum tipo de industria, concedeu um impostinho especial a VW para a produção do motor, Kombi e Fusca, ou melhor o esperto Sr. Pierre Allan de Smedt na época presidente da VW, convenceu o governo a financiar uma linha de montagem para o Fusca, que a VW muito espertamente e sabendo que o Fusca não ia durar muito adaptou para a Kombi e assim deu uma bela sobrevida a Kombi e demais detalhes.
Todas as outras desculpas são as oficiais, que as montadoras tem que dar.
Esta história é parecida com a do motor 2 tempos que parou de ser produzido na década de 60 pelos mesmos motivos e não por qualquer romantismo da Engenharia.
Nós da área técnica só damos dor de cabeça para as empresas, porque só falamos em investimento e gastar dinheiro.

faruko
faruko
17 anos atrás

Por aqui sempre a mesma coisa, a VW faz RECALL e os comentários são dos RECALLCADOS, deixe cada um optar pelo carro que desejar, se não pode comprar um carro moderno suporte seu velho mesmo….hehehehe…

Máximo
Máximo
17 anos atrás

O Felipe, pegando carona na 4R falou tudo…
andar na “nova” Kombi é como assistir um filme mal dublado…
kd o motor de kombi?
só está faltando colocarem outra buzina (se é que já não fizeram isso tb)

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
17 anos atrás

Este assassinato do Boxer é tudo estorinha de engenheiro, combinadinha com o pessoal do MKT, que por sua vez acertou com Finanças, e calibraram o discurso com Relações Públicas… Tudo para satisfazer (e justificar) uma ordem vinda lá de cima…

Matar o boxer foi mais um dos grandes erros estratégicos da VW do Brasil, pra variar.

Eles são especialistas em cometer grandes erros aqui, já não é de hoje…

Forneço peças estampadas para quase todas as montadoras do Brasil, e meu dia a dia é ficar enfiado em tudo quanto é departamento… Custos, Engenharia, Sala de Desenho, Finanças, Compras, Qualidade, Recebimento, Logística, etc.

Circulo habitual e diariamente a muitos e muitos anos, tenho centenas de conhecidos e parceiros no meio…

O fato é que o motor boxer poderia evoluir muito, se houvesse de fato vontade política.

É um produto excepcional, com um imenso pedigree e milhões de unidades vendidas em todo o mundo.

Chegou ao seu limite de desenvolvimento, era necessário investir para colher…

A máquina funciona no deserto, no pantano, aceita todo tipo de exigencia e é pau pra toda obra. Uma obra de arte de Engenharia, uma maravilha tecnológica.

Tem defeitos? Claro, todos tem… Mas possui qualidades conceituais inigualáveis, e defeitos de fácil equacionamento e resolução…

Seu conceito é tão bom quanto qualquer outro motor que há por aí, e o investimento está amortizado à mais de 50 anos…

Se a Lotus transformou um motor GM 6 cilindros projetado para caminhão da década de 40 numa usina… O que dizer daqueles alemãezinhos sabidamente competentes, duma tal de Porsche?

O conceito do nosso fusca é Porsche… O pai é o mesmo, a visão de negócio e produto identicas.

Preparadores extraem desse genial motor o triplo da potencia original…. Imaginem então um “tapinha” de leve, mudando para novos conceitos Porsche, alterando a periferia e preservando o conceito básico… Mexendo nos materiais, massas suspensas, camaras de combustão, válvulas, tudo buscando durabilidade e desempenho…

Porque não fizeram?

Simples demais: Tem que fazer frente a uma concorrencia estabelecida, com os 4 cilindros em linha, comandinho na cabeça, aquela receitinha universal e conservadora.

Segundo ouvi (lá dentro, direto da fonte), a VW seria sempre “acusada de manter em linha um motor defasado tecnologicamente…”

Tremenda mentira.
O conceito do motor é pra mais um monte de tempo, acreditem…

Eles tem pessoal mais do que habilitado a projetar e “fazer acontecer”.

Infelizmente a corrente interna favorável a melhorar e manter o motor perdeu… E perdeu para uma força inexorável: A turma de cima.

PS: Sabem a origem do famoso Boxer 12 cilindros da Ferrari?
Pois saibam que o projeto original é Alfa-Romeo, e é dos anos 30-40… Os conceitos permanecem, muda a periferia e os materiais…

Porque os V8 Ford Cosworth viravam 11-12.000 RPM 30 anos atrás e hoje vira 19-20.000?

Os engenheiros ficaram melhores, descobriram alguma mágica desconhecida?

Nada disso, novamemente mudaram a periferia e os materiais, o conceito é o mesmo.

A chave é o conceito, o resto é resto.

Felipe Souza
Felipe Souza
17 anos atrás

Flávio,
Não lembro os valores corretos. Mas na edição da Quatro-Rodas em que saiu o teste da “nova” Kombi 1.4, eles afirmaram que a VW trocou o antigo boxer porque ele ultrapassava o nível de ruído permitido pela lei (desse ano) em 2db.
Em uma outra edição mais antiga, comparando a diferença dos ruídos internos de alguns carros populares, a diferença entre o mais silencioso e o mais barulhento era de 15db, descrito como um valor quase imperceptível aos ouvidos, comparados ao movimento de folhas secas no vento…. ou seja, bastava melhorar um pouquinho a acústica da Kombosa.
Mas, na edição da Kombi, também tinha uma outra explicação que informava que o que pegava pro motor boxer era o novo índice de poluição emitida que vai entrar em vigor no ano que vem.
Pra ficar dentro da nova lei, os engenheiros da VW teriam que fazer milagre com o saudoso boxer…
Eles que se virassem então e dessem um jeito…. poderiam fazer uma Kombi que só funcionasse a álcool e GNV, com 5 catalizadores, etc….
Mas a melhor descrição que a Quatro-rodas fez pra nova Kombi 1.4 é que ela parece um filme mal dublado… não é a mesma coisa andar nela sem aquele barulho todo.
Abraços,
Felipe Souza

Máximo
Máximo
17 anos atrás

André,

em 2040 nós só temos carros com 2-3 anos de uso rodando ou com mais de 50. os outros terão se desfeito no caminho.

Alexandre
Alexandre
17 anos atrás

Flávio, é a vendetta do Boxer contra essas coisinhas descartáveis! Praga de motor bom pega!!!!!

Recall
Recall
17 anos atrás

Bem que podiam fazer o recall do Gol Turbo Turbo 2001, com a válvula VVT, que de seis em seis meses tenho que limpar (R$ 400,00) porque ela fica que nem uma bateria de escola de samba.

Nenê
Nenê
17 anos atrás

HAHAHAHAHAHA… quando eu vi o recall na TV da nova Kombi, já comecei a rir… MUITO BOM!!!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

E eu que há algum tempo estava irritado com a membrana de um Solex simples que me custou R$2,00 e 10 minutos de trabalho… A ferramenta mais avançada que precisei foi uma chave de fenda.

Como esses carros modernos serão consertados daqui a 30 ou 40 anos?

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

FG, eu morro de rir com vc…

Paulo Figueiredo
Paulo Figueiredo
17 anos atrás

Eles não vão assumir mas o problema é que os carros não pegam de manha se vc puser gasolina.