Demorou
SÃO PAULO (eu disse, bem que eu disse) – Notícia alvissareira que me envia o blogueiro João Valim, que reproduzo na íntegra:
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Volkswagen anuncia recall de 123 mil veículos Gol, Fox e Kombi
da Folha Online
A Volkswagen do Brasil anunciou recall para cerca de 123 mil veículos dos modelos Gol, Fox e Kombi, que precisarão reprogramar um software que controla o funcionamento dos componentes eletrônicos do carro, inclusive do motor. Trata-se do terceiro maior recall já promovido pela montadora no Brasil.
Segundo a empresa, precisam comparecer em uma das concessionárias da rede Volkswagen a partir de hoje os donos de veículos Gol 1.0 2006 (com números de chassi 6T 002 327 a 6T 111 925 ou 6P 000 005 a 6P 050 581), Fox 1.0 2005 (54 087 082 a 54 110 005 ou 5P 000 067 a 5P 007 644), Fox 1.0 2006 (64 030 760 a 64 177 255 ou 6P 000 269 a 6P 002 607) e Kombi 1.4 2006 (6P 004 524 a 6P 012 061).
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Consultei pelo número do chassi e a minha, felizmente, dispõe de motorização mais robusta.
Bem-feito, bem-feito, bem-feito! É a Maldição do Motor Boxer!
boa tarde a todos !
esse novo motor da kombi foi so pra dar dor de cabeça
pois eu q sou vendedor de peças ja tive muito problema com ela
pq tem muitas peças q sao so dela paralelo nao fabrica so original e o boxer nao era tao facil de vender e solucionar o problema
q pena q a vw matou o boxer tork o melhor ja produzido
agora so falta ela matar o ap!
Flavio, vc é uma piada !
Prezado Claudio, Felipe e demais blogueiros amigos, para simplificarmos o porque da morte, ou melhor assassinato do motor boxer.
A VW matou o motor a ar porque queria fechar a fábrica de motores de SBC e transferir tudo para São Carlos, por causa do famoso ganho de escala ou sei lá como se chama e quem conhece a antiga Cidade VW sabe que aquela fundição e fábrica de motores no assim chamado internamente na VW Pico da Neblina é um lixo, pois há muitos anos não recebe investimentos.
Além disto ha alguns anos o motor e a própria Kombi sobreviviam porque o Itamar Franco, alias o unico presidente recente que se coçou por alguma coisa em relação a algum tipo de industria, concedeu um impostinho especial a VW para a produção do motor, Kombi e Fusca, ou melhor o esperto Sr. Pierre Allan de Smedt na época presidente da VW, convenceu o governo a financiar uma linha de montagem para o Fusca, que a VW muito espertamente e sabendo que o Fusca não ia durar muito adaptou para a Kombi e assim deu uma bela sobrevida a Kombi e demais detalhes.
Todas as outras desculpas são as oficiais, que as montadoras tem que dar.
Esta história é parecida com a do motor 2 tempos que parou de ser produzido na década de 60 pelos mesmos motivos e não por qualquer romantismo da Engenharia.
Nós da área técnica só damos dor de cabeça para as empresas, porque só falamos em investimento e gastar dinheiro.
Por aqui sempre a mesma coisa, a VW faz RECALL e os comentários são dos RECALLCADOS, deixe cada um optar pelo carro que desejar, se não pode comprar um carro moderno suporte seu velho mesmo….hehehehe…
O Felipe, pegando carona na 4R falou tudo…
andar na “nova” Kombi é como assistir um filme mal dublado…
kd o motor de kombi?
só está faltando colocarem outra buzina (se é que já não fizeram isso tb)
Este assassinato do Boxer é tudo estorinha de engenheiro, combinadinha com o pessoal do MKT, que por sua vez acertou com Finanças, e calibraram o discurso com Relações Públicas… Tudo para satisfazer (e justificar) uma ordem vinda lá de cima…
Matar o boxer foi mais um dos grandes erros estratégicos da VW do Brasil, pra variar.
Eles são especialistas em cometer grandes erros aqui, já não é de hoje…
Forneço peças estampadas para quase todas as montadoras do Brasil, e meu dia a dia é ficar enfiado em tudo quanto é departamento… Custos, Engenharia, Sala de Desenho, Finanças, Compras, Qualidade, Recebimento, Logística, etc.
Circulo habitual e diariamente a muitos e muitos anos, tenho centenas de conhecidos e parceiros no meio…
O fato é que o motor boxer poderia evoluir muito, se houvesse de fato vontade política.
É um produto excepcional, com um imenso pedigree e milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
Chegou ao seu limite de desenvolvimento, era necessário investir para colher…
A máquina funciona no deserto, no pantano, aceita todo tipo de exigencia e é pau pra toda obra. Uma obra de arte de Engenharia, uma maravilha tecnológica.
Tem defeitos? Claro, todos tem… Mas possui qualidades conceituais inigualáveis, e defeitos de fácil equacionamento e resolução…
Seu conceito é tão bom quanto qualquer outro motor que há por aí, e o investimento está amortizado à mais de 50 anos…
Se a Lotus transformou um motor GM 6 cilindros projetado para caminhão da década de 40 numa usina… O que dizer daqueles alemãezinhos sabidamente competentes, duma tal de Porsche?
O conceito do nosso fusca é Porsche… O pai é o mesmo, a visão de negócio e produto identicas.
Preparadores extraem desse genial motor o triplo da potencia original…. Imaginem então um “tapinha” de leve, mudando para novos conceitos Porsche, alterando a periferia e preservando o conceito básico… Mexendo nos materiais, massas suspensas, camaras de combustão, válvulas, tudo buscando durabilidade e desempenho…
Porque não fizeram?
Simples demais: Tem que fazer frente a uma concorrencia estabelecida, com os 4 cilindros em linha, comandinho na cabeça, aquela receitinha universal e conservadora.
Segundo ouvi (lá dentro, direto da fonte), a VW seria sempre “acusada de manter em linha um motor defasado tecnologicamente…”
Tremenda mentira.
O conceito do motor é pra mais um monte de tempo, acreditem…
Eles tem pessoal mais do que habilitado a projetar e “fazer acontecer”.
Infelizmente a corrente interna favorável a melhorar e manter o motor perdeu… E perdeu para uma força inexorável: A turma de cima.
PS: Sabem a origem do famoso Boxer 12 cilindros da Ferrari?
Pois saibam que o projeto original é Alfa-Romeo, e é dos anos 30-40… Os conceitos permanecem, muda a periferia e os materiais…
Porque os V8 Ford Cosworth viravam 11-12.000 RPM 30 anos atrás e hoje vira 19-20.000?
Os engenheiros ficaram melhores, descobriram alguma mágica desconhecida?
Nada disso, novamemente mudaram a periferia e os materiais, o conceito é o mesmo.
A chave é o conceito, o resto é resto.
Flávio,
Não lembro os valores corretos. Mas na edição da Quatro-Rodas em que saiu o teste da “nova” Kombi 1.4, eles afirmaram que a VW trocou o antigo boxer porque ele ultrapassava o nível de ruído permitido pela lei (desse ano) em 2db.
Em uma outra edição mais antiga, comparando a diferença dos ruídos internos de alguns carros populares, a diferença entre o mais silencioso e o mais barulhento era de 15db, descrito como um valor quase imperceptível aos ouvidos, comparados ao movimento de folhas secas no vento…. ou seja, bastava melhorar um pouquinho a acústica da Kombosa.
Mas, na edição da Kombi, também tinha uma outra explicação que informava que o que pegava pro motor boxer era o novo índice de poluição emitida que vai entrar em vigor no ano que vem.
Pra ficar dentro da nova lei, os engenheiros da VW teriam que fazer milagre com o saudoso boxer…
Eles que se virassem então e dessem um jeito…. poderiam fazer uma Kombi que só funcionasse a álcool e GNV, com 5 catalizadores, etc….
Mas a melhor descrição que a Quatro-rodas fez pra nova Kombi 1.4 é que ela parece um filme mal dublado… não é a mesma coisa andar nela sem aquele barulho todo.
Abraços,
Felipe Souza
André,
em 2040 nós só temos carros com 2-3 anos de uso rodando ou com mais de 50. os outros terão se desfeito no caminho.
Flávio, é a vendetta do Boxer contra essas coisinhas descartáveis! Praga de motor bom pega!!!!!
Bem que podiam fazer o recall do Gol Turbo Turbo 2001, com a válvula VVT, que de seis em seis meses tenho que limpar (R$ 400,00) porque ela fica que nem uma bateria de escola de samba.
HAHAHAHAHAHA… quando eu vi o recall na TV da nova Kombi, já comecei a rir… MUITO BOM!!!
E eu que há algum tempo estava irritado com a membrana de um Solex simples que me custou R$2,00 e 10 minutos de trabalho… A ferramenta mais avançada que precisei foi uma chave de fenda.
Como esses carros modernos serão consertados daqui a 30 ou 40 anos?
FG, eu morro de rir com vc…
Eles não vão assumir mas o problema é que os carros não pegam de manha se vc puser gasolina.