From Russia with love

SÃO PAULO (e tinha Niva e Samara) – Muita gente talvez não se lembre, mas quando o ex-presidente Collor colocou a faixa e disse que no Brasil só se fabricavam carroças, abriu a importação e os primeiros importados que por aqui chegaram, lá para 1990, 1991, foram os Lada (o irmão dele, Collor, é quem importava).

Três modelos: Niva, um jipe excepcional, Samara, feio e ruim, e Laika, que acho simpaticíssimo. O blogueiro Flavio Bredariol mandou um vídeo desse último fazendo rali, e ele não faz feio, não.

O Laika era na verdade a reprodução de um Fiat qualquer, cuja patente foi vendida para a Lada na URSS. Se alguém souber de algum, se possível branco com rodinhas creme, pode me avisar. E se alguém encontrar um dos comerciais mais inteligentes que já vi, aquele que elogiava pacas o carro e no fim o cara dizia “o design? Bem, o design a gente faz de graça”, ou algo assim, pode mandar que a gente coloca aqui.

Comentários

  • Alto lá com essa história de Fiat qualquer…
    O Laika era o Fiat 124, um dos melhores projetos da marca italiana.
    No Brasil, os Lada foram torpedeados por uma péssima rede de concessionários (aliás, toda a operação de importação era feita nas coxas) e pela falta da dita tropicalização de componentes como carburador e bomba de gasolina (que sucumbiam ao álcool anidro misturado à nossa gasolina). Daí vieram as piadas e a má fama.

  • Isso é uma música folclórica irlandesa, que o Corrs também gravou (se eu descobrir o nome avisso aqui).

    Aliás, falando em músicas folclóricas irlandesas, alguém tem o primeiro comercial do Ford Ka?

  • Tenho a impressão de que a forma de guiar do carro está diretamente ligada ao fato de que o carrinho russo PECA no quesito “instabilidade”. Ele é horrível de se guiar,saindo fácil de traseira,daí vem uns caras e usam seu defeito num rali de demonstração,já que no Rali o piloto tem que “jogar” a traseira propositalmente. (Vejam que em dois ou três momentos, o piloto erra dando um cavalo-de-pau sem querer,dada a absurda ruindade da carroça ambulante! {inclui-se o piloto} E apesar de meter o pau nesse carro velho,que fique claro que sou da turma que curte os Clássicos, inclusive o DKW (detesto que chamem de DKV)do F.G.)

  • Para André: Nem li se já foi postado por alguém aí, mas só sei que é um grupo/banda Pop irlandesa chamada The Corrs, mas não me recordo o nome. Já vi em um Show deles e achei legal,e tal(embora não seja fã do grupo) Talvez alguém possa te dizer, Falow!

  • O que chama a atenção é todo o “trabalho” de Senna à bordo de sua MacLaren – a contra-ponto, todo o “conforto” de Schumacher à bordo da sua Ferrari – pessoalmente prefiro o primeiro

  • Putz, agora que eu vi o vídeo. Muito bom. Finalmente um que tem uma música de fundo apropriada!
    Os “vídeos relacionados” também são bons, epecialemente o que mostra os dois Laika competindo em uma SS.

    Agora, do Samara, acho que vai além da semelhança com os VW. Se eu não me engano a porta dele é uma porta de VW.
    Nesse fim de semana eu verifico, fotografo, e comento aqui de novo.

  • Eu sou muito fã da marca. Tenho um Niva (http://nivaverde.flog.oi.com.br) e fui contaminado pelo virus russo! Estou de olho em um Laika, depois que vi um video do programa Top Gear inglês, onde montam um Laika na Lotus, com motor Fiat/Lancia (acho q é o mesmo do Tempra)….o carro ficou show. Este video está nos sites y tube e no putfile. Em tempo, este motor do Tempra, segundo informações casa com a caixa Lada sem problemas. Mas o meu Laika será branco com uma faixa lateral vermelha que terminará em um estrela e as palavras URSS.!!!

  • MArcos, o Laika é o 125 ou 131 ? O 131 foi campeão de rally. O laika de ralado (ai essa foi de doer).
    A minha chamava bruna era uma graça, balançava o rabo, dava a pata, fingia de morta , e todos os truques que os petistas deviam saber mas são incapazes de aprender.

  • esse comercial era bom mesmo! Se não me engano, feito pelo Celso Lodduca… Ah, tinha um bom tb com um bordão parecido com o que o Flávio usou na coluna de hoje: “Bonito é o preço”…

    Abs

  • Flavio Chinini,

    o Samara não foi desenhado pela VW, e sim pelo Giorgetto Giugiaro que desenhou o Passat, Golf e outros para a VW, creio que a confusão se deve a isso pois o Samara realmente é parecido com o Passat devido ao fato de ser do mesmo autor.

  • Caro Flávio,

    Tive um Lada desses Branco, o carro é rustico mas não quebra . É impressionante sua robustez.
    O meu antigo Lada roda até hoje nas mãos de um amigo em seu sítio em Campo Grande (rj) apesar de estar bem castigado e sem documentos.

  • E não é que o carrinho mandava bem no rally mesmo?

    Mas acho que é um carro muito novo pra você, Flávio! Hehehe… Vez ou outra ainda passo por um Laika inteiro e “bonito” (tem que ser entre aspas), mas infelizmente a maioria está acabada e sem cuidados. Virou carro barato demais, tem o mesmo valor de um nacional dos anos 70.

    Não faz muito tempo tinha visto um inteiro e barato no Mercado Livre, mas era bege (ou alguma cor parecida). De qualquer forma, ficarei de olho.

  • Quer comprar umas estrelinhas que o PT vendia nos comicios da Vila Euclides em 78? Toma umas vodcka, relaxa e goza FG. Foram as barreiras da Comunidade Européia que não deixaram o Paul Tracy ir para a Benetton com medo dele ganhar tudo. Conta pra galera que o Chaves vai patrocinar o Ernesto Viso na GP2 e o Morales El Cocalero vai bancar com a grana que ele vai roubar da Petrobrás. Porque o Lula não nacionaliza a internet e ferra o Bill Gates? Isto tudo em se tratando de América Latina vai acabar em m.e.r.d.a. Vcs viram a cronica do Jabour ontem no Jornal da Globo? o cara pegou na veia. FG, ainda monto um DKW com 2 motores de RD 350, vc vai ver, ahhaha. Abçs camarada companheiro.!

  • O Laika é uma réplica do Fiat 125 de 1967.
    Muito bom carro, por sinal !
    Economico e confortável !
    O design é de um típico 3 volumes dos anos ’60.
    Disfarçado de 128 Abarth, com os 4 faróis redondos na frente e a grade de colmeia, dá até para fazer uma presença !

  • Meu pai teve um Niva, 91 eu acho, comprado zero. Dois fatos interessantes: o carro trepidava entre 70 e 110 por hora. Mas trepidava de tirar a coluna do lugar. Levamos na concessionaria e descobriram que o eixo cardã estava desbalanceado, e pediram outro pra fábrica (vindo da Russia). Levou 40 dias, mas o jipe ficou otimo.

    O outro foi num inverno rigorosissimo, e a gente inventou de ligar o ar quente. Cinco minutos depois, olho pra tras, e o meu irmao tirando a camisa… %[email protected]$&@#CALOR. Fomos na concessionaria, e levamos fumada do mecanico, que falou “o ar quente desse carro é pra Sibéria, que tem -40c NO VERAO !!!”

    HAHAHAHHAHAHA

    Bons tempos, o tal Jipao era muito, mas muito legal MESMO !

    Abracos

  • Gomes , sem querer parecer classificados , meu pai tem um Niva Pantanal Integral 4 x 4 integral ,rodas de liga , , é branco 1993 , segundo dono com 63000 Kms rodados originais , o carro é de garagem só usado para fds , se tiver interesse tenho fotos , abraço

  • Realmente os ladas desapareceram do leito carroçável de nosso país, com excessão do Niva que é um off road super resisente, bastando trocar a motorização por uma nacional, é como os Jeeps, rodará por séculos e séculos..

    Entretanto não se pode dizer o mesmo dos carros de passeio da indústria.

    sumiram.. desmancharam.. apodreceram.. escafederam-se he he he

  • Cruzei com um Laika como esse da descrição agora há pouco no Cambuci, enquanto dirigia para casa (não consegui fotografar, já havia ocupado todo o cartão de memória fotografando um Corcel I e um Volvo muito velho)… Creio que não seja tão difícil assim de encontrar um.

    Agora, se quiseres um Samara (alguém é maluco de querer um Samara?) a coisa é bem mais fácil. Mas da última vez que andei naquela porcaria o painel estava solto.