Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (a sala dos encontros secretos) – Deu nas folhas, o Top Cine será fechado, as duas salas. Era um dos últimos cinemas de arte de SP, programação alternativa, nada de pancadaria ou efeitos especiais, na verdade nem tanto assim, mas um cinema diferente, e a Paulista vai perdendo suas salas, no meu prédio restam os Gemini, sempre que vem o boleto do condomínio vejo que os proprietários estão em litígio com a administração, mas o Gemini resiste, meio puído e empoeirado, a bilheteira de um mau-humor atroz, mas resiste, quiseram comprar para fazer uma igreja evangélica, o condomínio não deixou, resistiremos com o Gemini.

Um deputado quer proibir “Código da Vinci” no Brasil, deu nas folhas, quem será essa besta?, não dar-me-ei o trabalho de descobrir.

Vão dividir a Varig em duas e ela será vendida, a parte boa para um lado, a parte ruim para o outro, não entendi patavina, para mim a parte boa são as aeromoças, a parte ruim é o resto, mas embora sabendo que a Varig é um lixo de empresa em sua administração há séculos, simpatizo com a Varig, Varig, Varig, e sinto saudades dos Electra II.

E o mercado de buscas na internet vai movimentar US$ 360 milhões este ano, e é outra coisa que não entendo: alguém aqui já pagou um centavo para consultar algo no Google? De onde vem essa grana?

E o Victoria & Albert Museum de Londres abre uma exposição sobre modernismo, leio na “Folha”. Sou um modernista arquitetônico juramentado, mas Tom Wolfe achava tudo uma merda, dizia que “qualquer tentativa de se sentar numa chaise longue de Le Corbusier equivale a um golpe de caratê na nuca”, citação de hoje na “Ilustrada”. Tom Wolfe escrevia bem, mas escrevia muita merda, Le Corbusier era um gênio, só um gênio faria Ville Savoye em 1929 (abaixo). E tem uma casa modernista na Al. Ministro Rocha Azevedo nos Jardins, acho que é uma loja de roupas, é só procurar que acha.

Aliás, SP é cheio de coisas modernistas.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Borges, grato pela informação. Agora, Santos Dumont, o teu museu aqui perto de casa está uma lástima!!! Dá uma passada lá e bota ordem na casa!!! Um verdadeiro descalabro e desrespeito ao nosso aviador maior. Abs a todos.

amaral
amaral
17 anos atrás

a casa modernista é a unica q sobrou de várias do mesmo tipo na rocha azevedo entre lorena e oscar freire.
foram projetadas pelo flavio de carvalho, q não sei se era arquiteto de formação mas foi um grande artista plástico – ele projetou uma roupa especial para os trópicos e atravessou o viaduto do chá usando-a, foi a primeira vez q um artista usou o gênero performance no brasil, isso foi em um dos anos 50! tinha um sítio perto de vinhedo com piscina onde as visitas podiam nadar peladas se quisessem, ele então hasteava uma bandeira para os caseiros não irem lá.
mais conhecido por suas pinturas e desenhos, inclusive retratos da própria mãe agonizando no leito, mas tem também ainda outra obra dele na cidade, uma obra pública, a escultura em ferro pintado q está na praça das guianas – essa é muito interessante pois usa linguagem do surrealismo, algo raro no campo da escultura no brasil.
pena estar abandonada, a tinta descascando e a ferrugem tomando conta; mas ainda está lá, inteira apesar de nenhuma proteção.
foi recuperada de um depósito da prefeitura,onde estava abandonada, por um grupo de estudantes, dentre eles o futuro diretor fernando meirelles, q a “raptaram”, levaram acho q pra fau-usp e fizeram aprefeitura achar um lugar prá ela.

eram várias casas naquele lado da quadra, restou somente essa, era residência, agora é loja e já foi uma danceteria nos anos 80.

fui muito ao top cine, foi lá q vi emanuelle com sylvia kristel, o 1 e o 2 hehe.

Santos Dumont
Santos Dumont
17 anos atrás

Esta vibração se devia ao fato do mal sincronismo entre os motores fazendo com que um ou mais execedesse as 2600 rpm, provocando velocidade sub sonica, não tinha haver com angulo de ataque do extra dorso do rotor.

borges
borges
17 anos atrás

Caro Joaquim

O que falei foi baseado em um comentário de meu pai na época, pelo que me lembro (eu tinhas uns 12 anos) ele falou que havia um problema de sinconismo entre as pás da mesma hélice ou de hélices diferentes que ficavam com ângulos de ataque ligeiramente fora de posição ou algo assim… o que provocava uma vibração forte. Infelizmente não posso te dar informações mais técnicas pois era um garoto e já se vão mais de 35 anos. Tempos depois vi o mesmo fato ser comentado em alguma revista técnica de aviação mas sinceramente não lembro qual.
Um abraço

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Ao Borges,
Meu prezado, trabalhei um ano na Lockheed Martin na manutençaõ de fuselagens do Orion P-3, versão militar do bom e velho Electra II, e era um habitué da biblioteca técnica da LM. Nunca ouvi falar nessa tal vibração…só por curiosidade,você poderia ser mais específico? SDS.

vitão
vitão
17 anos atrás

FG, com esta dica, e como gosta de velharia (depois eu é que sou matuzalém), você já avisou a patroa que vai comprar um Electra para a sua coleção? Vai dar para colocar na sala ?

ZELÃO - PI
ZELÃO - PI
17 anos atrás

No Brasil é o seguinte, existe o capitalismo mais moderno do mundo. O pessoal monta uma empresa, pega dinheiro oficial para ela crescer. Se der resultado o lucro é deles, se der prejuízo é nosso. Foi asssim com a Gurgel e tantas outras. Se a Varig tá ruim das pernas deixa ela quebrar oras, o único problema é o desemprego mas a grande maioria dos funcionários vai ser absorvida pelo mercado pois as outras empresas vão ocupar o vago deixado por ela. Sem essa de usar o nosso dinheiro tão sacrificado para deixar picaretas mais ricos.

Bola
Bola
17 anos atrás

Po, vão fechar o Top Cine!! Quando eu morava em Sampa vivia nele e no Gemini. Mas depois que abriram aquele cinema modernoso na Gazeta era só questão de tempo. Um pena mesmo. O que será que vão fazer naquele espaço??

Sor
Sor
17 anos atrás

Ai ai ai seu FG…

Eu até entendo que um cara de esquerda e apreciador de DKWs seja modernista, é coerente, mas vamos com calma…

O modernismo e o Corbusier (assim como outros aruitetos modernistas, Niemeyer incluso) produziram muita coisa boa, mas muita tralha junto.
Além disso, o Corbusa (como nós alunos nos referimos a ele na FAU) era um grande picareta propagandista, e fez um projeto absurdamente segregacionista para Argel, ainda na época da dominação francesa…

Enfim, daria pra ficar escrevendo durante uns 3 dias, mas seria uma grande encheção de saco.

Freudy
Freudy
17 anos atrás

Flávio,

mire-se no exemplo do google e tire a p o r r a daquele barulho do anúncio.

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Este Tom Wolfe é um mala !
Escreve bem, se é que é ele que escreve, mas é uma mala-sem-alça !
Um cafonão que anda de sapato-branco sem ser medico !
Mas é cheio de querer dar palpites e se acha o dono da verdade !
Um b.o.s.t.a. !
Tive o prazer de passar uma descompostura em regra nesta bichona, há alguns anos, qdo ele esteve no braZil em uma Feira do livro, para lançar, acho, o Fogueria das Vaidades.
O pior é que ainda paguei o jantar dele !

A casa modernista está lá sim ! Quase esquina com a Alameda Lorena. Lado esquerdo !
Coisa + sem graça…

Engate é para imbeci
Engate é para imbeci
17 anos atrás

Arte é arte.

Duff
Duff
17 anos atrás

viva a publicidade… imagine milhões de visitantes. Uma ótima vitrine pra sua marca… simples… grana fácil.

borges
borges
17 anos atrás

Caro Flávio

Compartilho com vc a saudades do Electra ainda mais por ter voado tanto nele que nem me lembro de quantas vezes. Quanto a Varig realmente é uma pena, conheci a empresa por dentro (meu pai trabalhou nela por 35 anos) e só por curiosidade, os Electra tinham um problema terrível de vibração por causa da hélices, este problema foi resolvido pela equipe de engenharia da Varig e depois adotado pela Lockheed em todos os aviôes. Era um empresa extremamente competente, pena que o corporativismo e a incompetência de alguns a levaram onde está.
abraços

Humberto
Humberto
17 anos atrás

Boa, Flavio. Continue assim.

Marquito
Marquito
17 anos atrás

Pq Alex ? essa eu quero ler !

Alex
Alex
17 anos atrás

Salvador Zinbaldi é o nome do deputado e eu concordo com ele!

Raphael Rizzo
Raphael Rizzo
17 anos atrás

Isso mostra como somos próximos culturamente da França.

Gomes,

Escre um A no papel e compara com um estrangeiro, um inglês por exemplo. Agora, com um espanhol.

É… não rola…

Só vai parecer com o dos franceses, e portugueses, ora pois…. A nossa educação de base veio da França.

Por isso que o modernismo deu tão certo no Brasil. O prédio do MEC no RIo é importantíssimo nisso tudo. É a base para que o que vei serr construído no Brasil. Não o modernismo fechado do Corbusier, mas sim, um modernismo curvilínio, sensual, adornado maravilhosamente por Athos Bulcão…

edu di lascio
edu di lascio
17 anos atrás

%!$&#Flávio…vc é um cara bacana.

Daniel Carlos Nava
Daniel Carlos Nava
17 anos atrás

Ainda se consegue ver filmes de arte em São Paulo. O difícil é ver sem dormir. Procure na seção de cinemas da própria folha.

Querer proibir o filme só vai aumentar sua bilheteria. Quando proibiram aquela bomba de filme do Godard na época do Sarney só aumentou a curiosidade das pessoas em assistí-lo.

A Varig deveria fechar as portas. Esta venda envolve dinheiro público para salvar empresa privada. Veja se a aviação comercial dos EUA teve problemas após a falência da PANAM.

O dinheiro do Goggle vem do patrocínio.

E arquitetura, principalmente modernista, é coisa de veado.

Virgo
Virgo
17 anos atrás

Não entendi, FG, que aeromoças da Varig? Há muito tempo que na varig só havia aerovelhas, com todo o respeito….

mauro chazanas
mauro chazanas
17 anos atrás

Flávio, há notícias alvissareiras que poderiam integrar o “Gira Mondo”. O Santos está abrindo uma loja de 1 e 99, estará enxugando o “elenco”, quer dizer, a vossa Portuguesa, sem precisar valer-se de engenho e arte, poderá levar pro Canindé o Geilson, o Magnum, o Galvão, o Gilmar e leva um Tabata de brinde. Aliás, por falar em Tabata, dá licença pra sugerir uma reportagem investigativa, saber se o Goiás não está implantando bombas de retardo pelos times afora, o Baier no Palmeiras, o Tabata no Santos, é muito estranho, não lhe parece? Ah, antes que esqueça, levem o De Nigris também.

Vanessa
Vanessa
17 anos atrás

QUALQUER SEMELHANÇA SUA COM O Tom Wolfe É MERA COINCIDENCIA…

Rony
Rony
17 anos atrás

FG. Muita empresa paga para fazer campanhas em sites de busca.
Existe uma parte do Google em que vc consegue lugares de destaque de acordo com o valor que paga por clique. Isso se chama links patrocinados e aparece no canto direito e no topo da página.
Funciona como um leilão. Quanto mais dinheiro vc der, melhor é a sua posição nesta área, e consequentemente, melhor é a sua visibilidade.
Esse links tb podem aparecer em sites de empresas parceiras em áreas relativas ao assunto….
Mais em : https://adwords.google.com.br/

Paulo
Paulo
17 anos atrás

Da onde vem a grana do Google??
Digita qualquer coisa na barra de busca e verás do lado direito os anunciantes que pagam pra ter o nome de sua empresa ou produto divulgado. São os chamados Link Patrocinados…hehehe mor treta isso mano!!!

Luccas Pace
Luccas Pace
17 anos atrás

Sobre site de busca, da um pouco de risada, entra nesse http://www.pindavale.com.br/juliofantasma/flash/gugol.htm e consulta alguma coisa

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Flávio, o google movimenta sim aquilo e muito mais. empresas clientes nossas pagam fortunas para estarem na primeira página da busca. E tem muitas outras maneiras. Adoro modernismo e detesto o merderismo que o Niemayer (sei lá se é assim que se escreve o nome desse fdp) faz.

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Acho que a bagaça do comentário subiu no telhado novamente….

Marcos
Marcos
17 anos atrás

Quer ver uma coisa moderna?
http://www.dufour.ch/Belcar/belcar_som.htm

Rodrigo Ghigonetto
Rodrigo Ghigonetto
17 anos atrás

FG,

Tb sinto falta dos Lockheed Electra II, aquele “lounge” no fundão era muito bom, as poltronas tinham espaço, super-confortável.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
17 anos atrás

Tentar proibir um filme é uma ótima maneira de promover o filme. Se fossemos proibir alguma coisa terimaos que começar pelo BBB, pela novela das 8, metade dos filmes de 5ª que são exibidos pelo sbt, horário eleitoral gratuito, aquele programa do pastor que aluga um horário na bandeirantes, 70 a 80 % da programação da record, etc …

pj
pj
17 anos atrás

Em sampa tem os primiros projetos modernistas executados na terrinha, seu autor: Gregori Warchavchik. no google tem muita coisa.
abrç,
PJ

Daniel Gomes
17 anos atrás

Impressionante mesmo como tem pessoas que vivem a diante do seu tempo cronologico! a mente desse cara ja vivia no seculo XXI a muito tempo atraz!

belissima Obra!

gabriel
gabriel
17 anos atrás

Mister FG a Google ganha em publicidade e as empresas pagam para o seu nome aparecer em primeiros lugares Por exemplo oque a google leva no orkut ? muita empresas pedem relatorios para ela do perfil dos usuario de certa coisa.

Alexandre Carvalho
Alexandre Carvalho
17 anos atrás

Muito quadrado, não curto. Preifiro o Art Noveau (estação da Luz, Viaduto Santa efigenia, castelinho na Brigadeiro ao lado da Ibero e uma casa na Paulista, perto do metrô Consolação). Acho muito mais bonito. Mas gosto deve ser respeitado.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
17 anos atrás

Flávio, os search sites na rede funcionam e lucram por meio de links patrocinados, é aí que é o esquema

Kleber
Kleber
17 anos atrás

Gomes…
Viu seu mail!?!?!?!?
É só enviar, que ele tá esperando… blz!?!?!?!

Rápidão…

Cinemas fechando… está cada vez mais normal… em Jundiaí, o cine Ipiranga (no centro da cidade), virou uma Têxtil Abril… absurdo!!!!

Proibir “O Código da Vinci”… tem que proibir esta besta de falar, escrever, ler, respirar… isso sim!!!

A Varig… má administração… explícita… enquanto Gol, BRA… vão crescendo… ela despenca… e pode esperar que logo, logo, vem a TAM caindo pelas tabela também…

Também não entendo patavina de onde vem o dinheiro destes caras… mas acredito que os anunciantes devem investir muito… sei lá!!!

Obras modernistas… são show de bola!!!! Gosto bastante… por exemplo de um Museu que construíram na Europa (não tenho certeza, mas acredito que é em Madrid)… uma esfera… muito lindo…

Grande abraço…

Sucrilhos
Sucrilhos
17 anos atrás

Pq todo mundo quer ver o mundo assim, dessa forma maniqueísta? Se não gosto do Schumacher sou Viúva. Se dou uma torcidinha pro Bruno Senna sou anti-piquet. Se critico o Lula sou FHC… Acho que as pessoas já foram mais criativas na hora de argumentar. Hoje em dia é tudo tão limitado, poxa, se não gosto de preto visto só branco? E azul, e verde, e vemelho? Isso cansa…

Giulio
Giulio
17 anos atrás

Nada a ver, mas a classificação do mundial de construtores entre Mclaren e Ferrari não está invertida?

Marcos Salomão
Marcos Salomão
17 anos atrás

Flávio quando você faz uma busca, no Google por exemplo, os primeiros links em azul são pagos, o mesmo vale para os links que ficam na lateral direita. Enfim quem busca não paga, mas quem é buscado pode pagar para aparecer em destaque! Acho que é isso!

LucPeq
LucPeq
17 anos atrás

O imbecil do deputado deu uma entrevista hoje pela manhã na CBN para o Heródoto Barbeiro que simplesmente esculhambou o cara, é mais deputado que se preocupa em aparecer já que está chegando as eleições, trabalhar……nada, não me lembro o nome do infeliz.

Clara
Clara
17 anos atrás

Hahaha… vc é engraçado. O Google tem links patrocinados. A empresa paga por cada acesso a seu site, via google. O preço varia de 0,02 a 250,00… depende do tipo de busca, do anunciante, etc. Esses likns ficam à direita da tela, em sua busca.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Flávio, cultura inútil: já que vc está saudoso dos Electra II que fizeram história na ponte aérea Rio/SP, aí vai: vc sabia que tanto a Força Aérrea como a Marinha americanas ainda matém cerca de 280 Electras (ok, dados de 2001) em operação, sendo na versão militar Orion P-3? São utilizados em serviços de metereologia, busca e salvamento, patrulhamento de fronteiras e “observação estratégica”, ou seja, espionagem. O Brasil comprou recentemente 16 dessas aeronaves, não sei se já foram entregues, não me pergunte pra quê. SDS.

LUIZ CARLOS CARDOSO
LUIZ CARLOS CARDOSO
17 anos atrás

Ae FG, o google cobra os links especiais que vc ve primeiro nas suas pesquisas…so nao cobra do consumidor o resto é tudo pago

Celso
Celso
17 anos atrás

Enfim, uma luz , alguém pra dividir essa dúvida comigo. Como o Google ganha dinheiro? e tanto?.
Crise com a Varig diminuindo, com a Petrobrás aumentando…, mas sobre a segunda, alcançada a sonhada auto suficiência de petróleo (viva), será que há algum plano para isso fazer efeito no preço da gasolina ou devemos nos dar por satisfeitos se não subir mais.

Lawrence
Lawrence
17 anos atrás

A origem da grana do Google é a mesma origem da sua grana cara pálida!!!! Patrocínio!!!!

Detalhe, patrocínio silencioso!!!! E muito inteligente…. Nos links patrocinados…. O patrocinador só paga se o usuário do google clicar lá… Os patrocinadores têm vários planos… Tudo on-line!!!

Sou fã do google e tudo q é inteligente!!!! Notou né

Abraços!!!!

The Who
The Who
17 anos atrás

Who are you?