Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (a sala dos encontros secretos) – Deu nas folhas, o Top Cine será fechado, as duas salas. Era um dos últimos cinemas de arte de SP, programação alternativa, nada de pancadaria ou efeitos especiais, na verdade nem tanto assim, mas um cinema diferente, e a Paulista vai perdendo suas salas, no meu prédio restam os Gemini, sempre que vem o boleto do condomínio vejo que os proprietários estão em litígio com a administração, mas o Gemini resiste, meio puído e empoeirado, a bilheteira de um mau-humor atroz, mas resiste, quiseram comprar para fazer uma igreja evangélica, o condomínio não deixou, resistiremos com o Gemini.

Um deputado quer proibir “Código da Vinci” no Brasil, deu nas folhas, quem será essa besta?, não dar-me-ei o trabalho de descobrir.

Vão dividir a Varig em duas e ela será vendida, a parte boa para um lado, a parte ruim para o outro, não entendi patavina, para mim a parte boa são as aeromoças, a parte ruim é o resto, mas embora sabendo que a Varig é um lixo de empresa em sua administração há séculos, simpatizo com a Varig, Varig, Varig, e sinto saudades dos Electra II.

E o mercado de buscas na internet vai movimentar US$ 360 milhões este ano, e é outra coisa que não entendo: alguém aqui já pagou um centavo para consultar algo no Google? De onde vem essa grana?

E o Victoria & Albert Museum de Londres abre uma exposição sobre modernismo, leio na “Folha”. Sou um modernista arquitetônico juramentado, mas Tom Wolfe achava tudo uma merda, dizia que “qualquer tentativa de se sentar numa chaise longue de Le Corbusier equivale a um golpe de caratê na nuca”, citação de hoje na “Ilustrada”. Tom Wolfe escrevia bem, mas escrevia muita merda, Le Corbusier era um gênio, só um gênio faria Ville Savoye em 1929(abaixo). E tem uma casa modernista na Al. Ministro Rocha Azevedo nos Jardins, acho que é uma loja de roupas, é só procurar que acha.

Aliás, SP é cheio de coisas modernistas.

Comentários

  • Ao Borges, grato pela informação. Agora, Santos Dumont, o teu museu aqui perto de casa está uma lástima!!! Dá uma passada lá e bota ordem na casa!!! Um verdadeiro descalabro e desrespeito ao nosso aviador maior. Abs a todos.

  • a casa modernista é a unica q sobrou de várias do mesmo tipo na rocha azevedo entre lorena e oscar freire.
    foram projetadas pelo flavio de carvalho, q não sei se era arquiteto de formação mas foi um grande artista plástico – ele projetou uma roupa especial para os trópicos e atravessou o viaduto do chá usando-a, foi a primeira vez q um artista usou o gênero performance no brasil, isso foi em um dos anos 50! tinha um sítio perto de vinhedo com piscina onde as visitas podiam nadar peladas se quisessem, ele então hasteava uma bandeira para os caseiros não irem lá.
    mais conhecido por suas pinturas e desenhos, inclusive retratos da própria mãe agonizando no leito, mas tem também ainda outra obra dele na cidade, uma obra pública, a escultura em ferro pintado q está na praça das guianas – essa é muito interessante pois usa linguagem do surrealismo, algo raro no campo da escultura no brasil.
    pena estar abandonada, a tinta descascando e a ferrugem tomando conta; mas ainda está lá, inteira apesar de nenhuma proteção.
    foi recuperada de um depósito da prefeitura,onde estava abandonada, por um grupo de estudantes, dentre eles o futuro diretor fernando meirelles, q a “raptaram”, levaram acho q pra fau-usp e fizeram aprefeitura achar um lugar prá ela.

    eram várias casas naquele lado da quadra, restou somente essa, era residência, agora é loja e já foi uma danceteria nos anos 80.

    fui muito ao top cine, foi lá q vi emanuelle com sylvia kristel, o 1 e o 2 hehe.

  • Esta vibração se devia ao fato do mal sincronismo entre os motores fazendo com que um ou mais execedesse as 2600 rpm, provocando velocidade sub sonica, não tinha haver com angulo de ataque do extra dorso do rotor.

  • Caro Joaquim

    O que falei foi baseado em um comentário de meu pai na época, pelo que me lembro (eu tinhas uns 12 anos) ele falou que havia um problema de sinconismo entre as pás da mesma hélice ou de hélices diferentes que ficavam com ângulos de ataque ligeiramente fora de posição ou algo assim… o que provocava uma vibração forte. Infelizmente não posso te dar informações mais técnicas pois era um garoto e já se vão mais de 35 anos. Tempos depois vi o mesmo fato ser comentado em alguma revista técnica de aviação mas sinceramente não lembro qual.
    Um abraço

  • Ao Borges,
    Meu prezado, trabalhei um ano na Lockheed Martin na manutençaõ de fuselagens do Orion P-3, versão militar do bom e velho Electra II, e era um habitué da biblioteca técnica da LM. Nunca ouvi falar nessa tal vibração…só por curiosidade,você poderia ser mais específico? SDS.

  • No Brasil é o seguinte, existe o capitalismo mais moderno do mundo. O pessoal monta uma empresa, pega dinheiro oficial para ela crescer. Se der resultado o lucro é deles, se der prejuízo é nosso. Foi asssim com a Gurgel e tantas outras. Se a Varig tá ruim das pernas deixa ela quebrar oras, o único problema é o desemprego mas a grande maioria dos funcionários vai ser absorvida pelo mercado pois as outras empresas vão ocupar o vago deixado por ela. Sem essa de usar o nosso dinheiro tão sacrificado para deixar picaretas mais ricos.

  • Po, vão fechar o Top Cine!! Quando eu morava em Sampa vivia nele e no Gemini. Mas depois que abriram aquele cinema modernoso na Gazeta era só questão de tempo. Um pena mesmo. O que será que vão fazer naquele espaço??

  • Ai ai ai seu FG…

    Eu até entendo que um cara de esquerda e apreciador de DKWs seja modernista, é coerente, mas vamos com calma…

    O modernismo e o Corbusier (assim como outros aruitetos modernistas, Niemeyer incluso) produziram muita coisa boa, mas muita tralha junto.
    Além disso, o Corbusa (como nós alunos nos referimos a ele na FAU) era um grande picareta propagandista, e fez um projeto absurdamente segregacionista para Argel, ainda na época da dominação francesa…

    Enfim, daria pra ficar escrevendo durante uns 3 dias, mas seria uma grande encheção de saco.

  • Este Tom Wolfe é um mala !
    Escreve bem, se é que é ele que escreve, mas é uma mala-sem-alça !
    Um cafonão que anda de sapato-branco sem ser medico !
    Mas é cheio de querer dar palpites e se acha o dono da verdade !
    Um b.o.s.t.a. !
    Tive o prazer de passar uma descompostura em regra nesta bichona, há alguns anos, qdo ele esteve no braZil em uma Feira do livro, para lançar, acho, o Fogueria das Vaidades.
    O pior é que ainda paguei o jantar dele !

    A casa modernista está lá sim ! Quase esquina com a Alameda Lorena. Lado esquerdo !
    Coisa + sem graça…

  • Caro Flávio

    Compartilho com vc a saudades do Electra ainda mais por ter voado tanto nele que nem me lembro de quantas vezes. Quanto a Varig realmente é uma pena, conheci a empresa por dentro (meu pai trabalhou nela por 35 anos) e só por curiosidade, os Electra tinham um problema terrível de vibração por causa da hélices, este problema foi resolvido pela equipe de engenharia da Varig e depois adotado pela Lockheed em todos os aviôes. Era um empresa extremamente competente, pena que o corporativismo e a incompetência de alguns a levaram onde está.
    abraços

  • Isso mostra como somos próximos culturamente da França.

    Gomes,

    Escre um A no papel e compara com um estrangeiro, um inglês por exemplo. Agora, com um espanhol.

    É… não rola…

    Só vai parecer com o dos franceses, e portugueses, ora pois…. A nossa educação de base veio da França.

    Por isso que o modernismo deu tão certo no Brasil. O prédio do MEC no RIo é importantíssimo nisso tudo. É a base para que o que vei serr construído no Brasil. Não o modernismo fechado do Corbusier, mas sim, um modernismo curvilínio, sensual, adornado maravilhosamente por Athos Bulcão…

  • Ainda se consegue ver filmes de arte em São Paulo. O difícil é ver sem dormir. Procure na seção de cinemas da própria folha.

    Querer proibir o filme só vai aumentar sua bilheteria. Quando proibiram aquela bomba de filme do Godard na época do Sarney só aumentou a curiosidade das pessoas em assistí-lo.

    A Varig deveria fechar as portas. Esta venda envolve dinheiro público para salvar empresa privada. Veja se a aviação comercial dos EUA teve problemas após a falência da PANAM.

    O dinheiro do Goggle vem do patrocínio.

    E arquitetura, principalmente modernista, é coisa de veado.

  • Flávio, há notícias alvissareiras que poderiam integrar o “Gira Mondo”. O Santos está abrindo uma loja de 1 e 99, estará enxugando o “elenco”, quer dizer, a vossa Portuguesa, sem precisar valer-se de engenho e arte, poderá levar pro Canindé o Geilson, o Magnum, o Galvão, o Gilmar e leva um Tabata de brinde. Aliás, por falar em Tabata, dá licença pra sugerir uma reportagem investigativa, saber se o Goiás não está implantando bombas de retardo pelos times afora, o Baier no Palmeiras, o Tabata no Santos, é muito estranho, não lhe parece? Ah, antes que esqueça, levem o De Nigris também.

  • FG. Muita empresa paga para fazer campanhas em sites de busca.
    Existe uma parte do Google em que vc consegue lugares de destaque de acordo com o valor que paga por clique. Isso se chama links patrocinados e aparece no canto direito e no topo da página.
    Funciona como um leilão. Quanto mais dinheiro vc der, melhor é a sua posição nesta área, e consequentemente, melhor é a sua visibilidade.
    Esse links tb podem aparecer em sites de empresas parceiras em áreas relativas ao assunto….
    Mais em : https://adwords.google.com.br/

  • Da onde vem a grana do Google??
    Digita qualquer coisa na barra de busca e verás do lado direito os anunciantes que pagam pra ter o nome de sua empresa ou produto divulgado. São os chamados Link Patrocinados…hehehe mor treta isso mano!!!

  • Flávio, o google movimenta sim aquilo e muito mais. empresas clientes nossas pagam fortunas para estarem na primeira página da busca. E tem muitas outras maneiras. Adoro modernismo e detesto o merderismo que o Niemayer (sei lá se é assim que se escreve o nome desse fdp) faz.

  • Tentar proibir um filme é uma ótima maneira de promover o filme. Se fossemos proibir alguma coisa terimaos que começar pelo BBB, pela novela das 8, metade dos filmes de 5ª que são exibidos pelo sbt, horário eleitoral gratuito, aquele programa do pastor que aluga um horário na bandeirantes, 70 a 80 % da programação da record, etc …

  • Mister FG a Google ganha em publicidade e as empresas pagam para o seu nome aparecer em primeiros lugares Por exemplo oque a google leva no orkut ? muita empresas pedem relatorios para ela do perfil dos usuario de certa coisa.

  • Muito quadrado, não curto. Preifiro o Art Noveau (estação da Luz, Viaduto Santa efigenia, castelinho na Brigadeiro ao lado da Ibero e uma casa na Paulista, perto do metrô Consolação). Acho muito mais bonito. Mas gosto deve ser respeitado.

  • Gomes…
    Viu seu mail!?!?!?!?
    É só enviar, que ele tá esperando… blz!?!?!?!

    Rápidão…

    Cinemas fechando… está cada vez mais normal… em Jundiaí, o cine Ipiranga (no centro da cidade), virou uma Têxtil Abril… absurdo!!!!

    Proibir “O Código da Vinci”… tem que proibir esta besta de falar, escrever, ler, respirar… isso sim!!!

    A Varig… má administração… explícita… enquanto Gol, BRA… vão crescendo… ela despenca… e pode esperar que logo, logo, vem a TAM caindo pelas tabela também…

    Também não entendo patavina de onde vem o dinheiro destes caras… mas acredito que os anunciantes devem investir muito… sei lá!!!

    Obras modernistas… são show de bola!!!! Gosto bastante… por exemplo de um Museu que construíram na Europa (não tenho certeza, mas acredito que é em Madrid)… uma esfera… muito lindo…

    Grande abraço…

  • Pq todo mundo quer ver o mundo assim, dessa forma maniqueísta? Se não gosto do Schumacher sou Viúva. Se dou uma torcidinha pro Bruno Senna sou anti-piquet. Se critico o Lula sou FHC… Acho que as pessoas já foram mais criativas na hora de argumentar. Hoje em dia é tudo tão limitado, poxa, se não gosto de preto visto só branco? E azul, e verde, e vemelho? Isso cansa…

  • Flávio quando você faz uma busca, no Google por exemplo, os primeiros links em azul são pagos, o mesmo vale para os links que ficam na lateral direita. Enfim quem busca não paga, mas quem é buscado pode pagar para aparecer em destaque! Acho que é isso!

  • O imbecil do deputado deu uma entrevista hoje pela manhã na CBN para o Heródoto Barbeiro que simplesmente esculhambou o cara, é mais deputado que se preocupa em aparecer já que está chegando as eleições, trabalhar……nada, não me lembro o nome do infeliz.

  • Hahaha… vc é engraçado. O Google tem links patrocinados. A empresa paga por cada acesso a seu site, via google. O preço varia de 0,02 a 250,00… depende do tipo de busca, do anunciante, etc. Esses likns ficam à direita da tela, em sua busca.

  • Flávio, cultura inútil: já que vc está saudoso dos Electra II que fizeram história na ponte aérea Rio/SP, aí vai: vc sabia que tanto a Força Aérrea como a Marinha americanas ainda matém cerca de 280 Electras (ok, dados de 2001) em operação, sendo na versão militar Orion P-3? São utilizados em serviços de metereologia, busca e salvamento, patrulhamento de fronteiras e “observação estratégica”, ou seja, espionagem. O Brasil comprou recentemente 16 dessas aeronaves, não sei se já foram entregues, não me pergunte pra quê. SDS.

  • Enfim, uma luz , alguém pra dividir essa dúvida comigo. Como o Google ganha dinheiro? e tanto?.
    Crise com a Varig diminuindo, com a Petrobrás aumentando…, mas sobre a segunda, alcançada a sonhada auto suficiência de petróleo (viva), será que há algum plano para isso fazer efeito no preço da gasolina ou devemos nos dar por satisfeitos se não subir mais.

  • A origem da grana do Google é a mesma origem da sua grana cara pálida!!!! Patrocínio!!!!

    Detalhe, patrocínio silencioso!!!! E muito inteligente…. Nos links patrocinados…. O patrocinador só paga se o usuário do google clicar lá… Os patrocinadores têm vários planos… Tudo on-line!!!

    Sou fã do google e tudo q é inteligente!!!! Notou né

    Abraços!!!!