Indy 500

SÃO PAULO (the world’s greatest alguma coisa) – É a semana superlativa de Indianápolis, onde tudo é maior do mundo. A pole só saiu neste fim de semana por causa da chuva, e na prática está faltando carro para preencher o grid. De qualquer forma, é um evento dos mais bacanas. Cobri duas 500, em 1992 e 1993. A última o Emerson venceu.

Em 1992, Piquet deu aquele pancão que quase o matou, cujo vídeo foi enviado pelo blogueiro Luis Renato. Ele chama a atenção para as fotos no final, uma delas de fato impressionante, que mostra Nelson quase batendo a cabeça no muro.

Em 1993 ele estava lá, manquitola, para seu acerto de contas particular. Quando eu estava no grid ele chegou, arrastando os passos, tirou o boné da Arisco e jogou para mim. Guarda isso aí, baixinho. Guardei mal guardado, porque passaram a mão no boné, na sala de imprensa. Quando o Nelson abandonou, fui a sua garagem e pedi outro. Ele deu. Esse eu guardei direitinho.

Domingo tem 500. E tem Mônaco. Não é pouco…

Comentários

  • Ao contrário do que muita gente pensa Piquet nunca foi inimigo da imprensa, ele apenas gostava de preservar a sua vida particular o que muitos (maus) reporteres insistem em fazer. Um dos incidentes mais famosos foi na audiência de separação dele pois apareceu um pessoal da imprensa para pertubar e ele se irritou com toda razão. Quem não se irritaria num momento destes ? Pelo que sei ele sempre foi cordial com seus fãs desde que eles o respeitassem também. Já outros pilotos gostavam de aparecer para a imprensa a todo custo e por isso era o “queridinho” dos reporteres.

  • Vendo as fotos, dá a impressão que o carro do Nelson era frágil, pois espatifou toda a frente e não sei como ele ainda saiu inteiro. Este boné da Arisco ganhei um dele aqui em Brasília com autógrafo e o guardo até hoje na época em que nós fazíamos encontros de motociclistas lá no autódromo. Toda quinta ele estava lá com as suas motos BMW.

    Jovino

  • Não tinha visto esta foto em que a cabeça dele está a um pneu de distancia do muro… Impressionante mesmo… Se ele nao tivesse chapado a cabeça no pneu, acho que estaríamos lamentando a morte de mais um tricampeao…

  • Uma historieta sobre o Piquet: em 93 eu estava no briefing de uma prova do Campeonato Brasileiro de Kart, em Anápolis, Goiás. Chega o Piquet, manquitolando, em companhia do piloto Mário Haberfeld. Já vinha cuspindo brasa, mau humor insuportável. Pessoal meio à distância, por respeito ou temor à lingua viperina. Aproxima-se dele um senhor já de certa idade, máquina fotográfica ao pescoço e todo mundo já pressentiu o desenlace. Que nada, com uma cortesia e atenção insuspeitadas, atendeu ao senhor, mão no ombro, sorriso no rosto, deu autógrafo, relembrou fatos passados. Um Piquet irreconhecível, um doce de pessoa. Quem diria…

  • Foi uma pena, o Nelsinho ter se acidentado na Indy, em 1992… Ele estava muito bem, nos treinos, e com certeza disputaria a vitória, apesar de estar com um carro motor Buick… Mas a euforia se transformou em preocupação, quando teve seu pé quase amputado. Gosto muito do Nelson Piquet.

  • Silvânia, se é o maior espetáculo esportivo da terra gera dúvidas pois tem olimpíadas e copa do mundo(aliás tem uma coluna do FG sobre olimpíadas que é impagável, não lembro o título) mas o público presente lá deve ser esse aí mesmo…

  • Teve uma época em eu estava na maior fissura por causa dessa prova.
    Levei anos para conseguir todas as fotos dos carros participantes da decada de 80,mas valeu a pena.Tem até Theodore.Sem falar no Interscope que era lindo.
    Agora perdeu um pouco a graça mas quando tem Brasileiro ,não adianta ,a gente torce mesmo.

  • Eu ADORO as 500 milhas de Indianápolis, mesmo nos dias de hoje, dias de IRL, mesmo estando mais fraca tecnicamente…adoro todo o preparativo, suas peculiaridades, classificação uma semana antes da corrida, e toda a expectativa que gera…
    Se tem gente que sonha em jogar uma copa do mundo com a camisa 10 da seleção brasileira, eu sonho em ganhar uma Indy 500…
    Mas Gomes, esse ano, diferente dos anteriores teve até disputa para se classificar e não ficar de fora, como dois ficaram, portanto, o grid está completo sim…

  • Quer dizer que vc ganhou dois bonés da NP… bom, então vc não se importaria se eu pedisse na maior cara dura: Me dá uma camisa #96, pois moro no Rio e fico longe das promoções que vc faz por ai em SP?!